Plano de aula: Os Fluxos Migratórios

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modernização conservadora

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos, mas será trabalhado com uma metodologia conhecida como "sala de aula invertida" e necessitará de pesquisas e estudos prévios dos alunos sobre a temática. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE13) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

As etapas de trabalho com sala de aula invertida são as seguintes:

• 1ª etapa: o tema e assunto trabalhado é apresentado aos alunos antes da aula presencial, e esse primeiro contato com o assunto deverá ser feito pelos próprios alunos por meio de estudos com vídeos, livros, revistas, mídias digitais que deverão ser explorados pelos alunos individualmente;
  • 2ª etapa: o aluno poderá rever o material de estudo em uma aula, caso haja dificuldades, além de fazer pesquisas complementares para aprofundar o tema, além de tirar dúvidas com o professor, que irá orientar algum projeto, atividade ou debate sobre o tema. Esse momento presencial também serve para desenvolver habilidades intra e interpessoais;
  • 3ª etapa: Os alunos podem compartilhar resultados dos seus estudos, atividades e projetos para todos da sala e o professor.
  • Os benefícios dessa metodologia ativa são: Construção do conhecimento, criatividade, autonomia, automação, colaboração e organização.

Materiais necessários:

Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada grupo; Borracha, lápis preto e caneta; Atlas Geográfico Escolar; Equipamento multimídia para reprodução dos slides.

Material complementar:

Plano de estudos para auxiliar a pesquisa dos alunos. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dA3GqbT8gPmUny2TaVxyZ8BFJRthEHm2gfUt6v4QAmV94rSSqyh24fDDMeuQ/geo8-13und04-plano-de-estudos.pdf

Mapa da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wms3GbbAKjEKBKE4VWfyrCMYp3dtxZxzsRjCShCygWUJkTWuxUUrMea4guN9/geo8-13und04-contextualizacao-imigrante.pdf

Para você saber mais:

Tema da aula

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão refletir sobre a ocorrência dos fluxos de pessoas no contexto da globalização. Em seguida, verifique os conhecimentos prévios da turma em relação aos movimentos migratórios por meio do encaminhamento oral de certos questionamentos:

- O que é migração?

- O que é um centro de atração/repulsão populacional.

A partir dos apontamentos realizados por eles, faça uma breve retomada de tais conceitos.

Nessa aula você irá trabalhar com a metodologia ativa conhecida como sala de aula invertida. Esse é um modelo no qual os alunos estudam os conteu?dos previamente, em casa, atrave?s de diversos materiais, como livros, internet, textos, revistas, conversas com outras pessoas, etc. Apo?s esse estudo individual, os alunos va?o para a aula para tirar du?vidas, debater, trazer assuntos complementares e desenvolver projetos e atividades em grupo. Justamente o contra?rio do sistema tradicional, em que o aluno aprende em uma aula expositiva primeiro e faz a tarefa de casa sozinho, depois. A sala de aula invertida coloca o foco no estudante, na?o no professor.

Materiais complementares:

Documento de auxílio à pesquisa para alunos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dA3GqbT8gPmUny2TaVxyZ8BFJRthEHm2gfUt6v4QAmV94rSSqyh24fDDMeuQ/geo8-13und04-plano-de-estudos.pdf

Como adequar à sua realidade: Esse é um tema que invariavelmente atinge a todos, seja por ser de família migrante ou por estar em um país que recebe imigrantes. Você pode providenciar livros, revistas, computadores com internet, fotografias e outros materiais de biblioteca, deixando à disposição para a consulta dos alunos, em dias anteriores à essa aula, pois eles já chegarão com esses estudos. Um plano de estudos com leituras prévias deve ser disponibilizados para os alunos auxiliando-os nessas reflexões.

Contextos prévios: Antes do início dessa aula, utilizando a metodologia de sala de aula invertida, peça aos alunos para pesquisarem casos recentes encontrados na mídia sobre imigração, suas consequências e desdobramentos das histórias dessas pessoas, como também sugere-se que você oriente os alunos relembrarem conceitos sobre migração vistos no 7º ano. Se o professor julgar necessário, revisite com os alunos algumas páginas do livro do 7º ano sobre a temática.

Para você saber mais:

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA