Plano de Aula

Plano de aula: Os impactos econômicos e sociais do mercado de trabalho na América Latina

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Multinacionais e meio técnico-científico-informacional

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula os alunos irão analisar imagens e dados em gráficos e tabelas que revelam as desigualdades entre homens e mulheres nos países da América Latina. Os alunos em duplas irão produzir uma tirinha sobre os desafios no mercado de trabalho, bem como abordando as desigualdades existentes entre homens e mulheres. Após a confecção da tirinha, as duplas irão construir uma nuvem de palavras pensando o que seria necessário ser feito para haver a igualdade entre os gêneros.

Materiais necessários: 1 folha ofício A4 (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha, canetas hidrocor, lápis de cor, jornais, revistas. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Materiais complementares:

Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YPpTf7jRzWQuzBGrHD84NDCH5k3ZwqQSSrRghmCkb8dN4axZTuXzCSZ8m7PJ/geo8-14und04-contextualizacao-grafico.pdf

Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h8mMTQCH5C3tdgH6gJZwcrpyfXv9nr3hF76gZBHcyYscQgMzCDbA3uKf5WuW/geo8-14und04-problematizacao-tabela.pdf

Ação Propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zMc4dng3qs6qRA7BDFNPJJSuu84J3RFvNCB8w5kY4bGhjt7b5t69gC4FD2f9/geo8-14und04-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EUejRPgpS8jASx9U5bRkWsBT2hBPRAVvdbGqBV6GD7DwnpgD5fCqz8eYZ69X/geo8-14und04-sistematizacao-atividade.pdf

Para você saber mais:

Panorama Social da América Latina

Disponível em: https://www.cepal.org/pt-br/publicaciones/ps. Acesso 14\04\2019

O momento de garantir a igualdade de gênero é agora. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/colunas/noticia/2019/03/o-momento-de-garantir-igualdade-de-genero-e-agora.html. Acesso 14\04\2019

O que é IDH?

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-idh.htm. Acesso 14\04\2019

Desigualdades no mercado de trabalho na América Latina.

Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-01/relatorio-aponta-desigualdade-no-mercado-de-trabalho-na-america-latina. Acesso 14\04\2019

Artigo: Mercado de Trabalho, Desigualdade Social e de Gênero

Disponível em: http://periodicos.ufes.br/SNPGCS/article/view/1630 Acesso 14\04\2019

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva o tema no quadro. Chame atenção da turma para imagem e o tema da aula. Pergunte sobre o que se trata. É esperado que os alunos digam sobre as diferenças de remuneração entre homens e mulheres. É interessante fazê-los pensar porque isso acontece? Nos países da América Latina as desigualdades entre homens e mulheres, em relação ao mercado de trabalho tem se acentuado. Segundo dados do Panorama Social de 2018, as mulheres nos países latino-americano ocupam posições consideradas como de “subemprego” 26,9%, encontrando-se abaixo da linha da pobreza e com jornadas extensas, contra 19% dos homens na mesma situação. A questão se agrava, quando se examina as políticas públicas em relação a promoção da igualdade entre os gêneros. Segundo o relatório mais recente a região América Latina e Caribe avançou 0,6%em direção à igualdade em 2017, mais do que a média mundial. Mas esse avanço foi puxado por países menores como Nicarágua, Costa Rica e Cuba. Na América do Sul, Bolívia, Argentina e Colômbia são os mais bem colocados. O Brasil aparece entre os quatro últimos países da região (e em 95º lugar no mundo), acima de Paraguai, Guatemala e Belize.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados