Plano de Aula

Plano de aula: Formação do BRICS e os impactos geoeconômicos para os Estados Unidos

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estados Unidos, China e Brasil na Ordem mundial

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito à relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. O uso de fotografias, infográficos, manchetes de jornais e revistas podem ser um bom recurso para apresentar essas escalas. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Uma folha sulfite por dupla, lápis preto, régua, borracha e lápis de cor, caneta hidrocor, dicionário. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Material complementar:

Quiz 1 (Ação Propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uXrgFS6u8sPH2xG3n2mrk2dAskbrD9QknWQ4WC8y2K8ZTjh2hBzkHUzPf3zM/geo8-07und03-quiz-1-acao-propositiva.pdf

Quiz 2 (Ação Propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8k3AvXKWa2yAPmqhmSF9p5AQQMW8d55sKdcSKUcfVT4xesqbV6WucshMVjG/geo8-07und03-quiz-2-acao-propositiva.pdf

Caso tenha acesso a internet vale a pena apresentar o infográfico interativo sobre a formação dos BRICS.

Disponível em: . Acesso em: 29 nov 2018.

Para você saber mais:

O que são os BRICS? Secretaria da Educação do Paraná. Disponível em: <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=166>. Acesse 29 nov 2018.

Existem sites e aplicativos de celular que é possível criar Quiz on line.

Disponível em: <https://pt.surveymonkey.com/mp/quiz/>. Acesso em: 02 dez 2018.

Disponível em: <https://www.onlinequizcreator.com/pt/>. Acesso em: 02 dez 2018.

Disponível em: <https://www.goconqr.com/pt-BR/quiz-online/>. Acesso em: 02 dez 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Peça que observem o mapa com os nomes dos países, bem como sua localização geográfica. Aproveite para explicar que BRICS é um acrônimo, ou seja, formado pelas iniciais dos países que o compõem: Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul.

Esses países se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias. Comente que nesta aula eles irão analisar os impactos econômicos da formação dos BRICS para os Estados Unidos.

Explique que a sala de aula será dividida em times de 04 a 05 alunos com a finalidade de comparar os fluxos comerciais dos países, analisando os impactos econômicos para os Estados Unidos. A ação propositiva será criar criar um Quiz que desafie os conhecimentos a respeito do tema. Na sistematização, os alunos trocarão o Quiz entre eles com objetivo de responder as questões criadas.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA