Texto 2
Plano de Aula
Plano de aula: Guerra comercial entre potências:Made in China x América First”
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estados Unidos, China e Brasil na Ordem mundial
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito à relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Há várias escalas geográficas para se trabalhar o conceito: local, regional, nacional, internacional e global. O uso de fotografias, infográficos, manchetes de jornais e revistas podem ser um bom recurso para apresentar essas escalas. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: 1 folha sulfite por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha e lápis de cor, caneta hidrocor, dicionário. Cópias impressas dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.
Material complementar:
Atividade da Ação Propositiva:
Link para impressão:
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5aE2FN7CMBuD5YfhVcGmvPQ8mV5UtxXCw4TDrV6Q8gecjnsVg7YAGyDk6qeb/orientacoes.pdf . Acesso 23/11/2018
Estação 1 - Como a guerra comercial entre EUA e China pode afetar a economia mundial.
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Rd7S4rubuHjGFwA33s69C8G6US5awuNVTnZn9gABJSdV98bKs6YaR22aHhWP/texto-1.pdf . Acesso 23/11/2018
Estação 2: Como a disputa comercial entre China e Estados Unidos pode impactar na economia brasileira.
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gfzBwtVbc3VTQuC9cfagqJVszwhrTvHqH9fzhMAWQnQCjWdHQpvRdrZvvKtx/texto-2.pdf
Sistematização:
Modelo do esquema:
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7WUWwvCBYcXRwpDQuvmeJTArubvfupyY4zK5gjsjJJ5cEJjyh3rCS6Pqxz4D/esquema.pdf . Acesso 20/11/2018
Para você saber mais:
Confira mais detalhes sobre a guerra comercial entre as potências EUA e China e seus impactos mundiais nas reportagens:
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/entenda-a-guerra-comercial-entre-eua-e-china-e-como-ela-pode-afetar-a-economia-mundial.ghtml. Acesso 20/11/2018
Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/21/internacional/1537554659_677082.html. Acesso 20/11/2018
Como a guerra comercial pode afetar o Brasil:
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44745494. Acesso 20/11/2018
Aumento da exportação brasileira.
Disponível em: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,com-guerra-comercial-exportacao-brasileira-e-a-maior-em-cinco-anos,70002611513. Acesso 20/11/2018
A crise da representação, a descentralização política africana e os seus desafios Disponível em: http://ceiri.news/a-crise-da-representacao-a-descentralizacao-politica-africana-e-os-seus-desafios/ Acesso 20/11/2018
<title> Tema da aula
Tema da aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Comente que nesta aula eles vão analisar os impactos mundiais de uma guerra comercial entre as duas potências: Estados Unidos e a China. Explique que a sala de aula será dividida em 2 estações, cada uma com temas relacionados: “Made in China” e “ America First”. Os times vão rotacionando pelas estações em busca de respostas, utilizando textos de apoio, sobre os motivos que podem levar a uma guerra comercial entre as potências e seus impactos internacionais.
Como adequar à sua realidade: Vale a pena comentar com os alunos sobre os produtos americanos e chineses que estão disponíveis no comércio local. Como seria, caso estes produtos aumentassem seu preço, ou mesmo não estivessem mais disponíveis no comércio de sua cidade?
Para você saber mais:
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/08/23/guerra-comercial-entre-eua-e-chinaja-alcanca-us-100-bilhoes.ghtml.
Acesso 23/11/2018.
Contextos prévios:
Explicar que o conceito de “América First” (Estados Unidos em primeiro lugar), está associado a política adotada pelo presidente Donald Trump que sinaliza a restauração da liderança americana, utilizando recursos diplomáticos, econômicos e militares para promover a prosperidade americana, bem como ampliar a influência americana em todo o mundo.
Em relação a China, escolhemos o conceito “Made in China” (produzido na China) pois se relaciona com a invasão de produtos chineses no comércio mundial, que possibilitou o crescimento econômico do país, porém atualmente vive um momento tenso em relação ao comércio com os Estados Unidos, que decidiu ampliar as taxas de importação.
É importante que os alunos já saibam sobre: Comércio Internacional, Balança Comercial, Taxas de Importação e Exportação e Organização Mundial do Comércio.
Disponível em: https://www.infoescola.com/economia/balanca-comercial/ Acesso 23/11/2018.
Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/organizacao-mundial-do-comercio-omc/ Acesso 23/11/2018.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO