GEO8_04UND03 - EUA e México (Contextualização)
Plano de Aula
Plano de aula: Os dois lados do muro: a instável relação entre México e Estados Unidos
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Emigrantes e imigrantes
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.
Material complementar:
EUA e México - Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jeVxjjyyHsBkmME37yuk476c5Ba43YjQMDsyfj6FCCJp9n3BFA6Fk3kdcGhD/geo8-04und03-eua-e-mexico-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
Há uma crise humanitária na fronteira entre EUA e México? O que os números dizem. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/01/09/ha-uma-crise-humanitaria-na-fronteira-entre-eua-e-mexico-o-que-os-numeros-dizem.ghtml>. Acesso em: 16 fev 2019.
MAISSONAVE, Fabiano; SOUZA, Anderson de. Coiote brasileiro cobra US$ 12 mil para levar imigrantes das Bahamas aos EUA. Folha de S. Paulo, 08/01/2017. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/01/1848018-coiote-brasileiro-cobra-us-12-mil-para-levar-imigrantes-das-bahamas-aos-eua.shtml>. Acesso em: 16 fev 2019.
MARS, Amanda. Trump declara emergência nacional para construir muro com México. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/15/internacional/1550242039_627838.html>. Acesso em: 16 fev 2019.
SANDOVAL, Pablo Ximénez. A única emergência na fronteira é Trump. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/15/internacional/1550256705_489260.html>. Acesso em: 16 fev 2019.
Trump pede que México mande migrantes para casa e repete chamado para financiamento de muro. Terra. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/mundo/trump-pede-que-mexico-mande-migrantes-para-casa-e-repete-chamado-para-financiamento-de-muro,29ab5fae35cda960260096cc0f5d41b02r74337c.html>. Acesso em: 16 fev 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio dos movimentos migratórios que ocorrem na fronteira do México com os Estados Unidos. Em seguida, ressalte que, nesta região, a migração mexicana ocorre, constantemente, de forma ilegal e, como consequência, muitos são presos ou perdem suas vidas na tentativa de buscar melhores condições de vida no país vizinho (Estados Unidos).
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi disponível na escola, e apresente o México e os Estados Unidos. Em seguida, ressalte que parte do povo mexicano tenta, constantemente, atravessar a fronteira rumo aos Estados Unidos em busca de melhores condições de vida. Entretanto, barreiras físicas, diplomáticas e culturais impedem que mexicanos transponham as dificuldades que encontram em seu país, ao tentarem, sem sucesso, migrar ilegalmente para seu país vizinho. Posteriormente, comente com a turma que o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, busca conquistar apoio do Congresso para construir novas barreiras com recursos federais, a fim de dificultar a entrada de novos migrantes em seu país, com a justificativa de que essas pessoas são criminosas e/ou pretendem migrar com drogas ilícitas, o que geraria uma insegurança e vulnerabilidade nos Estados Unidos.
Para você saber mais:
MAISSONAVE, Fabiano; SOUZA, Anderson de. Coiote brasileiro cobra US$ 12 mil para levar imigrantes das Bahamas aos EUA. Folha de S. Paulo, 08/01/2017. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/01/1848018-coiote-brasileiro-cobra-us-12-mil-para-levar-imigrantes-das-bahamas-aos-eua.shtml>. Acesso em: 16 fev 2019.
Contextualização
Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens da fronteira entre Estados Unidos e México. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Informe aos alunos que esta foto foi tirada em 2007 na fronteira de San Diego, nos Estados Unidos (à esquerda), com Tijuana, no México (à direita). Em seguida, enfatize que a organização das cidades ocorre de maneira diametralmente oposta, e traz à tona realidades distintas em países vizinhos. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como:
- Por que cidades tão próximas possuem características tão distintas?
- De que forma podemos comparar o planejamento territorial dos Estados Unidos (à esquerda) e do México (à direita)?
EUA e México - Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jeVxjjyyHsBkmME37yuk476c5Ba43YjQMDsyfj6FCCJp9n3BFA6Fk3kdcGhD/geo8-04und03-eua-e-mexico-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
MAISSONAVE, Fabiano; SOUZA, Anderson de. Coiote brasileiro cobra US$ 12 mil para levar imigrantes das Bahamas aos EUA. Folha de S. Paulo, 08/01/2017. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/01/1848018-coiote-brasileiro-cobra-us-12-mil-para-levar-imigrantes-das-bahamas-aos-eua.shtml>. Acesso em: 16 fev 2019.
Contextualização
Orientações: Informe aos alunos que esta foto foi tirada em 2007 na fronteira entre San Diego, nos Estados Unidos, e Tijuana, no México. Em seguida, comente com os alunos que as cruzes fixadas na barreira metálica representam algumas das pessoas que morreram na tentativa de migrar para os Estados Unidos em busca de melhores condições de vida. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como:
- O que você acha dessa barreira que serve para evitar a entrada de mexicanos nos Estados Unidos? Justifique
- Por quais motivos os mexicanos, mesmo ao se depararem com tantas cruzes que representam mortes de pessoas que tentaram atravessar a fronteira, continuam arriscando suas vidas?
EUA e México - Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jeVxjjyyHsBkmME37yuk476c5Ba43YjQMDsyfj6FCCJp9n3BFA6Fk3kdcGhD/geo8-04und03-eua-e-mexico-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
MAISSONAVE, Fabiano; SOUZA, Anderson de. Coiote brasileiro cobra US$ 12 mil para levar imigrantes das Bahamas aos EUA. Folha de S. Paulo, 08/01/2017. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/01/1848018-coiote-brasileiro-cobra-us-12-mil-para-levar-imigrantes-das-bahamas-aos-eua.shtml>. Acesso em: 16 fev 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Neste momento, apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Comente com os alunos que a incessante busca por melhores condições de vida em outras cidades, estados ou países é uma realidade na vida de muitas pessoas, não só na fronteira México-Estados Unidos, como também em diversos lugares no planeta. Peça aos alunos para ler o primeiro parágrafo do slide (ou leia para eles) e faça a pergunta: "Se você estivesse no lugar deles, o que faria? Justifique.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Divida a turma em trios e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. As orientações da ação proposta podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.
A atividade proposta deve ser realizada em estações, ou seja, cada trio realizará as três atividades. Entretanto, a etapa 1 deverá ser desenvolvida em 13 minutos, a etapa 2 terá duração de 12 minutos e a etapa 3 deverá ser realizada em 10 minutos.
Na etapa 1, cada trio confeccionará uma carta, onde contarão aos amigos mexicanos, que já estão nos Estados Unidos, o que estão vivendo no seu dia-a-dia e questionarão como eles estão vivendo no país vizinho, conforme explicitado no slide.
Posteriormente, os trios trocarão suas cartas e seguirão para a segunda etapa.
Na etapa 2, os alunos assumirão outro papel. Neste momento, eles serão os amigos asilados nos Estados Unidos e responderão as cartas recebidas dos amigos que se encontram no México, onde deverão contar o que estão vivendo e dar apoio a eles, conforme indicado no slide.
Na etapa 3, os trios deverão ler as cartas recebidas e suas respectivas respostas para toda a turma.
Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, certifique-se de que estão realizando-a adequadamente.
Sistematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, faça os questionamentos indicados no slide, seja por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Posteriormente, solicite que os alunos reflitam sobre as dificuldades que os migrantes enfrentam diariamente, não apenas na fronteira do México com os Estados Unidos, mas em diversas partes do mundo.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp
Valor trabalhado
Respeito à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Comente que nesta aula o objetivo é compreender a realidade, os impasses e os desafios relacionados aos movimentos populacionais entre México e Estados Unidos. Acesse o Plano de Aula, onde você encontrará mais referências e conteúdos para organizar esta aula. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada nele, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o respeito à própria coletividade estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Envie o mapa e as imagens disponíveis em atividades e materiais, no Plano de Aula. Peça para os alunos observarem em um atlas ou um mapa na internet a fronteira entre os EUA e o México. Em seguida, ressalte que parte do povo mexicano tenta, constantemente, atravessar a fronteira rumo aos Estados Unidos em busca de melhores condições de vida. Informe aos alunos que essa foto foi tirada em 2007, na fronteira de San Diego, nos Estados Unidos (à esquerda), com Tijuana, no México (à direita). Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como: "Por que cidades tão próximas possuem características tão distintas? De que forma podemos comparar o planejamento territorial dos Estados Unidos (à esquerda) e do México (à direita)?". Solicite que os alunos enviem mensagens ou áudios via WhatsApp. Tempo estimado: 5 minutos.
Problematização
Neste momento, apresente a situação hipotética disponível no slide desta etapa, que iniciará a atividade proposta a seguir. Comente com os alunos que a incessante busca por melhores condições de vida em outras cidades, estados ou países é uma realidade na vida de muitas pessoas, não só na fronteira México-Estados Unidos, como também em diversos lugares do planeta. Pergunte: "Se você estivesse no lugar deles, o que faria? Justifique". Incentive-os a exporem suas opiniões. Tempo estimado: 5 minutos.
Ação propositiva
Divida a turma em trios e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. As orientações da ação estão disponíveis no slide desta etapa. A atividade proposta deve ser realizada em estações, ou seja, cada trio realizará as três atividades. Na etapa 1, cada trio confeccionará uma carta em que contarão aos amigos mexicanos, que já estão nos Estados Unidos, o que estão vivendo no dia a dia, e questionarão como eles estão vivendo no país vizinho, conforme explicitado no slide. Na etapa 2, os alunos assumirão outro papel: eles serão os amigos asilados nos Estados Unidos e responderão às cartas recebidas dos amigos que se encontram no México, devendo contar o que estão vivendo e dar apoio a eles, conforme indicado no slide. Na etapa 3, os trios deverão ler as cartas recebidas e suas respectivas respostas para toda a turma. Tempo estimado: 40 minutos.
Sistematização
Com base no que foi apresentado e discutido em sala, faça os questionamentos: "E se fossem vocês? De que forma agiriam se estivessem com suas famílias e precisassem buscar novas oportunidades em lugares desconhecidos?". Posteriormente, solicite que os alunos reflitam sobre as dificuldades que os migrantes enfrentam diariamente, não apenas na fronteira do México com os Estados Unidos, mas em diversas partes do mundo. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem o documentário "Um Mundo de Muros", disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Érika Baptista
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Peter Trento
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender a realidade, os impasses e os desafios relacionados aos movimentos populacionais entre México e Estados Unidos.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região.