Plano de Aula

Plano de aula: América Latina: uma mistura de povos

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Paisagens culturais e naturais da América Latina

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE23) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola; folhas de papel; cola branca; atividade complementar previamente preparada.

Material complementar:

Contextualização - Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nz8YJ3XCGNZMR2JVrwSQPKPWFF5UcKCCzBtUKYr9p83dSSxHDMfeP8TTFcNm/geo8-23und03-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Contextualização - Imagens América Latina: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tqMZaMYuwtMUujSQpMMgGXZncC5HjRJEk8j9ctbHCpWhcEaSVJcDR4dKnBDM/geo8-23und03-contextualizacao-imagens-america-latina.pdf

Contextualização - Charge: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ySGVfzfcpb6bkjtTVGxgnRtjdFUPmqYhA3TCeEUyTdFKns6bAP8aCYrjxwZU/geo8-23und03-contextualizacao-charge.pdf

Ação propositiva - Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qXqKS6mVY8AyRBvMWqwVcPQMqfXxkqNfvdrkhAkt2kkTknH7kapWMpRNsudJ/geo8-23und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Para você saber mais:

Fonte: Composição étnica do Brasil, de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/composicao-etnica-brasileira.htm. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

Fonte: América foi inicialmente povoada por três ondas migratórias da Ásia, de Da Redação, disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/america-foi-inicialmente-povoada-por-tres-ondas-migratorias-da-asia-diz-estudo/. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

Fonte: Globalização cultural e multiculturalismo na América Latina: análise a partir de experiências das civilizações pré-colombianas, pp. 5-12, de Renato Seixas, disponível em: http://www.uel.br/revistas/direitoprivado/artigos/Renato_Seixas_Globaliza%C3%A7%C3%A3o_cultural_multiculturalismo_Am%C3%A9rica_Latina.pdf. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

Fonte: A diversidade dos povos indígenas na América Latina, de Deutsche Welle, disponível em:

https://www.dw.com/pt-br/a-diversidade-dos-povos-ind%C3%ADgenas-na-am%C3%A9rica-latina/g-45036962. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.

Fonte: Diversidade cultural no Brasil (adaptado), de Wagner de Cerqueira e Francisco, disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: Cultura e tradições do Peru (adaptado), de Amazônia Nativa, disponível em: http://www.planetaamericalatina.com.br/artigo/cultura-e-tradicoes-do-peru. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: População e costumes da Argentina (adaptado), de Mi Buenos Aires Querido, disponível em: https://www.mibuenosairesquerido.com/pt/argentina/populacao-costumes-argentina/. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: Folclore e música popular (adaptado), de Giovanni Escorza, disponível em: http://revistaprincipios.com.br/artigos/4/cat/2345/folclore-e-música-popular.html. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: Sobre o Chile (adaptado), de Chile Travel, disponível em: https://chile.travel/pt-br/sobre-o-chile#costumes-e-tradicoes. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.

Fonte: Geografia do Brasil (adaptado), de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/. Acesso em: 31 de março de 2019.

Fonte: Geografia do Peru (adaptado), de Thais Pacievitch, disponível em: https://www.infoescola.com/peru/geografia-do-peru/. Acesso em: 31 de março de 2019.

Fonte: Argentina - aspectos gerais (adaptado), de Eduardo de Freitas, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/argentina.htm. Acesso em: 31 de março de 2019.

Fonte: Geografia do Equador (adaptado), de Thais Pacievitch, disponível em: https://www.infoescola.com/equador/geografia-do-equador/. Acesso em: 31 de março de 2019.

Fonte: Geografia do Chile (adaptado), de Thais Pacievitch, disponível em: https://www.infoescola.com/chile/geografia-do-chile/. Acesso em: 31 de março de 2019.

Fonte: Palavras que vêm das línguas indígenas, de Sérgio Nogueira, disponível em: http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/palavras-que-vem-das-linguas-indigenas.html. Acesso em: 31 de março de 2019.

Fonte: Palavras de origem indígena, de Flávia Neves, disponível em: https://www.normaculta.com.br/palavras-de-origem-indigena/. Acesso em: 31 de março de 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Questione se os alunos possuem um conhecimento prévio do processo de miscigenação de povos na América Latina. Comente que, a partir do período de colonização destes países, a região latino americana passou a sofrer influência direta, sobretudo, dos europeus, marcados por outros costumes, culinárias, dentre outros, dando início ao processo de miscigenação dos povos que aqui já habitavam.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados