Plano de Aula

Plano de aula: As inovações tecnológicas desenvolvidas em países africanos na globalização

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Multinacionais e meio técnico-científico-informacional

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula os alunos irão analisar imagens e vídeos que demonstram de que forma os países africanos vem desenvolvendo tecnologias e contribuindo para o processo de descentralização da economia, além de atrair investimentos para o continente. Apesar dos recursos limitados, a África passou a ter um lugar no mundo globalizado. Os empresários africanos optaram por resolver problemas locais. Muitos projetos surgiram na agricultura, saúde, transportes e energia, e representam uma garantia real para o futuro da economia do continente. A descentralização das funções de planejamento e administração permite aos líderes locais distribuir os serviços públicos mais eficientemente dentro das respectivas comunidades, integrar as áreas isoladas na economia regional e acompanhar e avaliar a implementação de projetos de desenvolvimento mais eficientemente.

Os alunos em duplas irão analisar dados por meio de vídeos e imagens sobre as inovações tecnológicas desenvolvidas em dois países africanos. Após análise das informações será proposta a construção de uma charge, utilizando materiais diversos em jornais e revistas, com objetivo de fazer uma crítica a respeito de como as pessoas imaginam que as inovações tecnológicas não são desenvolvidas nos países africanos.

No final, as duplas irão trocar as charges e irão interpretá-las e ainda podendo sugerindo novos elementos, ou mesmo avaliando se os colegas conseguiram por meio da imagem, passar a mensagem sugerida.

Materiais necessários: 1 folha ofício A4 (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha, canetas hidrocor, lápis de cor, jornais, revistas. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Materiais complementares:

Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mcQbwcTpg7fNrcEtjkYehCxFaAx5ygZsSWXxQTXcCRzmbY8u4Sc92ZwGZ43W/geo8-14und03-problematizacao-imagens.pdf

Ação propositiva - Inovações tecnológicas da África. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecgxdsqEZAWZuwVp42BBc7hmVKjp7EgcWECCcvHcYKMsQtrwXExNa8JE4VUC/geo8-14und03-acao-propositiva-inovacoes-tecnologicas-da-africa.pdf

Para você saber mais:

Sim, na África também existe inovação!

Disponível em: http://brasildebate.com.br/sim-na-africa-tambem-existe-inovacao/ Acesso 04\04\2019

10 inovações tecnológicas desenvolvidas na África.

Disponível em: https://www.geledes.org.br/10-inovacoes-tecnologicas-desenvolvidas-na-africa/ Acesso 04\04\2019

Países africanos veem na inovação um meio de crescer Disponível em: https://link.estadao.com.br/noticias/inovacao,paises-africanos-veem-na-inovacao-um-meio-de-crescer,10000029071 Acesso 04\04\2019

Reconstruir o estado Africano pós-colonial através da descentralização e integração regional

Disponível em: http://jaga.afrique-gouvernance.net/_docs/pt_memorando_workshop_3.pdf Acesso 04\04\2019

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva o tema no quadro.

Pergunte a turma se tinham conhecimento sobre exemplos de inovações tecnológicas desenvolvidas em países africanos.

África tem várias soluções inovadoras, embora não seja tão divulgada, vem se destacando por usar todas as ferramentas tecnológicas existentes.

Vale explicar para a turma, que o continente africano, por muito tempo aceitou soluções tecnológicas obsoletas do Ocidente, porém nos últimos vêm revelando um espírito inovador, implementando a descentralização para elevar a qualidade de vida de sua população, seja ela rural, urbana ou parte de alguma comunidade tradicional.

Atualmente os vilarejos africanos mais distantes utilizam telefones celulares. Calcula-se que o número de celulares chegará a 930 milhões em 2019, quase um aparelho por pessoa. A disseminação dos smartphones, alguns dos quais não custam mais do que US$ 25, deve expandir o acesso à internet para 50% da população africana em um período de dez anos.

Todos esses avanços permitem que os africanos não se limitem mais a copiar as tecnologias usadas em outros lugares e sim adaptá-las às suas circunstâncias. Em alguns casos, as empresas estão criando inovações que também podem ser usadas em países desenvolvidos, como é o caso do Conversor de vento Saphonian. Uma start-up tunisiana desenvolveu uma turbina eólica sem pás baseado nos barcos a vela . Um único elemento redondo capta o vento em toda a sua extensão e é uma contrapartida as com as hélices que matam os pássaros e interferem nas ondas de rádios.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA