GEO8_23UND03 - Contextualização - Mapa Mundi
Plano de Aula
Plano de aula: América Latina: uma mistura de povos
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Paisagens culturais e naturais da América Latina
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE23) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola; folhas de papel; cola branca; atividade complementar previamente preparada.
Material complementar:
Contextualização - Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nz8YJ3XCGNZMR2JVrwSQPKPWFF5UcKCCzBtUKYr9p83dSSxHDMfeP8TTFcNm/geo8-23und03-contextualizacao-mapa-mundi.pdf
Contextualização - Imagens América Latina: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tqMZaMYuwtMUujSQpMMgGXZncC5HjRJEk8j9ctbHCpWhcEaSVJcDR4dKnBDM/geo8-23und03-contextualizacao-imagens-america-latina.pdf
Contextualização - Charge: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ySGVfzfcpb6bkjtTVGxgnRtjdFUPmqYhA3TCeEUyTdFKns6bAP8aCYrjxwZU/geo8-23und03-contextualizacao-charge.pdf
Ação propositiva - Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qXqKS6mVY8AyRBvMWqwVcPQMqfXxkqNfvdrkhAkt2kkTknH7kapWMpRNsudJ/geo8-23und03-acao-propositiva-atividade.pdf
Para você saber mais:
Fonte: Composição étnica do Brasil, de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/composicao-etnica-brasileira.htm. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.
Fonte: América foi inicialmente povoada por três ondas migratórias da Ásia, de Da Redação, disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/america-foi-inicialmente-povoada-por-tres-ondas-migratorias-da-asia-diz-estudo/. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.
Fonte: Globalização cultural e multiculturalismo na América Latina: análise a partir de experiências das civilizações pré-colombianas, pp. 5-12, de Renato Seixas, disponível em: http://www.uel.br/revistas/direitoprivado/artigos/Renato_Seixas_Globaliza%C3%A7%C3%A3o_cultural_multiculturalismo_Am%C3%A9rica_Latina.pdf. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.
Fonte: A diversidade dos povos indígenas na América Latina, de Deutsche Welle, disponível em:
https://www.dw.com/pt-br/a-diversidade-dos-povos-ind%C3%ADgenas-na-am%C3%A9rica-latina/g-45036962. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.
Fonte: Diversidade cultural no Brasil (adaptado), de Wagner de Cerqueira e Francisco, disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: Cultura e tradições do Peru (adaptado), de Amazônia Nativa, disponível em: http://www.planetaamericalatina.com.br/artigo/cultura-e-tradicoes-do-peru. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: População e costumes da Argentina (adaptado), de Mi Buenos Aires Querido, disponível em: https://www.mibuenosairesquerido.com/pt/argentina/populacao-costumes-argentina/. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: Folclore e música popular (adaptado), de Giovanni Escorza, disponível em: http://revistaprincipios.com.br/artigos/4/cat/2345/folclore-e-música-popular.html. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: Sobre o Chile (adaptado), de Chile Travel, disponível em: https://chile.travel/pt-br/sobre-o-chile#costumes-e-tradicoes. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: Geografia do Brasil (adaptado), de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/. Acesso em: 31 de março de 2019.
Fonte: Geografia do Peru (adaptado), de Thais Pacievitch, disponível em: https://www.infoescola.com/peru/geografia-do-peru/. Acesso em: 31 de março de 2019.
Fonte: Argentina - aspectos gerais (adaptado), de Eduardo de Freitas, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/argentina.htm. Acesso em: 31 de março de 2019.
Fonte: Geografia do Equador (adaptado), de Thais Pacievitch, disponível em: https://www.infoescola.com/equador/geografia-do-equador/. Acesso em: 31 de março de 2019.
Fonte: Geografia do Chile (adaptado), de Thais Pacievitch, disponível em: https://www.infoescola.com/chile/geografia-do-chile/. Acesso em: 31 de março de 2019.
Fonte: Palavras que vêm das línguas indígenas, de Sérgio Nogueira, disponível em: http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/palavras-que-vem-das-linguas-indigenas.html. Acesso em: 31 de março de 2019.
Fonte: Palavras de origem indígena, de Flávia Neves, disponível em: https://www.normaculta.com.br/palavras-de-origem-indigena/. Acesso em: 31 de março de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Questione se os alunos possuem um conhecimento prévio do processo de miscigenação de povos na América Latina. Comente que, a partir do período de colonização destes países, a região latino americana passou a sofrer influência direta, sobretudo, dos europeus, marcados por outros costumes, culinárias, dentre outros, dando início ao processo de miscigenação dos povos que aqui já habitavam.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi que esteja disponível na escola e apresente os países da América Latina. Comente com os alunos que a América Latina é marcada pela miscigenação de povos desde o período de colonização do continente, com a chegada de europeus, africanos e asiáticos. Ressalte que, atualmente, existem cerca de 300 povos indígenas na América Latina mas, devido ao acelerado processo de aculturação, muitos sequer falam seus idiomas nativos, além de se mostrarem cada vez mais urbanos e vivendo em condições de miséria. Em seguida, comente sobre a composição étnica brasileira, caracterizada por diversas etnias de indígenas, que já habitavam o território antes do período de colonização; africanos, que foram trazidos como escravos para realizarem trabalhos forçados com o intuito de desenvolver a região; e europeus, principalmente portugueses, franceses e holandeses, que passaram a integrar o país a fim de explorar suas terras. Depois, ressalte que, uma vez que o Brasil foi composto por diversas etnias, houve a miscigenação de seus povos.
Material complementar
Contextualização
Orientações: Nos slides 4 e 5 serão apresentadas imagens que representam a miscigenação de povos na América Latina. Retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta a imagem a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as ilustrações, comente que estas são imagens de tribos ameríndias e, posteriormente, faça questionamentos como “Vocês já tiveram contato com alguma tribo indígena?”, “O que acham de seus costumes?”, “Se você pertencesse a uma das tribos representadas, de qual delas gostaria de fazer parte? Justifique”. Posteriormente, ressalte que, muitas palavras utilizadas em nosso dia-a-dia têm origem indígena, como, por exemplo, “carioca”, “muamba”, “abacaxi”, “capim”, “paçoca”, dentre outros.
Material complementar
Como adequar à sua realidade: Solicite que os alunos indiquem algumas palavras utilizadas em seu dia-a-dia que tenham origem indígena. Caso eles não tenham conhecimento da origem das palavras, exponha alguns exemplos e explique o significado delas. Caso em sua região exista alguma tribo indígena, sobretudo próxima à escola, solicite que os alunos discutam sobre ela, enfatizando sua importância e relação com o restante da população.
Para você saber mais:
Fonte: Palavras que vêm das línguas indígenas, de Sérgio Nogueira, disponível em: http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/palavras-que-vem-das-linguas-indigenas.html. Acesso em: 31 de março de 2019.
Fonte: Palavras de origem indígena, de Flávia Neves, disponível em: https://www.normaculta.com.br/palavras-de-origem-indigena/. Acesso em: 31 de março de 2019.
Contextualização
Orientações: Nos slides 4 e 5 serão apresentadas imagens que representam a miscigenação de povos na América Latina. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta a imagem a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as ilustrações, comente que esta charge representa a chegada, sobretudo, de europeus na América Latina e a consequente miscigenação dos povos, seus costumes e tradições.
Material complementar
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Neste momento, faça questionamentos como “Vocês conseguem perceber, no dia-a-dia, os traços físicos das pessoas que os circundam? Acreditam que têm influência de quais países?”, “Você sabe de qual povo sua família é descendente? Conte-nos!”.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos de, no máximo, 5 pessoas e, em seguida, apresente a atividade que será realizada por eles, por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Entregue a cada um dos grupos os fragmentos de reportagens dos países, que deverão ser previamente separados (recortados) e misturados por você, professor. Explique que os grupos terão 20 minutos para relacionar os países e suas peculiaridades. Para tal, disponibilize folhas de papel e cola branca para que os alunos organizem a atividade. Enquanto desenvolvem a ação proposta, circule pelos grupos e certifique-se de que estão realizando-a adequadamente. Nos 10 minutos restantes, solicite que os alunos apresentem suas resoluções para os demais grupos e, por fim, exponha para a turma quais as peculiaridades de cada país trabalhado.
Material complementar:
Ação propositiva - Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qXqKS6mVY8AyRBvMWqwVcPQMqfXxkqNfvdrkhAkt2kkTknH7kapWMpRNsudJ/geo8-23und03-acao-propositiva-atividade.pdf
Para você saber mais:
Fonte: Diversidade cultural no Brasil (adaptado), de Wagner de Cerqueira e Francisco, disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: Cultura e tradições do Peru (adaptado), de Amazônia Nativa, disponível em: http://www.planetaamericalatina.com.br/artigo/cultura-e-tradicoes-do-peru. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: População e costumes da Argentina (adaptado), de Mi Buenos Aires Querido, disponível em: https://www.mibuenosairesquerido.com/pt/argentina/populacao-costumes-argentina/. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: Folclore e música popular (adaptado), de Giovanni Escorza, disponível em: http://revistaprincipios.com.br/artigos/4/cat/2345/folclore-e-música-popular.html. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: Sobre o Chile (adaptado), de Chile Travel, disponível em: https://chile.travel/pt-br/sobre-o-chile#costumes-e-tradicoes. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Com base no que foi apresentado e produzido em sala, faça os questionamentos indicados neste slide, seja por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Estimule os alunos a pesquisar sobre os diferentes costumes e tradições, a fim de compreender a miscigenação dos povos que ocorrera desde o período de colonização na América Latina. Em seguida, sugira que, sempre que possível, experimentem novas culinárias e costumes existentes no Brasil.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Solidariedade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é refletir acerca da miscigenação de povos na América Latina, reconhecendo aspectos naturais de países latino-americanos. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada no aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a solidariedade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie os arquivos de contextualização, disponíveis aqui e aqui. Comente com os alunos que a América Latina é marcada pela miscigenação de povos desde o período de colonização do continente, com a chegada de europeus, africanos e asiáticos. Solicite que analisem as imagens. Comente que essas são imagens de tribos ameríndias e, posteriormente, faça questionamentos como: “Vocês já tiveram contato com alguma tribo indígena?”; “O que acham de seus costumes?”; “Se você pertencesse a uma das tribos representadas, de qual delas gostaria de fazer parte?”. Posteriormente, ressalte que muitas palavras utilizadas em nosso dia a dia têm origem indígena, como, por exemplo, “carioca”, “muamba”, “abacaxi”, “capim”, “paçoca”, dentre outros. Tempo estimado de 10 minutos.
Problematização
"Para comemorar a conclusão do ensino médio, as turmas do 3º ano da Escola Nova estão se organizando para viajar para um país com características peculiares. Caso a viagem fosse de vocês, para onde gostariam de ir?" Ajude-os a definir os lugares que poderiam ser visitados. Apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta a seguir. Nesse momento, faça questionamentos como: “Vocês conseguem perceber, no dia a dia, os traços físicos das pessoas que os circundam? Acreditam que têm influência de quais países?”; “Você sabe de qual povo sua família é descendente? Conte-nos!”. Incentive-os a enviar áudios pelo WhatsApp. Tempo estimado de 10 minutos.
Ação propositiva
Conforme as orientações, prepare o arquivo disponível aqui e envie aos alunos. Divida a turma em grupos de, no máximo, 5 pessoas. Em seguida, apresente a atividade que será realizada por eles. Entregue a cada um dos grupos os fragmentos de reportagens dos países, que deverão ser previamente separados (recortados) e misturados por você, professor. Explique que os grupos devem relacionar os países e suas peculiaridades. Eles terão que organizar as atividades. A seguir, solicite que os alunos apresentem suas resoluções para os demais grupos e, por fim, exponha para a turma quais as peculiaridades de cada país trabalhado. Incentive-os a tirar fotos e enviar ao grupo. Tempo estimado: 25 minutos.
Sistematização
Com base no que foi apresentado e produzido, pergunte aos alunos: "Quais dessas peculiaridades vocês já conheciam? Vivenciaram algumas delas? Quais gostariam de conhecer?". Estimule os alunos a pesquisar sobre os diferentes costumes e tradições, a fim de compreender a miscigenação dos povos que ocorrera desde o período de colonização na América Latina. Em seguida, sugira que, sempre que possível, experimentem novas culinárias e costumes existentes no Brasil. Tempo estimado de 10 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao documentário sobre diversidade e etnias, disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Érika Baptista
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Refletir acerca da miscigenação de povos na América Latina, reconhecendo aspectos naturais de países latinoamericanos.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE23) Identificar paisagens da América Latina e associá-las, por meio da cartografia, aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia.