Plano de Aula

Plano de aula: O Papel da Indústria no Continente Africano

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modernização conservadora

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE13 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada grupo;
  • Borracha, lápis preto e caneta;
  • Atlas Geográfico Escolar;
  • Equipamento multimídia para reprodução dos slides.

Material complementar

Cópia do texto para Aluno 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6XkuG5XuBVftQzjCpNxA9s7ryHGfhEwBhdZcPJHv5wv7BeaMvMHSjfHc5rHw/ge08-13und03-acao-propositiva-leitura-aluno-1.pdf

Cópia do texto para Aluno 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jhycW33QtAh6HCP5RDaMsssyaxjsUcqVht3x76NEDtmwXEPeDWtMdT2CanFd/ge08-13und03-acao-propositiva-leitura-aluno-2.pdf

Cópia da atividade da Ação Propositiva para a dupla: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/77PpA5CKxCntVBey5BsWMcN36A6SvZSjdXcDJacmc8pCAP7Jh7gqEsKN72za/ge08-13und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Para você saber mais:

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão relacionar o papel da indústria no continente africano, assim como seus impactos na vida da sociedade africana. Nessa aula os alunos irão fazer um trabalho colaborativo, em duplas.

Professor, nessa aula você irá trabalhar com a metodologia ativa conhecida como Peer to peer (aprendizagem por pares). Esta metodologia tem como principal ideia que o conhecimento seja construído a partir da interação entre uma dupla de alunos, escolhida de forma intencional pelo professor, para promover uma complementação das habilidades dos dois alunos envolvidos. Veja mais sobre isso na ação propositiva.

Como adequar à sua realidade: Você pode providenciar reportagens, fotografias sobre industrialização que poderão enriquecer o trabalho dos alunos e exemplificar o impacto das indústrias no espaço geográfico.

Contextos prévios:

Antes do início dessa aula, sugere-se que você oriente os alunos ao relembrarem conceitos sobre industrialização vistos no 7º ano. Se o professor julgar necessário, revisite com os alunos algumas páginas do livro do 7º ano sobre a temática.

Para você saber mais:

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA