GEO8_21UND05 - Antártida (slide 4)
Plano de Aula
Plano de aula: Antártida: uma região pouco conhecida pelos brasileiros
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geopolítica ambiental. Disputas pelo controle da Antártida
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE21) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.
Material complementar:
Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cBAUp7pYSjjpnyFSkbzSSX5hTf75NYTCsvXsCyPBmkvpDGU8cgyvVWBqBttE/geo8-21und05-antartida-slide-4.pdf
Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rD6ARHSgShefxgXA8fWFP2X2b3ytrdtNt6URTDEekQayWYMVQmZQMVb4qJka/geo8-21und05-antartida-slide-5.pdf
Para você saber mais:
ALISSON, Elton. Pesquisadores brasileiros fazem descoberta na Antártica. Agência Fapesp. Disponível em: <http://agencia.fapesp.br/pesquisadores-brasileiros-fazem-descoberta-na-antartica/15345/>. Acesso em: 21 jan 2019.
ANDRADE, Israel de Oliveira (et al). O Brasil na Antártica: a importância científica e geopolítica do PROANTAR no entorno estratégico brasileiro. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Brasília: Rio de Janeiro : Ipea , 1990. pp. 18-36. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_rrr2425.pdf>. Acesso em: 16 jan 2019.
Antártida tem importância científica e geopolítica para Brasil. Carta Capital. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/internacional/antartida-tem-importancia-cientifica-e-geopolitica-para-brasil-dizem-analistas>. Acesso em: 16 jan. 2019.
DECICINO, Ronaldo. Antártida: Brasileiros desenvolvem pesquisas no continente. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/antartida-brasileiros-desenvolvem-pesquisas-no-continente.htm>. Acesso em: 21 jan. 2019.
ESPEIORIN, Vagner. Pesquisa abaixo de zero. Revista UCS, n.16, mar-abr. 2015. Disponível em: <https://www.ucs.br/site/revista-ucs/revista-ucs-16a-edicao/pesquisas-na-antartica/>. Acesso em: 21 jan. 2019.
GONZAGA, Alexandre. Ministro inspeciona obras da nova Estação Antártica Comandante Ferraz. Disponível em: https://www.defesa.gov.br/noticias/39372-ministro-inspeciona-obras-da-nova-estacao-antartica-comandante-ferraz. Acesso em: 16 de janeiro de 2019.
Projeto Antártico PAN., Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Disponível em: <http://www.inpe.br/crs/pan/>. Acesso em: 16 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio das pesquisas desenvolvidas por cientistas brasileiros na Antártida (exemplos de pesquisas realizadas por pesquisadores brasileiros podem ser encontrados no item “Para saber mais”). Posteriormente, comente com a turma que alguns países possuem base científica na Antártida para fins de realizar pesquisas na região, dentre eles o Brasil.
Para você saber mais:
ALISSON, Elton. Pesquisadores brasileiros fazem descoberta na Antártica. Agência Fapesp. Disponível em: <http://agencia.fapesp.br/pesquisadores-brasileiros-fazem-descoberta-na-antartica/15345/>. Acesso em: 21 jan 2019.
ANDRADE, Israel de Oliveira (et al). O Brasil na Antártica: a importância científica e geopolítica do PROANTAR no entorno estratégico brasileiro. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Brasília: Rio de Janeiro : Ipea , 1990. pp. 18-36. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_rrr2425.pdf>. Acesso em: 16 jan 2019.
DECICINO, Ronaldo. Antártida: Brasileiros desenvolvem pesquisas no continente. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/antartida-brasileiros-desenvolvem-pesquisas-no-continente.htm>. Acesso em: 21 jan. 2019.
ESPEIORIN, Vagner. Pesquisa abaixo de zero. Revista UCS, n.16, mar-abr. 2015. Disponível em: <https://www.ucs.br/site/revista-ucs/revista-ucs-16a-edicao/pesquisas-na-antartica/>. Acesso em: 21 jan. 2019.
Projeto Antártico PAN., Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Disponível em: <http://www.inpe.br/crs/pan/>. Acesso em: 16 jan. 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi que esteja disponível na escola e apresente as regiões polares. Posteriormente, comente sobre as dificuldades que cientistas brasileiros enfrentam no desenvolvimento de suas pesquisas (que abrangem, principalmente, fenômenos climáticos a nível global, a biologia marinha da região, descoberta de novas áreas com recursos naturais disponíveis e desenvolvimento de tecnologias de ponta) devido aos reduzidos investimentos e incentivos que são a elas destinados. Em seguida, ressalte que no dia 25 de fevereiro de 2012, ocorreu um incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) que comprometeu cerca de 70% das instalações, além da perda de aproximadamente 30% dos materiais que vinham sendo analisados.
Nos próximos dois slides, serão apresentadas imagem da antiga base brasileira na Antártida, bem como uma ilustração do projeto da atual Estação, que se encontra em fase de construção.
Para você saber mais:
Antártida tem importância científica e geopolítica para Brasil. Carta Capital. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/internacional/antartida-tem-importancia-cientifica-e-geopolitica-para-brasil-dizem-analistas>. Acesso em: 16 jan. 2019.
GONZAGA, Alexandre. Ministro inspeciona obras da nova Estação Antártica Comandante Ferraz. Disponível em: https://www.defesa.gov.br/noticias/39372-ministro-inspeciona-obras-da-nova-estacao-antartica-comandante-ferraz. Acesso em: 16 jan. 2019.
Contextualização
Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens da base brasileira (antiga e projeto da base em construção) na Antártida. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como:
- Caso tivesse a oportunidade de realizar pesquisas relacionadas, sobretudo, ao meio ambiente, gostaria de fazer parte de uma equipe científica na Antártida? Por quê?
- Considerando a importância dos estudos realizados por pesquisadores na Antártida, acredita que a estrutura existente até o dia do incêndio ocorrido em fevereiro de 2012 era suficiente? Justifique.
Contextualização
Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens da base brasileira (antiga e projeto da base em construção) na Antártida. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como:
- Ao comparar a antiga base brasileira na Antártida e o projeto da nova base, que está em fase de construção, acredita que existirão novas oportunidades e novas pesquisas desenvolvidas nessa região?
- Se você fosse um pesquisador brasileiro com estudos desenvolvidos na Antártida, como se sentiria com as novas instalações?
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Neste momento, apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Faça questionamentos como:
- Você acha que já existe reconhecimento e apoio suficientes para o desenvolvimento das pesquisas nessa região? Por quê?
- Acredita que as pesquisas desenvolvidas nessas áreas contam com baixos investimentos, sobretudo do Governo, por causa da pequena necessidade de subsídios, ou devido à baixa visibilidade que geram aos governantes? Justifique.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações: Divida a turma em grupos e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. As orientações da ação proposta podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.
Nesta etapa da atividade, a turma será dividida em 5 grupos (acima descritos) e, após sortear os papéis das equipes, cada núcleo de personagens levantará as ideias e/ou questionamentos que poderão ser utilizados no momento da realização da peça improvisada. Para tal, será concedido aos alunos o tempo de 5 minutos.
Sugira ao núcleo de ativistas ambientais que confeccionem cartazes para utilizarem no decorrer da peça.
Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, certifique-se de que estão realizando-a adequadamente.
Ação Propositiva
Orientações: Após levantarem as ideias e questionamentos que cada núcleo poderá utilizar no decorrer das peças improvisadas, solicite que os alunos montem seis novos grupos, sendo, cada um deles, composto por um integrante de cada núcleo da etapa anterior. Neste momento, cada novo grupo terá 5 minutos para improvisar uma peça teatral que dê continuidade à problematização exposta.
Dependendo do número de alunos da turma, auxilie-os na divisão dos grupos, acrescentando um ou mais integrantes de cada núcleo em quantos grupos forem necessários. Da mesma forma, caso haja necessidade, sugira que algum integrante participe em mais de uma peça com seu papel pré-estipulado.
Sistematização
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, faça os questionamentos indicados neste slide, seja por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Estimule os alunos a refletirem sobre os investimentos realizados pelos governantes em pesquisas científicas, bem como na área de educação básica.
Ressalte que, apesar da importância acadêmica na vida de todos, existe uma precariedade de investimentos públicos nessa área, acarretando problemas, sobretudo, socioeconômicos. Desta forma, solicite que os alunos busquem, a todo momento, meios de minimizar as dificuldades inerentes à realidade brasileira e, além disso, que eles conscientizem o máximo de pessoas ao seu redor.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail; Google Meet ou Zoom
Valor trabalhado
Protagonismo
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é debater acerca dos problemas enfrentados pela base brasileira na Antártida. Os aluno irão saber mais a respeito das pesquisas desenvolvidas por cientistas brasileiros na Antártida. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta, o valor protagonismo estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Envie à turma o mapa-múndi disponível aqui. Grave um áudio e comente a respeito das dificuldades que cientistas brasileiros enfrentam no desenvolvimento de suas pesquisas (que abrangem, principalmente, fenômenos climáticos a nível global, a biologia marinha da região, descoberta de novas áreas com recursos naturais disponíveis e desenvolvimento de tecnologias de ponta) devido aos reduzidos investimentos e incentivos que são a elas destinados. Em seguida, ressalte que no dia 25 de fevereiro de 2012, ocorreu um incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) que comprometeu cerca de 70% das instalações, além da perda de aproximadamente 30% dos materiais que vinham sendo analisados. Mostre as imagens da antiga base brasileira na Antártida, bem como uma ilustração do projeto da atual da Estação (foto 1, disponível aqui, e foto 2, disponível aqui). Tempo estimado: 15 minutos.
Problematização
Neste momento, apresente a situação hipotética, disponível aqui, que iniciará a atividade proposta a seguir. Faça questionamentos como: você acha que já existem reconhecimento e apoio suficientes para o desenvolvimento das pesquisas nessa região? Por quê? Acredita que as pesquisas desenvolvidas nessas áreas contam com baixos investimentos, sobretudo do Governo, por causa da pequena necessidade de subsídios, ou devido à baixa visibilidade que geram aos governantes? Justifique. Incentive-os a discutir com a turma pelo WhatsApp e fazer anotações no caderno. Tempo estimado: 15 minutos.
Ação propositiva
Grave um áudio e explique os detalhes desta etapa. Apresente as atividades que serão realizadas por eles. Os alunos irão criar peças teatrais improvisadas, dando a continuidade à situação apresentada anteriormente. Essas peças serão compostas pelos seguintes papéis: 1. Pesquisadores brasileiros; 2. Repórteres para entrevistar os brasileiros; 3. Governadores, senadores; 4. Repórteres para entrevistar os governantes; 5. Ativistas ambientais. Nesta etapa da atividade, a turma será dividida em 5 grupos (acima descritos) e, após sortear os papéis das equipes, cada núcleo de personagens levantará as ideias e/ou questionamentos que poderão ser utilizados no momento da realização da peça improvisada. Os alunos devem se organizar num momento síncrono usando o Google Meet ou o Zoom, ou até mesmo através do WhatsApp. Sugira ao núcleo de ativistas ambientais que confeccionem cartazes para utilizarem no decorrer da peça. Após levantarem as ideias e questionamentos que cada núcleo poderá utilizar no decorrer das peças improvisadas, solicite que os alunos montem seis novos grupos, sendo, cada um deles, composto por um integrante de cada núcleo da etapa anterior. Nesse momento, cada novo grupo terá um tempo para improvisar uma peça teatral que dê continuidade à problematização exposta. Dependendo do número de alunos da turma, auxilie-os na divisão dos grupos, acrescentando um ou mais integrantes de cada núcleo em quantos grupos forem necessários. Da mesma forma, caso haja necessidade, sugira que algum integrante participe de mais de uma peça com seu papel pré-estipulado. O ideal é que eles gravem pequenos vídeos para mostrar as peças teatrais. Tempo estimado: 60 minutos.
Sistematização
Com base no que foi apresentado e discutido, faça os questionamentos: os governantes investem o suficiente em pesquisa? Podemos ajudar de alguma forma? Como? Estimule os alunos a refletirem sobre os investimentos realizados pelos governantes em pesquisas científicas, bem como na área de educação básica. Ressalte que, apesar da importância acadêmica na vida de todos, existe uma precariedade de investimentos públicos nessa área, acarretando, sobretudo, problemas socioeconômicos. Dessa forma, solicite que os alunos busquem, a todo momento, meios de minimizar as dificuldades inerentes à realidade brasileira e, além disso, que conscientizem o máximo de pessoas ao seu redor. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui, sobre a nova base na Antártida. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Érika Baptista
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Debater acerca dos problemas enfrentados pela base brasileira na Antártida.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE21) Analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.