Plano de Aula

Plano de aula: Antártida: uma região de disputas

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geopolítica ambiental. Disputas pelo controle da Antártida

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE21) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.

Link para o mapa e figuras:

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/36zENKwYkT8Nr7VdW39Uk4eaDB8ura6yZ4ra2KgePN6x7vDkN8M2n4bDazqr/geo8-21und03-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e8aMGjjGqGVQ5vNPevtxyPTGKnbaexXYMKGfNhBZ7cSgZN5rg7QfAmgpT5kc/geo8-21und03-contextualizacao-antartida-slide-4.pdf

Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/69Mbz5TmDVSPFbKaM6JYySSFvcnPvxExYEyagn8MEsPeUshUUZuWgKKjDHgH/geo8-21und03-contextualizacao-antartida-slide-5.pdf

Para você saber mais:

Fonte: Continente antártico, por que tanto interesse?, de João Lara Mesquita, disponível em: https://marsemfim.com.br/continente-antartico-por-que-tanto-interesse/ . Acesso em: 04 de dezembro de 2018.

Fonte: Antártida - a geografia do continente gelado e as operações brasileiras, de Ricardo Felício, disponível em: https://journals.openedition.org/confins/122 . Acesso em: 04 de dezembro de 2018.

Fonte: MARINHA DO BRASIL. Tratado da Antártida e Protocolo de Madri. Brasília, 2016. pp 1-5, disponível em: https://www.marinha.mil.br/sites/www.marinha.mil.br.secirm/files/tratado-protocolo-madri.pdf Acesso em: 04 de dezembro de 2018.

Fonte: Antártida - Tratado da Antártida, de Ministério do Meio Ambiente, disponível em: http://www.mma.gov.br/acessibilidade/item/878-tratado-da-antartida Acesso em: 04 de dezembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio dos motivos que levam diversos países a terem interesse em explorar a Antártida. Posteriormente, comente com a turma que o continente vem sendo alvo de interesses econômicos, dentre outras razões, devido à sua localização ser vista como estratégica para os países que desejam explorá-lo, bem como a disponibilidade de água doce potável e minérios; como urânio e carvão.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados