GEO8_21UND03 - Contextualização - Antártida - slide 4
Plano de Aula
Plano de aula: Antártida: uma região de disputas
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geopolítica ambiental. Disputas pelo controle da Antártida
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE21) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.
Link para o mapa e figuras:
Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e8aMGjjGqGVQ5vNPevtxyPTGKnbaexXYMKGfNhBZ7cSgZN5rg7QfAmgpT5kc/geo8-21und03-contextualizacao-antartida-slide-4.pdf
Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/69Mbz5TmDVSPFbKaM6JYySSFvcnPvxExYEyagn8MEsPeUshUUZuWgKKjDHgH/geo8-21und03-contextualizacao-antartida-slide-5.pdf
Para você saber mais:
Fonte: Continente antártico, por que tanto interesse?, de João Lara Mesquita, disponível em: https://marsemfim.com.br/continente-antartico-por-que-tanto-interesse/ . Acesso em: 04 de dezembro de 2018.
Fonte: Antártida - a geografia do continente gelado e as operações brasileiras, de Ricardo Felício, disponível em: https://journals.openedition.org/confins/122 . Acesso em: 04 de dezembro de 2018.
Fonte: MARINHA DO BRASIL. Tratado da Antártida e Protocolo de Madri. Brasília, 2016. pp 1-5, disponível em: https://www.marinha.mil.br/sites/www.marinha.mil.br.secirm/files/tratado-protocolo-madri.pdf Acesso em: 04 de dezembro de 2018.
Fonte: Antártida - Tratado da Antártida, de Ministério do Meio Ambiente, disponível em: http://www.mma.gov.br/acessibilidade/item/878-tratado-da-antartida Acesso em: 04 de dezembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio dos motivos que levam diversos países a terem interesse em explorar a Antártida. Posteriormente, comente com a turma que o continente vem sendo alvo de interesses econômicos, dentre outras razões, devido à sua localização ser vista como estratégica para os países que desejam explorá-lo, bem como a disponibilidade de água doce potável e minérios; como urânio e carvão.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi disponível na escola, e apresente as regiões polares.
Durante o período de contextualização, exponha os motivos que levam a Antártida a ser alvo de interesse de diversos países que reivindicam seu domínio. Em seguida, desenvolva os temas citados no slide anterior: disponibilidade de água doce potável, minérios e localização estratégica. Comente que cerca de 90% da água doce potável do planeta se encontra na Antártida, além de reservas de minérios como o urânio e o carvão. Ressalte, também, que, por ser tratar de um ponto de encontro dos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico, o continente possui uma localização estratégica que pode vir a se tornar uma rota comercial de tráfego de navios. Posteriormente, dialogue sobre a importância do Tratado da Antártida, que se trata de um acordo que objetiva preservar o continente, que pode ser utilizado apenas para fins pacíficos, com ênfase no desenvolvimento de pesquisas científicas acerca da região. Nos próximos dois slides, serão apresentadas imagens da Antártida.
Material complementar
Mapa mundi para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/36zENKwYkT8Nr7VdW39Uk4eaDB8ura6yZ4ra2KgePN6x7vDkN8M2n4bDazqr/geo8-21und03-contextualizacao-mapa-mundi.pdf
Contextualização
Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens da Antártida. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como “Se a sociedade, em sua maioria, não utiliza de forma sustentável a água doce a que tem acesso, será que explorando este continente agiriam de outra forma?”.
Materiais complementares
Imagem Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e8aMGjjGqGVQ5vNPevtxyPTGKnbaexXYMKGfNhBZ7cSgZN5rg7QfAmgpT5kc/geo8-21und03-contextualizacao-antartida-slide-4.pdf
Imagem Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/69Mbz5TmDVSPFbKaM6JYySSFvcnPvxExYEyagn8MEsPeUshUUZuWgKKjDHgH/geo8-21und03-contextualizacao-antartida-slide-5.pdf
Contextualização
Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens da Antártida. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como “Com a exploração dos recursos naturais existentes na Antártida, as características peculiares desse continente seriam preservadas?”, “De que forma a exploração dessas áreas afetaria a fauna e flora local?”.
Problematização
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta. Faça questionamentos como “Por quais motivos governantes de diversos países querem explorar a Antártida?”, “Você acredita que a exploração do continente antártico iria trazer mais benefícios ou malefícios para o planeta?”. Posteriormente, ressalte que os países-membros do Tratado da Antártica se comprometeram em preservar a região e, apesar das diversas nacionalidades dos cientistas, os estudos são realizados de forma pacífica entre eles. Em seguida, questione se os alunos possuem conhecimento prévio de recursos naturais existentes na Antártida que possam ser alvo de interesse econômico, ainda que, atualmente, eles não sejam vistos com fins lucrativos.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Divida a turma em grupos e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. As orientações da ação proposta podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.
A atividade proposta deve ser realizada em estações de rotação, ou seja, cada grupo realizará as três etapas da atividade. Entretanto, cada etapa será desenvolvida em 8 minutos.
Na etapa 1, cada grupo confeccionará uma carta dirigida aos governantes, conforme explicitado no slide.
Na etapa 2, as cartas confeccionadas serão direcionadas para outro grupo responder, através de uma negativa ao apoio, seguida de justificativas que os alunos acreditam que os governantes dariam.
Na etapa 3, mais uma vez as cartas irão para um outro grupo mas, neste momento, eles deverão confeccionar uma resposta de apoio à preservação do continente.
Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, certifique-se de que estão realizando-a adequadamente.
Quando todos os grupos terminarem as três etapas, o ciclo estará concluído.
Em seguida, nos 6 minutos finais, solicite aos alunos que leiam as cartas com suas respectivas respostas para a turma.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, oriente os alunos a pensarem na forma como agimos em nosso dia-a-dia e na importância de conhecermos os ideais dos governantes que escolhemos para nos representar. Comente sobre a relevância do Tratado da Antártida, acordo realizado por diversos países que objetiva preservar as regiões polares.
Posteriormente, faça os questionamentos indicados neste slide com o intuito de que os alunos tenham consciência de que todo ato gera consequências, sejam elas positivas ou negativas e, por isso, devemos ter responsabilidade e buscar conhecer as situações e atos que nos permeiam direta ou indiretamente.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail; Google Meet ou Zoom
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender o interesse geopolítico mundial no continente antártico. Os alunos irão aprender que o continente Antártico vem sendo alvo de interesses econômicos, dentre outras razões, devido à sua localização ser vista como estratégica para os países que desejam explorá-lo, bem como a disponibilidade de água doce potável e minérios como urânio e carvão. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a cidadania estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos o mapa disponível aqui. Exponha os motivos que levam a Antártida a ser alvo de interesse de diversos países que reivindicam seu domínio. Em seguida, comente a respeito da disponibilidade de água doce potável, minérios e da localização estratégica. Comente que cerca de 90% da água doce potável do planeta se encontra na Antártida, além de reservas de minérios como urânio e carvão. Ressalte também que, por ser tratar de um ponto de encontro dos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico, o continente possui uma localização estratégica que pode vir a se tornar uma rota comercial de tráfego de navios. Envie aos alunos as imagens disponíveis aqui e aqui. Após analisarem as imagens, faça o questionamento: se a sociedade, em sua maioria, não utiliza de forma sustentável a água doce a que tem acesso, será que explorando esse continente agiriam de outra forma? Tempo estimado: 15 minutos.
Problematização
Grave um áudio e apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta: uma conferência foi agendada por governadores de alguns países a fim de discutir a exploração econômica do continente antártico em 2045. Por essa razão, ativistas entraram em contato com a ONU e estão também pedindo ajuda à população para divulgar a importância da preservação da Antártida. Faça questionamentos como: “Por quais motivos governantes de diversos países querem explorar a Antártida?”; “Você acredita que a exploração do continente antártico iria trazer mais benefícios ou malefícios para o planeta?”. Posteriormente, ressalte que os países-membros do Tratado da Antártica se comprometeram a preservar a região e, apesar das diversas nacionalidades dos cientistas, os estudos são realizados de forma pacífica entre eles. Em seguida, questione se os alunos possuem conhecimento prévio de recursos naturais existentes na Antártida que possam ser alvo de interesse econômico, ainda que, atualmente, eles não sejam vistos com fins lucrativos.
Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Divida a turma em grupos e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. Houve uma modificação do plano original para o ensino remoto. A atividade proposta deve ser realizada em grupos; eles podem marcar um horário e trabalhar de forma colaborativa pelo Google Meet ou pelo Zoom, por exemplo. Na etapa 1, cada grupo escreverá uma carta dirigida aos governantes, conforme explicitado no slide. Na etapa 2, as cartas serão direcionadas para outro grupo responder, através de uma negativa ao apoio, seguida de justificativas que os alunos acreditam que os governantes dariam. Na etapa 3, mais uma vez as cartas irão para outro grupo mas, nesse momento, eles deverão escrever uma resposta de apoio à preservação do continente. Sane as dúvidas pelo WhatsApp. Quando todos os grupos terminarem as três etapas, devem enviar suas ideias a toda a turma. Tempo estimado: 50 minutos.
Sistematização
Com base no que foi apresentado e discutido em sala, oriente os alunos a pensarem na forma como agimos em nosso dia a dia e na importância de conhecermos os ideais dos governantes que escolhemos para nos representar. Comente a relevância do Tratado da Antártida, acordo realizado por diversos países que objetiva preservar as regiões polares. Posteriormente, faça os questionamentos: se você fosse um governante, quais seriam as suas prioridades: questões econômicas ou preservação da natureza? Você acha que estamos no caminho certo? O intuito é que os alunos tomem consciência de que todo ato gera consequências, sejam elas positivas ou negativas, e, por isso, devemos ter responsabilidade e buscar conhecer as situações e atos que nos permeiam direta ou indiretamente. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui, sobre o Tratado Antártico. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Érika Baptista
Mentor: Peter
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender o interesse geopolítico mundial no continente antártico.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE21) Analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.
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