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Plano de aula: Como Cuba consegue índices de países desenvolvidos na saúde?

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Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula os alunos irão interpretar dados e informações que demonstram de que forma Cuba consegue índices de países desenvolvidos na área da saúde com um orçamento típico de uma região em desenvolvimento. Segundo o relatório da Unicef, Cuba alcançou em 2015 uma taxa de mortalidade infantil abaixo de cinco por 1.000 nascidos, dado que coloca o país entre as primeiras 40 nações do mundo. O país também foi pioneiro em diversos avanços na medicina. Em 1985 desenvolveu a primeira e única vacina contra a meningite B. Conseguiu novos tratamentos para combater a hepatite B, o pé diabético, o vitiligo e a psoríase. E desenvolveu uma vacina contra o câncer de pulmão, que está sendo testada nos Estados Unidos, e foi o primeiro país do planeta a eliminar a transmissão materno-infantil de HIV, conforme atesta a Organização Mundial da Saúde (OMS), também em 2015, confirmando a colocação do sistema de saúde cubano na vanguarda do continente americano e muito acima da média mundial.

Os alunos em duplas irão analisar dados em gráficos e tabelas sobre os indicadores socioeconômicos na área da saúde e compará-los com o Brasil e os Estados Unidos. Após análise das informações será proposto a construção de um quadro comparativo que demonstre as principais diferenças socioeconômica entre os países no que tange o setor da saúde.

No final, as duplas irão apresentar quadro comparativo expondo no mural da sala. Para avaliar,

Materiais necessários: 1 folha de cartolina por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha, canetas hidrocor, lápis de cor. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/azGVtpW37t22E5bSfRrwcysH6pbNA4KCnBYu3ccPXDQeFgF4EQqACmcADdf4/geo8-14und02-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rgFngjRFkvYYQ2AHN7UuzZ45Q6VENR4q4P8FxDheBJd8tsqspQ77pBSSj7FW/geo8-14und02-problematizacao.pdf

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rgFngjRFkvYYQ2AHN7UuzZ45Q6VENR4q4P8FxDheBJd8tsqspQ77pBSSj7FW/geo8-14und02-problematizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UAhrxjVhnnMR3N8QDECT4f9SKGeSnxdb4ttZzdC8J7bAMn95SjW4Vtrnvgng/geo8-14und02-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

BERMÚDEZ, Ángel. 6 indicadores em que os EUA estão no mesmo nível dos países subdesenvolvidos. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-42076223>. Acesso em: 18 mar 2019.

FUENTE, Álvaro. Como Cuba consegue índices de países desenvolvidos na saúde? El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/01/12/internacional/1484236280_559243.html>. Acesso em: 18 mar 2019.

OSA, José A. de la. Um olhar para a saúde pública cubana. Estudos Avançados, São Paulo, v. 25, n. 72, p. 89-96, ago 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340142011000200008>. Acesso em: 18 mar 2019.

RODRIGUES, Alex. Brasil emperra em ranking de IDH e fica atrás de Cuba e Venezuela. Disponível em: <https://www.pragmatismopolitico.com.br/2018/05/brasil-ranking-de-idh-cuba-venezuela.html>. Acesso em: 18 mar 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva o tema no quadro.

Pergunte a turma se tinham conhecimento sobre os bons índices que Cuba apresenta em relação a saúde da população. É possível que os alunos se surpreendam ao saber que os dados socioeconômicos são superiores aos do Brasil.

Vale lembrar a turma que Cuba, foi a única nação do continente americano que adotou o socialismo como sistema político. Essa posição de Cuba teve como consequência o embargo econômico de muitas nações do mundo, sobretudo dos Estados Unidos. Desde 1959 foi dirigido por Fidel Castro. Em julho de 2006, em razão de um problema de saúde, Fidel Castro, após 49 anos no poder foi afastado da presidência nacional. Seu irmão, Raúl Castro, que participou da revolução cubana, assumiu o cargo de presidente. Em abril de 2018, a Assembleia Nacional de Cuba elegeu um novo presidente para o país. O cargo é ocupado por Miguel Díaz-Canel, sucedendo Raúl Castro.

Mesmo com diversos problemas econômicos provenientes do embargo aplicado pelos Estados Unidos e seus aliados, o país conseguiu atingir um bom IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e apresenta bons indicadores. A esperança de vida cubana supera a brasileira, que é de 72,3, conforme dados emitidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Pergunte aos alunos como Cuba conseguiu tanto êxito na saúde pública com tantas adversidades econômicas? Vale comentar com a turma que no ano de 2017, o país registrou a taxa de mortalidade infantil mais baixa de sua história. Com 4,1 em cada 1.000 nascidos vivos, graças aos esforços do sistema de saúde pública.

Para saber mais:

BERMÚDEZ, Ángel. 6 indicadores em que os EUA estão no mesmo nível dos países subdesenvolvidos. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-42076223>. Acesso em: 18 mar 2019.

RODRIGUES, Alex. Brasil emperra em ranking de IDH e fica atrás de Cuba e Venezuela. Disponível em: <https://www.pragmatismopolitico.com.br/2018/05/brasil-ranking-de-idh-cuba-venezuela.html>. Acesso em: 18 mar 2019.

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