Plano de Aula

Plano de aula: O uso de drones na resolução de problemas da organização do espaço geográfico

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Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE13) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a analisar a influência da ciência e novas tecnologias na caracterização de aspectos econômicos e de trabalho dos espaços urbanos e rurais. O uso de drones têm encontrado cada vez mais espaço na resolução de problemas das mais variadas ordens, pois partindo de uma visão aérea, há possibilidades inúmeras análises geográficas, socioeconômicas, espaciais, etc.

Materiais necessários:

  • Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada grupo;
  • Cópias das imagens apresentadas nos slides.
  • Borracha, lápis preto e caneta;
  • Atlas Geográfico Escolar;
  • Equipamento multimídia para reprodução dos slides.

Materiais complementares:

Atividade da Ação Propositiva. "Como um drone poderia ajudar nessas situações?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uRy4SWFFZrs4aDXEh5mzbqAUFHbSmVrqM7h39UHjegNYVjgQkzAPUsPXcwJU/ge08-13und05-acao-propositiva-imagens.pdf

Para você saber mais:As mais diversas disciplinas e projetos podem se beneficiar do uso dos drones em suas atividade pedagógicas. Em uma aula de geografia, por exemplo, ao se trabalhar o Lugar e a Paisagem, temas pertinentes a quase todos os anos escolares, o uso de um drone seria uma ferramenta poderosa ao posicionar uma câmera do drone com uma visão aérea, possibilitando inúmeras análises desde a ocupação territorial, tipo de uso do solo, levantamento de áreas de risco ou de desmatamento, mapeando de nascentes e cursos de água, colorações e composição de cores de telhados, e muitas outras combinações são possíveis.

Porvir: Educação do futuro terá banda larga gratuita e drones -Disponível em: https://goo.gl/2wqh9G

EDUCAÇÃO. A tecnologia dos “drones” em uso nas atividades da UFSM. E ele foi montado aqui mesmo - Disponível em: https://goo.gl/65D6P4

O Drone como ferramenta de aprendizagem. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/drone-como-ferramenta-de-aprendizagem/

Drones na educação infantil. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/drones-na-educacao-infantil/97283/

Drones na escola. Disponível em: http://www.ebc.com.br/tecnologia/2015/07/drones-e-arduinos-na-escola-desenvolvem-cognicao-de-criancas-e-adolescentes

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles vão identificar como esse avanço tecnológico pode contribuir com a resoluções de problemas urbanos e rurais. Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um drone, se já viram algum ou sabe como funciona.

Como adequar à sua realidade: Esse é um tema desafiante, pois o uso dos drones, independentemente da classe social do aluno, ainda é pouco utilizado para a resolução de problemas, mas a ideia é que eles entendam o potencial dessa ferramenta tecnológica e o quanto ela pode impactar em ações de análise do espaço geográfico, nas mais diversas áreas.

Contextos prévios: é interessante que o aluno tenha visto em cartografia: projeções cartográficas, mapas temáticos, representações cartográficas e escalas.

Para você saber mais:

No Brasil, os drones também receberam a denominação de VANTs, isto é, um pequeno veículo aéreo não tripulado (V.A.N.T). Ele é uma ferramenta poderosa de leitura e transformação do espaço e de nossa cultura e até de determinados aspectos da nossa vida cotidiana. Esses veículos são controlados a distância por meios eletrônicos e computacionais, sob a supervisão humana ou sem a sua intervenção, por meio de uma programação.

Um exemplo de como as técnicas e as ciências estão constantemente se interagindo e propiciando a expansão do capital pode ser visto na recente ação promovida pelo Facebook em levar o acesso à internet a comunidades afastadas por meio do uso dos drones, veículos aéreos não tripulados. Portanto, além de serem técnicos, os objetos também carregam em si a informação e trabalham a partir dela, o que justifica o nome do atual período de transformação do meio geográfico. Podemos, então, dizer que o processo de globalização só se manifesta em seu atual estágio graças aos avanços propiciados pelo meio técnico-científico-informacional.

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