GEO9_14UND05 - Ação Propositiva - Exemplos de infográficos
Plano de Aula
Plano de aula: A Geopolítica contemporânea
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: análises comparativas
Por: Regina Helena Tunes
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula objetiva compreender especialmente a geopolítica mundial contemporânea a partir da análise de conflitos ambientais, políticos, econômicos, sociais e de valores.
Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, lápis de cor, canetinhas, roteiro da Ação Propositiva e uma cartolina por grupo.
Materiais Complementares:
Material da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A7FpFQZFDaBVPkYpPFAv8EhF446Q94jpSDEKtGnG4wRQ8uuJEGfJrXMNM3v8/geo9-14und05-acao-propositiva-textos.pdf
Exemplos de infográficos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RdcfHVPXq3xPPyQZwKDgwjk4yxHjN4rXjstQbB4GuH6hcnpvfN5G3amgDF3G/geo9-14und05-acao-propositiva-exemplos-de-infograficos.pdf
Para você saber mais:
Site que reúne a obra de Milton Santos. Disponível em: http://miltonsantos.com.br/site/. Acesso em 10/04/19.
THÉRY, H.; SILVA, G. Geografia Política e Geopolítica Brasileira no século XXI. Disponível em: https://journals.openedition.org/espacepolitique/4116. Acesso em 10/04/19.
Para Além da Síria: os 12 maiores conflitos mundiais. Disponível em: http://diplomaciacivil.org.br/para-alem-da-siria-os-12-maiores-conflitos-mundiais-em-2018/. Acesso em 10/04/19.
Veja quais são os principais conflitos do mundo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/09/veja-quais-sao-as-principais-conflitos-em-andamento-no-mundo.shtml. Acesso em 10/04/19.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para esta aula, os alunos devem estar organizados em 5 grupos. O número de alunos vai variar de acordo com o tamanho da sua turma. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Explique aos estudantes que essa frase é de autoria do geógrafo Milton Santos no livro “Por uma Outra Globalização” (Editora Record, 2001) e que servirá de pontapé para a aula de hoje que tratará de diversos conflitos contemporâneos associados a geopolítica mundial. A partir do estudo desses conflitos (cada grupo irá focar em um tipo de conflito diferente) os estudantes irão produzir um infográfico na cartolina com a síntese da pesquisa para exposição.
Como adequar à sua realidade: A geopolítica trata especificamente de conflitos envolvendo territórios. Geralmente o estudo da geopolítica acaba por dar mais ênfase aos conflitos territoriais mundiais, mas isso não significa que na escala local ou regional esses conflitos não existam. Assim, se possível, levante alguma informação sobre os conflitos que podem ser de demarcação de terras (fundiárias, indígenas, de remanescentes de quilombolas), de reconhecimentos dos limites municipais (ou até mesmo de movimentos emancipatórios em distritos do município), de atuação de ONGs locais que buscam representatividade na política local ou até ambientais sobre algum projeto de proporções grandes ou médias que pode causar problemas ambientais para a população no município.
Conhecimentos prévios: Para essa aula é importante que os estudantes já tenham estudado sobre globalização.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o slide aos alunos. Caso não tenha projetor, você pode imprimir, copiar no quadro ou mesmo ler para os alunos a citação completa de Milton Santos. Comece explicando o que é uma citação bibliográfica (trecho retirado de uma obra que é apresentado entre aspas e com a referência completa do autor e da obra) e depois comente em detalhes sobre o trecho no slide. Nesse trecho o autor deixa claro que mesmo com todo o avanço científico e tecnológico que temos (pode ser exemplificado pelas imagens aéreas que temos acesso hoje rapidamente e também pela velocidade de circulação da informação por internet) e que está associado à globalização e ao avanço dos meios de comunicação e transporte, ainda não conseguimos compreender a história humana de forma completa, por isso ele afirma que vivemos num mundo confuso (confuso pela velocidade dos acontecimentos e a instantaneidade dos fatos) e confusamente percebido (porque dada essa velocidade temos dificuldade de compreensão do todo). Isso é, como o autor apresenta no início, um paradoxo do nosso tempo.
Para você saber mais:
Site que reúne a obra de Milton Santos. Disponível em: http://miltonsantos.com.br/site/. Acesso em 10/04/19.
THÉRY, H.; SILVA, G. Geografia Política e Geopolítica Brasileira no século XXI. Disponível em: https://journals.openedition.org/espacepolitique/4116. Acesso em 10/04/19.
Para Além da Síria: os 12 maiores conflitos mundiais. Disponível em: http://diplomaciacivil.org.br/para-alem-da-siria-os-12-maiores-conflitos-mundiais-em-2018/. Acesso em 10/04/19.
Veja quais são os principais conflitos do mundo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/09/veja-quais-sao-as-principais-conflitos-em-andamento-no-mundo.shtml. Acesso em 10/04/19.
Problematização
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete ou escreva no quadro a problematização central da aula. A pergunta central da aula faz referência ao trecho final da citação de Milton Santos em que o autor fala da Torre de Babel e, a partir dessa metáfora bíblica de origem, faz referência a dificuldade que temos hoje de compreensão da diversidade e das diferentes manifestações da globalização mundial. Explique que organizados em 5 grupos vamos pesquisar sobre manifestações da geopolítica mundial que envolvem 5 dimensões de conflitos geopolíticos: a dimensão ambiental, a social, a política, a econômica e a de valores humanos.
Para você saber mais: Torre de Babel, segundo o Antigo Testamento (Gênesis 11,1-9), faz alusão a uma torre muito alta construída na Babilônia pelos descendentes de Noé, com a intenção de eternizar seus nomes e alcançar os deuses no céu. Esta soberba, segundo a lenda bíblica, provocou a ira de Deus que, para castigá-los, confundiu-lhes as línguas e os espalhou por toda a Terra. Este mito é, provavelmente, inspirado na torre do templo de Marduk, nome cuja forma em hebraico é Babel ou ainda Bavel e significa "porta de Deus". Hoje, esta história mítica é utilizada como uma tentativa dos povos antigos de explicarem a diversidade de idiomas no mundo. No entanto, ainda restam no sul da antiga Mesopotâmia, ruínas de torres que se ajustam perfeitamente à torre de Babel descrita pela Bíblia.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações: A ação propositiva dessa aula tem 2 opções. A opção 1 é voltada para escolas que possuem acesso à internet na sala de aula ou tenha um laboratório de informática disponível e com acesso à internet para os estudantes. A opção 2 é voltada para escolas que não possuem acesso à internet e portanto a pesquisa prévia já foi realizada para a condução da aula. Ambas possuem o mesmo objetivo que é analisar 5 dimensões de conflitos que envolvem a relação entre poder e território na escala global. Ambas também irão, ao final da aula, culminar na produção de um infográfico. Para o início da ação propositiva cada grupo deve escolher uma dimensão das seguintes opções: ambiental, social, econômica, política e de valores humanos.
Opção 1: Escolas com acesso à internet na sala de aula ou no laboratório de informática.
Na opção 1 o grupo escolherá um conflito mundial ou regional relacionado a dimensão escolhida pelo grupo. É importante que você percorra e acompanhe essa escolha do conflito para que a atividade possa realmente atingir o seu objetivo. Para que entenda e possa orientar melhor os estudantes apresentamos a seguir alguns exemplos de conflitos de cada dimensão. Na dimensão ambiental boas escolhas são acidentes de vazamento de petróleo, o caso da lama tóxica da Vale que atingiu as cidades de Mariana e Brumadinho no Brasil, o “mar do lixo” de Bangladesh, o uso de combustíveis fósseis por países do mundo de alta industrialização. Na dimensão social podemos citar o caso dos refugiados (sírios, eslavos, líbios, venezuelanos, entre outras possibilidades), as migrações do norte da África e Oriente Médio para a Europa (nesse caso recomendamos escolher uma migração), a migração e a polêmica da construção do muro entre México e EUA. Na dimensão econômica destaque para as crises econômicas como a da União Europeia (selecionar aqui um país como a Grécia, por exemplo), EUA ou Venezuela que são recentes. Na dimensão política podem ser selecionados conflitos como o da Ucrânia na região autodeclarada da Criméia, a recente independência do Sudão do Sul, a polêmica que envolve a luta pela independência da Catalunha, região da Espanha ou ainda o histórico conflito na fronteira das Coreias. A última dimensão, dos valores humanos, é a mais difícil de buscar exemplos, mas é fundamental para que a sala possa fazer uma reflexão sobre a questão. Chamamos de conflitos de valores humanos os recentes casos de questionamentos e não respeito aos direitos humanos (celebrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1948) através dos casos de xenofobia, racismo, misoginia e fascismo.
Após a escolha dos conflitos pelos grupos, os estudantes devem ler duas reportagens (é importante aqui sua intervenção na orientação sobre bons canais de informação na internet) sobre o assunto e preparar, em grupos, um infográfico de síntese da pesquisa. Esse infográfico deve ser feito na cartolina. Nesse infográfico é importante que a informação seja apresentada mais de forma gráfica (esquema, desenhos, gráficos, croquis) do que escrita. Oriente ainda os estudantes a usarem cores para expor esse trabalho na escola. Ao final colocamos algumas referências com dicas e sugestões para a elaboração dos infográficos.
Opção 2: Escolas sem acesso à internet.
A única diferença na opção 2 é que os textos já estão previamente selecionados para orientar a leitura e a organização das ideias sobre os conflitos mundiais em cada uma das 5 dimensões. Esses textos estão disponíveis no material complementar. Os textos podem ser impressos ou disponibilizados em computadores em arquivo de textos. Após a leitura dos textos os estudantes devem sistematizar as ideias e organizar o infográfico. Esse infográfico deve ser feito na cartolina. Nesse infográfico é importante que a informação seja apresentada mais de forma gráfica (esquema, desenhos, gráficos, croquis) do que escrita. Oriente ainda os estudantes a usarem cores para expor esse trabalho na escola. Ao final colocamos algumas referências com dicas e sugestões para a elaboração dos infográficos. Acesse os textos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A7FpFQZFDaBVPkYpPFAv8EhF446Q94jpSDEKtGnG4wRQ8uuJEGfJrXMNM3v8/geo9-14und05-acao-propositiva-textos.pdf
Material complementar
Exemplos de infográficos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RdcfHVPXq3xPPyQZwKDgwjk4yxHjN4rXjstQbB4GuH6hcnpvfN5G3amgDF3G/geo9-14und05-acao-propositiva-exemplos-de-infograficos.pdf
Para você saber mais:
Como construir infográfico na escola: http://bloguinfo.blogspot.com/2012/06/como-construir-infograficos-na-escola.html. Acesso em 10/04/19.
Ação Propositiva
Orientações: A ação propositiva dessa aula tem 2 opções. A opção 1 é voltada para escolas que possuem acesso à internet na sala de aula ou tenha um laboratório de informática disponível e com acesso à internet para os estudantes. A opção 2 é voltada para escolas que não possuem acesso à internet e portanto a pesquisa prévia já foi realizada para a condução da aula. Ambas possuem o mesmo objetivo que é analisar 5 dimensões de conflitos que envolvem a relação entre poder e território na escala global. Ambas também irão, ao final da aula, culminar na produção de um infográfico. Para o início da ação propositiva cada grupo deve escolher uma dimensão das seguintes opções: ambiental, social, econômica, política e de valores humanos.
Opção 1: Escolas com acesso à internet na sala de aula ou no laboratório de informática.
