GEO8_14UND01 - Ação Propositiva (Estados Unidos)
Plano de Aula
Plano de aula: Como os lixos eletrônicos dos Estados Unidos impactam o meio ambiente em Gana?
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Multinacionais e meio técnico-científico-informacional
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade propõe:
- Ampliar o olhar do aluno sobre o processo de produção do espaço agrário e industrial, em sua relação entre campo e cidade, destacando-se as alterações provocadas pelas novas tecnologias.
- Possibilitar o desenvolvimento das habilidades de ler, comparar e elaborar diversos tipos de mapas temáticos, assim como as mais diferentes representações utilizadas como ferramentas da análise espacial.
- Conduzir os estudantes no processo de compreensão das mudanças ocorridas no mundo do trabalho, em relação aos variados tempos, escalas e processos históricos, sociais e étnico-raciais envolvidos.
Nesta aula os alunos irão compreender as vantagens que os países desenvolvidos, como Estados Unidos, obtém em desfazer-se de seus descartados em portos remotos da África, ao invés de seguir as normas estritas de reciclagem que eles mesmos impuseram. Os países africanos são o principal destino de todo lixo eletrônico de países desenvolvidos. Em Gana, o lixo tecnológico acumulado torna o lugar mais contaminado que zonas de extração ilegal de produtos altamente tóxicos, como petróleo, urânio, entre outros.
Os alunos em times irão analisar imagens, notícias, assistir vídeos sobre os problemas socioambientais, a partir do descarte dos lixos eletrônicos, vindos principalmente dos Estados Unidos para países africanos. Será proposto um debate, em que metade da turma levantará argumentos a favor dos Estados Unidos em relação descarte do lixo eletrônico, já outra metade organizará argumentos contrários, bem como seus impactos socioambientais para a população de Gana. No final, todos argumentos apresentados serão expostos em quadro comparativo no mural da sala. Para avaliar, cada aluno responderá uma rubrica que indicará o desempenho individual, bem como também do time em relação a atividade elaborada.
Materiais necessários: 1 folha de papel pardo por time (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha, canetas hidrocor, lápis de cor. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jSChsrTJsrUawhRZVkx6t82r6BXXQuyKTCVq8RsXqpGcbRpaSmPdqRb3R32e/geo8-14und01-contextualizacao.pdf
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mSeMkvCjWu6eyPQRvGpPEHeXFbQ8Nhuh49423PBPSet6P7ja2dwp5BZKq2nE/geo8-14und01-problematizacao.pdf
Ação propositiva (ESTADOS UNIDOS):
Ação Propositiva (GANA): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8VuMfNsNduWzmzjkGkPwF9PwB3XrYXkvYZT6jp5qQM269YdhRChbwt7Xdc6V/geo8-14und01-acao-propositiva-gana.pdf
Para você saber mais:
GONZALEZ, Amelia. 90% do lixo eletrônico do mundo são jogados em países africanos. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/natureza/blog/nova-etica-social/post/90-do-lixo-eletronico-do-mundo-sao-jogados-em-paises-africanos.html>. Acesso em: 11 mar 2019.
O país da África que se tornou um 'cemitério de eletrônicos'. BBC News.10/01/2016. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160109_lixao_eletronicos_ab>. Acesso em: 11 mar 2019.
Vídeo:
Em Gana, o maior lixão de eletrônicos da África. TV Folha, 2015 (2min45seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=w16Tk2s61S8>. Acesso em: 11 mar 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações: Projete ou imprima o slide para a turma.
Pergunte a turma se tinham conhecimento sobre o envio de lixos eletrônicos, por parte de países desenvolvidos, especialmente os Estados Unidos, para países africanos. É possível que nem todos alunos saibam o destino do lixo eletrônico, por isso é importante explicar que na África, existem lugares como Agbogbloshie, em Accra (Gana), onde, segundo alguns estudos, existe contaminação de chumbo, cádmio e outros contaminantes prejudiciais à saúde em níveis 50 vezes maiores do que o permitido, tudo isso graças a quantidade de lixo eletrônico que o país recebe.
É possível que os alunos se surpreendam ao saber que o que pode ser reaproveitado ou reciclado do lixo eletrônico é rapidamente vendido, o resto do material é aproveitado por exemplo, pelos catadores de cobre, que queimam os fios que recebem para conseguirem os cabos de cobre no interior. Para a queima, utilizam um tipo de espuma, altamente tóxica, jogando ao ar livre todos seus contaminantes. Geralmente quem executa essas atividades são jovens sem recursos, de famílias pobres, que dependem por completo do que tiram do aterro. O material que lá obtêm pode ser vendido rapidamente pelas ruas de Accra, assim ganhando o necessário para sobreviver.
Como adequar à sua realidade: Caso haja em seu município, pedir para que identifiquem depósitos de lixo irregulares, então sobre centros de reciclagem, mesmo que não sejam especificamente destinados a descarte ou reciclagem de produtos eletrônicos.
Para saber mais:
Lixão eletrônico. Revista Planeta. Disponível em: <https://www.revistaplaneta.com.br/lixao-eletronico/>. Acesso em: 11 mar 2019.
Lixo eletrônico: Problemas e Soluções. Disponível em: <http://meioambiente.culturamix.com/lixo/lixo-eletronico-problema-e-solucoes>. Acesso em: 11 mar 2019.
MARTIN, Nicolas. Agência da ONU alerta contra aumento de lixo eletrônico. Deutsche Welle. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/ag%C3%AAncia-da-onu-alerta-contra-aumento-de-lixo-eletr%C3%B4nico/a-18449128>. Acesso em: 11 mar 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações: Projete o slide com as notícias ou imprima e entregue para os alunos.
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jSChsrTJsrUawhRZVkx6t82r6BXXQuyKTCVq8RsXqpGcbRpaSmPdqRb3R32e/geo8-14und01-contextualizacao.pdf
Leia com a turma em voz alta as notícias.
Pergunte aos alunos se podem citar os principais impactos ambientais causados pelo descarte de eletrônicos em lixões.
É possível, que eles apontem o fato que o eletrônico diretamente jogado fora no meio ambiente, libera substâncias que compõe o aparelho tornando e que são agressivas para a natureza, afinal estes produtos contêm chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, que são consideradas substâncias químicas que podem causar prejuízos ao solo e até mesmo a água. Outro aspecto, que pode ser lembrado é que nem tudo pode ser reciclado ou reaproveitado, sendo mais barato descartá-las. No Brasil, por exemplo, o lixo eletrônico é descartado junto com o lixo doméstico o que causa poluição do solo e da água, bem como é altamente prejudicial à saúde de pessoas que vivem da coleta de lixo para a reciclagem.
Caso a escola disponha de equipamentos multimídia será interessante exibir o vídeo abaixo. Reserve 03 minutos para exibição.
Lixo eletrônico: Qual é o melhor destino para ele? 2013 (2min54seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Yo7obqWfMmU>. Acesso: 15 mar 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Divida a turma em dois times. Projete os slides ou imprima a imagem.
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jSChsrTJsrUawhRZVkx6t82r6BXXQuyKTCVq8RsXqpGcbRpaSmPdqRb3R32e/geo8-14und01-contextualizacao.pdf
Solicite que observem a imagem com atenção. Leia em voz alta a pergunta para a turma: O que fazer com o lixo eletrônico? Qual é o seu destino? Provavelmente os alunos responderão que é o lixo, ou a reciclagem. Aproveite para explicar que os países como os Estados Unidos enviam seu lixo eletrônico para diversos países africanos, como por exemplo Gana, que recebe grandes toneladas de eletrônico e para a população é um negócio lucrativo em um país onde perto de um quarto da população vive abaixo da linha da pobreza.
Aproveite para explicar que Mercúrio, chumbo, cádmio, arsênico – estas são as quatro substâncias mais tóxicas (no mundo), e são encontradas em grandes quantidades em lixões de eletrônicos. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, ainda não foram realizados estudos de longo prazo sobre a saúde daqueles que tiram seu sustento desses lixões. Ou seja, há poucas informações sobre o número de pessoas que ficaram doentes ou morreram como resultado desse tipo de atividade. No entanto, a exposição a essas toxinas é causa conhecida de uma gama de males, que vão desde a uma série de tipos de câncer a doenças no coração e respiratórias.
É importante ressaltar, que para os Estados Unidos é mais vantajoso exportar seus resíduos eletrônicos do que reciclá-los.
Caso a escola disponha de equipamentos multimídia para exibir vídeos, será interessante exibir os 03 primeiros minutos do clipe da banda britânica Placebo, “Life's What You Make It” sobre Agbogbloshie em Accra - Gana. O clipe é uma homenagem aos muitos trabalhadores daquele local, que em sua maioria são meninos e meninas que se expõe a compostos contaminantes oriundos da disposição inadequada dos resíduos eletrônicos, queima de plásticos, tinta de impressoras, vidros de tubos de TV, Lâmpadas contendo Mercúrio e outros.
Placebo: Life’s What You Make It. 2017 (5min42seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=41&v=YvkRnEv6WG8>. Acesso 17 mar 2019.
Ação propositiva
Tempo Sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro. Entregue os textos de apoio para os times.
Ação propositiva (ESTADOS UNIDOS):
Ação Propositiva (GANA): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8VuMfNsNduWzmzjkGkPwF9PwB3XrYXkvYZT6jp5qQM269YdhRChbwt7Xdc6V/geo8-14und01-acao-propositiva-gana.pdf
Organize a turma em dois times: Metade do grupo será em favor dos argumentos dos Estados Unidos e outra de Gana.
Após lerem e discutirem os textos de apoio, cada time deverá debater e organizar argumentos que saiam na defesa dos interesses de seus países.
É importante ressaltar que cada time deverá eleger um líder que coordenará os trabalhos, com a finalidade de todos estarem envolvidos e participando ativamente do debate, bem como na elaboração e escrita dos argumentos.
Entregue a cada time uma folha de papel pardo e oriente os líderes dos times na distribuição das tarefas.
Distribua revistas para recorte. Peça que recortem imagens de eletrônicos. Outra opção é solicitar que ilustrem ou façam montagens que represente o problema do lixo eletrônico, bem como suas consequências ambientais.
Circule pela sala tire as dúvidas de cada time e explique que é importante dividir as tarefas para terminar dentro do tempo previsto.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Recolha os cartazes e exponha no mural da sala. Imprima o material ou projete o slide. Chame atenção dos alunos para a rubrica. Explique que farão uma auto avaliação do desafio apresentado na aula.
Para cada critério, o aluno deverá escolher a opção que melhor representa seu desempenho ou conhecimento.
Explique as nomenclaturas escolhidas: “especialista”, “mestre” e “aprendiz” apresentam um número. Oriente os alunos a avaliar e contar os pontos e depois apresentá-lo ao time, que somarão o resultado de todos e apresentará para o professor. Reserve 02 minutos finais para divulgar os resultados dos times. Pode ser apresentado em formato de tabela no quadro.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail; Google Meet ou Zoom
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender como os lixos eletrônicos dos Estados Unidos são aproveitados economicamente na África, em especial, em Gana, analisando as consequências socioambientais das atividades de extração dos fios de cobre em eletrônicos para a população local. Os alunos, em times, irão analisar imagens e notícias, e assistir a vídeos sobre os problemas socioambientais causados pelo descarte dos lixos eletrônicos, vindos principalmente dos Estados Unidos para países africanos. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui. Grave um áudio para a turma e pergunte aos alunos se podem citar os principais impactos ambientais causados pelo descarte de eletrônicos em lixões. Incentive-os a participarem pelo WhatsApp. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Envie aos alunos a imagem disponível aqui. Divida a turma em dois times. Grave um áudio e solicite que observem a imagem com atenção. Faça a pergunta à turma: "O que fazer com o lixo eletrônico? Qual é o seu destino?". Provavelmente, os alunos responderão que é o lixão ou a reciclagem. Aproveite para explicar que os países como os Estados Unidos enviam seu lixo eletrônico para diversos países africanos, como, por exemplo, Gana, que recebe toneladas de eletrônicos; para a população, é um negócio lucrativo em um país onde perto de um quarto da população vive abaixo da linha da pobreza. Tempo estimado: 15 minutos.
Ação propositiva
Envie aos alunos os arquivos sobre os Estados Unidos, disponível aqui, e Gana, disponível aqui. Organize a turma em dois times: metade do grupo será a favor dos argumentos dos Estados Unidos; metade, de Gana. Após lerem e discutirem os textos de apoio, cada time deverá debater e organizar argumentos em defesa dos interesses de seus países. Incentive os alunos a se comunicarem pelo WhatsApp, ou você pode marcar um momento síncrono pelo Google Meet ou Zoom. É importante ressaltar que cada time deverá eleger um líder que coordenará os trabalhos, com a finalidade de que todos estejam envolvidos e participando ativamente do debate, bem como na elaboração e na escrita dos argumentos. Peça que recortem imagens de eletrônicos. Outra opção é solicitar que ilustrem ou façam montagens que representem o problema do lixo eletrônico e suas consequências ambientais. Tempo estimado: 40 minutos.
Sistematização
Solicite que todos enviem suas produções pelo WhatsApp da turma. Envie aos alunos a rubrica de avaliação, disponível aqui. Para cada critério, o aluno deverá escolher a opção que melhor representa seu desempenho ou conhecimento. Explique as nomenclaturas escolhidas: “especialista”, “mestre” e “aprendiz” apresentam um número. Oriente os alunos a avaliarem e contar os pontos e, depois, apresentá-los ao time, que somarão os resultados de todos e os apresentarão para o professor. Aproveite para retomar o objetivo de aprendizagem e finalizar a aula. Tempo estimado: 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistiram ao vídeo disponível aqui, sobre o lixo eletrônico. Assim, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Maria
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender de forma os lixos eletrônicos dos Estados Unidos são aproveitados economicamente na África, em especial, em Gana. Analisar as consequências socioambientais das atividades de extração dos fios de cobre em eletrônicos para a população local.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE14) Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil.