GEO8_14UND04 - Contextualização - Gráfico
Plano de Aula
Plano de aula: Os impactos econômicos e sociais do mercado de trabalho na América Latina
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Multinacionais e meio técnico-científico-informacional
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesta aula os alunos irão analisar imagens e dados em gráficos e tabelas que revelam as desigualdades entre homens e mulheres nos países da América Latina. Os alunos em duplas irão produzir uma tirinha sobre os desafios no mercado de trabalho, bem como abordando as desigualdades existentes entre homens e mulheres. Após a confecção da tirinha, as duplas irão construir uma nuvem de palavras pensando o que seria necessário ser feito para haver a igualdade entre os gêneros.
Materiais necessários: 1 folha ofício A4 (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha, canetas hidrocor, lápis de cor, jornais, revistas. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.
Materiais complementares:
Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YPpTf7jRzWQuzBGrHD84NDCH5k3ZwqQSSrRghmCkb8dN4axZTuXzCSZ8m7PJ/geo8-14und04-contextualizacao-grafico.pdf
Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h8mMTQCH5C3tdgH6gJZwcrpyfXv9nr3hF76gZBHcyYscQgMzCDbA3uKf5WuW/geo8-14und04-problematizacao-tabela.pdf
Ação Propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zMc4dng3qs6qRA7BDFNPJJSuu84J3RFvNCB8w5kY4bGhjt7b5t69gC4FD2f9/geo8-14und04-acao-propositiva-atividade.pdf
Sistematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EUejRPgpS8jASx9U5bRkWsBT2hBPRAVvdbGqBV6GD7DwnpgD5fCqz8eYZ69X/geo8-14und04-sistematizacao-atividade.pdf
Para você saber mais:
Panorama Social da América Latina
Disponível em: https://www.cepal.org/pt-br/publicaciones/ps. Acesso 14\04\2019
O momento de garantir a igualdade de gênero é agora. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/colunas/noticia/2019/03/o-momento-de-garantir-igualdade-de-genero-e-agora.html. Acesso 14\04\2019
O que é IDH?
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-idh.htm. Acesso 14\04\2019
Desigualdades no mercado de trabalho na América Latina.
Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-01/relatorio-aponta-desigualdade-no-mercado-de-trabalho-na-america-latina. Acesso 14\04\2019
Artigo: Mercado de Trabalho, Desigualdade Social e de Gênero
Disponível em: http://periodicos.ufes.br/SNPGCS/article/view/1630 Acesso 14\04\2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva o tema no quadro. Chame atenção da turma para imagem e o tema da aula. Pergunte sobre o que se trata. É esperado que os alunos digam sobre as diferenças de remuneração entre homens e mulheres. É interessante fazê-los pensar porque isso acontece? Nos países da América Latina as desigualdades entre homens e mulheres, em relação ao mercado de trabalho tem se acentuado. Segundo dados do Panorama Social de 2018, as mulheres nos países latino-americano ocupam posições consideradas como de “subemprego” 26,9%, encontrando-se abaixo da linha da pobreza e com jornadas extensas, contra 19% dos homens na mesma situação. A questão se agrava, quando se examina as políticas públicas em relação a promoção da igualdade entre os gêneros. Segundo o relatório mais recente a região América Latina e Caribe avançou 0,6%em direção à igualdade em 2017, mais do que a média mundial. Mas esse avanço foi puxado por países menores como Nicarágua, Costa Rica e Cuba. Na América do Sul, Bolívia, Argentina e Colômbia são os mais bem colocados. O Brasil aparece entre os quatro últimos países da região (e em 95º lugar no mundo), acima de Paraguai, Guatemala e Belize.
Contextualização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Projete os slides com os dados ou imprima. Você também pode utilizar um mapa do continente americano. Chame atenção dos alunos para os dados apresentados no Panorama Social da América Latina sobre desemprego e remuneração entre homens e mulheres na América Latina. Pergunte a turma se sabiam sobre as desigualdades entre homens e mulheres no que tange o mercado de trabalho.
Segundo os dados, apesar dos importantes avanços no acesso de meninas à educação em todos os níveis, uma vez formadas, apenas 57% das mulheres entre 15 e 64 anos na região participam do mercado de trabalho em comparação com 82% dos homens, segundo dados de 2018 do Banco Mundial. E, quando o fazem, ganham um salário 21% menor que o deles, de acordo com dados do mesmo ano da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Apresente o gráfico do Panorama Social da América Latina. A partir da leitura das informações, que conclusão pode-se ter em relação à remuneração inferior a um salário mínimo em diferentes faixas etárias. É possível que os alunos apontem que as mulheres aparecem em desvantagens em todas as faixas etárias. Peça que levantem hipóteses do porque isso ainda hoje acontece em vários países da América Latina.
Materiais complementares:
Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YPpTf7jRzWQuzBGrHD84NDCH5k3ZwqQSSrRghmCkb8dN4axZTuXzCSZ8m7PJ/geo8-14und04-contextualizacao-grafico.pdf
Contextualização
Orientações: Projete os slides com os dados ou imprima. Você também pode utilizar um mapa do continente americano. Chame atenção dos alunos para os dados apresentados no Panorama Social da América Latina sobre desemprego e remuneração entre homens e mulheres na América Latina. Pergunte a turma se sabiam sobre as desigualdades entre homens e mulheres no que tange o mercado de trabalho.
Segundo os dados, apesar dos importantes avanços no acesso de meninas à educação em todos os níveis, uma vez formadas, apenas 57% das mulheres entre 15 e 64 anos na região participam do mercado de trabalho em comparação com 82% dos homens, segundo dados de 2018 do Banco Mundial. E, quando o fazem, ganham um salário 21% menor que o deles, de acordo com dados do mesmo ano da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Apresente o gráfico do Panorama Social da América Latina. A partir da leitura das informações, que conclusão pode-se ter em relação à remuneração inferior a um salário mínimo em diferentes faixas etárias. É possível que os alunos apontem que as mulheres aparecem em desvantagens em todas as faixas etárias. Peça que levantem hipóteses do porque isso ainda hoje acontece em vários países da América Latina.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Divida a turma em duplas. Projete os slides ou imprima as imagens.
Solicite que leiam as informações com atenção. A partir da leitura da tabela, pergunte à turma quais países da América Latina mantêm padrões mais equitativos e quais apresentam disparidades entre homens mulheres? É provável que digam que o Uruguai e Argentina seriam países onde as desigualdades entre homens e mulheres é menor e os que apresentam disparidades seriam Bolívia, Paraguai e Venezuela.
Chame atenção da turma para os dados IDH, expectativa de vida, tempo de estudo.
Pergunte os alunos se sabem o que é o IDH? Provavelmente os alunos responderão que é índice utilizado para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda.
Vale lembrar para a turma que o IDH é uma referência numérica que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de zero, menor é o indicador para os quesitos de saúde, educação e renda. Quanto mais próximo de 1, melhores são as condições para esses quesitos. No mundo, nenhum país possui o IDH zero ou um.
A tabela também demonstra as diferenças entre homens e mulheres no que tange o tempo de estudo. Vale analisar cada país e pedir que comparem o Brasil com os outros países da América Latina. Qual a conclusão que pode-se chegar?
Espera-se que os alunos compreendam que embora as mulheres, na maior parte dos países estudem mais que os homens, ainda sim não possuem as mesmas oportunidades no mercado de trabalho.
Materiais complementares:
Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h8mMTQCH5C3tdgH6gJZwcrpyfXv9nr3hF76gZBHcyYscQgMzCDbA3uKf5WuW/geo8-14und04-problematizacao-tabela.pdf
Ação propositiva
Tempo Sugerido: 18 minutos
Orientações: Projete o slide ou imprima. Peça que se organizem em duplas. Distribua revistas para recorte e proponha a confecção de uma tirinha que dialogue sobre as desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Aproveite para motivá-los a usar imagens de revistas ou mesmo criar seus próprios desenhos. Circule pela sala tire as dúvidas das duplas e explique que é importante dividir as tarefas para terminar dentro do tempo previsto.
Materiais complementares:
Ação Propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zMc4dng3qs6qRA7BDFNPJJSuu84J3RFvNCB8w5kY4bGhjt7b5t69gC4FD2f9/geo8-14und04-acao-propositiva-atividade.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro a proposta.
Explique para as duplas que irão, a partir dos símbolos homens e mulheres, listar palavras que apresente ideias de igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, para posteriormente criar uma nuvem de palavras.
Apresente para a turma a explicação do que é uma nuvem de palavras. Consiste em uma representação visual de dados de texto, normalmente usada para descrever palavras-chave (tags) em websites ou para visualizar texto livre. As tags são geralmente palavras soltas e a importância de cada tag é mostrada com tamanho ou cor da fonte.
Entregue as folhas ofício e oriente os alunos a utilizar lápis de cor e canetas hidrocor para confeccionar as nuvens de palavras.
Outra possibilidade de realização da atividade, caso a escola disponha de sala de informática com acesso a internet é confeccioná-la por meio dos sites:
Disponível em: https://infogram.com/pt/criar/nuvem-de-palavra. Acesso 14\04\2019.
Disponível em: https://wordart.com/nwl5dq0aletg/nuvem-de-palavras. Acesso 14\04\2019.
Ao final da atividade recolha e aproveite para expor no mural da sala.
Materiais complementares:
Sistematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EUejRPgpS8jASx9U5bRkWsBT2hBPRAVvdbGqBV6GD7DwnpgD5fCqz8eYZ69X/geo8-14und04-sistematizacao-atividade.pdf
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail, e Infogram ou WordArt
Valor trabalhado
Desigualdade social
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender de que forma as desigualdades se apresentam no mercado de trabalho na América Latina, bem como seus impactos econômicos e sociais. Nesta aula, os alunos irão analisar imagens e dados em gráficos e tabelas que revelam as desigualdades entre homens e mulheres nos países da América Latina. Os alunos, em duplas, irão produzir uma tirinha sobre os desafios no mercado de trabalho. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula a questão da desigualdade social estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Grave um áudio e pergunte aos alunos se eles conhecem mulheres que recebem salários menores do que homens na mesma profissão. Escute as respostas e faça-os pensar por que isso acontece. Para ampliar a discussão, envie o arquivo disponível aqui para o WhatsApp da classe. Solicite que leiam os dados do Panorama Social da América Latina sobre desemprego e remuneração entre homens e mulheres na região. Pergunte à turma se sabiam sobre as desigualdades entre homens e mulheres no que tange o mercado de trabalho. Apresente o gráfico do Panorama Social da América Latina. A partir da leitura das informações, que conclusão pode-se tirar em relação à remuneração inferior a um salário mínimo em diferentes faixas etárias? Peça que levantem hipóteses dos motivos por que isso ainda hoje acontece em vários países da América Latina. Eles devem discutir pelo WhatsApp da turma. Tempo estimado: 15 minutos.
Problematização
Envie a tabela disponível aqui aos alunos. Solicite que leiam as informações com atenção. A partir da leitura da tabela, pergunte à turma quais países da América Latina mantêm padrões mais equitativos e quais apresentam disparidades entre homens e mulheres. É provável que digam que o Uruguai e a Argentina seriam países onde as desigualdades entre homens e mulheres é menor, e os que apresentam disparidades seriam Bolívia, Paraguai e Venezuela. Chame a atenção da turma para os dados IDH, expectativa de vida e tempo de estudo. Incentive-os sempre a discutir e tirar dúvidas sobre algum conceito que eles não conheçam ou de que não se lembram. Tempo estimado: 15 minutos.
Ação propositiva
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui. Peça que se organizem em duplas. Eles podem usar revistas para recorte. Proponha a confecção de uma tirinha que dialogue sobre as desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Aproveite para motivá-los a usarem imagens de revistas, ou mesmo a criarem seus próprios desenhos. Tire as dúvidas das duplas pelo WhatsApp. Ao final, os alunos devem compartilhar suas produções com a turma. Tempo estimado: 40 minutos.
Sistematização
Envie aos alunos o arquivo de sistematização, disponível aqui. Explique para as duplas que irão, a partir dos símbolos de homens e mulheres, listar palavras que apresentem ideias de igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, para posteriormente criar uma nuvem de palavras. Apresente para a turma a explicação do que é uma nuvem de palavras: uma representação visual de dados de texto, normalmente usada para descrever palavras-chave (tags) em websites ou para visualizar textos livres. As tags são geralmente palavras soltas, e a importância de cada uma é mostrada pelo tamanho ou cor da fonte. Outra possibilidade de realização da atividade é confeccioná-la por meio dos sites Infogram, disponível aqui, ou WordArt, disponível aqui. Ao final, eles devem também compartilhar suas nuvens de palavras com a turma, pelo WhatsApp. Tempo estimado: 25 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre a África disponível aqui. Assim, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Maria
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender de que forma as desigualdades se apresentam no mercado de trabalho na América Latina, bem como seus impactos econômicos e sociais.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE14) Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil.