Plano de Aula

Plano de aula: Movimentos populacionais: conceitos e fatores

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Emigrantes e imigrantes

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A análise e compreensão dos fluxos migratórios pressupõe apontar e detalhar os principais conceitos relacionados ao fenômeno, tema e objetivo para esta aula. Ao tomar como recorte espacial privilegiado de análise a América Latina, o exame minucioso dos conceitos e fatores a ela relacionados são de fundamental importância para a compreensão das especificidades locais do fenômeno no espaço regional.

Materiais necessários: Planisfério político (impresso ou digital) do continente americano, com destaque para o Brasil no contexto da América Latina.

Material complementar: mensagens impressas (total de 10 mensagens) a serem entregues aos grupos de alunos;

tabela impressa (total de 5 cópias) a serem entregues aos grupos de alunos.

Os materiais serão entregues a partir da sétima etapa do plano de aula.

Link para material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/waD4MywsNPtWjkKb747PmWX3rgWt5najjFxJUgDHvDuKGsyetJtV3sr2QUxj/tabela-ef08ge0401-planilha-aula08-04-1.pdf (Tabela).

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hfrdUf2aqZMNGqycBPZBn6gf7GhtwVKAXCmAr7s7kqP7GZY9WZWQUApWsvUb/mensagens.pdf (Mensagens)

Link para os mapas:

http://www.un.org/Depts/Cartographic/english/htmain.htm . Acesso em 18/11/2018.

Contextos prévios: noção do conceito de migração.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete o tema da aula ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale o tema para os alunos. Comente que nesta aula serão discutidos aspectos relacionados aos movimentos populacionais, ou seja, conceitos relacionados às migrações, sobretudo no contexto latinoamericano. Em seguida, proponha aos alunos que se movimentem livremente pela sala, caminhando normalmente, por cerca de 30 segundos, e escolham um lugar na sala (diferente do lugar de origem) para ficar. Observe atentamente como os alunos se movimentam na sala. Em seguida, peça-os para voltarem aos seus lugares. Questione-os: qual(is) motivo(s) levaram a escolha do novo lugar? É possível que surjam as mais variadas respostas. Não se preocupe em questioná-los a fundo sobre esses motivos, apenas comente que por trás dos movimentos existe uma intencionalidade.

Para você saber mais:

Há dois conceitos relacionados à compreensão do espaço geográfico: fixos e fluxos. Ambos conceitos são considerados importantes na reflexão quanto aos movimentos populacionais, dado o caráter espacial dos movimentos, as ações e os objetos a eles relacionados. Os objetos e ações relacionados respectivamente aos fixos e fluxos formam o espaço.

Neste link, há um texto sobre fixos, fluxos e o espaço geográfico, de autoria de Laércio Furquim e Gabriela Leirias:

https://fixosefluxos.wordpress.com/fixos-e-fluxos/ . Acesso em 16/11/2018.

Sobre migrações: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/migracoes2_ebook.pdf

Glossário: http://publications.iom.int/system/files/pdf/iml22.pdf

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA