Plano de Aula

Plano de aula: A Participação Brasileira e Sul-Africana no Comércio Mundial

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modernização conservadora

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

A presente aula tem por objetivo promover uma reflexão sobre a pauta de exportações do Brasil e da África do Sul, a partir da análise de dados referentes ao ano de 2016.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE13 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Figuras pré-selecionadas, caderno, caneta, lápis, lousa e projetor de imagens.

Material complementar:

Brasil: Exportações (2016). Disponível em: <https://atlas.media.mit.edu/pt/profile/country/bra/>. Acesso: 02.nov.2018.

Brasil: Destinos das Exportações (2016). Disponível em: <https://atlas.media.mit.edu/pt/profile/country/bra/>. Acesso: 02.nov.2018.

África do Sul: Exportações (2016). Disponível em: <https://atlas.media.mit.edu/pt/profile/country/zaf/>. Acesso: 02.nov.2018.

África do Sul: Destino das Exportações (2016). Disponível em: <https://atlas.media.mit.edu/pt/profile/

country/zaf/>. Acesso: 02.nov.2018.

Atividades de Verificação. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gHmvZ3AufPZEhBhWes6aWfU9n2Jr7FqzyYs76aZ9TP8VMHK7zxjtzxCSzuD4/atividades-de-verificacao.pdf

Exportações Brasileiras. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y7hUCDa4hR7QpcqUR7PrWmQgsk6wqmPnGQvDNPGDEKreqVC6zN8WXkskTxgw/exportacoes-brasileiras.pdf

Exportações Sul-africanas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y83dKGcFPyyTZSzfMTJWrRF7tyMZFqKjzwnDMhrXqHtyGdtYbZjkv8kbjuSn/exportacoes-sul-africanas.pdf

Para você saber mais:

“O que são os Brics?”. Disponível em: <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=166>. Acesso: 09.nov.2018.

“Dólar fecha a 3,25”. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2016/12/29/dolar.htm>. Acesso: 09.out.2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Escreva ou projete o tema a ser desenvolvido no decorrer da aula no quadro e chame a atenção dos alunos para a intensidade dos fluxos comerciais contemporâneos. Não esqueça de ressaltar que as trocas de mercadorias entre as nações são desiguais e estão diretamente relacionadas aos diferentes níveis de desenvolvimento econômico. Portanto, faça uma breve retomada das principais características dos países centrais, periféricos e emergentes.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados