GE08_13UND03 - Ação propositiva - Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: O Papel da Indústria no Continente Africano
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modernização conservadora
Por: Peter Rodrigo Trento
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE13 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada grupo;
- Borracha, lápis preto e caneta;
- Atlas Geográfico Escolar;
- Equipamento multimídia para reprodução dos slides.
Material complementar
Cópia do texto para Aluno 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6XkuG5XuBVftQzjCpNxA9s7ryHGfhEwBhdZcPJHv5wv7BeaMvMHSjfHc5rHw/ge08-13und03-acao-propositiva-leitura-aluno-1.pdf
Cópia do texto para Aluno 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jhycW33QtAh6HCP5RDaMsssyaxjsUcqVht3x76NEDtmwXEPeDWtMdT2CanFd/ge08-13und03-acao-propositiva-leitura-aluno-2.pdf
Cópia da atividade da Ação Propositiva para a dupla: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/77PpA5CKxCntVBey5BsWMcN36A6SvZSjdXcDJacmc8pCAP7Jh7gqEsKN72za/ge08-13und03-acao-propositiva-atividade.pdf
Para você saber mais:
- Aprendizagem por pares: Disponível em: https://metodologiasativasblog.wordpress.com/2016/08/25/aprendizagem-por-pares/ Acesso em 26/02/19.
- MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG Foca. Coleção Mídias Contemporâneas, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf . Acesso em 26/02/19.
- Dia da Industrialização Africana. Disponível em <https://www.unric.org/pt/actualidade/26352-mensagem-do-secretario-geral--dia-da-industrializacao-de-africa> . Acesso: 10.dez.18
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão relacionar o papel da indústria no continente africano, assim como seus impactos na vida da sociedade africana. Nessa aula os alunos irão fazer um trabalho colaborativo, em duplas.
Professor, nessa aula você irá trabalhar com a metodologia ativa conhecida como Peer to peer (aprendizagem por pares). Esta metodologia tem como principal ideia que o conhecimento seja construído a partir da interação entre uma dupla de alunos, escolhida de forma intencional pelo professor, para promover uma complementação das habilidades dos dois alunos envolvidos. Veja mais sobre isso na ação propositiva.
Como adequar à sua realidade: Você pode providenciar reportagens, fotografias sobre industrialização que poderão enriquecer o trabalho dos alunos e exemplificar o impacto das indústrias no espaço geográfico.
Contextos prévios:
Antes do início dessa aula, sugere-se que você oriente os alunos ao relembrarem conceitos sobre industrialização vistos no 7º ano. Se o professor julgar necessário, revisite com os alunos algumas páginas do livro do 7º ano sobre a temática.
Para você saber mais:
- ONU: África precisa de industrialização limpa para promover desenvolvimento inclusivo e sustentável. Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-africa-precisa-de-industrializacao-limpa-para-promover-desenvolvimento-inclusivo-e-sustentavel/ Acesso em 27/02/2019.
- A ONU e a África. Disponível em: https://nacoesunidas.org/acao/africa/ Acesso em 27/02/2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Comente que, segundo dados da ONU de 2013, a África é o continente menos industrializado do mundo, representando somente 1% do total da produção industrial global.
Para verificar os conhecimentos prévios dos estudantes em relação ao papel exercido pela atividade industrial, questione-os sobre o papel das indústrias na comunidade local. Se existe um distrito industrial ou não, quais são essas indústrias, o que fazem e se eles possuem parentes trabalhando nelas. Peça para que eles socializem verbalmente as suas respostas e independentemente do que for coletado, estabeleça uma rápida relação entre a seguinte temática: sociedade e indústria. Será que essa relação é parecida no continente africano?
Materiais Complementares:
Se possível, durante a etapa de Contextualização, deixe alguns Atlas Escolares à disposição dos alunos. Se preferir, você pode imprimir, ou reproduzir o Planisfério Político elaborado pelo IBGE, disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf, acesso em 18 de fevereiro de 2019.
Para saber mais:
Reportagem Angolana sobre a industrialização africana. Disponível em:
http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/africa/2013/2/12/Africa-continente-menos-industrializado-mundo,2873cfee-68db-439f-9143-edb12de99028.html . Acesso em 04/03/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Inicie a etapa da Problematização perguntando aos alunos sobre a importância e impactos de uma indústria para uma sociedade, principalmente de países mais pobres.
Além disso, pergunte se é possível tornar a África um continente mais desenvolvido economicamente? Qual seria o caminho?
A partir dos comentários dos alunos, discuta se o desenvolvimento de um lugar passa necessariamente pelo processo de industrialização.
Para finalizar a etapa da Problematização, reflita com a turma que a ONU instituiu em 1989, o dia da industrialização da África, com o objetivo de privilegiar a industrialização como motor fundamental do crescimento e desenvolvimento econômico.
Para você saber mais:
- A industrialização se caracteriza pelo processo de desenvolvimento industrial em uma determinada localidade, cujo principal interesse é a substituição do modo de produção para maximização dos lucros. Esse fenômeno ocorre através da mecanização das atividades em substituição de algumas funções exercidas pelo homem, proporcionando uma produção em série e em grande escala.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Para iniciar a Ação Propositiva, organize a turma em pares. Cada integrante dessa dupla receberá uma cópia de texto diferente, mas que se complementam, além de uma cópia da ação propositiva, onde após a leitura e reflexão irão completar um mapa conceitual sobre o tema.
Os textos para essa ação propositiva são:
Cópia para Aluno 1 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6XkuG5XuBVftQzjCpNxA9s7ryHGfhEwBhdZcPJHv5wv7BeaMvMHSjfHc5rHw/ge08-13und03-acao-propositiva-leitura-aluno-1.pdf
Cópia para Aluno 2 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jhycW33QtAh6HCP5RDaMsssyaxjsUcqVht3x76NEDtmwXEPeDWtMdT2CanFd/ge08-13und03-acao-propositiva-leitura-aluno-2.pdf
Cópia da Ação propositiva para a dupla: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/77PpA5CKxCntVBey5BsWMcN36A6SvZSjdXcDJacmc8pCAP7Jh7gqEsKN72za/ge08-13und03-acao-propositiva-atividade.pdf
Atividade:
1ª etapa: Leitura dos textos individualmente (mas já sentados em duplas);
2ª etapa: Após cada membro da dupla ler seus textos, os alunos farão uma reflexão sobre o tema;
3ª etapa: os alunos irão completar o mapa conceitual com as informações e reflexões demandadas.
Oriente que o mapa conceitual está incompleto. A pergunta focal é importante para delimitar o tema, mas os alunos devem preencher as lacunas após a leitura dos textos e da troca de informações. Os primeiros quadros são conceituais, unidos a pergunta sobre quais são a condições para uma industrialização e para o desenvolvimento. Mais abaixo os alunos irão indicar quais são os benefícios e malefícios relacionados aos dois conceitos, finalizando com um parágrafo sobre a estreita relação entre desenvolvimento e industrialização. As reportagens lidas pela dupla, trazem aspectos da industrialização do continente africano, mas não necessariamente de desenvolvimento socioeconômico. Espera-se que os alunos compreendam que somente a industrialização não traz o desenvolvimento socioeconômico, pois ele depende de outros fatores além do aumento da capacidade produtiva de uma economia, como por exemplo, de uma melhora em aspectos relacionados com a qualidade de vida, educação, saúde, infraestrutura e profundas mudanças da estrutura socioeconômica de uma região e/ou país, medidas por indicadores sociais como o índice de desenvolvimento humano, como índice de pobreza humana e o Coeficiente de Gini.
Para você saber mais:
O que é Metodologia Ativa Peer to peer ?
Peer to peer (do termo inglês, significa “de igual para igual”) ou aprendizagem por pares. Tem como principal ideia que o conhecimento seja construído a partir da interação entre uma dupla de alunos, escolhida de forma intencional pelo professor, para promover uma complementação das habilidades dos dois alunos envolvidos.
Outros benefícios da abordagem peer to peer é que ela desenvolve habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, responsabilidade, autoconfiança e colaboração entre os alunos.
Os cinco pontos principais da dinâmica do peer to peer são:
1- Objetivo:
o professor define qual será o resultado esperado ao final da atividade entre os alunos
2- Intencionalidade
o professor organiza toda a turma em várias duplas, mas levando em conta as habilidades e conhecimentos de cada um dos alunos da dupla. Essas habilidades devem ser complementares
3- Troca
Os alunos aprendem um com o outro durante essa troca de conhecimentos, de quebra melhorando a comunicação e autoconfiança.
4- Supervisão
O acompanhamento do professor das interações entre as duplas é essencial para garantir que o espaço de cada um da dupla na atividade.
5- Apresentação - será realizada na sistematização da atividade
Os alunos entregam a resolução da atividade proposta pelo professor, apresentando as ideias para os outros pares da turma.
Para saber mais:
- Para mais detalhes de metodologias ativas o livro A Sala de Aula Inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, de Fausto Camargo e Thuine Daros, publicado pela Editora Penso, em 2018. O livro faz parte da série Desafios da Educação.
- Aprendizagem por pares: Disponível em: https://metodologiasativasblog.wordpress.com/2016/08/25/aprendizagem-por-pares/ Acesso em 26/02/19.
- Artigo sobre mapa conceitual - disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944 . Acesso em 08 de dezembro de 2018.
- Este Mapa Conceitual foi criado com o software CmapTools disponível para download em: https://cmap.ihmc.us/cmaptools/cmaptools-download/ Acesso em: 04 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Utilize o momento da Sistematização para realizar a última etapa da metodologia de aprendizagem por pares, compartilhando as ideias e refletindo com a turma sobre a industrialização e o desenvolvimento socioeconômico do continente africano, enfatizando que apenas a industrialização não é certeza de mudanças profundas na sociedade africana.
O professor deve direcionar as falas para um curto fechamento da temática. Com o questionamento acima, espera-se que os alunos respondam que somente a industrialização não traz o desenvolvimento socioeconômico, pois ele depende de outros fatores além do aumento da capacidade produtiva de uma economia, como por exemplo, de uma melhora em aspectos relacionados com a qualidade de vida, educação, saúde, infraestrutura e profundas mudanças da estrutura socioeconômica de uma região. A industrialização pode impactar em questões do cotidiano de um grupo de trabalhadores, mas no continente africano em geral, as mudanças devem ser mais profundas, oriundas de políticas públicas e educacionais para que o impacto das transformações sejam permanentes.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é promover uma reflexão sobre a importância exercida pela atividade industrial na construção do espaço geográfico e sua incipiente manifestação no continente africano. Comente com os alunos que nesta aula eles irão estudar o papel da indústria no continente africano, assim como seus impactos na vida da sociedade africana. Nesta aula, os alunos irão fazer um trabalho colaborativo, em duplas. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Grave um áudio e comente que, segundo dados da ONU, de 2013, a África é o continente menos industrializado do mundo, representando somente 1% do total da produção industrial global. Para verificar os conhecimentos prévios dos estudantes em relação ao papel exercido pela atividade industrial, questione-os sobre as indústrias na comunidade local: se existe um distrito industrial ou não; quais são essas indústrias; o que fazem e se eles possuem parentes trabalhando nelas. Peça que socializem suas respostas pelo WhatsApp e, independentemente do que for coletado, estabeleça uma rápida relação entre a seguinte temática: sociedade e indústria. Será que essa relação é parecida no continente africano? Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Grave um áudio e pergunte aos alunos sobre a importância e os impactos de uma indústria para a sociedade, principalmente nos países mais pobres. Além disso, pergunte se é possível tornar a África um continente mais desenvolvido economicamente. Qual seria o caminho? A partir dos comentários dos alunos, discuta se o desenvolvimento de um lugar passa necessariamente pelo processo de industrialização. Incentive-os a enviar mensagens ou áudios expressando opiniões sobre o tema. Para finalizar esta etapa, reflita com a turma que a ONU instituiu, em 1989, o dia da industrialização da África, com o objetivo de privilegiar a industrialização como motor fundamental de crescimento e desenvolvimento econômico. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Para iniciar a Ação propositiva, organize a turma em pares. Cada integrante da dupla receberá uma cópia de texto diferente, mas que se complementam, além de uma cópia da ação propositiva, disponível aqui. Após a leitura e reflexão, eles deverão completar um mapa conceitual sobre o tema. Os textos são: Aluno 1, disponível aqui, e Aluno 2, disponível aqui. Comente que a atividade contempla três etapas:
- 1ª etapa: Leitura dos textos individualmente (já organizados em duplas);
- 2ª etapa: Após cada membro da dupla ler seu texto, os alunos farão uma reflexão sobre o tema;
- 3ª etapa: Os alunos irão completar o mapa conceitual com as informações e reflexões demandadas.
Diga que o mapa conceitual está incompleto. A pergunta focal é importante para delimitar o tema, mas os alunos devem preencher as lacunas após a leitura dos textos e a troca de informações. Os primeiros quadros são conceituais, unidos à pergunta sobre quais são as condições para a industrialização e para o desenvolvimento. Mais abaixo, os alunos irão indicar quais são os benefícios e malefícios relacionados aos dois conceitos, finalizando com um parágrafo sobre a estreita relação entre desenvolvimento e industrialização. Professor, você pode acessar o Plano de Aula, disponível aqui, para obter todos detalhes desta etapa. Tempo estimado: 40 minutos.
Sistematização
Solicite que todos compartilhem seus mapas conceituais pelo WhatsApp. Utilize o momento para realizar a última etapa da metodologia de aprendizagem por pares, compartilhando as ideias e refletindo com a turma sobre a industrialização e o desenvolvimento socioeconômico do continente africano, enfatizando que apenas a industrialização não traz a certeza de mudanças profundas na sociedade africana. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui, sobre a indústria na África. Assim, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Peter Trento
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Promover uma reflexão sobre a importância exercida pela atividade industrial na construção do espaço geográfico e sua incipiente manifestação no continente africano.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.