17380
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Venezuela: crise e caos

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Compreender os motivos relacionados aos movimentos migratórios de venezuelanos para países vizinhos.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érika Cardoso Da Silva Baptista

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola; folhas de papel branco para a confecção dos mapas mentais; material para ação propositiva.

Material complementar:

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eSJrv7emV6nuSE5KtnJJPXTz3Cdrcj3He9AWwqEcre5qCX229EBgXtFR7GBH/geo8-04und05-mapa-mundi.pdf

Venezuela (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h5Z7PhMA5Hfux6U6NEjM9etAFDafXQUc8DVTppbFST7cP5gApF7z33Dy2sDc/geo8-04und05-imagens-venezuela-contextualizacao.pdf

Fragmentos de Reportagens (Ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FpAJ3e5kdynkraRdpB6sBs9fn5sAjXF5zRCM4Rp7JNTBYWb7nwJxsPnudC9k/geo8-04und05-fragmentos-de-reportagens-acao-propositiva.pdf

Modelo de Mapa mental: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z9BKwubXD9H7ducpgn48BUtf8egmt6NW3UuatfwZYes7ZCM29qbYkPknkEDG/geo8-04und05-modelo-mapa-mental.pdf

Para você saber mais:

CORAZZA, Felipe; MESQUITA, Lígia. Crise na Venezuela: o que levou o país vizinho ao colapso econômico e à maior crise de sua história. BBC News, 30/04/2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515

. Acesso em: 07 de março de 2019.

Crise na Venezuela: o que está em jogo para governo e oposição com o retorno de Juan Guaidó. BBC. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/03/04/crise-na-venezuela-o-que-esta-em-jogo-para-governo-e-oposicao-com-o-retorno-de-juan-guaido.ghtml

>. Acesso em: 07 mar 2019.

Um terço dos médicos deixa Venezuela e doenças erradicadas reaparecem. Estadão, 02/10/2018. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/10/02/interna_internacional,993502/um-terco-dos-medicos-deixa-venezuela-e-doencas-erradicadas-reaparecem.shtml

>. Acesso em: 07 mar 2019.

WATSON, Katy. A ponte que simboliza o desespero do êxodo venezuelano. BBC News, 23/08/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45275901>. Acesso em: 07 mar 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio da crise política e humanitária vivenciada pelos venezuelanos desde o ano de 2017. Comente que a Venezuela é presidida por Nicolás Maduro desde a morte do então presidente Hugo Chávez, em 2013. Em seguida, ressalte que a crise na Venezuela é resultado de uma retração econômica que teve início desde que Nicolás Maduro assumiu o poder, e intensificou-se nos anos subsequentes.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi disponível na escola, e apresente o país venezuelano. Em seguida, ressalte que o povo venezuelano vem sofrendo as consequências de uma retração econômica que iniciou no ano de 2013, quando o então presidente Nicolás Maduro assumiu o poder, após a morte do ex-presidente Hugo Chávez. Exponha aos alunos os diversos problemas que a população enfrenta: a questão da fome; o aumento do número de doenças, inclusive as anteriormente consideradas erradicadas no país; aumento da violência; hiperinflação; desemprego; desabastecimento de medicamentos em hospitais, bem como de alimentos e produtos de higiene em supermercados; aumento do número de mortes, dentre outros. Posteriormente, comente com os alunos que, não obstante as dificuldades que têm encontrado no dia-a-dia, os venezuelanos são proibidos de receberem ajuda humanitária de outros países, assim como encontram percalços em suas tentativas de emigração do referido país.

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eSJrv7emV6nuSE5KtnJJPXTz3Cdrcj3He9AWwqEcre5qCX229EBgXtFR7GBH/geo8-04und05-mapa-mundi.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: No slide 4, serão apresentadas imagens de venezuelanos realizando protestos em seu país, migrando e buscando asilo político em países fronteiriços. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Informe aos alunos que estas fotos foram tiradas nos anos de 2018 e 2019, quando a situação política, econômica e social da Venezuela piorou significativamente. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como:

  • Considerando que a crise vivenciada pela Venezuela teve início em 2013, você acredita que os venezuelanos deveriam ter iniciado seus protestos já nos primeiros sinais de retração econômica? Justifique.
  • O que você acha da recusa de Nicolás Maduro quanto às doações de alimentos para o povo venezuelano? Justifique
  • Você acredita que Nicolás Maduro age corretamente ao fechar as fronteiras no intuito de dificultar a emigração venezuelana e a chegada de ajuda humanitária vinda de outros países? Justifique.

Imagens Venezuela (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h5Z7PhMA5Hfux6U6NEjM9etAFDafXQUc8DVTppbFST7cP5gApF7z33Dy2sDc/geo8-04und05-imagens-venezuela-contextualizacao.pdf

Fonte das imagens:

Colombian National Police leading Venezuelans from San Antonio del Táchira, Venezuela toward Villa del Rosario, Norte de Santander, Colombia. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=76804865>. Acesso em: 09 mai 2019.

Venezuelan Protests: 23 January 2019. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=76094418> . Acesso em: 09 mai 2019.

UNICEF ECU 2018 Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=72663807>. Acesso em: 09 mai 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Neste momento, apresente a situação que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Comente com os alunos que desde a morte do então presidente Hugo Chávez, em 2013, os venezuelanos têm vivido momentos de caos em seu país, que ocasionam a elevação do número de casos de fome, doenças, miséria e morte na população.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos de até 5 pessoas e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. As orientações da ação proposta podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.

A atividade proposta deve ser realizada em estações, ou seja, cada grupo realizará as três etapas. Entretanto, a etapa 1 deverá ser desenvolvida em 12 minutos (com duração de 4 minutos para cada reportagem), a etapa 2 terá duração de 9 minutos e a etapa 3 deverá ser realizada em 14 minutos (tempo que deverá ser dividido igualmente, a depender da quantidade de grupos existente).

Na etapa 1, os grupos lerão os três trechos de reportagens disponibilizados, conforme explicitado no slide, sendo um a cada 4 minutos. Ao final dos primeiros 4 minutos, os grupos trocarão as reportagens entre si. Esta troca deverá ocorrer duas vezes, de forma que todos tenham acesso às três reportagens.

Na etapa 2, cada grupo confeccionará um mapa mental (esquema que permite ao aluno organizar os assuntos trabalhados de forma estruturada), para fins de relacionar as informações identificadas nas reportagens, conforme indicado no slide.

Na etapa 3, os grupos deverão apresentar seus mapas mentais às demais equipes, explicando a forma como esquematizaram seus trabalhos.

Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, certifique-se de que estão realizando-a adequadamente.

Material necessário:

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FpAJ3e5kdynkraRdpB6sBs9fn5sAjXF5zRCM4Rp7JNTBYWb7nwJxsPnudC9k/geo8-04und05-fragmentos-de-reportagens-acao-propositiva.pdf

Modelo de Mapa mental: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z9BKwubXD9H7ducpgn48BUtf8egmt6NW3UuatfwZYes7ZCM29qbYkPknkEDG/geo8-04und05-modelo-mapa-mental.pdf

Para você saber mais:

CORAZZA, Felipe; MESQUITA, Lígia. Crise na Venezuela: o que levou o país vizinho ao colapso econômico e à maior crise de sua história. BBC News, 30/04/2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515>. Acesso em: 07 de março de 2019.

Um terço dos médicos deixa Venezuela e doenças erradicadas reaparecem. Estadão, 02/10/2018. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/10/02/interna_internacional,993502/um-terco-dos-medicos-deixa-venezuela-e-doencas-erradicadas-reaparecem.shtml>. Acesso em: 07 mar 2019.

WATSON, Katy. A ponte que simboliza o desespero do êxodo venezuelano. BBC News, 23/08/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45275901>. Acesso em: 07 mar 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, faça o questionamento indicado no slide, seja por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Neste momento, solicite que os alunos reflitam acerca da situação caótica a que os venezuelanos estão submetidos, tomados pela insegurança, violência, constantes conflitos, miséria, fome, doenças, dentre outros. Em seguida, ressalte que, assim como ocorre em outros países da América Latina, são observados fluxos migratórios ao redor da fronteira venezuelana, em busca de auxílio por melhores condições de vida nos países vizinhos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola; folhas de papel branco para a confecção dos mapas mentais; material para ação propositiva.

Material complementar:

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eSJrv7emV6nuSE5KtnJJPXTz3Cdrcj3He9AWwqEcre5qCX229EBgXtFR7GBH/geo8-04und05-mapa-mundi.pdf

Venezuela (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h5Z7PhMA5Hfux6U6NEjM9etAFDafXQUc8DVTppbFST7cP5gApF7z33Dy2sDc/geo8-04und05-imagens-venezuela-contextualizacao.pdf

Fragmentos de Reportagens (Ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FpAJ3e5kdynkraRdpB6sBs9fn5sAjXF5zRCM4Rp7JNTBYWb7nwJxsPnudC9k/geo8-04und05-fragmentos-de-reportagens-acao-propositiva.pdf

Modelo de Mapa mental: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z9BKwubXD9H7ducpgn48BUtf8egmt6NW3UuatfwZYes7ZCM29qbYkPknkEDG/geo8-04und05-modelo-mapa-mental.pdf

Para você saber mais:

CORAZZA, Felipe; MESQUITA, Lígia. Crise na Venezuela: o que levou o país vizinho ao colapso econômico e à maior crise de sua história. BBC News, 30/04/2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515

. Acesso em: 07 de março de 2019.

Crise na Venezuela: o que está em jogo para governo e oposição com o retorno de Juan Guaidó. BBC. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/03/04/crise-na-venezuela-o-que-esta-em-jogo-para-governo-e-oposicao-com-o-retorno-de-juan-guaido.ghtml

>. Acesso em: 07 mar 2019.

Um terço dos médicos deixa Venezuela e doenças erradicadas reaparecem. Estadão, 02/10/2018. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/10/02/interna_internacional,993502/um-terco-dos-medicos-deixa-venezuela-e-doencas-erradicadas-reaparecem.shtml

>. Acesso em: 07 mar 2019.

WATSON, Katy. A ponte que simboliza o desespero do êxodo venezuelano. BBC News, 23/08/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45275901>. Acesso em: 07 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio da crise política e humanitária vivenciada pelos venezuelanos desde o ano de 2017. Comente que a Venezuela é presidida por Nicolás Maduro desde a morte do então presidente Hugo Chávez, em 2013. Em seguida, ressalte que a crise na Venezuela é resultado de uma retração econômica que teve início desde que Nicolás Maduro assumiu o poder, e intensificou-se nos anos subsequentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi disponível na escola, e apresente o país venezuelano. Em seguida, ressalte que o povo venezuelano vem sofrendo as consequências de uma retração econômica que iniciou no ano de 2013, quando o então presidente Nicolás Maduro assumiu o poder, após a morte do ex-presidente Hugo Chávez. Exponha aos alunos os diversos problemas que a população enfrenta: a questão da fome; o aumento do número de doenças, inclusive as anteriormente consideradas erradicadas no país; aumento da violência; hiperinflação; desemprego; desabastecimento de medicamentos em hospitais, bem como de alimentos e produtos de higiene em supermercados; aumento do número de mortes, dentre outros. Posteriormente, comente com os alunos que, não obstante as dificuldades que têm encontrado no dia-a-dia, os venezuelanos são proibidos de receberem ajuda humanitária de outros países, assim como encontram percalços em suas tentativas de emigração do referido país.

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eSJrv7emV6nuSE5KtnJJPXTz3Cdrcj3He9AWwqEcre5qCX229EBgXtFR7GBH/geo8-04und05-mapa-mundi.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: No slide 4, serão apresentadas imagens de venezuelanos realizando protestos em seu país, migrando e buscando asilo político em países fronteiriços. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Informe aos alunos que estas fotos foram tiradas nos anos de 2018 e 2019, quando a situação política, econômica e social da Venezuela piorou significativamente. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como:

  • Considerando que a crise vivenciada pela Venezuela teve início em 2013, você acredita que os venezuelanos deveriam ter iniciado seus protestos já nos primeiros sinais de retração econômica? Justifique.
  • O que você acha da recusa de Nicolás Maduro quanto às doações de alimentos para o povo venezuelano? Justifique
  • Você acredita que Nicolás Maduro age corretamente ao fechar as fronteiras no intuito de dificultar a emigração venezuelana e a chegada de ajuda humanitária vinda de outros países? Justifique.

Imagens Venezuela (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h5Z7PhMA5Hfux6U6NEjM9etAFDafXQUc8DVTppbFST7cP5gApF7z33Dy2sDc/geo8-04und05-imagens-venezuela-contextualizacao.pdf

Fonte das imagens:

Colombian National Police leading Venezuelans from San Antonio del Táchira, Venezuela toward Villa del Rosario, Norte de Santander, Colombia. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=76804865>. Acesso em: 09 mai 2019.

Venezuelan Protests: 23 January 2019. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=76094418> . Acesso em: 09 mai 2019.

UNICEF ECU 2018 Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=72663807>. Acesso em: 09 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Neste momento, apresente a situação que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Comente com os alunos que desde a morte do então presidente Hugo Chávez, em 2013, os venezuelanos têm vivido momentos de caos em seu país, que ocasionam a elevação do número de casos de fome, doenças, miséria e morte na população.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos de até 5 pessoas e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. As orientações da ação proposta podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.

A atividade proposta deve ser realizada em estações, ou seja, cada grupo realizará as três etapas. Entretanto, a etapa 1 deverá ser desenvolvida em 12 minutos (com duração de 4 minutos para cada reportagem), a etapa 2 terá duração de 9 minutos e a etapa 3 deverá ser realizada em 14 minutos (tempo que deverá ser dividido igualmente, a depender da quantidade de grupos existente).

Na etapa 1, os grupos lerão os três trechos de reportagens disponibilizados, conforme explicitado no slide, sendo um a cada 4 minutos. Ao final dos primeiros 4 minutos, os grupos trocarão as reportagens entre si. Esta troca deverá ocorrer duas vezes, de forma que todos tenham acesso às três reportagens.

Na etapa 2, cada grupo confeccionará um mapa mental (esquema que permite ao aluno organizar os assuntos trabalhados de forma estruturada), para fins de relacionar as informações identificadas nas reportagens, conforme indicado no slide.

Na etapa 3, os grupos deverão apresentar seus mapas mentais às demais equipes, explicando a forma como esquematizaram seus trabalhos.

Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, certifique-se de que estão realizando-a adequadamente.

Material necessário:

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FpAJ3e5kdynkraRdpB6sBs9fn5sAjXF5zRCM4Rp7JNTBYWb7nwJxsPnudC9k/geo8-04und05-fragmentos-de-reportagens-acao-propositiva.pdf

Modelo de Mapa mental: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z9BKwubXD9H7ducpgn48BUtf8egmt6NW3UuatfwZYes7ZCM29qbYkPknkEDG/geo8-04und05-modelo-mapa-mental.pdf

Para você saber mais:

CORAZZA, Felipe; MESQUITA, Lígia. Crise na Venezuela: o que levou o país vizinho ao colapso econômico e à maior crise de sua história. BBC News, 30/04/2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515>. Acesso em: 07 de março de 2019.

Um terço dos médicos deixa Venezuela e doenças erradicadas reaparecem. Estadão, 02/10/2018. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/10/02/interna_internacional,993502/um-terco-dos-medicos-deixa-venezuela-e-doencas-erradicadas-reaparecem.shtml>. Acesso em: 07 mar 2019.

WATSON, Katy. A ponte que simboliza o desespero do êxodo venezuelano. BBC News, 23/08/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45275901>. Acesso em: 07 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, faça o questionamento indicado no slide, seja por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Neste momento, solicite que os alunos reflitam acerca da situação caótica a que os venezuelanos estão submetidos, tomados pela insegurança, violência, constantes conflitos, miséria, fome, doenças, dentre outros. Em seguida, ressalte que, assim como ocorre em outros países da América Latina, são observados fluxos migratórios ao redor da fronteira venezuelana, em busca de auxílio por melhores condições de vida nos países vizinhos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano