Plano de Aula

Plano de aula: Os desafios dos blocos econômicos diante da geopolítica americana.

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estados Unidos, China e Brasil na Ordem mundial

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito à relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. O uso de fotografias, infográficos, manchetes de jornais e revistas podem ser um bom recurso para apresentar essas escalas. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: 1 folha sulfite por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Material complementar:

Contextualização:

Mapa do Mercosul: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JeSHez3SsQxTxKubeCPW4w5SV55hMa9p7Qa8MSwgpaaK97k5YNfRCRKkCKQs/geo8-07und05-mapa-mercosul.pdf

Mapa NAFTA - USMCA: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9U8SFVNMCQ2Ev63vMdVWG2tSwT59hPqsazvRygUBVbbBTq5QZzRuuXFAtgta/geo8-07und05-mapa-nafta-usmca.pdf

Ação Propositiva:

Nuvens de palavras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U8tFkhaxwBcZZW5dGvKjtjHNHNbV5jvPvV9esbxCNY4vk5CQenJUdusNVs4H/geo8-07und05-nuvem-de-palavras.pdf

Sistematização:

Bingo geográfico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83WwUYTkd6rus8PGd5eEUMubWTmEJeRvbTXZc8znExTnzczXRY9aZThCWtkX/geo8-07und05-bingo-geografico.pdf

Para você saber mais:

BERNARDO, Nairim. O que está acontecendo com os blocos econômicos. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/4945/o-que-esta-acontecendo-com-os-blocos-economicos>. Acesso em: 13 jan. 2019.

BRASIL, Presidência da República. Mercosul responde por 76% de toda a economia da América do Sul. Disponível em: <http://www2.planalto.gov.br/mandatomicheltemer/acompanhe-planalto/noticias/2018/12/mercosul-responde-por-76-de-toda-a-economia-da-america-do-sul>. Acesso em: 13 jan. 2019.

RIBEIRO, Amarolina. Suspensão da Venezuela do Mercosul (2016). Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/suspensao-venezuela-mercosul-2016.htm>. Acesso em: 13 jan. 2019.

EUA e Canadá selam acordo para substituir o NAFTA. Carta Capital. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/mundo/eua-e-canada-selam-acordo-para-substituir-nafta/>. Acesso em: 13 jan. 2019.

Contextos prévios:

É importante os alunos saberem o que é um bloco econômico, bem como sua importância econômica no contexto da globalização. Entre os objetivos dos blocos econômicos está a redução ou eliminação das tarifas ou impostos de importação e exportação entre os países-membros, podendo proporcionar a livre circulação de pessoas entre os países membros de um determinado bloco.

Conforme suas características, os blocos econômicos podem ser classificados da seguinte forma:

Zona de livre comércio – acordos comerciais de redução ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os países membros do bloco. Exemplo: Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), agora USMCA.

União aduaneira – além de reduzir ou eliminar as tarifas comerciais entre os países integrantes do bloco, regulamenta o comércio com as nações que não pertencem ao bloco através da TEC (Tarifa Externa Comum). Exemplo: Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

Mercado comum – proporciona ainda a livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do bloco. Exemplo: União Europeia (UE).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Peça que observem o mapa com os nomes dos blocos econômicos, bem como sua localização geográfica. Aproveite para lembrá-los sobre a finalidade e a importância dos blocos no contexto da globalização. Chame atenção para o novo acordo entre os Estados Unidos, Canadá e México, em substituição ao NAFTA, proposto recentemente pelo presidente Trump - USMCA.

Comente que nesta aula eles irão analisar os desafios dos blocos econômicos na geopolítica americana.

Explique que a sala de aula será dividida em times de 04 a 05 alunos com a finalidade de analisar mapas e as notícias dos blocos sobre os desafios econômicos recentes. A partir de uma nuvem de palavras, os times serão desafiados a elaborar perguntas para as respostas contidas na nuvem, que posteriormente, fará parte de jogo de bingo geográfico em que os times serão desafiados a encontrar as respostas na cartela.

Vencerá o jogo o time que primeiro fechar toda a cartela.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA