GEO8_11UND05 - Mapa Equador e Peru
Plano de Aula
Plano de aula: O mundo de muros nos países latino americanos
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geopolítica latino-americana
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade propõe expandir o olhar para a relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Permitir que o estudante se entenda como produto de uma sociedade localizada em determinado tempo e espaço, mas também produtor dessa mesma sociedade.
Nesta aula, será proposto examinar os impactos socioeconômicos da construção de muros nos países sul-americanos: Peru e Equador analisando seus impactos para a cidadania.
- O que ocasionou a construção dos muros?
- Quais são os conflitos que estão por trás de tal ação?
- Os muros podem ser entendidos como uma ameaça à cidadania?
A partir da análise do trecho de um documentário, os alunos em duplas construirão personagens e diálogos em formato de história em quadrinho utilizando o programa toondoo (online) para ambos os países ressaltando os problemas enfrentados a partir da construção do muro.
Materiais necessários: 1 folha sulfite por time (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AzdNhRCFbDuugGgyWh3FzuQMz8yQ6uzkHRyNa6dCHDckPEcRWErVPTwJgNWx/geo8-11und05-mapa-equador-e-peru.pdf
Problematização: https://docs.google.com/document/d/10Cn1mqVix-MbBMO0xMBeK8MHCqpPJ9_KchHB3cUBiuc/edit
Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CvdJ8ccf55NRXVHPPQpwczHJC6TzZzwamnXAYwtgGWptsAKya49fy3bqYPfa/geo8-11und05-o-brasil-no-acordo-de-paz-entre-equador-e-peru.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ax8MR5f8Cv6zjRh7zqUZVTT2p7VcRc2apx8ZD8pvHvTWVFypkkdWFsfT4TBh/geo8-11und05-quadrinhos.pdf
Para você saber mais:
Muro na fronteira complica relações entre Peru e Equador. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/07/10/interna_internacional,882669/muro-na-fronteira-complica-relacoes-entre-peru-e-equador.shtml>. Acesso em: 26 fev 2019.
Construção de muro polémico entre Equador e Peru. Disponível em: <https://observador.pt/2017/07/19/construcao-de-muro-polemico-entre-equador-e-peru/>. Acesso em: 13 mar 2019.
Peru protesta contra o Equador pela construção de um muro na fronteira. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/06/internacional/1496784154_174419.html>. Acesso em: 13 mar 2019.
Definições:
Território como um espaço delimitado pelo uso de fronteiras – não necessariamente visíveis – e que se consolida a partir de uma expressão e imposição de poder.
Fronteiras podem ser delimitadas fisicamente (com muros ou cercas), embora não seja sempre esse o caso, daí se falar de convenção: os diferentes países acordam entre eles até onde chegam os seus respectivos limites; ao atravessar esse limite (a fronteira), entra-se no território do país vizinho.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou imprima o slide para a turma.
Pergunte a turma se conhecem outros exemplos de muros que separam os países na América. É possível que os alunos apontem o muro que separa o Estados Unidos do México. O presidente Donald Trump apresentou, recentemente, a proposta de ampliação do muro na fronteira entre os países.
É possível que os alunos se surpreendam ao saber que também na América do Sul aconteça algo semelhante. A construção de um muro na fronteira entre Peru e Equador ameaça complicar as relações diplomáticas dos países. O Equador construiu um muro como parte de um Parque Linear no lado direito do Canal Internacional de Zarumilla, apesar dos pedidos formulados pelo Peru para interromper a obra. A construção ocorre em descumprimento a acordos firmados pelos dois países, segundo os quais o Equador deve deixar uma faixa de 10 metros do lado direito do canal para que os dois países possam realizar sua manutenção e limpeza. Tais tensões colocam em risco a integração dos dois países, bem como, o fluxo de água no canal, elevando o risco de enchentes em cidades peruanas.
Para saber mais:
RICARTE, Olívia. Os muros da América Latina. Estado de Direito. Disponível em: <http://estadodedireito.com.br/os-muros-da-america-latina/>. Acesso em: 26 fev 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou imprima o slide para a turma.
Pergunte a turma se conhecem outros exemplos de muros que separam os países na América. É possível que os alunos apontem o muro que separa o Estados Unidos do México. O presidente Donald Trump apresentou, recentemente, a proposta de ampliação do muro na fronteira entre os países.
É possível que os alunos se surpreendam ao saber que também na América do Sul aconteça algo semelhante. A construção de um muro na fronteira entre Peru e Equador ameaça complicar as relações diplomáticas dos países. O Equador construiu um muro como parte de um Parque Linear no lado direito do Canal Internacional de Zarumilla, apesar dos pedidos formulados pelo Peru para interromper a obra. A construção ocorre em descumprimento a acordos firmados pelos dois países, segundo os quais o Equador deve deixar uma faixa de 10 metros do lado direito do canal para que os dois países possam realizar sua manutenção e limpeza. Tais tensões colocam em risco a integração dos dois países, bem como, o fluxo de água no canal, elevando o risco de enchentes em cidades peruanas.
Para saber mais:
RICARTE, Olívia. Os muros da América Latina. Estado de Direito. Disponível em: <http://estadodedireito.com.br/os-muros-da-america-latina/>. Acesso em: 26 fev 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações: Peça a turma que formem duplas. Projete os slides ou imprima o mapa.
Solicite que observem o mapa com atenção. Pergunte se existe uma relação entre os 3 pontos no mapa e as fronteiras que dividem os países. Peça que leiam com atenção a legenda na parte superior do mapa.
- O que ela indica?
- É possível afirmar que a construção do muro esteja relacionada com um passado de tensões entre territórios que ambos os países disputavam?
Aproveite para explicar os conceitos de território e fronteiras.
Para você saber mais:
Território como um espaço delimitado pelo uso de fronteiras – não necessariamente visíveis – e que se consolida a partir de uma expressão e imposição de poder.
Fronteiras podem ser delimitadas fisicamente (com muros ou cercas), embora não seja sempre esse o caso, daí se falar de convenção: os diferentes países acordam entre eles até onde chegam os seus respectivos limites; ao atravessar esse limite (a fronteira), entra-se no território do país vizinho.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Acesse a imagem da construção do muro fronteiriço na seguinte notícia ou imprima-a antes para exibi-la aos alunos
https://peru21.pe/politica/peru-convoca-proximo-martes-delegacion-ecuador-hablar-muro-fronterizo-video-79650 (acesso em 20 de Maio de 2019)
Chame atenção dos alunos para a imagem da construção do muro na fronteira entre o Equador e Peru. Em duplas, peça que analisem e façam uma descrição da imagem.
- Que problemas ambientais, sociais, econômicos podem ser ocasionados a partir do muro?
- Como tudo isso tem relação com a cidadania?
Caso seja necessário, revise o conceito de cidadania com os alunos.
Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos.
O conceito de cidadania vai muito além, pois ser cidadão significa também tomar parte da vida em sociedade, tendo uma participação ativa no que diz respeito aos problemas da comunidade. Colocar o bem comum em primeiro lugar e atuar sempre que possível para promovê-lo é dever de todo cidadão responsável. A cidadania deve ser entendida, nesse sentido, como processo contínuo, uma construção coletiva que almeja a realização gradativa dos Direitos Humanos e de uma sociedade mais justa e solidária.
Ação propositiva
Tempo Sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro.
Leia com a turma a manchete do jornal. Entregue para as duplas o texto de apoio impresso.
Peça que leiam o texto. Oriente as duplas a criar diálogos entre dois personagens: um peruano e o outro o equatoriano. Anote o diálogo da história no caderno.
Explique que os diálogos precisam ser curtos, pois depois serão usados para montar uma história em quadrinhos na última parte da aula. Lembre-se de circular na sala, tire as dúvidas das duplas e oriente-os na confecção dos diálogos.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Entregue o modelo da folha impressa as duplas.
Estimule as duplas a construírem seus quadrinhos e desenharem seus personagens, porém ofereça também a oportunidade de montar a partir do modelo e deixe que façam a sua escolha.
Outra possibilidade é criar utilizando os recursos tecnológicos por meio dos seguintes sites:
Canva: Disponível em: <https://www.canva.com/pt_br/criar/tirinhas/>. Acesso 12 mar 2019.
Storyboard That: Disponível em: https://www.storyboardthat.com/pt/criador-de-quadrinhos>. Acesso 12 mar 2019.
Meu Gibi: Disponível em: http://www.meugibi.com/index.php>. Acesso 12 mar 2019.
Peça que utilizem os diálogos criados na etapa anterior para montar a história em quadrinhos. Estimule a utilização de lápis de cor, canetas hidrocores para colorir e desenhar os personagens. Converse com a turma os objetivos da aula, relembre de que forma as relações diplomáticas entre os países serão afetadas caso o muro seja concluído. É importante destacar que os direitos dos cidadãos de ir e vir deverão ser comprometidos com o muro. Recolha as histórias e exponha no mural da sala de aula.
Materiais Complementares
No momento da adaptação, priorize práticas reflexivas e criativas, que auxiliem no desenvolvimento das competências e habilidades BNCC. Utilize os planos de aula para planejar sequências didáticas, levando o aluno a desvendar e compreender as dinâmicas relacionadas a diversidade socioespacial e seus processos. As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na educação e são fundamentais para operacionalizar suas aulas a distância, mas devem ser utilizadas com sua orientação para garantir uma aprendizagem com rigor científico através de fontes confiáveis. Para associar as etapas dos planos ao uso de ferramentas digitais, lembre-se de que as mesmas não devem ser utilizadas como fim em si mesmas, mas sim como instrumentos que possibilitam a investigação em ambientes virtuais que oportunizam experiências que os alunos não teriam acesso fisicamente. Para isso, você pode se valer de uma infinidade de recursos entre plataformas abertas, sites institucionais, Ongs, fundações, organismos multilaterais, jogos e quizzes, mapas interativos, simuladores e aplicativos de celular.
As propostas devem ser ajustadas a faixa etária dos alunos em atividades com distintos graus de complexidade, seguindo a progressão de conteúdo, projetando as experiências em dimensões maiores, partindo do local até o global. Preparamos para você uma lista de sugestões para incrementar os planos de aula e explorar o que a tecnologia digital traz para ensino de Geografia. Mas atenção, nesse período longe do espaço da escola, é importante aliar o uso de dispositivos a atividades físicas seguras, que promovam nos alunos momentos distantes das telas, estimulando os sentidos, desenvolvendo a criatividade e o movimento. Você pode alternar o uso de dispositivos com propostas mão na massa que propiciem a alfabetização cartográfica, o pensamento espacial e o raciocínio geográfico.
Partindo da realidade do aluno, estimule a exploração de seu lugar de vivência, o controle do tempo, a observação sob diferentes pontos de vista, a representação de elementos do cotidiano e reconhecimento das regras de convivência. A seguir, apresentamos propostas de atividades que podem substituir etapas dos planos, sem prejuízo ao desenvolvimento das habilidades relacionadas a eles: São elas, a construção de maquetes com sucatas; elaboração de mapas mentais, croquis e; plantas; registros fotográficos de objetos e paisagens do lugar de vivência; desenhos de observação em diferentes pontos de vista; colagens e representações bidimensionais e tridimensionais; entrevistas com familiares; representação de esquetes e cenas teatrais; jogos corporais; audição de músicas; assistir filmes, documentários e animações; jogos de tabuleiro; cultivar uma horta; fazer uma composteira caseira; ler e comentar notícias de telejornal ou impresso; produção de textos entre outras que você pode inventar. Além das atividades individuais, garanta também a realização de propostas em duplas ou em grupos através de aplicativos de comunicação, para garantir a socialização de opiniões, troca de experiências, produções coletivas e colaborativas. As etapas e resultados podem ser registrados na forma de fotografias, vídeos, podcast, blogs, cadernos digitais ou digitalizados para serem compartilhados com você e os colegas. Não se esqueça de sempre partir dos conhecimentos prévios e estimular o levantamento e testagem de hipóteses garantindo, mesmo que de forma remota, o protagonismo do aluno! Esperamos que a adaptação dos planos de aula de Geografia apara seu uso a distância, facilite o seu trabalho, com a mesma qualidade dos planos presenciais. PLATAFORMAS E SITES: Google Earth Google Maps Earth 3D Relief Map Science Changing The world Estação Espacial Internacional Earth nullschool MeteoEarth Minecraft Education Edition Education.com Recursos geográficos NATIONAL GEOGRAPHIC NA SALA DE AULA Digital Compass WORLD METERS APOLLO 11 ACESSO A MUSEUS VIRTUAIS E VISITAS GUIADAS: COLEÇÃO DE MUSEUS de CARTOGRAFIA MUSEUS VIRTUAIS PELO MUNDO INSTITUIÇÕES E ORGANISMOS MULTILATERAIS IBGE EMBRAPA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INCRA GREENPEACE ONU AGÊNCIA NACIONAL DE AGUAS RIOS VOADORES PNUD CENTRAL INTELLIGENCE AGENCY APLICATIVOS PARA CELULAR: World Atlas NASA APP Países e capitais do mundo Geografia Mundial Mapa politico Mapa físico Bússola StarTalk APP DE JOGOS DE GEOGRAFIA PARA CELULAR Jogo da Geografia ONDE É ISSO QUIZ GEOGRAFIA Planeta terra Jogos de geografia Geo Jogo JOGOS e QUIZZES ONLINE WORLD GEOGRAPHY GAMES CRIANÇA CIDADÃ DO MUNDO JOGOS GEOGRAFICOS QUIZ GEOGRAFIA CNECNOAS
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Maria
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Examinar os impactos socioeconômicos da construção de muros nos países sul americanos Peru e Equador.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE11) Analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.