Questão 19 do ENEM 2016
Plano de Aula
Plano de aula: A crise dos mísseis em Cuba e a Guerra Fria
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Guerra Fria
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI28, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).
Contexto:
Link da Questão 19 do ENEM 2016:
Problematização:
Link do texto: Os mísseis de outubro
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações para o professor: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.
Para você saber mais:
SOUSA, Rainer Gonçalves. Guerra Fria. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/guerra-fria.htm Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.
DOMINGOS. Charles Sidarta Machado: 50 anos da crise dos mísseis: horror nuclear em tempos presentes. História, Rio Grande, v. 4, n. 2: 79-90, 2013. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/6892/3666-11624-2-PB.pdf?sequence=1 Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.
Crise dos mísseis: o mundo à beira da guerra nuclear. TV Estadão. Publicado em 29 de set de 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f7KXD-XCRdI Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.
ENEM: Questão 19/Prova Azul/2º dia de aplicação/2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2016/CAD_ENEM_2016_DIA_1_01_AZUL_2.pdf Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar os alunos para o tema. Para isso inicie a atividade apresentando a questão 19 da Prova azul do Enem de 2016. A questão pode ser impressa ou, se possível, projetada. Peça aos alunos que observem a imagem com base neste roteiro:
Em que os homens estão sentados? O que está escrito nos mísseis que os homens estão sentados? Os homens disputam um jogo chamado “Braço de Ferro”. Qual
a intenção desta disputa? Pode-se completar as informações da imagem citando a disputa entre EUA e URSS (capitalismo e socialismo) como uma disputa hegemônica. Ao término da observação da imagem, leia a questão para os alunos e peça que respondam. Mesmo que alguns alunos da classe não cheguem à resposta correta, é importante estimulá-los a responder a questão por meio do contexto e da observação da charge. Em seguida pergunte para a sala qual resposta eles selecionaram, faça uma contagem para verificar quantos alunos conseguiram marcar a resposta correta. Este momento pode ser aproveitado para verificar quantos alunos conseguiram responder a questão por meio da análise da charge presente na questão.
Link da Questão 19 do ENEM 2016:
Para você saber mais:
Este trecho do texto “Guerra Fria”, publicado no site Mundo Educação, apresenta de forma sintética e didática a Guerra Fria e pode ser indicado em uma atividade de pesquisa com os alunos.
(...) “Mais do que duas nações, Estados Unidos e União Soviética representaram o antagonismo entre dois modos de organização da sociedade, da economia e das relações políticas. Sendo assim, a chamada “Guerra Fria” simbolizou o enfrentamento destas duas ideologias fomentadas pelo suporte ideológico dos valores de ordem socialista e capitalista.” (SOUSA, Rainer Gonçalves. Guerra Fria. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/guerra-fria.htm Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.
ENEM: Questão 19/Prova Azul/2º dia de aplicação/2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2016/CAD_ENEM_2016_DIA_1_01_AZUL_2.pdf Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Divida os alunos em grupos de quatro integrantes cada. Separe a sala em dois blocos distintos (se possível cada bloco terá a mesma quantidade de grupos). O primeiro bloco ficará responsável por analisar a reação do presidente dos EUA, John Kennedy. O segundo bloco ficará responsável por analisar a reação do presidente da URSS, Kruschev. Distribua os textos impressos de acordo com os blocos. Esta dinâmica de divisão em dois blocos distintos com base nas reações dos presidentes Kennedy e Kruschev proporciona versões diferentes ao mesmo contexto histórico. Projete ou escreva no quadro as orientações da atividade e leia para a classe. O objetivo desta etapa da aula é construir o contexto histórico da crise dos mísseis e a tensão entre EUA e URSS. Para isto peça aos alunos que construam uma narrativa contendo as informações descritas no slide. Esta narrativa será apresentada como uma notícia de telejornal. Em seguida sorteie um grupo de cada bloco para apresentar, no fim da atividade, sua narrativa a sala. Peça
que escolham um dos integrantes para ser o apresentador do telejornal. Informe aos grupos que farão parte da etapa de socialização e que terão 3 minutos para a apresentação do telejornal. Os outros grupos irão construir a narrativa no mesmo formato, porém sua produção será escrita. Recolha as narrativas para verificar se a classe apresentou, de forma adequada, o contexto histórico da crise dos mísseis e a tensão entre EUA e URSS. Enquanto os alunos desenvolvem a atividade circule entre os grupos. Pode ser que haja dúvidas principalmente sobre o texto que servirá de base para a construção das narrativas. Controle o tempo.
Link do texto: Os mísseis de outubro
Observação: se houver tempo superior a 50 minutos de aula (tempo previsto para este plano de aula), apresente para os alunos o vídeo Crise dos mísseis: o mundo à beira da guerra nuclear, canal do YouTube: TV Estadão. Este vídeo é interessante pois mostra o discurso do presidente Kennedy, imagens históricas e comentários de especialistas sobre a crise dos mísseis em Cuba. Esta apresentação pode ser feita antes da atividade em grupo.
Crise dos mísseis: o mundo à beira da guerra nuclear. TV Estadão. Publicado em 29 de set de 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f7KXD-XCRdI Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.
Para você saber mais:
DOMINGOS. Charles Sidarta Machado: 50 anos da crise dos mísseis: horror nuclear em tempos presentes. História, Rio Grande, v. 4, n. 2: 79-90, 2013. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/6892/3666-11624-2-PB.pdf?sequence=1 Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.
Crise dos mísseis: o mundo à beira da guerra nuclear. TV Estadão. Publicado em 29 de set de 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f7KXD-XCRdI Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. O grupo sorteado irá apresentar sua narrativa simulando uma notícia de telejornal. Este momento é interessante para verificar se a narrativa contém os itens sobre o contexto da crise dos mísseis em Cuba e como os alunos de cada bloco apresentam as reações dos presidentes Kennedy e Kruschev (Descoberta dos mísseis em Cuba; Reação do presidente John Kennedy - 1ª bloco; Reação do presidente Kruschev - 2º bloco; Por que este evento foi chamado de crise dos mísseis). Cada grupo terá 3 minutos para apresentar seu telejornal. Retome e explique a crise dos mísseis de forma objetiva para que os alunos corrijam possíveis equívocos. Pode ser utilizado um esquema no quadro para esta explicação. Como sugerido anteriormente, recolha as narrativas para verificar se os alunos apresentaram de forma adequada o contexto histórico da crise dos mísseis e a tensão entre EUA e URSS.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o documento, a questão do Enem e alguns questionamentos. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- O que está escrito nos mísseis que os homens estão sentados?
- Quem são os homens sentados nos mísseis?
- Os homens disputam um jogo chamado “Braço de Ferro”. Qual a intenção desta disputa?
- Qual a graça ou a ironia desta charge?
Você pode enviar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise da fonte, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas, acrescentando informações que achar necessárias etc.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. A proposta, neste momento, é que metade da turma analise a reação do presidente dos EUA e, a outra metade, a do presidente da URSS. No Google Sala de Aula é possível criar duas atividades diferentes e destiná-las apenas para os alunos escolhidos de maneira simples. Também é possível fazer isso por e-mail, Whatsapp, Facebook etc.
Encaminhe o documento com o texto, os questionamentos e orientações propostos na etapa.
A sala está separada em dois blocos distintos. Cada grupo recebeu um texto para análise e ficará responsável por produzir uma narrativa no formato de telejornal.
1º bloco:
- Descoberta dos mísseis em Cuba.
- Reação do presidente John Kennedy (presidente dos EUA).
- Por que este evento foi chamado de crise dos mísseis?
2º bloco:
- Descoberta dos mísseis em Cuba.
- Reação do presidente Kruschev (presidente da URSS).
- Por que este evento foi chamado de Crise dos mísseis?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, discutir e preparar as narrativas. Você pode mandar áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode propor que os grupos/alunos enviem as narrativas em forma de texto, para que o restante da sala veja. Também podem gravar um telejornal, gravando vídeos lendo as narrativas, ou um podcast, gravando áudios. Para isso, eles podem usar aplicativos como o Anchor.
Os estudantes podem encaminhar as produções por Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc. Incentive-os a compartilharem as narrativas e dúvidas com os colegas.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem conhecer um pouco mais sobre a crise dos mísseis de Cuba, na matéria no canal do Estadão no Youtube (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Anchor (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Isis Ferrari
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A História recente.
Objeto(s) de conhecimento: A Guerra Fria: confrontos de dois modelos políticos.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI28 Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
Palavras-chave: Crise dos mísseis, Cuba, Guerra Fria, EUA, URSS.