16597
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Os desafios dos blocos econômicos diante da geopolítica americana.

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender quais são os principais desafios dos blocos econômicos, especialmente USMCA e o Mercosul diante da geopolítica americana

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Maria Costa Fecher Winter

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito à relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. O uso de fotografias, infográficos, manchetes de jornais e revistas podem ser um bom recurso para apresentar essas escalas. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: 1 folha sulfite por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Material complementar:

Contextualização:

Mapa do Mercosul: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JeSHez3SsQxTxKubeCPW4w5SV55hMa9p7Qa8MSwgpaaK97k5YNfRCRKkCKQs/geo8-07und05-mapa-mercosul.pdf

Mapa NAFTA - USMCA: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9U8SFVNMCQ2Ev63vMdVWG2tSwT59hPqsazvRygUBVbbBTq5QZzRuuXFAtgta/geo8-07und05-mapa-nafta-usmca.pdf

Ação Propositiva:

Nuvens de palavras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U8tFkhaxwBcZZW5dGvKjtjHNHNbV5jvPvV9esbxCNY4vk5CQenJUdusNVs4H/geo8-07und05-nuvem-de-palavras.pdf

Sistematização:

Bingo geográfico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83WwUYTkd6rus8PGd5eEUMubWTmEJeRvbTXZc8znExTnzczXRY9aZThCWtkX/geo8-07und05-bingo-geografico.pdf

Para você saber mais:

BERNARDO, Nairim. O que está acontecendo com os blocos econômicos. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/4945/o-que-esta-acontecendo-com-os-blocos-economicos>. Acesso em: 13 jan. 2019.

BRASIL, Presidência da República. Mercosul responde por 76% de toda a economia da América do Sul. Disponível em: <http://www2.planalto.gov.br/mandatomicheltemer/acompanhe-planalto/noticias/2018/12/mercosul-responde-por-76-de-toda-a-economia-da-america-do-sul>. Acesso em: 13 jan. 2019.

RIBEIRO, Amarolina. Suspensão da Venezuela do Mercosul (2016). Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/suspensao-venezuela-mercosul-2016.htm>. Acesso em: 13 jan. 2019.

EUA e Canadá selam acordo para substituir o NAFTA. Carta Capital. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/mundo/eua-e-canada-selam-acordo-para-substituir-nafta/>. Acesso em: 13 jan. 2019.

Contextos prévios:

É importante os alunos saberem o que é um bloco econômico, bem como sua importância econômica no contexto da globalização. Entre os objetivos dos blocos econômicos está a redução ou eliminação das tarifas ou impostos de importação e exportação entre os países-membros, podendo proporcionar a livre circulação de pessoas entre os países membros de um determinado bloco.

Conforme suas características, os blocos econômicos podem ser classificados da seguinte forma:

Zona de livre comércio – acordos comerciais de redução ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os países membros do bloco. Exemplo: Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), agora USMCA.

União aduaneira – além de reduzir ou eliminar as tarifas comerciais entre os países integrantes do bloco, regulamenta o comércio com as nações que não pertencem ao bloco através da TEC (Tarifa Externa Comum). Exemplo: Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

Mercado comum – proporciona ainda a livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do bloco. Exemplo: União Europeia (UE).

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Peça que observem o mapa com os nomes dos blocos econômicos, bem como sua localização geográfica. Aproveite para lembrá-los sobre a finalidade e a importância dos blocos no contexto da globalização. Chame atenção para o novo acordo entre os Estados Unidos, Canadá e México, em substituição ao NAFTA, proposto recentemente pelo presidente Trump - USMCA.

Comente que nesta aula eles irão analisar os desafios dos blocos econômicos na geopolítica americana.

Explique que a sala de aula será dividida em times de 04 a 05 alunos com a finalidade de analisar mapas e as notícias dos blocos sobre os desafios econômicos recentes. A partir de uma nuvem de palavras, os times serão desafiados a elaborar perguntas para as respostas contidas na nuvem, que posteriormente, fará parte de jogo de bingo geográfico em que os times serão desafiados a encontrar as respostas na cartela.

Vencerá o jogo o time que primeiro fechar toda a cartela.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça a turma que formem times com 04 ou 05 alunos. Projete o slide ou imprima o mapa.

Pergunte o que eles sabem sobre o MERCOSUL. Lembre de explicar que o mapa mostra os países fundadores, os associados e destaca a Venezuela (país que foi suspenso em 2016 por não cumprir compromissos com o bloco). A atual situação da economia venezuelana influenciou de forma significativa o fim da tolerância em relação ao descumprimento das normas do bloco por parte da Venezuela e sua consequente sanção.

Pergunte a turma se sabem dizer a importância econômica e comercial do MERCOSUL. É esperado que os alunos respondam que é uma união aduaneira – além de reduzir ou eliminar as tarifas comerciais entre os países integrantes do bloco, regulamenta o comércio com as nações que não pertencem ao bloco através da TEC (Tarifa Externa Comum). Caso os alunos não saibam o que é uma TEC, vale explicar que se trata de forma de valoração aduaneira cujo intuito é impedir a formação de práticas comerciais que prejudiquem a importação e exportação de bens.

Mapa do Mercosul: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JeSHez3SsQxTxKubeCPW4w5SV55hMa9p7Qa8MSwgpaaK97k5YNfRCRKkCKQs/geo8-07und05-mapa-mercosul.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça a turma que observem o mapa do novo acordo assinado, em 2018, pelos Estados Unidos, Canadá e México, que substituiu o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) que é uma zona de livre comércio – acordos comerciais de redução ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os países membros do bloco.

Vale perguntar aos alunos, o que poderia ter levado o fim do NAFTA e a criação de um novo acordo com os mesmos países membros? É esperado que os alunos respondam que alguns acordos comerciais com o Canadá e México não favoreciam a economia norte-americana atual.

Aproveite para explicar a turma que a mudança não está só relacionada a nomenclatura, o novo acordo poderá ser revisado a cada 06 anos. A USMCA alterou tarifas comerciais e acordos entre os três países.

Pergunte aos alunos se percebem os desafios comerciais e econômicos que os países vêm enfrentando para manter os blocos econômicos na atualidade.

Como possibilidade de resposta é esperado, que digam a respeito da saída do Reino Unido da União Europeia, a suspensão da Venezuela do Mercosul, bem como o fim do NAFTA e a formação da USMCA.

Mapa NAFTA - USMCA: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9U8SFVNMCQ2Ev63vMdVWG2tSwT59hPqsazvRygUBVbbBTq5QZzRuuXFAtgta/geo8-07und05-mapa-nafta-usmca.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva os dados no quadro. Peça que que leiam as notícias a respeito dos blocos econômicos atuais. Em seguida, solicite aos times que escrevam no caderno possíveis motivos que levaram a crise dos blocos econômicos. Discuta com o time. Apresente sua resposta ao grupo.

É esperado que os times compreendam que os blocos econômicos precisam se reinventar para atender às demandas de mercado, bem como as questões geopolíticas e sociais.

Caso a turma ainda não compreenda os desafios dos blocos econômicos, explique que a saída do Reino Unido da União Europeia e os impactos econômicos e políticos que o BREXIT irá causar. A suspensão da Venezuela do Mercosul, causado principalmente pelos motivos econômicos. E o novo acordo USMCA que propôs uma revisão no livre comércio entre os países da América do Norte.

Para você saber mais:

BERNARDO, Nairim. O que está acontecendo com os blocos econômicos. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/4945/o-que-esta-acontecendo-com-os-blocos-economicos>. Acesso em: 13 jan. 2019.

EUA e Canadá selam acordo para substituir o NAFTA. Carta Capital. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/mundo/eua-e-canada-selam-acordo-para-substituir-nafta/>. Acesso em: 13 jan. 2019.

Ação propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos

Orientações: Em times, oriente a leitura da nuvem de palavras. Peça que identifiquem as palavras de tamanhos diferentes: as maiores são as mais importantes, já as médias e pequenas seriam secundárias. Proponha aos times que listem as palavras contidas na nuvem. Após identificá-las, peça que construam perguntas para cada palavra.

Entregue uma folha de papel sulfite para anotarem as perguntas e as respostas.

Oriente os times em relação ao tempo da elaboração das perguntas, pois será necessário respeitar o tempo para poder executar a próxima etapa da aula. Explique que as questões formuladas pelos times farão parte de um bingo geográfico, em que o professor irá ler a pergunta, e os times irão buscar a resposta na cartela.

Peça aos times que cortem em tiras as perguntas elaboradas (com as respostas), para serem entregue ao professor para sorteio do bingo.

Nuvem de palavras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U8tFkhaxwBcZZW5dGvKjtjHNHNbV5jvPvV9esbxCNY4vk5CQenJUdusNVs4H/geo8-07und05-nuvem-de-palavras.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa, os times deverão jogar o bingo geográfico.

Lembre ao time que o jogo do bingo geográfico consiste em sortear uma pergunta, ler em voz alta para a turma.

Cada time terá uma cartela e deverá identificar se a resposta da pergunta encontra-se na cartela.

Sugestão: pode marcar a resposta na cartela com lápis.

Ganhará o time que fechar a cartela toda primeiro.

Bingo geográfico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83WwUYTkd6rus8PGd5eEUMubWTmEJeRvbTXZc8znExTnzczXRY9aZThCWtkX/geo8-07und05-bingo-geografico.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito à relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. O uso de fotografias, infográficos, manchetes de jornais e revistas podem ser um bom recurso para apresentar essas escalas. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: 1 folha sulfite por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Material complementar:

Contextualização:

Mapa do Mercosul: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JeSHez3SsQxTxKubeCPW4w5SV55hMa9p7Qa8MSwgpaaK97k5YNfRCRKkCKQs/geo8-07und05-mapa-mercosul.pdf

Mapa NAFTA - USMCA: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9U8SFVNMCQ2Ev63vMdVWG2tSwT59hPqsazvRygUBVbbBTq5QZzRuuXFAtgta/geo8-07und05-mapa-nafta-usmca.pdf

Ação Propositiva:

Nuvens de palavras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U8tFkhaxwBcZZW5dGvKjtjHNHNbV5jvPvV9esbxCNY4vk5CQenJUdusNVs4H/geo8-07und05-nuvem-de-palavras.pdf

Sistematização:

Bingo geográfico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83WwUYTkd6rus8PGd5eEUMubWTmEJeRvbTXZc8znExTnzczXRY9aZThCWtkX/geo8-07und05-bingo-geografico.pdf

Para você saber mais:

BERNARDO, Nairim. O que está acontecendo com os blocos econômicos. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/4945/o-que-esta-acontecendo-com-os-blocos-economicos>. Acesso em: 13 jan. 2019.

BRASIL, Presidência da República. Mercosul responde por 76% de toda a economia da América do Sul. Disponível em: <http://www2.planalto.gov.br/mandatomicheltemer/acompanhe-planalto/noticias/2018/12/mercosul-responde-por-76-de-toda-a-economia-da-america-do-sul>. Acesso em: 13 jan. 2019.

RIBEIRO, Amarolina. Suspensão da Venezuela do Mercosul (2016). Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/suspensao-venezuela-mercosul-2016.htm>. Acesso em: 13 jan. 2019.

EUA e Canadá selam acordo para substituir o NAFTA. Carta Capital. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/mundo/eua-e-canada-selam-acordo-para-substituir-nafta/>. Acesso em: 13 jan. 2019.

Contextos prévios:

É importante os alunos saberem o que é um bloco econômico, bem como sua importância econômica no contexto da globalização. Entre os objetivos dos blocos econômicos está a redução ou eliminação das tarifas ou impostos de importação e exportação entre os países-membros, podendo proporcionar a livre circulação de pessoas entre os países membros de um determinado bloco.

Conforme suas características, os blocos econômicos podem ser classificados da seguinte forma:

Zona de livre comércio – acordos comerciais de redução ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os países membros do bloco. Exemplo: Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), agora USMCA.

União aduaneira – além de reduzir ou eliminar as tarifas comerciais entre os países integrantes do bloco, regulamenta o comércio com as nações que não pertencem ao bloco através da TEC (Tarifa Externa Comum). Exemplo: Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

Mercado comum – proporciona ainda a livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do bloco. Exemplo: União Europeia (UE).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Peça que observem o mapa com os nomes dos blocos econômicos, bem como sua localização geográfica. Aproveite para lembrá-los sobre a finalidade e a importância dos blocos no contexto da globalização. Chame atenção para o novo acordo entre os Estados Unidos, Canadá e México, em substituição ao NAFTA, proposto recentemente pelo presidente Trump - USMCA.

Comente que nesta aula eles irão analisar os desafios dos blocos econômicos na geopolítica americana.

Explique que a sala de aula será dividida em times de 04 a 05 alunos com a finalidade de analisar mapas e as notícias dos blocos sobre os desafios econômicos recentes. A partir de uma nuvem de palavras, os times serão desafiados a elaborar perguntas para as respostas contidas na nuvem, que posteriormente, fará parte de jogo de bingo geográfico em que os times serão desafiados a encontrar as respostas na cartela.

Vencerá o jogo o time que primeiro fechar toda a cartela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça a turma que formem times com 04 ou 05 alunos. Projete o slide ou imprima o mapa.

Pergunte o que eles sabem sobre o MERCOSUL. Lembre de explicar que o mapa mostra os países fundadores, os associados e destaca a Venezuela (país que foi suspenso em 2016 por não cumprir compromissos com o bloco). A atual situação da economia venezuelana influenciou de forma significativa o fim da tolerância em relação ao descumprimento das normas do bloco por parte da Venezuela e sua consequente sanção.

Pergunte a turma se sabem dizer a importância econômica e comercial do MERCOSUL. É esperado que os alunos respondam que é uma união aduaneira – além de reduzir ou eliminar as tarifas comerciais entre os países integrantes do bloco, regulamenta o comércio com as nações que não pertencem ao bloco através da TEC (Tarifa Externa Comum). Caso os alunos não saibam o que é uma TEC, vale explicar que se trata de forma de valoração aduaneira cujo intuito é impedir a formação de práticas comerciais que prejudiquem a importação e exportação de bens.

Mapa do Mercosul: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JeSHez3SsQxTxKubeCPW4w5SV55hMa9p7Qa8MSwgpaaK97k5YNfRCRKkCKQs/geo8-07und05-mapa-mercosul.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Peça a turma que observem o mapa do novo acordo assinado, em 2018, pelos Estados Unidos, Canadá e México, que substituiu o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) que é uma zona de livre comércio – acordos comerciais de redução ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os países membros do bloco.

Vale perguntar aos alunos, o que poderia ter levado o fim do NAFTA e a criação de um novo acordo com os mesmos países membros? É esperado que os alunos respondam que alguns acordos comerciais com o Canadá e México não favoreciam a economia norte-americana atual.

Aproveite para explicar a turma que a mudança não está só relacionada a nomenclatura, o novo acordo poderá ser revisado a cada 06 anos. A USMCA alterou tarifas comerciais e acordos entre os três países.

Pergunte aos alunos se percebem os desafios comerciais e econômicos que os países vêm enfrentando para manter os blocos econômicos na atualidade.

Como possibilidade de resposta é esperado, que digam a respeito da saída do Reino Unido da União Europeia, a suspensão da Venezuela do Mercosul, bem como o fim do NAFTA e a formação da USMCA.

Mapa NAFTA - USMCA: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9U8SFVNMCQ2Ev63vMdVWG2tSwT59hPqsazvRygUBVbbBTq5QZzRuuXFAtgta/geo8-07und05-mapa-nafta-usmca.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva os dados no quadro. Peça que que leiam as notícias a respeito dos blocos econômicos atuais. Em seguida, solicite aos times que escrevam no caderno possíveis motivos que levaram a crise dos blocos econômicos. Discuta com o time. Apresente sua resposta ao grupo.

É esperado que os times compreendam que os blocos econômicos precisam se reinventar para atender às demandas de mercado, bem como as questões geopolíticas e sociais.

Caso a turma ainda não compreenda os desafios dos blocos econômicos, explique que a saída do Reino Unido da União Europeia e os impactos econômicos e políticos que o BREXIT irá causar. A suspensão da Venezuela do Mercosul, causado principalmente pelos motivos econômicos. E o novo acordo USMCA que propôs uma revisão no livre comércio entre os países da América do Norte.

Para você saber mais:

BERNARDO, Nairim. O que está acontecendo com os blocos econômicos. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/4945/o-que-esta-acontecendo-com-os-blocos-economicos>. Acesso em: 13 jan. 2019.

EUA e Canadá selam acordo para substituir o NAFTA. Carta Capital. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/mundo/eua-e-canada-selam-acordo-para-substituir-nafta/>. Acesso em: 13 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos

Orientações: Em times, oriente a leitura da nuvem de palavras. Peça que identifiquem as palavras de tamanhos diferentes: as maiores são as mais importantes, já as médias e pequenas seriam secundárias. Proponha aos times que listem as palavras contidas na nuvem. Após identificá-las, peça que construam perguntas para cada palavra.

Entregue uma folha de papel sulfite para anotarem as perguntas e as respostas.

Oriente os times em relação ao tempo da elaboração das perguntas, pois será necessário respeitar o tempo para poder executar a próxima etapa da aula. Explique que as questões formuladas pelos times farão parte de um bingo geográfico, em que o professor irá ler a pergunta, e os times irão buscar a resposta na cartela.

Peça aos times que cortem em tiras as perguntas elaboradas (com as respostas), para serem entregue ao professor para sorteio do bingo.

Nuvem de palavras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U8tFkhaxwBcZZW5dGvKjtjHNHNbV5jvPvV9esbxCNY4vk5CQenJUdusNVs4H/geo8-07und05-nuvem-de-palavras.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesta etapa, os times deverão jogar o bingo geográfico.

Lembre ao time que o jogo do bingo geográfico consiste em sortear uma pergunta, ler em voz alta para a turma.

Cada time terá uma cartela e deverá identificar se a resposta da pergunta encontra-se na cartela.

Sugestão: pode marcar a resposta na cartela com lápis.

Ganhará o time que fechar a cartela toda primeiro.

Bingo geográfico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83WwUYTkd6rus8PGd5eEUMubWTmEJeRvbTXZc8znExTnzczXRY9aZThCWtkX/geo8-07und05-bingo-geografico.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano