GEO8_07UND03 - QUIZ 1 (Ação Propositiva)
Plano de Aula
Plano de aula: Formação do BRICS e os impactos geoeconômicos para os Estados Unidos
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estados Unidos, China e Brasil na Ordem mundial
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito à relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. O uso de fotografias, infográficos, manchetes de jornais e revistas podem ser um bom recurso para apresentar essas escalas. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Uma folha sulfite por dupla, lápis preto, régua, borracha e lápis de cor, caneta hidrocor, dicionário. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.
Material complementar:
Quiz 1 (Ação Propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uXrgFS6u8sPH2xG3n2mrk2dAskbrD9QknWQ4WC8y2K8ZTjh2hBzkHUzPf3zM/geo8-07und03-quiz-1-acao-propositiva.pdf
Quiz 2 (Ação Propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8k3AvXKWa2yAPmqhmSF9p5AQQMW8d55sKdcSKUcfVT4xesqbV6WucshMVjG/geo8-07und03-quiz-2-acao-propositiva.pdf
Caso tenha acesso a internet vale a pena apresentar o infográfico interativo sobre a formação dos BRICS.
Disponível em:
Para você saber mais:
O que são os BRICS? Secretaria da Educação do Paraná. Disponível em: <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=166>. Acesse 29 nov 2018.
Existem sites e aplicativos de celular que é possível criar Quiz on line.
Disponível em: <https://pt.surveymonkey.com/mp/quiz/>. Acesso em: 02 dez 2018.
Disponível em: <https://www.onlinequizcreator.com/pt/>. Acesso em: 02 dez 2018.
Disponível em: <https://www.goconqr.com/pt-BR/quiz-online/>. Acesso em: 02 dez 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Peça que observem o mapa com os nomes dos países, bem como sua localização geográfica. Aproveite para explicar que BRICS é um acrônimo, ou seja, formado pelas iniciais dos países que o compõem: Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul.
Esses países se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias. Comente que nesta aula eles irão analisar os impactos econômicos da formação dos BRICS para os Estados Unidos.
Explique que a sala de aula será dividida em times de 04 a 05 alunos com a finalidade de comparar os fluxos comerciais dos países, analisando os impactos econômicos para os Estados Unidos. A ação propositiva será criar criar um Quiz que desafie os conhecimentos a respeito do tema. Na sistematização, os alunos trocarão o Quiz entre eles com objetivo de responder as questões criadas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO