GEO8_23UND03 - Contextualização - Mapa Mundi
Plano de Aula
Plano de aula: América Latina: uma mistura de povos
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Paisagens culturais e naturais da América Latina
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE23) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola; folhas de papel; cola branca; atividade complementar previamente preparada.
Material complementar:
Contextualização - Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nz8YJ3XCGNZMR2JVrwSQPKPWFF5UcKCCzBtUKYr9p83dSSxHDMfeP8TTFcNm/geo8-23und03-contextualizacao-mapa-mundi.pdf
Contextualização - Imagens América Latina: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tqMZaMYuwtMUujSQpMMgGXZncC5HjRJEk8j9ctbHCpWhcEaSVJcDR4dKnBDM/geo8-23und03-contextualizacao-imagens-america-latina.pdf
Contextualização - Charge: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ySGVfzfcpb6bkjtTVGxgnRtjdFUPmqYhA3TCeEUyTdFKns6bAP8aCYrjxwZU/geo8-23und03-contextualizacao-charge.pdf
Ação propositiva - Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qXqKS6mVY8AyRBvMWqwVcPQMqfXxkqNfvdrkhAkt2kkTknH7kapWMpRNsudJ/geo8-23und03-acao-propositiva-atividade.pdf
Para você saber mais:
Fonte: Composição étnica do Brasil, de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/composicao-etnica-brasileira.htm. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.
Fonte: América foi inicialmente povoada por três ondas migratórias da Ásia, de Da Redação, disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/america-foi-inicialmente-povoada-por-tres-ondas-migratorias-da-asia-diz-estudo/. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.
Fonte: Globalização cultural e multiculturalismo na América Latina: análise a partir de experiências das civilizações pré-colombianas, pp. 5-12, de Renato Seixas, disponível em: http://www.uel.br/revistas/direitoprivado/artigos/Renato_Seixas_Globaliza%C3%A7%C3%A3o_cultural_multiculturalismo_Am%C3%A9rica_Latina.pdf. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.
Fonte: A diversidade dos povos indígenas na América Latina, de Deutsche Welle, disponível em:
https://www.dw.com/pt-br/a-diversidade-dos-povos-ind%C3%ADgenas-na-am%C3%A9rica-latina/g-45036962. Acesso em: 12 de fevereiro de 2019.
Fonte: Diversidade cultural no Brasil (adaptado), de Wagner de Cerqueira e Francisco, disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: Cultura e tradições do Peru (adaptado), de Amazônia Nativa, disponível em: http://www.planetaamericalatina.com.br/artigo/cultura-e-tradicoes-do-peru. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: População e costumes da Argentina (adaptado), de Mi Buenos Aires Querido, disponível em: https://www.mibuenosairesquerido.com/pt/argentina/populacao-costumes-argentina/. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: Folclore e música popular (adaptado), de Giovanni Escorza, disponível em: http://revistaprincipios.com.br/artigos/4/cat/2345/folclore-e-música-popular.html. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: Sobre o Chile (adaptado), de Chile Travel, disponível em: https://chile.travel/pt-br/sobre-o-chile#costumes-e-tradicoes. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: Geografia do Brasil (adaptado), de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/. Acesso em: 31 de março de 2019.
Fonte: Geografia do Peru (adaptado), de Thais Pacievitch, disponível em: https://www.infoescola.com/peru/geografia-do-peru/. Acesso em: 31 de março de 2019.
Fonte: Argentina - aspectos gerais (adaptado), de Eduardo de Freitas, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/argentina.htm. Acesso em: 31 de março de 2019.
Fonte: Geografia do Equador (adaptado), de Thais Pacievitch, disponível em: https://www.infoescola.com/equador/geografia-do-equador/. Acesso em: 31 de março de 2019.
Fonte: Geografia do Chile (adaptado), de Thais Pacievitch, disponível em: https://www.infoescola.com/chile/geografia-do-chile/. Acesso em: 31 de março de 2019.
Fonte: Palavras que vêm das línguas indígenas, de Sérgio Nogueira, disponível em: http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/palavras-que-vem-das-linguas-indigenas.html. Acesso em: 31 de março de 2019.
Fonte: Palavras de origem indígena, de Flávia Neves, disponível em: https://www.normaculta.com.br/palavras-de-origem-indigena/. Acesso em: 31 de março de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Questione se os alunos possuem um conhecimento prévio do processo de miscigenação de povos na América Latina. Comente que, a partir do período de colonização destes países, a região latino americana passou a sofrer influência direta, sobretudo, dos europeus, marcados por outros costumes, culinárias, dentre outros, dando início ao processo de miscigenação dos povos que aqui já habitavam.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO