GEO8_14UND05 - Tema da aula - Mapas
Plano de Aula
Plano de aula: Os desafios da América Latina a partir da ascensão da China na Nova Divisão Internacional do Trabalho
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Multinacionais e meio técnico-científico-informacional
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesta aula os alunos irão analisar mapas e dados que revelam o desafios dos países da América Latina no século XXI, a partir da ascensão da China na Nova Divisão Internacional do trabalho. Para tanto, interpretar, comparar e criar um quadro comparativo auxiliará os alunos a compreenderem quais são os desafios dos países da América Latina frente a China na Nova Divisão Internacional do Trabalho.
Materiais necessários: 1 folha ofício A4 (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha, canetas hidrocor, lápis de cor, revistas para recorte. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.
Materiais complementares:
Mapas - Tema. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gSVszxwutEqrgbhkybw3RBUnSJR36RGgvNYWcvFg4AAUKr22syxYp8rQWRBg/geo8-14und05-tema-da-aula-mapas.pdf
Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bYU2nUXXxpQCcWGtKhqmhKWjrVu9WpgSAjBSDH3MGB2gaeUbKpw7mK6EHGq8/geo8-14und05-contextualizacao-dados.pdf
Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vKP857jupvp6VsbuhaAHgsmg3NhJspp5zDx79rAbCDcTVeKtYewBSTM8gEdp/geo8-14und05-problematizacao-imagem.pdf
Ação Propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZRYdAgapxxk8zC7CxhyMgQnrtADSBnK5EBJtGawGn5H4T44RYen9DhUG2RuV/geo8-14und05-acao-propositiva-atividade.pdf
Sistematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZbQhvz5e2peJXmtSBsNHcbaVFZaDPwSdSWpJNf5shjSzyqBYPFXZk2wcpgek/geo8-14und05-sistematizacao-imagem.pdf
Para você saber mais:
Divisão Internacional do Trabalho
Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/divisao-internacional-do-trabalho-os-paises-e-a-economia-mundial.htm Acesso 02\05\2019
A Nova Divisão Internacional do Trabalho
Disponível em: https://www.revistaforum.com.br/a-nova-divisao-internacional-do-mundo-2/ Acesso 02\05\2019
Disponível em: http://www.justificando.com/2017/11/01/nova-divisao-internacional-do-trabalho-e-crise-de-efetividade-das-normas-da-oit/ Acesso 02\05\2019
China e América Latina: uma nova matriz para uma velha dependência?
Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/185-noticias/noticias-2016/562246-china-e-america-latina-uma-nova-matriz-para-uma-velha-dependencia Acesso 02\05\2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o slide. Chame atenção da turma para os mapas e o tema da aula. Pergunte sobre o que se trata. É esperado que os alunos identifiquem as relações comerciais a partir das direções das setas. Como podemos interpretá-las? Os alunos a partir das informações nos mapas compreenderam o papel desempenhado pelos países latino americanos, como fornecedores de mão de obra barata, sustentando-se da economia da commodity e dependente de seus recursos naturais e do agronegócio. Já a China necessita cada vez mais de alimentos, petróleo, alguns minerais, entre outros. Nesse sentido, a China na Nova Divisão Internacional do Trabalho necessita ter acesso aos recursos naturais, energia e alimentos e em troca, a mesma dispõe de uma alta produção industrial e tecnológica.
Materiais complementares:
Mapas - Tema. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gSVszxwutEqrgbhkybw3RBUnSJR36RGgvNYWcvFg4AAUKr22syxYp8rQWRBg/geo8-14und05-tema-da-aula-mapas.pdf
Contextualização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Projete os slides com os dados ou imprima.
Chame atenção da turma para os números destacados, bem como as informações. Ao observar os dados sobre a China é esperado que os alunos compreendam o objetivo de promover um relacionamento mais próximo com países produtores de commodities e assim assegurar as matérias-primas para que o país desse continuidade ao seu crescimento econômico. A América Latina é cada vez mais, um destino para os investimentos em energia da China. Os chineses estão se tornando importantes produtores no Peru e Equador, demonstram interesse em participar de futuros desenvolvimentos energéticos no Brasil e têm investimentos na Venezuela.
Espera-se que os alunos compreendam que o comércio é marcado por sua natureza desequilibrada. Os países latino-americanos são essencialmente exportadores de produtos primários e matérias-primas de baixo valor agregado (soja, ferro, cobre, petróleo etc.), enquanto a China exporta seus produtos manufaturados (têxteis, papel, automóveis, produtos eletrônicos e tecnológicos etc.).
Materiais complementares:
Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bYU2nUXXxpQCcWGtKhqmhKWjrVu9WpgSAjBSDH3MGB2gaeUbKpw7mK6EHGq8/geo8-14und05-contextualizacao-dados.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Divida a turma em times (03 ou 04 alunos). Projete os slides ou escreva no quadro.
Solicite que leiam as informações com atenção. A partir da leitura, pergunte à turma quais são os desafios da América Latina com a ascensão da China na Nova Divisão Internacional do Trabalho? Vale relembrar aos alunos que a Divisão Internacional do Trabalho é uma divisão produtiva em âmbito internacional. Os países emergentes ou em desenvolvimento que obtiveram uma industrialização tardia e que possuem economias ainda frágeis e passíveis de crises econômicas oferecem aos países industrializados um leque de benefícios e incentivos para a instalação de indústrias, tais como a isenção parcial ou total de impostos, mão-de-obra abundante. A Divisão Internacional do Trabalho provoca desigualdades. Os países emergentes ou em desenvolvimento, como México, Argentina, Brasil e outros, adquirem tecnologias a preços altos, enquanto que os produtos exportados pelos países citados não atingem preços satisfatórios, favorecendo os países ricos.
É esperado que os alunos a partir das informações “oportunidades e ameaças”, compreendam que os países da América Latina tornaram-se dependentes do comércio com a China. Não podemos deixar de mencionar que os acordos proporcionaram lucros e investimentos para os países da América Latina, porém o preço foi alto, pois esse países não se destacam em outro setor se não o primário. Já a China saiu lucrando, pois além de comprar as matérias primas que necessita, ampliou seu comércio de produtos industrializados nos países latino americanos. Portanto, o desafio para estes países são como criar estratégias de crescimento econômico que permita a não dependência do mercado chinês.
Materiais complementares:
Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vKP857jupvp6VsbuhaAHgsmg3NhJspp5zDx79rAbCDcTVeKtYewBSTM8gEdp/geo8-14und05-problematizacao-imagem.pdf
Ação propositiva
Tempo Sugerido: 18 minutos
Orientações: Projete o slide ou imprima o modelo.
Peça que se organizem em times. Distribua revistas para recorte e proponha a confecção de um esquema que apresente a Nova Divisão Internacional do Trabalho entre a China os países latino americanos.
Entregue as revistas para que possam ajudá-los a ilustrar ou faça desenhos que representam os fluxos comerciais entre a China e os países da América Latina.
Nas setas escreva o papel desempenhado pelos países na Nova Divisão Internacional do Trabalho. Aproveite para motivá-los a usar imagens de revistas ou mesmo criar seus próprios desenhos.
Circule pela sala tire as dúvidas das duplas e explique que é importante dividir as tarefas para terminar dentro do tempo previsto.
Materiais complementares:
Ação Propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZRYdAgapxxk8zC7CxhyMgQnrtADSBnK5EBJtGawGn5H4T44RYen9DhUG2RuV/geo8-14und05-acao-propositiva-atividade.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro a proposta.
Explique para as turmas que irão colocar na balança as palavras que representam as vantagens e desvantagens para os países da América Latina na Nova Divisão Internacional do Trabalho com a ascensão da China.
Entregue folhas brancas e solicite que desenhem a balança e distribua as palavras.
Reserve 5 minutos para que os times apresentem para turma. Exponha o trabalho no mural.
Materiais complementares:
Sistematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZbQhvz5e2peJXmtSBsNHcbaVFZaDPwSdSWpJNf5shjSzyqBYPFXZk2wcpgek/geo8-14und05-sistematizacao-imagem.pdf
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Desigualdade social
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é entender a lógica da reorganização produtiva da América Latina e da China a partir da Nova Divisão Internacional no Trabalho. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula a questão da desigualdade social estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Para iniciar a aula, envia a imagem disponível aqui aos alunos. Grave um áudio e chame a atenção da turma para os mapas e o tema da aula. Pergunte sobre o que se trata. É esperado que os alunos identifiquem as relações comerciais a partir das direções das setas. Como podemos interpretá-las? Os alunos, a partir das informações disponíveis nos mapas, devem compreender o papel desempenhado pelos países latino-americanos como fornecedores de mão de obra barata, sustentando-se da economia da commodity e dependentes de seus recursos naturais e do agronegócio. Já a China necessita cada vez mais de alimentos, petróleo, alguns minerais, entre outros. Nesse sentido, a China, na Nova Divisão Internacional do Trabalho, necessita ter acesso aos recursos naturais, energia e alimentos, e, em troca, dispõe de uma alta produção industrial e tecnológica. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Envie aos alunos o arquivo disponível aqui. Grave um áudio para explicar os detalhes desta etapa. Divida a turma em times (3 ou 4 alunos). Solicite que leiam as informações com atenção. A partir da leitura, pergunte à turma quais são os desafios da América Latina com a ascensão da China na Nova Divisão Internacional do Trabalho. Vale relembrar aos alunos que a Divisão Internacional do Trabalho é uma divisão produtiva em âmbito internacional. Os países emergentes ou em desenvolvimento que obtiveram uma industrialização tardia, e que possuem economias ainda frágeis e passíveis de crises econômicas, oferecem aos países industrializados um leque de benefícios e incentivos para a instalação de indústrias, tais como a isenção parcial ou total de impostos e mão de obra abundante. Incentive-os a participar pelo WhatsApp da turma. Tempo estimado: 15 minutos.
Ação propositiva
Nesta etapa, envie o arquivo disponível aqui aos alunos. Separe a turma em times com 3 ou 4 alunos. Peça que pesquisem em revistas ou jornais. Proponha a confecção de um esquema que apresente a Nova Divisão Internacional do Trabalho existente entre a China e os países latino-americanos. Podem fazer desenhos que representem os fluxos comerciais entre a China e os países da América Latina. Nas setas, devem escrever o papel desempenhado pelos países na Nova Divisão Internacional do Trabalho. Aproveite para motivá-los a usarem imagens de revistas ou mesmo criar seus próprios desenhos. Explique que é importante dividir as tarefas para terminar dentro do tempo previsto. Ao final, compartilhe as produções com a turma pelo WhatsApp. Tempo estimado: 40 minutos.
Sistematização
Para finalizar, envie o arquivo disponível aqui. Explique para as grupos que eles irão colocar na balança as palavras que representam as vantagens e desvantagens para os países da América Latina na Nova Divisão Internacional do Trabalho com a ascensão da China. Solicite que desenhem a balança e distribuam as palavras. A seguir, solicite que enviem fotos com a distribuição. Retome o objetivo de aprendizagem e finalize a aula. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem o texto sobre a Divisão Internacional do Trabalho, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Maria
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Entender a lógica da reorganização produtiva da América Latina e da China a partir da Nova Divisão Internacional no Trabalho.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE14) Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil.