GEO8_14UND03 - Problematização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: As inovações tecnológicas desenvolvidas em países africanos na globalização
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Multinacionais e meio técnico-científico-informacional
Por: Peter Rodrigo Trento
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesta aula os alunos irão analisar imagens e vídeos que demonstram de que forma os países africanos vem desenvolvendo tecnologias e contribuindo para o processo de descentralização da economia, além de atrair investimentos para o continente. Apesar dos recursos limitados, a África passou a ter um lugar no mundo globalizado. Os empresários africanos optaram por resolver problemas locais. Muitos projetos surgiram na agricultura, saúde, transportes e energia, e representam uma garantia real para o futuro da economia do continente. A descentralização das funções de planejamento e administração permite aos líderes locais distribuir os serviços públicos mais eficientemente dentro das respectivas comunidades, integrar as áreas isoladas na economia regional e acompanhar e avaliar a implementação de projetos de desenvolvimento mais eficientemente.
Os alunos em duplas irão analisar dados por meio de vídeos e imagens sobre as inovações tecnológicas desenvolvidas em dois países africanos. Após análise das informações será proposta a construção de uma charge, utilizando materiais diversos em jornais e revistas, com objetivo de fazer uma crítica a respeito de como as pessoas imaginam que as inovações tecnológicas não são desenvolvidas nos países africanos.
No final, as duplas irão trocar as charges e irão interpretá-las e ainda podendo sugerindo novos elementos, ou mesmo avaliando se os colegas conseguiram por meio da imagem, passar a mensagem sugerida.
Materiais necessários: 1 folha ofício A4 (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha, canetas hidrocor, lápis de cor, jornais, revistas. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.
Materiais complementares:
Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mcQbwcTpg7fNrcEtjkYehCxFaAx5ygZsSWXxQTXcCRzmbY8u4Sc92ZwGZ43W/geo8-14und03-problematizacao-imagens.pdf
Ação propositiva - Inovações tecnológicas da África. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecgxdsqEZAWZuwVp42BBc7hmVKjp7EgcWECCcvHcYKMsQtrwXExNa8JE4VUC/geo8-14und03-acao-propositiva-inovacoes-tecnologicas-da-africa.pdf
Para você saber mais:
Sim, na África também existe inovação!
Disponível em: http://brasildebate.com.br/sim-na-africa-tambem-existe-inovacao/ Acesso 04\04\2019
10 inovações tecnológicas desenvolvidas na África.
Disponível em: https://www.geledes.org.br/10-inovacoes-tecnologicas-desenvolvidas-na-africa/ Acesso 04\04\2019
Países africanos veem na inovação um meio de crescer Disponível em: https://link.estadao.com.br/noticias/inovacao,paises-africanos-veem-na-inovacao-um-meio-de-crescer,10000029071 Acesso 04\04\2019
Reconstruir o estado Africano pós-colonial através da descentralização e integração regional
Disponível em: http://jaga.afrique-gouvernance.net/_docs/pt_memorando_workshop_3.pdf Acesso 04\04\2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva o tema no quadro.
Pergunte a turma se tinham conhecimento sobre exemplos de inovações tecnológicas desenvolvidas em países africanos.
África tem várias soluções inovadoras, embora não seja tão divulgada, vem se destacando por usar todas as ferramentas tecnológicas existentes.
Vale explicar para a turma, que o continente africano, por muito tempo aceitou soluções tecnológicas obsoletas do Ocidente, porém nos últimos vêm revelando um espírito inovador, implementando a descentralização para elevar a qualidade de vida de sua população, seja ela rural, urbana ou parte de alguma comunidade tradicional.
Atualmente os vilarejos africanos mais distantes utilizam telefones celulares. Calcula-se que o número de celulares chegará a 930 milhões em 2019, quase um aparelho por pessoa. A disseminação dos smartphones, alguns dos quais não custam mais do que US$ 25, deve expandir o acesso à internet para 50% da população africana em um período de dez anos.
Todos esses avanços permitem que os africanos não se limitem mais a copiar as tecnologias usadas em outros lugares e sim adaptá-las às suas circunstâncias. Em alguns casos, as empresas estão criando inovações que também podem ser usadas em países desenvolvidos, como é o caso do Conversor de vento Saphonian. Uma start-up tunisiana desenvolveu uma turbina eólica sem pás baseado nos barcos a vela . Um único elemento redondo capta o vento em toda a sua extensão e é uma contrapartida as com as hélices que matam os pássaros e interferem nas ondas de rádios.
Contextualização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Projete os slides com os dados ou utilize um mapa do continente africano e escreva as informações no quadro.
Chame atenção dos alunos para os dois países destacados no mapa. Pergunte a turma se sabiam que esses países estão desenvolvendo inovações e criando soluções locais para os mais diversos desafios no mundo globalizado.
Por falar em globalização, vale explicar a turma o conceito e assim relacioná-lo com que vem acontecendo em alguns países africanos.
Embora haja discussões sobre os termos Globalização ou Mundialização, vale destacar que a globalização consiste no aumento das relações entre os países a partir da diminuição das suas distâncias. Essas relações são principalmente econômicas, mas também sociais, culturais ou políticas. Já o conceito Mundialização surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 1980, o termo “globalização”, ou “mundialização”, significa a liberação dos mercados, colocando em concorrência, no mundo todo, os atores econômicos e financeiros nacionais ou multinacionais. A partir dos anos 1990, tomou um significado múltiplo para traduzir uma situação que evoluiu com excepcional rapidez, principalmente pelo desenvolvimento das tecnologias de comunicação e dos transportes.
Após explicar os conceitos, pergunte a turma se acreditam que as inovações tecnológicas colocam os países da África no mundo globalizado e por quê? As inovações apresentadas podem ser aproveitadas também em outros países? Pode-se afirmar que os dois exemplos apresentados possuem preocupação ambiental? Vamos comentar!
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Divida a turma em duplas. Projete os slides ou imprima as imagens.
Solicite que leiam as informações com atenção. A partir da leitura das imagens, pergunte à turma quais são os problemas apresentado nos países africanos. De que forma poderiam ser solucionados?
Provavelmente os alunos responderão que passa por investimentos em geração de energia, principalmente em áreas remotas do continente. Pergunte que tipo de energia limpa poderia ser desenvolvida para solucionar esse problema? É provável que digam energia solar ou eólica.
Em Ruanda o “Mobile Kiosk Platform” é uma unidade móvel de carregamento eléctrico para telefones móveis. O processo é simples: de dia, dois painéis solares (40W) carregam as baterias, durante a noite ou em dias nublados, pode ser alimentado por um sistema de pedalar. Este quiosque móvel pode carregar até 16 telefones ao mesmo tempo por um custo modesto (10 centavos).
Em relação a energia eólica desenvolvida na Tunísia, as vantagens desta usina é que ela é completamente silenciosa, portanto não incomoda algumas espécies de pássaros. Além disso, sua construção é mais barata e mais fácil de manter. Essas características fazem com que os custos sejam menores para o consumidor tanto na hora de comprar, como na conservação.
O diferencial dela está em aproveitar 80% mais a energia do vento do que as convencionais, mesmo não tendo hélices.
Aqui vale explicar para a turma o conceito de descentralização associando as mudanças e inovações que estão ocorrendo em diversos países africanos. A descentralização está relacionada às funções de planejamento e administração com objetivo de auxiliar os líderes locais distribuir os serviços públicos mais eficientemente dentro das respectivas comunidades, integrar as áreas isoladas na economia regional e acompanhar e avaliar a implementação de projetos de desenvolvimento mais eficiente.
Materiais complementares
Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mcQbwcTpg7fNrcEtjkYehCxFaAx5ygZsSWXxQTXcCRzmbY8u4Sc92ZwGZ43W/geo8-14und03-problematizacao-imagens.pdf
Problematização
Orientações: Divida a turma em duplas. Projete os slides ou imprima as imagens.
Solicite que leiam as informações com atenção. A partir da leitura das imagens, pergunte à turma quais são os problemas apresentado nos países africanos. De que forma poderiam ser solucionados?
Provavelmente os alunos responderão que passa por investimentos em geração de energia, principalmente em áreas remotas do continente. Pergunte que tipo de energia limpa poderia ser desenvolvida para solucionar esse problema? É provável que digam energia solar ou eólica.
Em Ruanda o “Mobile Kiosk Platform” é uma unidade móvel de carregamento eléctrico para telefones móveis. O processo é simples: de dia, dois painéis solares (40W) carregam as baterias, durante a noite ou em dias nublados, pode ser alimentado por um sistema de pedalar. Este quiosque móvel pode carregar até 16 telefones ao mesmo tempo por um custo modesto (10 centavos).
Em relação a energia eólica desenvolvida na Tunísia, as vantagens desta usina é que ela é completamente silenciosa, portanto não incomoda algumas espécies de pássaros. Além disso, sua construção é mais barata e mais fácil de manter. Essas características fazem com que os custos sejam menores para o consumidor tanto na hora de comprar, como na conservação.
O diferencial dela está em aproveitar 80% mais a energia do vento do que as convencionais, mesmo não tendo hélices.
Aqui vale explicar para a turma o conceito de descentralização associando as mudanças e inovações que estão ocorrendo em diversos países africanos. A descentralização está relacionada às funções de planejamento e administração com objetivo de auxiliar os líderes locais distribuir os serviços públicos mais eficientemente dentro das respectivas comunidades, integrar as áreas isoladas na economia regional e acompanhar e avaliar a implementação de projetos de desenvolvimento mais eficiente.
Ação propositiva
Tempo Sugerido: 18 minutos
Orientações: Projete o slide e entregue ou escreva no quadro as informações. Peça que se organizem em duplas.
Entregue o texto acima impresso para as duplas.
Distribua revistas para recorte e solicite que encontrem charges em jornais e revistas.
Aproveite para explicar a intenção das charges a partir daquelas que eles encontraram.
Entregue as folhas e peça que as duplas utilizem imagens ou crie desenhos para confeccionar uma charge, que demonstre
os desafios do continente africano diante do imaginário das pessoas sobre ausência de tecnologia na África.
Professor, circule pela sala tire as dúvidas de cada dupla e explique que é importante dividir as tarefas para terminar dentro do tempo previsto.
Material complementar
Texto Inovações tecnológicas da África
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecgxdsqEZAWZuwVp42BBc7hmVKjp7EgcWECCcvHcYKMsQtrwXExNa8JE4VUC/geo8-14und03-acao-propositiva-inovacoes-tecnologicas-da-africa.pdf Acesso 20/05/2019
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Recolha as charges e distribua entre os alunos.
Projete o slide ou escreva no quadro as questões. Proponha as duplas uma análise das charges.
Peça que anotem no caderno as respostas. Reserve 6 minutos finais para que as duplas apresentem as charges dos colegas, bem como façam a leitura das respostas das perguntas. Aproveite para expor no mural da sala.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Google Meet ou Zoom, e WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Protagonismo
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é analisar de que forma as inovações tecnológicas desenvolvidas em países africanos estão contribuindo com a descentralização das atividades econômicas, com o crescimento dos setores de tecnologia e informação, atraindo, assim, investimentos para o continente. A aula será organizada de maneira síncrona, com uso do Google Meet ou de outra ferramenta, como Skype ou Zoom. Agende um dia e horário com a turma. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. Outra sugestão é adaptar o plano para WhatsApp ou e-mail. Nesta aula o valor protagonismo estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Conecte-se com a turma no dia e hora marcada. Comece a aula e pergunte aos alunos se tinham conhecimento dos exemplos de inovações tecnológicas desenvolvidas em países africanos. Escute alguns alunos antes de prosseguir. Mostre aos alunos o slide disponível aqui, com o mapa da África. Chame a atenção para os dois países destacados no mapa. Pergunte se sabiam que esses países estão desenvolvendo inovações e criando soluções locais para os mais diversos desafios do mundo globalizado. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Agora, divida a turma em duplas. Eles devem usar o WhatsApp para se comunicar, mas solicite que todos deixem suas câmeras ligadas. Envie aos alunos as imagens disponíveis aqui. Solicite que leiam as informações com atenção. A partir da leitura, pergunte à turma quais são os problemas apresentados nos países africanos. De que forma poderiam ser solucionados? Incentive-os a discutir o tema. Complemente a discussão com informações importantes, presentes no Plano de Aula (disponível aqui). Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui e mostre o slide desta etapa, disponível aqui. Solicite que pesquisem charges em jornais e revistas. Aproveite para explicar a intenção das charges a partir daquelas que eles encontrarem. Peça que as duplas utilizem imagens ou criem desenhos para a confecção de uma charge que demonstre os desafios do continente africano diante do imaginário das pessoas sobre a ausência de tecnologia na África. Professor, pelo Google Meet, tire as dúvidas de cada dupla e explique que é importante dividir as tarefas para terminar a atividade dentro do tempo previsto. Tempo estimado: 45 minutos.
Sistematização
Ao final, solicite que as duplas lhe enviem fotos das charges. Compartilhe-as com as outras duplas. Proponha às duplas uma análise das charges. Elas devem responder:
- O que a charge critica?
- Quais foram elementos utilizados?
- A imagem demonstra ironia?
- O que você incluiria na composição da charge? Explique.
Quando todos finalizarem, as duplas devem apresentar as charges dos colegas, bem como suas ideias e propostas. Tempo estimado: 25 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a a resportagem sobre a África disponível aqui. Assim, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Peter Trento
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objetivo(s) de aprendizagem: Analisar de que forma as inovações desenvolvidas em países africanos estão contribuindo com a descentralização das atividades econômicas, bem como no crescimento dos setores de tecnologia e informação. Além de atrair investimentos para o continente.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.