Modelo Trilha (Sistematização)
Plano de Aula
Plano de aula: Organização mundial do comércio e comércio multilateral
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estados Unidos, China e Brasil na Ordem mundial
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito à relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Há várias escalas geográficas para se trabalhar o conceito: local, regional, nacional, internacional e global. O uso de fotografias, infográficos, manchetes de jornais e revistas podem ser um bom recurso para apresentar essas escalas. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: 1 folha sulfite por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha e lápis de cor, caneta hidrocor, dicionário, 1 dado para cada time, 1 folha de cartolina. Cópias impressas dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.
Material complementar:
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4ZBxYs73JbK6b3ZfPjtcg9eUTzvX2gvUPT5GzFHEjMubqCx7H6F6WTEyN4Yd/texto-de-apoio-problematizacao.pdf
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2H86vuGgSXKWbttkxdwWWxZSG2GD6xHNVdZbRRreUkvFFHPfvwy2bJur28GY/modelo-cartas-acao-propositiva.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e7p4bdDUccJyR8NvfACK2hhq7hErPzaWsyM2gBDU2Uudgg6TfCZKKv4jZhc6/modelo-trilha-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
AMARAL, Renata. Desafios para a OMC em 2018 (e além). Comex do Brasil. Disponível em: <https://www.comexdobrasil.com/desafios-para-a-omc-em-2018-e-alem/>. Acesso em: 09 jan. 2019.
BRASIL, Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços. OMC - Organização Mundial do Comércio. Disponível em:
Protecionismo de Trump assombra o G-7. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/opiniao/protecionismo-de-trump-assombra-g-7-22745201>. Acesso em: 09 jan. 2019.
SANTIAGO, Emerson. Sistema Multilateral de Comércio. Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/economia/sistema-multilateral-de-comercio/>. Acesso 09 jan. 2019.
Contextos prévios:
Vale explicar aos alunos o que é a OMC, bem como o sistema de comércio multilateral previamente.
Para compreender o contexto, utilize o texto de apoio disponível no link abaixo:
Sistema Multilateral de Comércio
Importante explicar a função do sistema multilateral do comércio que é liberalizar o comércio internacional por meio da derrubada de barreiras tarifárias e não-tarifárias, sempre por meio de regras a serem aplicadas amplamente pelos membros da Organização Mundial de Comércio (OMC).
<title> Tema da aula
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Comente que nesta aula eles vão analisar os desafios da Organização Mundial do Comércio nas negociações multilaterais. Explique que a sala de aula será dividida em times e a partir da análise das notícias e da leitura do texto de apoio, serão confeccionadas perguntas de múltipla escolha relacionadas ao tema. As questões serão parte integrante de jogo de trilha que ao final será trocado entre os times e jogado por eles.
Para você saber mais:
AMARAL, Renata. Desafios para a OMC em 2018 (e além). Comex do Brasil. Disponível em: <https://www.comexdobrasil.com/desafios-para-a-omc-em-2018-e-alem/>. Acesso em: 09 jan. 2019. BRASIL, Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços. OMC - Organização Mundial do Comércio. Disponível em:
SANTIAGO, Emerson. Sistema Multilateral de Comércio. Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/economia/sistema-multilateral-de-comercio/>. Acesso 09 jan. 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO