17433
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Cuba: homens ao mar!

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Compreender os motivos que levam cubanos a migrarem para outros países.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érika Cardoso Da Silva Baptista

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.

Material complementar:

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d3jHDx7SFYsJGbhgkVdSq2Fnnvd69Tn9eHWthChKP5CrKdbvQ6MVFG3bBu8t/geo8-04und04-mapa-mundi.pdf

Imagens contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hCYeF6W8KuNBF5xZJzDY5wq9TRHWthXmhF7tBNScj3kajwnU5M259jt4ezs2/geo8-04und04-imagens-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

CORDEIRO, Tiago. Fidel Castro deu educação e saúde ao povo cubano? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/fidel-castro-deu-educacao-e-saude-ao-povo-cubano/>. Acesso em: 10 mar 2019.

Cuba põe em vigor reforma migratória que elimina impedimentos para viajar. Agência EFE. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2013/01/13/cuba-poe-em-vigor-reforma-migratoria-que-elimina-impedimentos-para-viajar.htm>. Acesso em: 24 fev 2019.

Migração cubana, meio século de tensão entre Washington e Havana. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/migracao-cubana-meio-seculo-de-contencioso-entre-washington-e-havana.ghtml>. Acesso em: 24 fev 2019.

MURILLO, Álvaro. Imigrantes cubanos na Costa Rica retomam seu caminho para os EUA. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2016/01/13/internacional/1452707433_313744.html>. Acesso em: 24 fev 2019.

670 mil cubanos viajaram ao exterior após fim de restrições. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/mundo/670-mil-cubanos-viajaram-ao-exterior-apos-fim-de-restricoes/>. Acesso em: 24 fev 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio dos movimentos migratórios realizados pelos cubanos. Em seguida, comente que Cuba é um país socialista marcado por um rígido controle da sociedade exercido pelo Estado, sobretudo no período em que os irmãos Fidel Castro e Raul Castro ocupavam o cargo da presidência do país (1976-2008; 2008-2018, respectivamente).

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi disponível na escola, e apresente o país cubano. Em seguida, ressalte que muitos cubanos emigram no intuito de conseguirem asilo político em outros países, em busca de melhores condições de vida em um lugar onde não ocorra um controle rígido da população por parte Estado. Devido a esse intenso controle, muitos cubanos migram ilegalmente para países que ofereçam fatores atrativos diversos, como emprego, liberdade de expressão, dentre outros. Em seguida, comente com os alunos que uma política migratória denominada “Pés secos, pés molhados”, instaurada em 1995, foi interrompida pelo então presidente Barack Obama em 2017. Suas regras permitiam que migrantes cubanos, já em solo americano, poderiam reconstruir suas vidas nos Estados Unidos, ainda que sem visto; ao passo que aqueles que fossem capturados antes de entrarem ilegalmente em território americano, seriam deportados.

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d3jHDx7SFYsJGbhgkVdSq2Fnnvd69Tn9eHWthChKP5CrKdbvQ6MVFG3bBu8t/geo8-04und04-mapa-mundi.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens de cubanos tentando migrar para outros países. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Informe aos alunos que esta foto foi tirada em 2003, quando um migrante cubano, recém chegado na Base Naval de Guantánamo, tentava se esconder dos militares com receio de ser deportado. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como: “Por quais motivos pessoas arriscam suas vidas diariamente ao tentarem fugir de seus países?”

Imagens contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hCYeF6W8KuNBF5xZJzDY5wq9TRHWthXmhF7tBNScj3kajwnU5M259jt4ezs2/geo8-04und04-imagens-contextualizacao.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens de cubanos tentando migrar para outros países. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Informe aos alunos que esta foto foi tirada em 2015, quando oito cubanos (sete homens e uma mulher) eram resgatados do fundo de um penhasco, em Porto Rico. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como: “Quais as possíveis consequências de uma tentativa de fuga frustrada?”, “O que você faria se estivesse no lugar deles? Justifique.”

Imagens contextualização:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hCYeF6W8KuNBF5xZJzDY5wq9TRHWthXmhF7tBNScj3kajwnU5M259jt4ezs2/geo8-04und04-imagens-contextualizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Neste momento, apresente a situação que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Comente com os alunos que é comum atletas cubanos que representam seus países em jogos internacionais aproveitarem a saída de Cuba em busca de asilo político.

Posteriormente, ressalte com os alunos que os aspectos positivos cubanos também devem ser considerados, como exemplo a redução no índice de mortalidade infantil, a formação e disponibilidade de médicos qualificados no país e melhorias na área de educação (com um elevado índice de alfabetizados - o maior índice no continente), no intuito de obterem melhores condições de vida. Questione se os alunos aproveitariam momentos como o apresentado para pedirem asilo político, mesmo que isso pudesse representar, concomitantemente, abrir mão de serviços de qualidade, risco ao seu possível retorno ou punições às suas famílias.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações: Divida a turma em trios e,

em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. As

orientações da ação proposta podem ser projetadas, impressas ou escritas no

quadro.

A atividade proposta deve ser

realizada em etapas, ou seja, cada trio realizará as três atividades.

Entretanto, a etapa 1 deverá ser desenvolvida em 2 minutos, a etapa 2 terá

duração de 11 minutos e a etapa 3 deverá ser realizada em 21 minutos (7 minutos

para cada integrante).

Na etapa 1, os trios

definirão qual dos envolvidos na situação hipotética cada um deles

representará, conforme explicitado no slide.

Na etapa 2, os alunos farão

em seus cadernos, individualmente, um levantamento dos pontos de vista que

conduzirão cada um deles na conversa que ocorrerá na etapa seguinte, conforme

indicado no slide. Desta forma, um

aluno representará o atleta cubano que solicita asilo político; outro

representará um cidadão comum do país que cedia os jogos olímpicos, enfatizando

seu ponto de vista acerca da situação exposta; e o outro integrante

representará o governo de Cuba, explicitando por que os cubanos devem voltar ao

seu país de origem, seja voluntariamente ou não.

Na etapa 3, os trios deverão

conversar acerca da situação hipotética apresentada, assumindo seus papéis

(definidos na etapa 1) e levantando seus pontos de vista na tentativa de

convencer os demais integrantes de seus ideais.

Enquanto os alunos

desenvolvem a atividade proposta, certifique-se de que estão realizando-a

adequadamente.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, faça o questionamento indicado no slide, seja por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Neste momento, solicite que os alunos reflitam acerca dos motivos que levam cubanos a migrarem para outros países. Em seguida, ressalte que são contínuos os fluxos migratórios ao redor do mundo e, no caso de Cuba, ocorrem predominantemente de maneira voluntária pelos cidadãos, que buscam asilo político e melhores condições de vida em outros lugares.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.

Material complementar:

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d3jHDx7SFYsJGbhgkVdSq2Fnnvd69Tn9eHWthChKP5CrKdbvQ6MVFG3bBu8t/geo8-04und04-mapa-mundi.pdf

Imagens contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hCYeF6W8KuNBF5xZJzDY5wq9TRHWthXmhF7tBNScj3kajwnU5M259jt4ezs2/geo8-04und04-imagens-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

CORDEIRO, Tiago. Fidel Castro deu educação e saúde ao povo cubano? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/fidel-castro-deu-educacao-e-saude-ao-povo-cubano/>. Acesso em: 10 mar 2019.

Cuba põe em vigor reforma migratória que elimina impedimentos para viajar. Agência EFE. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2013/01/13/cuba-poe-em-vigor-reforma-migratoria-que-elimina-impedimentos-para-viajar.htm>. Acesso em: 24 fev 2019.

Migração cubana, meio século de tensão entre Washington e Havana. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/migracao-cubana-meio-seculo-de-contencioso-entre-washington-e-havana.ghtml>. Acesso em: 24 fev 2019.

MURILLO, Álvaro. Imigrantes cubanos na Costa Rica retomam seu caminho para os EUA. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2016/01/13/internacional/1452707433_313744.html>. Acesso em: 24 fev 2019.

670 mil cubanos viajaram ao exterior após fim de restrições. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/mundo/670-mil-cubanos-viajaram-ao-exterior-apos-fim-de-restricoes/>. Acesso em: 24 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio dos movimentos migratórios realizados pelos cubanos. Em seguida, comente que Cuba é um país socialista marcado por um rígido controle da sociedade exercido pelo Estado, sobretudo no período em que os irmãos Fidel Castro e Raul Castro ocupavam o cargo da presidência do país (1976-2008; 2008-2018, respectivamente).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi disponível na escola, e apresente o país cubano. Em seguida, ressalte que muitos cubanos emigram no intuito de conseguirem asilo político em outros países, em busca de melhores condições de vida em um lugar onde não ocorra um controle rígido da população por parte Estado. Devido a esse intenso controle, muitos cubanos migram ilegalmente para países que ofereçam fatores atrativos diversos, como emprego, liberdade de expressão, dentre outros. Em seguida, comente com os alunos que uma política migratória denominada “Pés secos, pés molhados”, instaurada em 1995, foi interrompida pelo então presidente Barack Obama em 2017. Suas regras permitiam que migrantes cubanos, já em solo americano, poderiam reconstruir suas vidas nos Estados Unidos, ainda que sem visto; ao passo que aqueles que fossem capturados antes de entrarem ilegalmente em território americano, seriam deportados.

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d3jHDx7SFYsJGbhgkVdSq2Fnnvd69Tn9eHWthChKP5CrKdbvQ6MVFG3bBu8t/geo8-04und04-mapa-mundi.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens de cubanos tentando migrar para outros países. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Informe aos alunos que esta foto foi tirada em 2003, quando um migrante cubano, recém chegado na Base Naval de Guantánamo, tentava se esconder dos militares com receio de ser deportado. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como: “Por quais motivos pessoas arriscam suas vidas diariamente ao tentarem fugir de seus países?”

Imagens contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hCYeF6W8KuNBF5xZJzDY5wq9TRHWthXmhF7tBNScj3kajwnU5M259jt4ezs2/geo8-04und04-imagens-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens de cubanos tentando migrar para outros países. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Informe aos alunos que esta foto foi tirada em 2015, quando oito cubanos (sete homens e uma mulher) eram resgatados do fundo de um penhasco, em Porto Rico. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como: “Quais as possíveis consequências de uma tentativa de fuga frustrada?”, “O que você faria se estivesse no lugar deles? Justifique.”

Imagens contextualização:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hCYeF6W8KuNBF5xZJzDY5wq9TRHWthXmhF7tBNScj3kajwnU5M259jt4ezs2/geo8-04und04-imagens-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Neste momento, apresente a situação que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Comente com os alunos que é comum atletas cubanos que representam seus países em jogos internacionais aproveitarem a saída de Cuba em busca de asilo político.

Posteriormente, ressalte com os alunos que os aspectos positivos cubanos também devem ser considerados, como exemplo a redução no índice de mortalidade infantil, a formação e disponibilidade de médicos qualificados no país e melhorias na área de educação (com um elevado índice de alfabetizados - o maior índice no continente), no intuito de obterem melhores condições de vida. Questione se os alunos aproveitariam momentos como o apresentado para pedirem asilo político, mesmo que isso pudesse representar, concomitantemente, abrir mão de serviços de qualidade, risco ao seu possível retorno ou punições às suas famílias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações: Divida a turma em trios e,

em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. As

orientações da ação proposta podem ser projetadas, impressas ou escritas no

quadro.

A atividade proposta deve ser

realizada em etapas, ou seja, cada trio realizará as três atividades.

Entretanto, a etapa 1 deverá ser desenvolvida em 2 minutos, a etapa 2 terá

duração de 11 minutos e a etapa 3 deverá ser realizada em 21 minutos (7 minutos

para cada integrante).

Na etapa 1, os trios

definirão qual dos envolvidos na situação hipotética cada um deles

representará, conforme explicitado no slide.

Na etapa 2, os alunos farão

em seus cadernos, individualmente, um levantamento dos pontos de vista que

conduzirão cada um deles na conversa que ocorrerá na etapa seguinte, conforme

indicado no slide. Desta forma, um

aluno representará o atleta cubano que solicita asilo político; outro

representará um cidadão comum do país que cedia os jogos olímpicos, enfatizando

seu ponto de vista acerca da situação exposta; e o outro integrante

representará o governo de Cuba, explicitando por que os cubanos devem voltar ao

seu país de origem, seja voluntariamente ou não.

Na etapa 3, os trios deverão

conversar acerca da situação hipotética apresentada, assumindo seus papéis

(definidos na etapa 1) e levantando seus pontos de vista na tentativa de

convencer os demais integrantes de seus ideais.

Enquanto os alunos

desenvolvem a atividade proposta, certifique-se de que estão realizando-a

adequadamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, faça o questionamento indicado no slide, seja por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Neste momento, solicite que os alunos reflitam acerca dos motivos que levam cubanos a migrarem para outros países. Em seguida, ressalte que são contínuos os fluxos migratórios ao redor do mundo e, no caso de Cuba, ocorrem predominantemente de maneira voluntária pelos cidadãos, que buscam asilo político e melhores condições de vida em outros lugares.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano