GEO8_13UND04 - Contextualização - Imigrante
Plano de Aula
Plano de aula: Os Fluxos Migratórios
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modernização conservadora
Por: Peter Rodrigo Trento
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos, mas será trabalhado com uma metodologia conhecida como "sala de aula invertida" e necessitará de pesquisas e estudos prévios dos alunos sobre a temática. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE13) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
As etapas de trabalho com sala de aula invertida são as seguintes:
- 1ª etapa: o tema e assunto trabalhado é apresentado aos alunos antes da aula presencial, e esse primeiro contato com o assunto deverá ser feito pelos próprios alunos por meio de estudos com vídeos, livros, revistas, mídias digitais que deverão ser explorados pelos alunos individualmente;
- 2ª etapa: o aluno poderá rever o material de estudo em uma aula, caso haja dificuldades, além de fazer pesquisas complementares para aprofundar o tema, além de tirar dúvidas com o professor, que irá orientar algum projeto, atividade ou debate sobre o tema. Esse momento presencial também serve para desenvolver habilidades intra e interpessoais;
- 3ª etapa: Os alunos podem compartilhar resultados dos seus estudos, atividades e projetos para todos da sala e o professor.
- Os benefícios dessa metodologia ativa são: Construção do conhecimento, criatividade, autonomia, automação, colaboração e organização.
Materiais necessários:
Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada grupo; Borracha, lápis preto e caneta; Atlas Geográfico Escolar; Equipamento multimídia para reprodução dos slides.
Material complementar:
Plano de estudos para auxiliar a pesquisa dos alunos. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dA3GqbT8gPmUny2TaVxyZ8BFJRthEHm2gfUt6v4QAmV94rSSqyh24fDDMeuQ/geo8-13und04-plano-de-estudos.pdf
Mapa da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wms3GbbAKjEKBKE4VWfyrCMYp3dtxZxzsRjCShCygWUJkTWuxUUrMea4guN9/geo8-13und04-contextualizacao-imigrante.pdf
Para você saber mais:
- Como funciona a sala de aula invertida. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/como-funciona-a-sala-de-aula-invertida/
- O que é a sala de aula invertida? Disponível em: http://www.futura.org.br/cursos-online/o-que-e-sala-de-aula-invertida/
- Artigo sobre a sala de aula invertida. Disponível em: https://nte.ufsm.br/images/PDF_Capacitacao/2016/RECURSO_EDUCACIONAL/Material_Didatico_Instrucional_Sala_de_Aula_Invertida.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão refletir sobre a ocorrência dos fluxos de pessoas no contexto da globalização. Em seguida, verifique os conhecimentos prévios da turma em relação aos movimentos migratórios por meio do encaminhamento oral de certos questionamentos:
- O que é migração?
- O que é um centro de atração/repulsão populacional.
A partir dos apontamentos realizados por eles, faça uma breve retomada de tais conceitos.
Nessa aula você irá trabalhar com a metodologia ativa conhecida como sala de aula invertida. Esse é um modelo no qual os alunos estudam os conteu?dos previamente, em casa, atrave?s de diversos materiais, como livros, internet, textos, revistas, conversas com outras pessoas, etc. Apo?s esse estudo individual, os alunos va?o para a aula para tirar du?vidas, debater, trazer assuntos complementares e desenvolver projetos e atividades em grupo. Justamente o contra?rio do sistema tradicional, em que o aluno aprende em uma aula expositiva primeiro e faz a tarefa de casa sozinho, depois. A sala de aula invertida coloca o foco no estudante, na?o no professor.
Materiais complementares:
Documento de auxílio à pesquisa para alunos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dA3GqbT8gPmUny2TaVxyZ8BFJRthEHm2gfUt6v4QAmV94rSSqyh24fDDMeuQ/geo8-13und04-plano-de-estudos.pdf
Como adequar à sua realidade: Esse é um tema que invariavelmente atinge a todos, seja por ser de família migrante ou por estar em um país que recebe imigrantes. Você pode providenciar livros, revistas, computadores com internet, fotografias e outros materiais de biblioteca, deixando à disposição para a consulta dos alunos, em dias anteriores à essa aula, pois eles já chegarão com esses estudos. Um plano de estudos com leituras prévias deve ser disponibilizados para os alunos auxiliando-os nessas reflexões.
Contextos prévios: Antes do início dessa aula, utilizando a metodologia de sala de aula invertida, peça aos alunos para pesquisarem casos recentes encontrados na mídia sobre imigração, suas consequências e desdobramentos das histórias dessas pessoas, como também sugere-se que você oriente os alunos relembrarem conceitos sobre migração vistos no 7º ano. Se o professor julgar necessário, revisite com os alunos algumas páginas do livro do 7º ano sobre a temática.
1ª etapa: o tema e assunto trabalhado é apresentado aos alunos antes da aula presencial, e esse primeiro contato com o assunto deverá ser feito pelos próprios alunos por meio de estudos com vídeos, livros, revistas, mídias digitais que deverão ser explorados pelos alunos individualmente;
Para você saber mais:
- O papel dos municípios na inclusão e gestão migratórias: https://nacoesunidas.org/agencia-da-onu-promove-oficina-sobre-papel-dos-municipios-na-inclusao-e-gestao-migratorias/
- Podcast Mamilos: Voltando a Venezuela: https://www.b9.com.br/104629/mamilos-187-voltando-a-venezuela/
- Como a crise na Venezuela impacta Roraima, segundo esta ONG de direitos humanos: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/04/18/Como-a-crise-na-Venezuela-impacta-Roraima-segundo-esta-ONG-de-direitos-humanos
- Site da Onu sobre o tema: https://nacoesunidas.org/tema/refugiados-migrantes/
- Pedidos de refúgio de venezuelanos sobem para mais de 400 mil no mundo: https://nacoesunidas.org/pedidos-de-refugio-de-venezuelanos-sobem-para-mais-de-400-mil-no-mundo/
- Dados sobre refúgio: https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/
- Relatório de impacto da ACNUR, 2017: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2018/07/RelatorioDeImpacto_2017.pdf
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: A ideia aqui é que os alunos contextualizem o tema. Esse é um slide que será projetado para todos ou impresso (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wms3GbbAKjEKBKE4VWfyrCMYp3dtxZxzsRjCShCygWUJkTWuxUUrMea4guN9/geo8-13und04-contextualizacao-imigrante.pdf).
Um grupo de alunos, que desejarem ou forem escolhidos pelo professor, irão apresentar as questões acima, explicando alguns dados dispostos no documento e contextualizando a questão dos imigrantes pelo mundo.
Como adequar à sua realidade: Espera-se que com os textos e a charge disponíveis no documento de auxílio à pesquisa para alunos, eles possam fazer uma leitura reflexiva e pesquisar mais fontes sobre a mesma temática. A partir desses estudos prévios eles irão falar sobre os problemas enfrentados pelos imigrantes pelo mundo.
Para você saber mais:
- Estamos testemunhando os maiores níveis de deslocamento já registrados. Cerca de 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a sair de casa. Entre elas estão quase 25,4 milhões de refugiados, mais de metade dos quais são menores de 18 anos. Há também 10 milhões de pessoas apátridas às quais foram negadas a nacionalidade e o acesso a direitos básicos como educação, saúde, emprego e liberdade de circulação. O ACNUR (ONU) contabiliza e monitora o número de refugiados, deslocados internos, retornados, solicitantes de refúgio e pessoas apátridas e também ajuda as organizações e os Estados a planejarem suas respostas humanitárias.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Ao se falar em imigração, um aspecto que é sempre associado é das condições e qualidade de vida desse migrante. Após estudarem sobre o tema em casa, o que um governo pode fazer para receber bem um imigrante? Quais são os impactos dessa mudança para ambos?
Espera-se que os alunos reflitam sobre os impactos dos imigrantes em regiões como Roraima e restante do país, ou mesmo pelo mundo, mas que não foquem apenas nos aspectos negativos, mas que haja empatia por parte dos alunos, reconhecendo a situação vivida no país de origem, e imaginando as contribuições que os venezuelanos podem trazer para o Brasil.
Lembre-os de estender essa reflexão para os imigrantes africanos que estão migrando em massa para a Europa e outros lugares do mundo e que passam pela mesma situação. Ao final, espera-se que através da empatia, os alunos compreendam que imigrantes podem contribuir de diversas maneiras com o seu novo país e com as novas pessoas que se relacionarão.
Essa é a 2ª etapa da sala de aula invertida:
2ª etapa: o aluno poderá rever o material de estudo em uma aula, caso haja dificuldades, além de fazer pesquisas complementares para aprofundar o tema, além de tirar dúvidas com o professor, que irá orientar algum projeto, atividade ou debate sobre o tema.
Para você saber mais:
- Após a crise migratória em Roraima, venezuelanos contam como é a vida em outros estados. Disponível em: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2018/12/24/apos-a-crise-migratoria-em-roraima-venezuelanos-contam-como-e-a-vida-em-outros-estados.ghtml
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Em uma metodologia ativa como a sala de aula invertida, os alunos já começaram seus estudos anteriormente à aula, mas esse será o momento de compartilhamento das reflexões e resultados desses estudos.
Essa é a 3ª etapa da metodologia sala de aula invertida:
3ª etapa: Os alunos podem compartilhar resultados dos seus estudos, atividades e projetos para todos da sala e o professor.
A proposta é que para esses 30 minutos de atividade, seja realizada uma roda de conversa sobre a temática migrações. A sala deve ser configurada no formato de círculo ou no formato em U, para que todos possam visualizar as pessoas que estão compartilhando suas histórias e informações. No interior da roda ou da sala em U, o professor pode posicionar duas ou três cadeiras, as quais serão ocupadas por algumas pessoas que contaram um pouco da experiência de migrante. Essas pessoas podem ser:
- um funcionário da escola;
- um professor;
- alunos da turma ou de outra turma.
A ideia é a possibilidade da troca de experiências e contribuindo com um processo do despertar da empatia na turma de alunos. Encontrar alguma história de migração entre as pessoas da comunidade escolar não é tarefa difícil, e o professor as encontrará mesmo entre os alunos.
Peça para cada um dos alunos elaborarem uma questão para ser feita para as pessoas que ficarão no centro da sala, como em uma sabatina, como por exemplo:
- Por qual motivo você veio para essa cidade?
- Como era o seu dia-a-dia no seu local de origem?
- O que mais sente falta?
- Você pode citar algo curioso ou diferente que encontrou por aqui, onde se estabeleceu?
- Você voltaria para seu local de origem? Justifique.
- Você foi bem recebido na cidade?
- O que fazer para receber migrantes de uma forma positiva?
O papel do professor será o de mediador das conversas, sempre incentivando a participação dos alunos, quanto a contar suas histórias ou fazer perguntas ao entrevistado. Além dos temas que estão sendo trabalhados em aulas, o foco também pode ser dado para questões atuais, em destaque nos jornais, televisão, internet e rádios.
Em qualquer uma das opções sugeridas, ou ainda em outras que venham a ser pensadas pelo professor, o interessante é destacar a necessidade do estudo e preparo anterior por parte dos alunos. Eles precisam conhecer o tema em pauta, o entrevistado e, para isso, conceber, de antemão, questões que possam ser de interesse de todos ali.
Para você saber mais:
- A Roda Viva na sala de aula. Disponível em: http://cmais.com.br/educacao/a-roda-viva-na-sala-de-aula.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Após a realização das atividades da Ação Propositiva, utilize o momento da Sistematização para finalizar a aula e para que os grupos compartilhem suas impressões sobre as atividades realizadas.
Para tanto, peça para que eles reflitam sobre como conhecer mais sobre a vida dos imigrantes é muito importante para o fortalecimento do sentimento de empatia nas pessoas.
Nas próximas aulas, você pode dar sequência e aprofundar esse plano, pesquisando sobre migrações pelo mundo.
Essa reflexão pode, inclusive, servir de motivação para suas próximas aulas, ajudando os alunos a compreender, por meio da empatia, o papel da cidadania e dos direitos humanos em debates sobre migrações e populações.
Para você saber mais:
Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é promover uma reflexão sobre os fluxos migratórios contemporâneos. Antes do início desta aula, utilizando a metodologia de sala de aula invertida, peça aos alunos para pesquisarem casos recentes, encontrados na mídia, sobre imigração, suas consequências e desdobramentos das histórias dessas pessoas. Sugere-se também que você oriente os alunos a relembrarem conceitos sobre migração. Envie o arquivo disponível aqui para auxiliar os alunos nas pesquisas em casa. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor cidadania estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos o mapa disponível aqui e, a seguir, grave um áudio perguntando aos alunos: "Os problemas dos imigrantes pelo mundo são os mesmos? Quais as diferenças entre um imigrante legal e ilegal?". Incentive-os a participarem pelo WhatsApp. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Grave um áudio e faça a pergunta presente no slide da Problematização, disponível aqui. Ao se falar em imigração, um aspecto sempre presente são as condições e a qualidade de vida dos imigrantes. Após estudarem sobre o tema em casa, sobre o que um governo pode fazer para receber bem um imigrante e quais são os impactos dessa mudança para ambos, espera-se que os alunos reflitam sobre os impactos das imigrações em regiões como Roraima, o restante do país, ou mesmo pelo mundo. É importante que não foquem apenas nos aspectos negativos, mas que haja empatia por parte dos alunos, reconhecendo a situação vivida no país de origem e imaginando as contribuições que os venezuelanos podem trazer para o Brasil. Tempo estimado: 15 minutos.
Ação propositiva
Em uma metodologia ativa, como na sala de aula invertida, os alunos já começaram seus estudos anteriormente à aula, mas esse será o momento de compartilhamento das reflexões e resultados desses estudos. Os alunos podem compartilhar os resultados dos seus estudos, atividades e projetos com todos da sala e com o professor. A proposta é que seja realizada uma roda de conversa pelo WhatsApp; assim, todos podem visualizar as histórias e informações. A ideia é uma possibilidade de troca de experiências, contribuindo com o processo do despertar da empatia na turma. Incentive-os a participar. Tempo estimado: 30 minutos.
Sistematização
Para finalizar a aula e para que os grupos compartilhem suas impressões sobre as atividades realizadas, peça que reflitam sobre como conhecer mais a respeito da vida dos imigrantes é muito importante para o fortalecimento do sentimento de empatia nas pessoas. Retome o objetivo de aprendizagem e finalize a aula. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui, sobre migrantes no Brasil. Assim, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Peter Trento
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objetivo(s) de aprendizagem: Promover uma reflexão sobre os fluxos migratórios contemporâneos.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.