17635
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - As inovações tecnológicas desenvolvidas em países africanos na globalização

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre analisar de que forma as inovações desenvolvidas em países africanos estão contribuindo com a descentralização das atividades econômica.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Peter Rodrigo Trento

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula os alunos irão analisar imagens e vídeos que demonstram de que forma os países africanos vem desenvolvendo tecnologias e contribuindo para o processo de descentralização da economia, além de atrair investimentos para o continente. Apesar dos recursos limitados, a África passou a ter um lugar no mundo globalizado. Os empresários africanos optaram por resolver problemas locais. Muitos projetos surgiram na agricultura, saúde, transportes e energia, e representam uma garantia real para o futuro da economia do continente. A descentralização das funções de planejamento e administração permite aos líderes locais distribuir os serviços públicos mais eficientemente dentro das respectivas comunidades, integrar as áreas isoladas na economia regional e acompanhar e avaliar a implementação de projetos de desenvolvimento mais eficientemente.

Os alunos em duplas irão analisar dados por meio de vídeos e imagens sobre as inovações tecnológicas desenvolvidas em dois países africanos. Após análise das informações será proposta a construção de uma charge, utilizando materiais diversos em jornais e revistas, com objetivo de fazer uma crítica a respeito de como as pessoas imaginam que as inovações tecnológicas não são desenvolvidas nos países africanos.

No final, as duplas irão trocar as charges e irão interpretá-las e ainda podendo sugerindo novos elementos, ou mesmo avaliando se os colegas conseguiram por meio da imagem, passar a mensagem sugerida.

Materiais necessários: 1 folha ofício A4 (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha, canetas hidrocor, lápis de cor, jornais, revistas. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Materiais complementares:

Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mcQbwcTpg7fNrcEtjkYehCxFaAx5ygZsSWXxQTXcCRzmbY8u4Sc92ZwGZ43W/geo8-14und03-problematizacao-imagens.pdf

Ação propositiva - Inovações tecnológicas da África. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecgxdsqEZAWZuwVp42BBc7hmVKjp7EgcWECCcvHcYKMsQtrwXExNa8JE4VUC/geo8-14und03-acao-propositiva-inovacoes-tecnologicas-da-africa.pdf

Para você saber mais:

Sim, na África também existe inovação!

Disponível em: http://brasildebate.com.br/sim-na-africa-tambem-existe-inovacao/ Acesso 04\04\2019

10 inovações tecnológicas desenvolvidas na África.

Disponível em: https://www.geledes.org.br/10-inovacoes-tecnologicas-desenvolvidas-na-africa/ Acesso 04\04\2019

Países africanos veem na inovação um meio de crescer Disponível em: https://link.estadao.com.br/noticias/inovacao,paises-africanos-veem-na-inovacao-um-meio-de-crescer,10000029071 Acesso 04\04\2019

Reconstruir o estado Africano pós-colonial através da descentralização e integração regional

Disponível em: http://jaga.afrique-gouvernance.net/_docs/pt_memorando_workshop_3.pdf Acesso 04\04\2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva o tema no quadro.

Pergunte a turma se tinham conhecimento sobre exemplos de inovações tecnológicas desenvolvidas em países africanos.

África tem várias soluções inovadoras, embora não seja tão divulgada, vem se destacando por usar todas as ferramentas tecnológicas existentes.

Vale explicar para a turma, que o continente africano, por muito tempo aceitou soluções tecnológicas obsoletas do Ocidente, porém nos últimos vêm revelando um espírito inovador, implementando a descentralização para elevar a qualidade de vida de sua população, seja ela rural, urbana ou parte de alguma comunidade tradicional.

Atualmente os vilarejos africanos mais distantes utilizam telefones celulares. Calcula-se que o número de celulares chegará a 930 milhões em 2019, quase um aparelho por pessoa. A disseminação dos smartphones, alguns dos quais não custam mais do que US$ 25, deve expandir o acesso à internet para 50% da população africana em um período de dez anos.

Todos esses avanços permitem que os africanos não se limitem mais a copiar as tecnologias usadas em outros lugares e sim adaptá-las às suas circunstâncias. Em alguns casos, as empresas estão criando inovações que também podem ser usadas em países desenvolvidos, como é o caso do Conversor de vento Saphonian. Uma start-up tunisiana desenvolveu uma turbina eólica sem pás baseado nos barcos a vela . Um único elemento redondo capta o vento em toda a sua extensão e é uma contrapartida as com as hélices que matam os pássaros e interferem nas ondas de rádios.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Projete os slides com os dados ou utilize um mapa do continente africano e escreva as informações no quadro.

Chame atenção dos alunos para os dois países destacados no mapa. Pergunte a turma se sabiam que esses países estão desenvolvendo inovações e criando soluções locais para os mais diversos desafios no mundo globalizado.

Por falar em globalização, vale explicar a turma o conceito e assim relacioná-lo com que vem acontecendo em alguns países africanos.

Embora haja discussões sobre os termos Globalização ou Mundialização, vale destacar que a globalização consiste no aumento das relações entre os países a partir da diminuição das suas distâncias. Essas relações são principalmente econômicas, mas também sociais, culturais ou políticas. Já o conceito Mundialização surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 1980, o termo “globalização”, ou “mundialização”, significa a liberação dos mercados, colocando em concorrência, no mundo todo, os atores econômicos e financeiros nacionais ou multinacionais. A partir dos anos 1990, tomou um significado múltiplo para traduzir uma situação que evoluiu com excepcional rapidez, principalmente pelo desenvolvimento das tecnologias de comunicação e dos transportes.

Após explicar os conceitos, pergunte a turma se acreditam que as inovações tecnológicas colocam os países da África no mundo globalizado e por quê? As inovações apresentadas podem ser aproveitadas também em outros países? Pode-se afirmar que os dois exemplos apresentados possuem preocupação ambiental? Vamos comentar!

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Divida a turma em duplas. Projete os slides ou imprima as imagens.

Solicite que leiam as informações com atenção. A partir da leitura das imagens, pergunte à turma quais são os problemas apresentado nos países africanos. De que forma poderiam ser solucionados?

Provavelmente os alunos responderão que passa por investimentos em geração de energia, principalmente em áreas remotas do continente. Pergunte que tipo de energia limpa poderia ser desenvolvida para solucionar esse problema? É provável que digam energia solar ou eólica.

Em Ruanda o “Mobile Kiosk Platform” é uma unidade móvel de carregamento eléctrico para telefones móveis. O processo é simples: de dia, dois painéis solares (40W) carregam as baterias, durante a noite ou em dias nublados, pode ser alimentado por um sistema de pedalar. Este quiosque móvel pode carregar até 16 telefones ao mesmo tempo por um custo modesto (10 centavos).

Em relação a energia eólica desenvolvida na Tunísia, as vantagens desta usina é que ela é completamente silenciosa, portanto não incomoda algumas espécies de pássaros. Além disso, sua construção é mais barata e mais fácil de manter. Essas características fazem com que os custos sejam menores para o consumidor tanto na hora de comprar, como na conservação.

O diferencial dela está em aproveitar 80% mais a energia do vento do que as convencionais, mesmo não tendo hélices.

Aqui vale explicar para a turma o conceito de descentralização associando as mudanças e inovações que estão ocorrendo em diversos países africanos. A descentralização está relacionada às funções de planejamento e administração com objetivo de auxiliar os líderes locais distribuir os serviços públicos mais eficientemente dentro das respectivas comunidades, integrar as áreas isoladas na economia regional e acompanhar e avaliar a implementação de projetos de desenvolvimento mais eficiente.

Materiais complementares

Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mcQbwcTpg7fNrcEtjkYehCxFaAx5ygZsSWXxQTXcCRzmbY8u4Sc92ZwGZ43W/geo8-14und03-problematizacao-imagens.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a turma em duplas. Projete os slides ou imprima as imagens.

Solicite que leiam as informações com atenção. A partir da leitura das imagens, pergunte à turma quais são os problemas apresentado nos países africanos. De que forma poderiam ser solucionados?

Provavelmente os alunos responderão que passa por investimentos em geração de energia, principalmente em áreas remotas do continente. Pergunte que tipo de energia limpa poderia ser desenvolvida para solucionar esse problema? É provável que digam energia solar ou eólica.

Em Ruanda o “Mobile Kiosk Platform” é uma unidade móvel de carregamento eléctrico para telefones móveis. O processo é simples: de dia, dois painéis solares (40W) carregam as baterias, durante a noite ou em dias nublados, pode ser alimentado por um sistema de pedalar. Este quiosque móvel pode carregar até 16 telefones ao mesmo tempo por um custo modesto (10 centavos).

Em relação a energia eólica desenvolvida na Tunísia, as vantagens desta usina é que ela é completamente silenciosa, portanto não incomoda algumas espécies de pássaros. Além disso, sua construção é mais barata e mais fácil de manter. Essas características fazem com que os custos sejam menores para o consumidor tanto na hora de comprar, como na conservação.

O diferencial dela está em aproveitar 80% mais a energia do vento do que as convencionais, mesmo não tendo hélices.

Aqui vale explicar para a turma o conceito de descentralização associando as mudanças e inovações que estão ocorrendo em diversos países africanos. A descentralização está relacionada às funções de planejamento e administração com objetivo de auxiliar os líderes locais distribuir os serviços públicos mais eficientemente dentro das respectivas comunidades, integrar as áreas isoladas na economia regional e acompanhar e avaliar a implementação de projetos de desenvolvimento mais eficiente.

Ação propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 18 minutos

Orientações: Projete o slide e entregue ou escreva no quadro as informações. Peça que se organizem em duplas.

Entregue o texto acima impresso para as duplas.

Distribua revistas para recorte e solicite que encontrem charges em jornais e revistas.

Aproveite para explicar a intenção das charges a partir daquelas que eles encontraram.

Entregue as folhas e peça que as duplas utilizem imagens ou crie desenhos para confeccionar uma charge, que demonstre

os desafios do continente africano diante do imaginário das pessoas sobre ausência de tecnologia na África.

Professor, circule pela sala tire as dúvidas de cada dupla e explique que é importante dividir as tarefas para terminar dentro do tempo previsto.

Material complementar

Texto Inovações tecnológicas da África

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecgxdsqEZAWZuwVp42BBc7hmVKjp7EgcWECCcvHcYKMsQtrwXExNa8JE4VUC/geo8-14und03-acao-propositiva-inovacoes-tecnologicas-da-africa.pdf Acesso 20/05/2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Recolha as charges e distribua entre os alunos.

Projete o slide ou escreva no quadro as questões. Proponha as duplas uma análise das charges.

Peça que anotem no caderno as respostas. Reserve 6 minutos finais para que as duplas apresentem as charges dos colegas, bem como façam a leitura das respostas das perguntas. Aproveite para expor no mural da sala.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula os alunos irão analisar imagens e vídeos que demonstram de que forma os países africanos vem desenvolvendo tecnologias e contribuindo para o processo de descentralização da economia, além de atrair investimentos para o continente. Apesar dos recursos limitados, a África passou a ter um lugar no mundo globalizado. Os empresários africanos optaram por resolver problemas locais. Muitos projetos surgiram na agricultura, saúde, transportes e energia, e representam uma garantia real para o futuro da economia do continente. A descentralização das funções de planejamento e administração permite aos líderes locais distribuir os serviços públicos mais eficientemente dentro das respectivas comunidades, integrar as áreas isoladas na economia regional e acompanhar e avaliar a implementação de projetos de desenvolvimento mais eficientemente.

Os alunos em duplas irão analisar dados por meio de vídeos e imagens sobre as inovações tecnológicas desenvolvidas em dois países africanos. Após análise das informações será proposta a construção de uma charge, utilizando materiais diversos em jornais e revistas, com objetivo de fazer uma crítica a respeito de como as pessoas imaginam que as inovações tecnológicas não são desenvolvidas nos países africanos.

No final, as duplas irão trocar as charges e irão interpretá-las e ainda podendo sugerindo novos elementos, ou mesmo avaliando se os colegas conseguiram por meio da imagem, passar a mensagem sugerida.

Materiais necessários: 1 folha ofício A4 (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha, canetas hidrocor, lápis de cor, jornais, revistas. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Materiais complementares:

Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mcQbwcTpg7fNrcEtjkYehCxFaAx5ygZsSWXxQTXcCRzmbY8u4Sc92ZwGZ43W/geo8-14und03-problematizacao-imagens.pdf

Ação propositiva - Inovações tecnológicas da África. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecgxdsqEZAWZuwVp42BBc7hmVKjp7EgcWECCcvHcYKMsQtrwXExNa8JE4VUC/geo8-14und03-acao-propositiva-inovacoes-tecnologicas-da-africa.pdf

Para você saber mais:

Sim, na África também existe inovação!

Disponível em: http://brasildebate.com.br/sim-na-africa-tambem-existe-inovacao/ Acesso 04\04\2019

10 inovações tecnológicas desenvolvidas na África.

Disponível em: https://www.geledes.org.br/10-inovacoes-tecnologicas-desenvolvidas-na-africa/ Acesso 04\04\2019

Países africanos veem na inovação um meio de crescer Disponível em: https://link.estadao.com.br/noticias/inovacao,paises-africanos-veem-na-inovacao-um-meio-de-crescer,10000029071 Acesso 04\04\2019

Reconstruir o estado Africano pós-colonial através da descentralização e integração regional

Disponível em: http://jaga.afrique-gouvernance.net/_docs/pt_memorando_workshop_3.pdf Acesso 04\04\2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva o tema no quadro.

Pergunte a turma se tinham conhecimento sobre exemplos de inovações tecnológicas desenvolvidas em países africanos.

África tem várias soluções inovadoras, embora não seja tão divulgada, vem se destacando por usar todas as ferramentas tecnológicas existentes.

Vale explicar para a turma, que o continente africano, por muito tempo aceitou soluções tecnológicas obsoletas do Ocidente, porém nos últimos vêm revelando um espírito inovador, implementando a descentralização para elevar a qualidade de vida de sua população, seja ela rural, urbana ou parte de alguma comunidade tradicional.

Atualmente os vilarejos africanos mais distantes utilizam telefones celulares. Calcula-se que o número de celulares chegará a 930 milhões em 2019, quase um aparelho por pessoa. A disseminação dos smartphones, alguns dos quais não custam mais do que US$ 25, deve expandir o acesso à internet para 50% da população africana em um período de dez anos.

Todos esses avanços permitem que os africanos não se limitem mais a copiar as tecnologias usadas em outros lugares e sim adaptá-las às suas circunstâncias. Em alguns casos, as empresas estão criando inovações que também podem ser usadas em países desenvolvidos, como é o caso do Conversor de vento Saphonian. Uma start-up tunisiana desenvolveu uma turbina eólica sem pás baseado nos barcos a vela . Um único elemento redondo capta o vento em toda a sua extensão e é uma contrapartida as com as hélices que matam os pássaros e interferem nas ondas de rádios.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Projete os slides com os dados ou utilize um mapa do continente africano e escreva as informações no quadro.

Chame atenção dos alunos para os dois países destacados no mapa. Pergunte a turma se sabiam que esses países estão desenvolvendo inovações e criando soluções locais para os mais diversos desafios no mundo globalizado.

Por falar em globalização, vale explicar a turma o conceito e assim relacioná-lo com que vem acontecendo em alguns países africanos.

Embora haja discussões sobre os termos Globalização ou Mundialização, vale destacar que a globalização consiste no aumento das relações entre os países a partir da diminuição das suas distâncias. Essas relações são principalmente econômicas, mas também sociais, culturais ou políticas. Já o conceito Mundialização surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 1980, o termo “globalização”, ou “mundialização”, significa a liberação dos mercados, colocando em concorrência, no mundo todo, os atores econômicos e financeiros nacionais ou multinacionais. A partir dos anos 1990, tomou um significado múltiplo para traduzir uma situação que evoluiu com excepcional rapidez, principalmente pelo desenvolvimento das tecnologias de comunicação e dos transportes.

Após explicar os conceitos, pergunte a turma se acreditam que as inovações tecnológicas colocam os países da África no mundo globalizado e por quê? As inovações apresentadas podem ser aproveitadas também em outros países? Pode-se afirmar que os dois exemplos apresentados possuem preocupação ambiental? Vamos comentar!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Divida a turma em duplas. Projete os slides ou imprima as imagens.

Solicite que leiam as informações com atenção. A partir da leitura das imagens, pergunte à turma quais são os problemas apresentado nos países africanos. De que forma poderiam ser solucionados?

Provavelmente os alunos responderão que passa por investimentos em geração de energia, principalmente em áreas remotas do continente. Pergunte que tipo de energia limpa poderia ser desenvolvida para solucionar esse problema? É provável que digam energia solar ou eólica.

Em Ruanda o “Mobile Kiosk Platform” é uma unidade móvel de carregamento eléctrico para telefones móveis. O processo é simples: de dia, dois painéis solares (40W) carregam as baterias, durante a noite ou em dias nublados, pode ser alimentado por um sistema de pedalar. Este quiosque móvel pode carregar até 16 telefones ao mesmo tempo por um custo modesto (10 centavos).

Em relação a energia eólica desenvolvida na Tunísia, as vantagens desta usina é que ela é completamente silenciosa, portanto não incomoda algumas espécies de pássaros. Além disso, sua construção é mais barata e mais fácil de manter. Essas características fazem com que os custos sejam menores para o consumidor tanto na hora de comprar, como na conservação.

O diferencial dela está em aproveitar 80% mais a energia do vento do que as convencionais, mesmo não tendo hélices.

Aqui vale explicar para a turma o conceito de descentralização associando as mudanças e inovações que estão ocorrendo em diversos países africanos. A descentralização está relacionada às funções de planejamento e administração com objetivo de auxiliar os líderes locais distribuir os serviços públicos mais eficientemente dentro das respectivas comunidades, integrar as áreas isoladas na economia regional e acompanhar e avaliar a implementação de projetos de desenvolvimento mais eficiente.

Materiais complementares

Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mcQbwcTpg7fNrcEtjkYehCxFaAx5ygZsSWXxQTXcCRzmbY8u4Sc92ZwGZ43W/geo8-14und03-problematizacao-imagens.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a turma em duplas. Projete os slides ou imprima as imagens.

Solicite que leiam as informações com atenção. A partir da leitura das imagens, pergunte à turma quais são os problemas apresentado nos países africanos. De que forma poderiam ser solucionados?

Provavelmente os alunos responderão que passa por investimentos em geração de energia, principalmente em áreas remotas do continente. Pergunte que tipo de energia limpa poderia ser desenvolvida para solucionar esse problema? É provável que digam energia solar ou eólica.

Em Ruanda o “Mobile Kiosk Platform” é uma unidade móvel de carregamento eléctrico para telefones móveis. O processo é simples: de dia, dois painéis solares (40W) carregam as baterias, durante a noite ou em dias nublados, pode ser alimentado por um sistema de pedalar. Este quiosque móvel pode carregar até 16 telefones ao mesmo tempo por um custo modesto (10 centavos).

Em relação a energia eólica desenvolvida na Tunísia, as vantagens desta usina é que ela é completamente silenciosa, portanto não incomoda algumas espécies de pássaros. Além disso, sua construção é mais barata e mais fácil de manter. Essas características fazem com que os custos sejam menores para o consumidor tanto na hora de comprar, como na conservação.

O diferencial dela está em aproveitar 80% mais a energia do vento do que as convencionais, mesmo não tendo hélices.

Aqui vale explicar para a turma o conceito de descentralização associando as mudanças e inovações que estão ocorrendo em diversos países africanos. A descentralização está relacionada às funções de planejamento e administração com objetivo de auxiliar os líderes locais distribuir os serviços públicos mais eficientemente dentro das respectivas comunidades, integrar as áreas isoladas na economia regional e acompanhar e avaliar a implementação de projetos de desenvolvimento mais eficiente.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 18 minutos

Orientações: Projete o slide e entregue ou escreva no quadro as informações. Peça que se organizem em duplas.

Entregue o texto acima impresso para as duplas.

Distribua revistas para recorte e solicite que encontrem charges em jornais e revistas.

Aproveite para explicar a intenção das charges a partir daquelas que eles encontraram.

Entregue as folhas e peça que as duplas utilizem imagens ou crie desenhos para confeccionar uma charge, que demonstre

os desafios do continente africano diante do imaginário das pessoas sobre ausência de tecnologia na África.

Professor, circule pela sala tire as dúvidas de cada dupla e explique que é importante dividir as tarefas para terminar dentro do tempo previsto.

Material complementar

Texto Inovações tecnológicas da África

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecgxdsqEZAWZuwVp42BBc7hmVKjp7EgcWECCcvHcYKMsQtrwXExNa8JE4VUC/geo8-14und03-acao-propositiva-inovacoes-tecnologicas-da-africa.pdf Acesso 20/05/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Recolha as charges e distribua entre os alunos.

Projete o slide ou escreva no quadro as questões. Proponha as duplas uma análise das charges.

Peça que anotem no caderno as respostas. Reserve 6 minutos finais para que as duplas apresentem as charges dos colegas, bem como façam a leitura das respostas das perguntas. Aproveite para expor no mural da sala.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano