GEO8_07UND05 - Bingo Geográfico
Plano de Aula
Plano de aula: Os desafios dos blocos econômicos diante da geopolítica americana.
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estados Unidos, China e Brasil na Ordem mundial
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito à relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. O uso de fotografias, infográficos, manchetes de jornais e revistas podem ser um bom recurso para apresentar essas escalas. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: 1 folha sulfite por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.
Material complementar:
Contextualização:
Mapa do Mercosul: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JeSHez3SsQxTxKubeCPW4w5SV55hMa9p7Qa8MSwgpaaK97k5YNfRCRKkCKQs/geo8-07und05-mapa-mercosul.pdf
Mapa NAFTA - USMCA: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9U8SFVNMCQ2Ev63vMdVWG2tSwT59hPqsazvRygUBVbbBTq5QZzRuuXFAtgta/geo8-07und05-mapa-nafta-usmca.pdf
Ação Propositiva:
Nuvens de palavras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U8tFkhaxwBcZZW5dGvKjtjHNHNbV5jvPvV9esbxCNY4vk5CQenJUdusNVs4H/geo8-07und05-nuvem-de-palavras.pdf
Sistematização:
Bingo geográfico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83WwUYTkd6rus8PGd5eEUMubWTmEJeRvbTXZc8znExTnzczXRY9aZThCWtkX/geo8-07und05-bingo-geografico.pdf
Para você saber mais:
BERNARDO, Nairim. O que está acontecendo com os blocos econômicos. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/4945/o-que-esta-acontecendo-com-os-blocos-economicos>. Acesso em: 13 jan. 2019.
BRASIL, Presidência da República. Mercosul responde por 76% de toda a economia da América do Sul. Disponível em: <http://www2.planalto.gov.br/mandatomicheltemer/acompanhe-planalto/noticias/2018/12/mercosul-responde-por-76-de-toda-a-economia-da-america-do-sul>. Acesso em: 13 jan. 2019.
RIBEIRO, Amarolina. Suspensão da Venezuela do Mercosul (2016). Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/suspensao-venezuela-mercosul-2016.htm>. Acesso em: 13 jan. 2019.
EUA e Canadá selam acordo para substituir o NAFTA. Carta Capital. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/mundo/eua-e-canada-selam-acordo-para-substituir-nafta/>. Acesso em: 13 jan. 2019.
Contextos prévios:
É importante os alunos saberem o que é um bloco econômico, bem como sua importância econômica no contexto da globalização. Entre os objetivos dos blocos econômicos está a redução ou eliminação das tarifas ou impostos de importação e exportação entre os países-membros, podendo proporcionar a livre circulação de pessoas entre os países membros de um determinado bloco.
Conforme suas características, os blocos econômicos podem ser classificados da seguinte forma:
Zona de livre comércio – acordos comerciais de redução ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os países membros do bloco. Exemplo: Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), agora USMCA.
União aduaneira – além de reduzir ou eliminar as tarifas comerciais entre os países integrantes do bloco, regulamenta o comércio com as nações que não pertencem ao bloco através da TEC (Tarifa Externa Comum). Exemplo: Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).
Mercado comum – proporciona ainda a livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do bloco. Exemplo: União Europeia (UE).
Tema da aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Peça que observem o mapa com os nomes dos blocos econômicos, bem como sua localização geográfica. Aproveite para lembrá-los sobre a finalidade e a importância dos blocos no contexto da globalização. Chame atenção para o novo acordo entre os Estados Unidos, Canadá e México, em substituição ao NAFTA, proposto recentemente pelo presidente Trump - USMCA.
Comente que nesta aula eles irão analisar os desafios dos blocos econômicos na geopolítica americana.
Explique que a sala de aula será dividida em times de 04 a 05 alunos com a finalidade de analisar mapas e as notícias dos blocos sobre os desafios econômicos recentes. A partir de uma nuvem de palavras, os times serão desafiados a elaborar perguntas para as respostas contidas na nuvem, que posteriormente, fará parte de jogo de bingo geográfico em que os times serão desafiados a encontrar as respostas na cartela.
Vencerá o jogo o time que primeiro fechar toda a cartela.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça a turma que formem times com 04 ou 05 alunos. Projete o slide ou imprima o mapa.
Pergunte o que eles sabem sobre o MERCOSUL. Lembre de explicar que o mapa mostra os países fundadores, os associados e destaca a Venezuela (país que foi suspenso em 2016 por não cumprir compromissos com o bloco). A atual situação da economia venezuelana influenciou de forma significativa o fim da tolerância em relação ao descumprimento das normas do bloco por parte da Venezuela e sua consequente sanção.
Pergunte a turma se sabem dizer a importância econômica e comercial do MERCOSUL. É esperado que os alunos respondam que é uma união aduaneira – além de reduzir ou eliminar as tarifas comerciais entre os países integrantes do bloco, regulamenta o comércio com as nações que não pertencem ao bloco através da TEC (Tarifa Externa Comum). Caso os alunos não saibam o que é uma TEC, vale explicar que se trata de forma de valoração aduaneira cujo intuito é impedir a formação de práticas comerciais que prejudiquem a importação e exportação de bens.
Mapa do Mercosul: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JeSHez3SsQxTxKubeCPW4w5SV55hMa9p7Qa8MSwgpaaK97k5YNfRCRKkCKQs/geo8-07und05-mapa-mercosul.pdf
Contextualização
Orientações: Peça a turma que observem o mapa do novo acordo assinado, em 2018, pelos Estados Unidos, Canadá e México, que substituiu o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) que é uma zona de livre comércio – acordos comerciais de redução ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os países membros do bloco.
Vale perguntar aos alunos, o que poderia ter levado o fim do NAFTA e a criação de um novo acordo com os mesmos países membros? É esperado que os alunos respondam que alguns acordos comerciais com o Canadá e México não favoreciam a economia norte-americana atual.
Aproveite para explicar a turma que a mudança não está só relacionada a nomenclatura, o novo acordo poderá ser revisado a cada 06 anos. A USMCA alterou tarifas comerciais e acordos entre os três países.
Pergunte aos alunos se percebem os desafios comerciais e econômicos que os países vêm enfrentando para manter os blocos econômicos na atualidade.
Como possibilidade de resposta é esperado, que digam a respeito da saída do Reino Unido da União Europeia, a suspensão da Venezuela do Mercosul, bem como o fim do NAFTA e a formação da USMCA.
Mapa NAFTA - USMCA: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9U8SFVNMCQ2Ev63vMdVWG2tSwT59hPqsazvRygUBVbbBTq5QZzRuuXFAtgta/geo8-07und05-mapa-nafta-usmca.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva os dados no quadro. Peça que que leiam as notícias a respeito dos blocos econômicos atuais. Em seguida, solicite aos times que escrevam no caderno possíveis motivos que levaram a crise dos blocos econômicos. Discuta com o time. Apresente sua resposta ao grupo.
É esperado que os times compreendam que os blocos econômicos precisam se reinventar para atender às demandas de mercado, bem como as questões geopolíticas e sociais.
Caso a turma ainda não compreenda os desafios dos blocos econômicos, explique que a saída do Reino Unido da União Europeia e os impactos econômicos e políticos que o BREXIT irá causar. A suspensão da Venezuela do Mercosul, causado principalmente pelos motivos econômicos. E o novo acordo USMCA que propôs uma revisão no livre comércio entre os países da América do Norte.
Para você saber mais:
BERNARDO, Nairim. O que está acontecendo com os blocos econômicos. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/4945/o-que-esta-acontecendo-com-os-blocos-economicos>. Acesso em: 13 jan. 2019.
EUA e Canadá selam acordo para substituir o NAFTA. Carta Capital. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/mundo/eua-e-canada-selam-acordo-para-substituir-nafta/>. Acesso em: 13 jan. 2019.
Ação propositiva
Tempo Sugerido: 20 minutos
Orientações: Em times, oriente a leitura da nuvem de palavras. Peça que identifiquem as palavras de tamanhos diferentes: as maiores são as mais importantes, já as médias e pequenas seriam secundárias. Proponha aos times que listem as palavras contidas na nuvem. Após identificá-las, peça que construam perguntas para cada palavra.
Entregue uma folha de papel sulfite para anotarem as perguntas e as respostas.
Oriente os times em relação ao tempo da elaboração das perguntas, pois será necessário respeitar o tempo para poder executar a próxima etapa da aula. Explique que as questões formuladas pelos times farão parte de um bingo geográfico, em que o professor irá ler a pergunta, e os times irão buscar a resposta na cartela.
Peça aos times que cortem em tiras as perguntas elaboradas (com as respostas), para serem entregue ao professor para sorteio do bingo.
Nuvem de palavras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U8tFkhaxwBcZZW5dGvKjtjHNHNbV5jvPvV9esbxCNY4vk5CQenJUdusNVs4H/geo8-07und05-nuvem-de-palavras.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesta etapa, os times deverão jogar o bingo geográfico.
Lembre ao time que o jogo do bingo geográfico consiste em sortear uma pergunta, ler em voz alta para a turma.
Cada time terá uma cartela e deverá identificar se a resposta da pergunta encontra-se na cartela.
Sugestão: pode marcar a resposta na cartela com lápis.
Ganhará o time que fechar a cartela toda primeiro.
Bingo geográfico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83WwUYTkd6rus8PGd5eEUMubWTmEJeRvbTXZc8znExTnzczXRY9aZThCWtkX/geo8-07und05-bingo-geografico.pdf
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Participação
Apresentação do tema da aula
Comente que o objetivo desta aula é compreender quais são os principais desafios dos blocos econômicos, especialmente USMCA e Mercosul, diante da geopolítica americana. Explique que a sala de aula será dividida em times de 4 ou 5 alunos, a fim de analisar mapas e notícias sobre os desafios econômicos recentes dos blocos. A partir de uma nuvem de palavras, os times serão desafiados a elaborar perguntas para as respostas contidas na nuvem, que, posteriormente, fará parte de um jogo de bingo geográfico, em que os times serão desafiados a encontrar as respostas na cartela. Esta aula foi preparada para ser desenvolvida no WhatsApp, mas poderá ser adaptada para o uso do e-mail. Nesta aula o valor participação estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie os arquivos de contextualização, disponíveis aqui e aqui. Peça à turma que formem times com 4 ou 5 alunos. Após analisarem o primeiro mapa, pergunte o que eles sabem sobre o Merscosul. Lembre-se de explicar que o mapa mostra os países fundadores, os associados e destaca a Venezuela (país que foi suspenso em 2016, por não cumprir compromissos com o bloco). Peça à turma que observem o segundo mapa do novo acordo assinado, em 2018, pelos Estados Unidos, Canadá e México, que substituiu o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte), uma zona de livre comércio – acordos comerciais de redução ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os países membros do bloco. Vale perguntar aos alunos o que poderia ter levado ao fim do NAFTA e à criação de um novo acordo com os mesmos países membros. Pergunte aos alunos se percebem os desafios comerciais e econômicos que os países vêm enfrentando para manter os blocos econômicos na atualidade. Tempo estimado de 20 minutos.
Problematização
Professor, envie aos alunos um áudio a respeito dos bloco econômicos e seus desafios atuais. Questione-os sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (movimento que ficou conhecido como Brexit) e sobre a retirada da Venezuela do Mercosul. Incentive-os a participar. Caso a turma ainda não compreenda os desafios dos blocos econômicos, explique a saída do Reino Unido da União Europeia e os impactos econômicos e políticos que o Brexit irá causar; a suspensão da Venezuela do Mercosul, causada principalmente pelos motivos econômicos, e o novo acordo USMCA, que propôs uma revisão do livre comércio entre os países da América do Norte. Tempo estimado de 15 minutos.
Ação propositiva
Envie o arquivo que contém uma nuvem de palavras, disponível aqui. Em times, oriente a leitura da nuvem de palavras. Peça que identifiquem as palavras de tamanhos diferentes: as maiores são as mais importantes, já as médias e pequenas seriam secundárias. Proponha aos times que listem as palavras contidas na nuvem. Após identificá-las, peça que construam perguntas para cada palavra. Oriente os times em relação ao tempo de elaboração das perguntas. Explique que as questões formuladas pelos times farão parte de um bingo geográfico. Peça aos times que, após finalizarem as perguntas elaboradas (com as respostas), enviem-nas ao professor por fotos, via WhatsApp. Tempo estimado de 30 minutos.
Sistematização
Envie o arquivo do bingo geográfico, disponível aqui. Lembre ao time que o jogo do bingo geográfico consiste em sortear uma pergunta e lê-la em voz alta. Cada time terá uma cartela e deverá identificar se a resposta da pergunta encontra-se na cartela. Eles podem marcar a resposta na cartela a lápis. Ganha o time que completar a cartela toda primeiro. Um ideia é agendar um horário com a turma para que todos possam jogar via Google Meet; outra possibilidade é jogarem com os parentes, em casa. Aproveite para tirar dúvidas e finalizar a aula. Por fim, comente que a participação dos países é primordial nessas discussões referentes aos blocos econômicos. Tempo estimado de 30 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem à reportagem do portal G1 disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula num debate/discussão com seus filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Maria
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender quais são os principais desafios dos blocos econômicos, especialmente USMCA e o Mercosul diante da geopolítica americana.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA