GE08_13UND05 - Ação propositiva - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: O uso de drones na resolução de problemas da organização do espaço geográfico
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modernização conservadora
Por: Peter Rodrigo Trento
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE13) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a analisar a influência da ciência e novas tecnologias na caracterização de aspectos econômicos e de trabalho dos espaços urbanos e rurais. O uso de drones têm encontrado cada vez mais espaço na resolução de problemas das mais variadas ordens, pois partindo de uma visão aérea, há possibilidades inúmeras análises geográficas, socioeconômicas, espaciais, etc.
Materiais necessários:
- Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada grupo;
- Cópias das imagens apresentadas nos slides.
- Borracha, lápis preto e caneta;
- Atlas Geográfico Escolar;
- Equipamento multimídia para reprodução dos slides.
Materiais complementares:
Atividade da Ação Propositiva. "Como um drone poderia ajudar nessas situações?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uRy4SWFFZrs4aDXEh5mzbqAUFHbSmVrqM7h39UHjegNYVjgQkzAPUsPXcwJU/ge08-13und05-acao-propositiva-imagens.pdf
Para você saber mais:As mais diversas disciplinas e projetos podem se beneficiar do uso dos drones em suas atividade pedagógicas. Em uma aula de geografia, por exemplo, ao se trabalhar o Lugar e a Paisagem, temas pertinentes a quase todos os anos escolares, o uso de um drone seria uma ferramenta poderosa ao posicionar uma câmera do drone com uma visão aérea, possibilitando inúmeras análises desde a ocupação territorial, tipo de uso do solo, levantamento de áreas de risco ou de desmatamento, mapeando de nascentes e cursos de água, colorações e composição de cores de telhados, e muitas outras combinações são possíveis.
Porvir: Educação do futuro terá banda larga gratuita e drones -Disponível em: https://goo.gl/2wqh9G
EDUCAÇÃO. A tecnologia dos “drones” em uso nas atividades da UFSM. E ele foi montado aqui mesmo - Disponível em: https://goo.gl/65D6P4
O Drone como ferramenta de aprendizagem. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/drone-como-ferramenta-de-aprendizagem/
Drones na educação infantil. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/drones-na-educacao-infantil/97283/
Drones na escola. Disponível em: http://www.ebc.com.br/tecnologia/2015/07/drones-e-arduinos-na-escola-desenvolvem-cognicao-de-criancas-e-adolescentes
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles vão identificar como esse avanço tecnológico pode contribuir com a resoluções de problemas urbanos e rurais. Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um drone, se já viram algum ou sabe como funciona.
Como adequar à sua realidade: Esse é um tema desafiante, pois o uso dos drones, independentemente da classe social do aluno, ainda é pouco utilizado para a resolução de problemas, mas a ideia é que eles entendam o potencial dessa ferramenta tecnológica e o quanto ela pode impactar em ações de análise do espaço geográfico, nas mais diversas áreas.
Contextos prévios: é interessante que o aluno tenha visto em cartografia: projeções cartográficas, mapas temáticos, representações cartográficas e escalas.
Para você saber mais:
No Brasil, os drones também receberam a denominação de VANTs, isto é, um pequeno veículo aéreo não tripulado (V.A.N.T). Ele é uma ferramenta poderosa de leitura e transformação do espaço e de nossa cultura e até de determinados aspectos da nossa vida cotidiana. Esses veículos são controlados a distância por meios eletrônicos e computacionais, sob a supervisão humana ou sem a sua intervenção, por meio de uma programação.
Um exemplo de como as técnicas e as ciências estão constantemente se interagindo e propiciando a expansão do capital pode ser visto na recente ação promovida pelo Facebook em levar o acesso à internet a comunidades afastadas por meio do uso dos drones, veículos aéreos não tripulados. Portanto, além de serem técnicos, os objetos também carregam em si a informação e trabalham a partir dela, o que justifica o nome do atual período de transformação do meio geográfico. Podemos, então, dizer que o processo de globalização só se manifesta em seu atual estágio graças aos avanços propiciados pelo meio técnico-científico-informacional.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre as situações possíveis para se utilizar um drone. No cotidiano imaginado por eles, poderá aparecer situações lúdicas, de filmagem ou fotografia e até mesmo espionagem. Lembre-os que algumas prefeituras utilizam os drones para fazerem imagens aéreas de imóveis para cobrança de imposto (IPTU).
Como adequar à sua realidade: um dispositivo como um drone pode não ser presente na realidade de muitos alunos, entretanto, as atividades nesse plano de aula, utilizarão da imaginação do aluno, como também de imagens aéreas captadas por drones. Não se fará necessário o uso de um drone no local, mas se o tiver, o professor poderá combinar com a gestão da escola um momento de demonstração, mas sempre observando a questão de distância segura para os aluno. A ANAC possui um guia de orientação para a utilização de drones (veja em "para vocês saber mais").
Para você saber mais:
Projeto de alunos com Drones identifica focos do Aedes aegypti. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/projeto-de-alunos-da-baixada-drone-que-identifica-focos-do-aedes-aegypti-finalista-em-concurso-internacional-22659354.html
Guia de Orientação para usuários de drones: http://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/drones/orientacoes_para_usuarios.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesse momento de reflexão, incentive os alunos a pensarem em como são os lugares do seu cotidiano, vistas de uma posição superior. Como eles imaginam as cores dos telhados das casas? O que teria nas casas vizinhas? Indague se eles já viram as chamadas imagens de satélite ou fotografias aéreas. Explique que atualmente, muitas das imagens aéreas podem ser feitas por drones.
Como adequar à sua realidade: Mesmo que o aluno não tenha visto imagens de satélite ou fotografias aéreas, faça com o aluno um exercícios de imaginação, sobrevoando os locais do cotidiano, como a escola, casa, bairro, etc. Trabalhar com imagens de sate?lite nas aulas de geografia produz um tipo de conhecimento escolar que instiga o sentimento de investigac?a?o nos alunos, pois esse tipo de visualização vertical, apesar de ser obtida facilmente na internet, ainda na?o esta? presente no cotidiano desses alunos, levantando ainda certa curiosidade, ta?o importante para a cie?ncia.
Para você saber mais:
- Fotografias aéreas na Geografia:
CAZETTA, Vale?ria. As fotografias ae?reas verticais como uma possibilidade na construc?a?o de conceitos no ensino de Geografia. Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 60, p. 210-217, Agosto 2003. Disponi?vel em
Ação Propositiva
Tempo Sugerido: 20 minutos
Orientações: Exponha as imagens com as situações problemas que foram apresentadas anteriormente nos slides. Você pode encontrar as imagens para impressão na cópia da ação propositiva, disponibilizada abaixo. Exponha, na parede ou no quadro essas imagens de forma que todos possam visualizá-las ao mesmo tempo. Distribua para as duplas de alunos, folhas de blocos de notas adesivas (como post it). Eles devem visualizar todas as imagens de situações problemáticas e escolherem apenas duas para descreverem como utilizariam os drones para solucionarem ou amenizarem esses problemas apontados. Após escreverem suas soluções, os alunos irão colar suas anotações abaixo das imagens. Durante a sistematização eles farão algumas reflexões e trocas sobre as soluções apresentadas por eles.
Material complementar
Cópia da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uRy4SWFFZrs4aDXEh5mzbqAUFHbSmVrqM7h39UHjegNYVjgQkzAPUsPXcwJU/ge08-13und05-acao-propositiva-imagens.pdf
Para você saber mais:
A luta para levar os drones à África. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/11/1703973-a-luta-para-levar-os-drones-a-africa.shtml. Acesso em 23/03/2019.
Ação Propositiva
Orientações: Exponha as imagens com as situações problemas que foram apresentadas anteriormente nos slides. Você pode encontrar as imagens para impressão na cópia da ação propositiva, disponibilizada abaixo. Exponha, na parede ou no quadro essas imagens de forma que todos possam visualizá-las ao mesmo tempo. Distribua para as duplas de alunos, folhas de blocos de notas adesivas (como post it). Eles devem visualizar todas as imagens de situações problemáticas e escolherem apenas duas para descreverem como utilizariam os drones para solucionarem ou amenizarem esses problemas apontados. Após escreverem suas soluções, os alunos irão colar suas anotações abaixo das imagens. Durante a sistematização eles farão algumas reflexões e trocas sobre as soluções apresentadas por eles.
Material complementar
Cópia da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uRy4SWFFZrs4aDXEh5mzbqAUFHbSmVrqM7h39UHjegNYVjgQkzAPUsPXcwJU/ge08-13und05-acao-propositiva-imagens.pdf
Para você saber mais:
A luta para levar os drones à África. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/11/1703973-a-luta-para-levar-os-drones-a-africa.shtml. Acesso em 23/03/2019.
Ação Propositiva
Orientações: Exponha as imagens com as situações problemas que foram apresentadas anteriormente nos slides. Você pode encontrar as imagens para impressão na cópia da ação propositiva, disponibilizada abaixo. Exponha, na parede ou no quadro essas imagens de forma que todos possam visualizá-las ao mesmo tempo. Distribua para as duplas de alunos, folhas de blocos de notas adesivas (como post it). Eles devem visualizar todas as imagens de situações problemáticas e escolherem apenas duas para descreverem como utilizariam os drones para solucionarem ou amenizarem esses problemas apontados. Após escreverem suas soluções, os alunos irão colar suas anotações abaixo das imagens. Durante a sistematização eles farão algumas reflexões e trocas sobre as soluções apresentadas por eles.
Material complementar
Cópia da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uRy4SWFFZrs4aDXEh5mzbqAUFHbSmVrqM7h39UHjegNYVjgQkzAPUsPXcwJU/ge08-13und05-acao-propositiva-imagens.pdf
Para você saber mais:
A luta para levar os drones à África. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/11/1703973-a-luta-para-levar-os-drones-a-africa.shtml. Acesso em 23/03/2019.
Ação Propositiva
Orientações: Exponha as imagens com as situações problemas que foram apresentadas anteriormente nos slides. Você pode encontrar as imagens para impressão na cópia da ação propositiva, disponibilizada abaixo. Exponha, na parede ou no quadro essas imagens de forma que todos possam visualizá-las ao mesmo tempo. Distribua para as duplas de alunos, folhas de blocos de notas adesivas (como post it). Eles devem visualizar todas as imagens de situações problemáticas e escolherem apenas duas para descreverem como utilizariam os drones para solucionarem ou amenizarem esses problemas apontados. Após escreverem suas soluções, os alunos irão colar suas anotações abaixo das imagens. Durante a sistematização eles farão algumas reflexões e trocas sobre as soluções apresentadas por eles.
Material complementar
Cópia da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uRy4SWFFZrs4aDXEh5mzbqAUFHbSmVrqM7h39UHjegNYVjgQkzAPUsPXcwJU/ge08-13und05-acao-propositiva-imagens.pdf
Para você saber mais:
A luta para levar os drones à África. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/11/1703973-a-luta-para-levar-os-drones-a-africa.shtml. Acesso em 23/03/2019.
Ação Propositiva
Orientações: Exponha as imagens com as situações problemas que foram apresentadas anteriormente nos slides. Você pode encontrar as imagens para impressão na cópia da ação propositiva, disponibilizada abaixo. Exponha, na parede ou no quadro essas imagens de forma que todos possam visualizá-las ao mesmo tempo. Distribua para as duplas de alunos, folhas de blocos de notas adesivas (como post it). Eles devem visualizar todas as imagens de situações problemáticas e escolherem apenas duas para descreverem como utilizariam os drones para solucionarem ou amenizarem esses problemas apontados. Após escreverem suas soluções, os alunos irão colar suas anotações abaixo das imagens. Durante a sistematização eles farão algumas reflexões e trocas sobre as soluções apresentadas por eles.
Material complementar
Cópia da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uRy4SWFFZrs4aDXEh5mzbqAUFHbSmVrqM7h39UHjegNYVjgQkzAPUsPXcwJU/ge08-13und05-acao-propositiva-imagens.pdf
Para você saber mais:
A luta para levar os drones à África. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/11/1703973-a-luta-para-levar-os-drones-a-africa.shtml. Acesso em 23/03/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Com base nas respostas que os alunos escreveram sobre como utilizar os drones nessas situações , oriente- os a listar quais são as melhores. Eles devem anotar as conclusões no caderno. Faça uma discussão de como os drones podem ser utilizados de outras maneiras, como para a guerra, para filmagens cinematográficas, para entregas de produtos, entre outras.
Destaque algumas soluções apresentadas e também indique algumas das melhores soluções para as problemáticas apresentadas.
Lembre que o essencial é que eles cheguem ao fim desta aula capazes de imaginar soluções para problemas que afligem nossa sociedade, utilizando desse novo momento de desenvolvimento científico e tecnológico, refletido no uso dos drones.
Para você saber mais:
Como fazer um drone caseiro. Manual do Mundo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hbTvThjKlUk . Acesso em 23/03/2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail; Google Docs ou Word
Valor trabalhado
Resolução de situações-problema
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é avaliar o uso de drones na proposição de solução de problemas em diferentes contextos. Comente com os alunos que nesta aula eles irão identificar como esse avanço tecnológico pode contribuir com a resolução de problemas urbanos e rurais. Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um drone, se já viram algum ou sabem como funciona. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula a resolução de situações-problema estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos uma imagem de drone como a disponível aqui. Grave um áudio e converse com os alunos sobre as situações possíveis para se utilizar um drone. No cotidiano imaginado por eles, poderão aparecer situações lúdicas, de filmagem ou fotografia, e até mesmo espionagem. Lembre que algumas prefeituras utilizam os drones para fazerem imagens aéreas de imóveis para cobrança de imposto (IPTU). Incentive-os a participarem pelo WhatsApp. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Envie aos alunos a imagem de uma vista aérea, como a disponível aqui. Grave um áudio e diga para eles pensarem no que podemos visualizar de uma imagem vertical que não visualizamos em uma posição a nível do solo. Indague os alunos sobre como eles imaginam as cores dos telhados das casas e o que teria nas casas vizinhas. Pergunte se já viram imagens de satélite ou fotografias aéreas. Explique que, atualmente, muitas das imagens aéreas podem ser feitas por drones. Solicite que participem contando suas experiências com drones, seja através de filmes, televisão etc. Tempo estimado: 15 minutos.
Ação propositiva
Peça para os alunos analisarem as imagens disponíveis aqui, com as situações-problemas que foram apresentadas anteriormente, nos slides. Explique que eles irão realizar uma atividade com papel e post-its (podem ser substituídos por outro material). Eles devem visualizar todas as imagens de situações problemáticas e escolher apenas duas para descreverem como utilizariam os drones a fim de solucionarem ou amenizarem os problemas apontados. Após escreverem suas soluções, os alunos irão colar suas anotações abaixo das imagens. A sugestão é usar o Google Docs; assim, os alunos não precisam imprimir as imagens. Durante a sistematização, eles farão algumas reflexões e trocas sobre as soluções apresentadas. Ao final, solicite que todos compartilhem suas produções. Tempo estimado: 40 minutos.
Sistematização
Com base nas respostas que os alunos escreveram sobre como utilizar os drones nessas situações, oriente-os a listar quais são as melhores. Eles devem anotar as conclusões no caderno. Faça uma discussão a respeito de como os drones podem ser utilizados de outras maneiras, como para a guerra, para filmagens cinematográficas, para entregas de produtos, entre outras. Destaque algumas soluções apresentadas e também indique algumas das melhores soluções para os problemas apresentados. Lembre que o essencial é que eles cheguem ao fim desta aula capazes de imaginar soluções para problemas que afligem nossa sociedade valendo-se desse novo momento de desenvolvimento científico e tecnológico, refletido no uso dos drones. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem disponível aqui, sobre drones. Assim, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Peter Trento
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Avaliar o uso de drones na proposição solução de problemas em diferentes contextos.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.