Na opção 1 o grupo escolherá um conflito mundial ou regional relacionado a dimensão escolhida pelo grupo. É importante que você percorra e acompanhe essa escolha do conflito para que a atividade possa realmente atingir o seu objetivo. Para que entenda e possa orientar melhor os estudantes apresentamos a seguir alguns exemplos de conflitos de cada dimensão. Na dimensão ambiental boas escolhas são acidentes de vazamento de petróleo, o caso da lama tóxica da Vale que atingiu as cidades de Mariana e Brumadinho no Brasil, o “mar do lixo” de Bangladesh, o uso de combustíveis fósseis por países do mundo de alta industrialização. Na dimensão social podemos citar o caso dos refugiados (sírios, eslavos, líbios, venezuelanos, entre outras possibilidades), as migrações do norte da África e Oriente Médio para a Europa (nesse caso recomendamos escolher uma migração), a migração e a polêmica da construção do muro entre México e EUA. Na dimensão econômica destaque para as crises econômicas como a da União Europeia (selecionar aqui um país como a Grécia, por exemplo), EUA ou Venezuela que são recentes. Na dimensão política podem ser selecionados conflitos como o da Ucrânia na região autodeclarada da Criméia, a recente independência do Sudão do Sul, a polêmica que envolve a luta pela independência da Catalunha, região da Espanha ou ainda o histórico conflito na fronteira das Coreias. A última dimensão, dos valores humanos, é a mais difícil de buscar exemplos, mas é fundamental para que a sala possa fazer uma reflexão sobre a questão. Chamamos de conflitos de valores humanos os recentes casos de questionamentos e não respeito aos direitos humanos (celebrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1948) através dos casos de xenofobia, racismo, misoginia e fascismo.
Após a escolha dos conflitos pelos grupos, os estudantes devem ler duas reportagens (é importante aqui sua intervenção na orientação sobre bons canais de informação na internet) sobre o assunto e preparar, em grupos, um infográfico de síntese da pesquisa. Esse infográfico deve ser feito na cartolina. Nesse infográfico é importante que a informação seja apresentada mais de forma gráfica (esquema, desenhos, gráficos, croquis) do que escrita. Oriente ainda os estudantes a usarem cores para expor esse trabalho na escola. Ao final colocamos algumas referências com dicas e sugestões para a elaboração dos infográficos.
Opção 2: Escolas sem acesso à internet.
A única diferença na opção 2 é que os textos já estão previamente selecionados para orientar a leitura e a organização das ideias sobre os conflitos mundiais em cada uma das 5 dimensões. Esses textos estão disponíveis no material complementar. Os textos podem ser impressos ou disponibilizados em computadores em arquivo de textos. Após a leitura dos textos os estudantes devem sistematizar as ideias e organizar o infográfico. Esse infográfico deve ser feito na cartolina. Nesse infográfico é importante que a informação seja apresentada mais de forma gráfica (esquema, desenhos, gráficos, croquis) do que escrita. Oriente ainda os estudantes a usarem cores para expor esse trabalho na escola. Ao final colocamos algumas referências com dicas e sugestões para a elaboração dos infográficos. Acesse os textos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A7FpFQZFDaBVPkYpPFAv8EhF446Q94jpSDEKtGnG4wRQ8uuJEGfJrXMNM3v8/geo9-14und05-acao-propositiva-textos.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Finalizada a elaboração dos infográficos é hora de apresentar e expor os trabalhos. Organize com a turma um tempo para a apresentação dos 5 infográficos construídos. Deixe por último o grupo que pesquisou sobre os valores humanos. Como o tempo é curto estabeleça 3 minutos para cada grupo. Na apresentação o grupo não precisa dizer o que já está representado no infográfico (até porque a ideia é que os infográficos fiquem dispostos na sala por um tempo), mas sim um breve comentário sobre o conflito estudado evidenciando a relação entre o conflito e a frase que deu início a aula de autoria de Milton Santos. Ou seja, como o conhecimento desse conflito contribui (ou não) para a ideia de vivermos em um mundo confuso e confusamente percebido? A proposta de deixar o grupo de valores humanos para último é para finalizar a aula como uma reflexão sobre a importância dos direitos humanos justamente para “descermos” da Torre de Babel e realmente convivermos com humanidade e respeito às diferenças.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Direitos humanos
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é analisar a geopolítica mundial a partir de conflitos ambientais, políticos, econômicos, sociais e de valores na contemporaneidade. Para esta aula, os alunos devem estar organizados em 5 grupos. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor dos direitos humanos estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos a frase do geógrafo Milton Santos: "Vivemos em um mundo confuso e confusamente percebido". Ela servirá de pontapé inicial para a aula de hoje, que tratará de diversos conflitos contemporâneos associados à geopolítica mundial. Solicite que os alunos comentem a frase do geógrafo. Após algumas respostas, explique que mesmo com todo o nosso avanço científico e tecnológico (pode ser exemplificado pelas imagens aéreas a que temos acesso hoje rapidamente, e pela velocidade de circulação da informação na internet), associado à globalização e ao avanço dos meios de comunicação e transporte, ainda não conseguimos compreender a história humana de forma completa. Por isso, ele afirma que vivemos num mundo confuso (confuso pela velocidade dos acontecimentos e a instantaneidade dos fatos) e confusamente percebido (porque, dada essa velocidade, temos dificuldade de compreensão do todo). Tempo estimado de 5 minutos.
Problematização
Questione os alunos: "Como podemos compreender os principais elementos da geopolítica mundial e, assim, "descer" da Torre de Babel que nos encontramos?". A pergunta central da aula faz referência ao trecho final da citação de Milton Santos, em que o autor fala da Torre de Babel e, a partir dessa metáfora bíblica de origem, faz referência à dificuldade que temos hoje de compreensão da diversidade e das diferentes manifestações da globalização mundial. Incentive-os a discutir. Tempo estimado de 5 minutos.
Ação propositiva
Envie aos alunos o arquivo da ação propositiva, disponível aqui. Você pode enviar também os modelos de infográfico disponíveis no Plano de Aula. Professor, fale para os alunos marcarem um horário e usarem o Google Meet para elaborarem o trabalho em equipe. Explique que, organizados em 5 grupos, eles irão pesquisar sobre manifestações da geopolítica mundial que envolvem 5 dimensões de conflitos geopolíticos: a dimensão ambiental, a social, a política, a econômica e a de valores humanos. A ação propositiva desta aula tem 2 opções. A opção 1 é voltada para os alunos que possuem acesso à internet adequado em casa. A opção 2 é voltada para alunos que não possuem acesso à internet e, portanto, a pesquisa prévia já foi realizada para a condução da aula. Ambas possuem o mesmo objetivo: analisar 5 dimensões de conflitos que envolvem a relação entre poder e território na escala global. Ambas também irão, ao final da aula, culminar na produção de um infográfico. Para o início da ação propositiva, cada grupo deve escolher uma dimensão dentre as seguintes opções: ambiental, social, econômica, política e de valores humanos. Consulte o Plano de Aula para obter mais detalhes. Após a escolha dos conflitos pelos grupos, os estudantes devem ler duas reportagens sobre o assunto (é importante aqui sua sugestão de bons canais digitais de informação) e preparar, em grupos, um infográfico de síntese da pesquisa. Esse infográfico deve ser feito em cartolina, e é importante que a informação seja apresentada mais de forma gráfica (esquema, desenhos, gráficos, croquis) do que escrita. Oriente-os ainda a usarem cores para expor esse trabalho na escola depois. Ao finalizar, todos devem tirar fotos e enviar à turma. Tempo estimado de 45 minutos.
Sistematização
Finalizada a elaboração dos infográficos, é hora de apresentar e expor os trabalhos. Organize com a turma para que enviem áudios para a apresentação dos 5 infográficos construídos. Deixe por último o grupo que pesquisou sobre os valores humanos. Estabeleça 3 minutos para cada grupo. Eles devem fazer um breve comentário sobre o conflito estudado, evidenciando a relação entre o conflito e a frase que deu início à aula de autoria de Milton Santos. Ou seja, como o conhecimento desse conflito contribui (ou não) com a ideia de vivermos em um mundo confuso e confusamente percebido? A proposta de deixar o grupo de valores humanos para o final é para fechar a aula com uma reflexão sobre a importância dos direitos humanos, justamente para “descermos” da Torre de Babel e realmente convivermos com humanidade e respeito às diferenças. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao documentário sobre os direitos humanos disponível aqui. Dessa forma, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Regina Tunes
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objetivo(s) de aprendizagem: Analisar a geopolítica mundial a partir de conflitos ambientais, políticos, econômicos, sociais e de valores na contemporaneidade
Habilidade (s) da Base: (EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais