Etiqueta “Made In China”
Plano de Aula
Plano de aula: A Revolução Chinesa
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Guerra Fria
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se esse plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI28, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível), lápis em cores diferentes, papel A4, revistas para recortes, canetas hidrográficas.
Contexto:
Link para a Etiqueta “Made In China” :
Para você saber mais:
A arrancada da China até se tornar a segunda potência econômica do planeta. Douglas Mota. Publicado em: 25/8/15. Acervo O Globo. Disponível em: https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/a-arrancada-da-china-ate-se-tornar-segunda-potencia-economica-do-planeta-17295278 Acesso em: 22 de maio de 2019.
Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty): República Popular da China. Disponivel em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/ficha-pais/4926-republica-popular-da-china Acesso em: 9 de março de 2019.
Problematização:
Link para o texto: Revolução Chinesa
Link para Imagens sobre a Revolução Chinesa:
Para você saber mais:
Como construir História em Quadrinhos com os alunos. Elen Campos Caiado. Brasil Escola. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/como-construir-historia-quadrinhos-com-os-alunos.htm acesso em 25/05/2019.
7 ferramentas para criar história em quadrinhos com os alunos. Confira uma seleção de recursos para incentivar a produção autoral de histórias, incluindo cenários, personagens e muitos balõezinhos. por Redação. Publicado em 25 de agosto de 2016. Porvir. Disponível em: http://porvir.org/7-ferramentas-para-criar-historias-em-quadrinhos-os-alunos/ acesso em 25/05/2019.
NEVES, Sílvia da Conceição. A história em quadrinhos como recurso didático em sala de aula. Departamento de Artes Visuais. Instituto de Artes. Universidade Aberta do Brasil. Universidade de Brasília. Palmas – Tocantins. 2012 Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/5588/1/2012_S%C3%ADlviadaConcei%C3%A7%C3%A3oNeves.pdf acesso em 01/06/2019.
Link para Maus - A História de um Sobrevivente
Quadrinhos mostram transformações na China desde Mao Tsé-tung. Narrativa vem em três volumes. Por da redação. Publicado em 23 fev 2018, 15h29. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/estante/quadrinhos-mostram-transformacoes-na-china-desde-mao-tse-tung/ acesso em 25/05/2019.
POMAR, Wladimir: A Revolução Chinesa; São Paulo; Ed. UNESP; 2003. P. 20, 21 e 22
Duas Chinas. Canal: Nerdologia, Youtube. Publicado em 20 de set de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0YBBk67O8rQ Acesso em: 21 de maio de 2019.
Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty): República Popular da China. Disponivel em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/ficha-pais/4926-republica-popular-da-china Acesso em: 9 de março de 2019.
Sistematização:
Para você saber mais:
GUIMARÃES, Diana. NUNES, Geisiane. PEREIRA Regina. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 2, 2017. p. 42 a 52. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/980/571
Acesso em: 11 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.
Para você saber mais
POMAR, Wladimir: A Revolução Chinesa; São Paulo; Ed. UNESP; 2003. P. 20, 21 e 22
Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty): República Popular da China. Disponivel em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/ficha-pais/4926-republica-popular-da-china Acesso em: 9 de março de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar os alunos para o tema. Para isso projete ou apresente impressas as imagens contidas neste slide. Peça para os alunos observarem a etiqueta contida nos produtos fotografados. Em seguida, solicite que os alunos analisem a expressão “made in China” oriente a análise por meio destas perguntas: O que significa “made in China”? É comum encontrar esta expressão em nosso cotidiano? Onde a encontramos? Vocês têm ou compraram algum produto com a etiqueta “made in China”? Atualmente, o que sabemos sobre a China? O objetivo desta etapa da aula é perceber o quanto os alunos conhecem sobre o contexto histórico da China. Por esta razão a atividade parte de uma expressão comumente encontrada no nosso cotidiano.
Link para a Etiqueta “Made In China” :
Para você saber mais:
A arrancada da China até se tornar a segunda potência econômica do planeta. Douglas Mota. Publicado em: 25/8/15. Acervo O Globo. Disponível em: https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/a-arrancada-da-china-ate-se-tornar-segunda-potencia-economica-do-planeta-17295278 Acesso em: 22 de maio de 2019.
Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty): República Popular da China. Disponivel em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/ficha-pais/4926-republica-popular-da-china Acesso em: 9 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Para que os alunos construam suas Histórias em Quadrinhos (HQ), inicie a atividade dividindo a sala em grupos. A divisão dos grupos pode ser feita por afinidade, ou seja, os alunos escolhem os grupos de que irão participar. Porém, para garantir grupos heterogêneos, devem ser distribuídos, entre os alunos da classe, números de acordo com a quantidade de grupos que serão formados. A sugestão passa pela formação dos grupos a partir de critérios de proficiência, ou seja, alunos com maior dificuldade de leitura e interpretação de texto integram grupos composto por estudantes com desenvoltura nestas habilidades. O ideal para esta atividade são grupos com quatro integrantes. Dependendo do número de alunos na sala podem ser formados até oito grupos. Assim, os números distribuídos, entre os alunos, aleatoriamente ou a partir dos critérios de proficiência são de um a oito. Os alunos que ficaram com o número 1 farão parte do grupo 1, os alunos que ficaram com o número 2 farão parte do grupo 2 e assim consecutivamente.
A História em Quadrinhos pode ser utilizada como ferramenta pedagógica que incentiva a leitura e articula conhecimentos que trabalham linguagem verbal e não verbal, além de motivar a construção de habilidades criativas e de síntese. Portanto, os estudantes têm a oportunidade de trabalhar o conhecimento histórico por meio de um recurso didático conhecido e que faz parte do seu cotidiano.
O texto-base para esta atividade conta a história da Revolução Comunista na China. As narrativas das Histórias em Quadrinhos dos estudantes precisam apresentar as seguintes perspectivas:
- Governo Provisório de Sun Yat-sen, características da nova República e os senhores da guerra.
- União entre Nacionalistas e Comunistas chineses para derrotar o Japão e impedir a conquista da China por este país.
- O Governo de Mao Tsé-tung
A sugestão é apresentar na lousa estas perspectivas e entregar as cópias do texto para os grupos, solicitando aos estudantes que analisem e selecionem as informações da Revolução Chinesa. Peça para que os alunos definam um roteiro para construir a história. Como esta atividade está prevista para um tempo de 50 minutos, os estudantes devem selecionar apenas uma informação de cada perspectiva apresentada, por exemplo: na primeira perspectiva a história pode conter o conceito de senhores da guerra, na segunda a aliança entre os Nacionalistas e Comunistas contra um inimigo comum, o Japão; e na terceira pode ser selecionado um dos aspectos do governo de Mao Tsé-tung como a reforma agrária.
Sugere-se estes materiais para a construção das histórias em quadrinhos: folhas de papel A4, lápis com cores diferentes, canetas hidrográficas de cores diversas, revistas para recortes e outros materiais pertinentes. Se sua escola possuir acesso à internet e a computadores estimule os estudantes a utilizarem os aplicativos para construírem suas histórias. Pode ser que haja dúvidas principalmente sobre o texto que servirá de base para a construção das narrativas. Controle o tempo.
Observação 1:
Além do do texto sobre a Revolução Chinesa, está disponível um link para Imagens que contém fotografias, mapas e a bandeira da China no contexto da Revolução e pode ser utilizado na construção das HQs.
Observação 2:
No “Para saber Mais” está disponível dois links que auxiliam no planejamento e desenvolvimento das atividades de construção de História em Quadrinhos. O primeiro apresenta de forma sintética um roteiro de como trabalhar a HQ em sala de aula e o segundo, traz sugestões de aplicativos e sites para os estudantes construírem suas histórias.
Link para o texto: Revolução Chinesa
Link para Imagens sobre a Revolução Chinesa:
Para você saber mais:
Como construir História em Quadrinhos com os alunos. Elen Campos Caiado. Brasil Escola. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/como-construir-historia-quadrinhos-com-os-alunos.htm acesso em 25/05/2019.
7 ferramentas para criar história em quadrinhos com os alunos. Confira uma seleção de recursos para incentivar a produção autoral de histórias, incluindo cenários, personagens e muitos balõezinhos. por Redação. Publicado em 25 de agosto de 2016. Porvir. Disponível em: http://porvir.org/7-ferramentas-para-criar-historias-em-quadrinhos-os-alunos/ acesso em 25/05/2019.
NEVES, Sílvia da Conceição. A história em quadrinhos como recurso didático em sala de aula. Departamento de Artes Visuais. Instituto de Artes. Universidade Aberta do Brasil. Universidade de Brasília. Palmas – Tocantins. 2012 Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/5588/1/2012_S%C3%ADlviadaConcei%C3%A7%C3%A3oNeves.pdf acesso em 01/06/2019.
Link para Maus - A História de um Sobrevivente
Quadrinhos mostram transformações na China desde Mao Tsé-tung. Narrativa vem em três volumes. Por da redação. Publicado em 23 fev 2018, 15h29. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/estante/quadrinhos-mostram-transformacoes-na-china-desde-mao-tse-tung/ acesso em 25/05/2019.
POMAR, Wladimir: A Revolução Chinesa; São Paulo; Ed. UNESP; 2003. P. 20, 21 e 22
Duas Chinas. Canal: Nerdologia, Youtube. Publicado em 20 de set de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0YBBk67O8rQ Acesso em: 21 de maio de 2019.
Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty): República Popular da China. Disponivel em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/ficha-pais/4926-republica-popular-da-china Acesso em: 9 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Os grupos irão construir um varal para expor suas Histórias em Quadrinhos a sua classe. Se for possível, em sua escola, faça este varal no pátio ou em outro local que os estudantes possam ter acesso. Esta forma de apresentar a produção estimula a valorização das atividades dos alunos e amplia o processo de socialização do tema e de seu contexto. Retome e explique a Revolução Chinesa de forma objetiva e aproveite as informações apresentadas pelos grupos. O esquema é uma ótima ferramenta para sistematizar de forma objetiva o os conteúdos trabalhados em aula.
Para você saber mais:
GUIMARÃES, Diana. NUNES, Geisiane. PEREIRA Regina. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 2, 2017. p. 42 a 52. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/980/571 Acesso em: 11 de março de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações.
Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o documento com a imagem da etiqueta e alguns questionamentos. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- O que significa a expressão “made in China”?
- É comum encontrar esta expressão em nosso cotidiano? Onde a encontramos?
- Vocês têm ou já compraram algum produto com a etiqueta “made in China”?
- Atualmente, o que sabemos sobre a China?
Você pode enviar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise da fonte, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas, acrescentando informações que achar necessárias etc.
Problematização
Neste momento, a proposta é que a turma seja dividida em grupos e que cada grupo crie uma história em quadrinhos que contemple os seguintes aspectos da história da Rev. Chinesa:
1. Governo Provisório de Sun Yat-sen, características da nova República e os senhores da guerra.
2. União entre Nacionalistas e Comunistas chineses para derrotar o Japão e impedir a conquista da China por este país.
3. O Governo de Mao Tsé-tung
Encaminhe o documento com o texto, e os outros documentos que você escolher entre os disponíveis na aba Materiais e Atividades deste plano, de forma a oferecer subsídio para que os alunos consigam construir as suas histórias em quadrinhos.
Se não for possível trabalhar com os alunos agrupados, você pode propor que cada aluno crie a sua história em quadrinhos.
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, discutir e preparar as suas histórias em quadrinhos. Você pode mandar áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.
Eles podem produzir as histórias em papel e enviar fotografias das suas produções ou podem fazê-las virtualmente, utilizando uma das ferramentas sugeridas nas orientações da etapa, ou mesmo utilizando um documento do Google Docs ou Google Apresentações compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde eles conseguem inserir imagens da internet e textos, coletivamente.
Sistematização
Para a socialização das histórias em quadrinhos você pode propor que os alunos enviem as produções por Whatsapp, e-mail ou Google Sala de Aula, para que você e o restante da turma possam ver. Você pode propor que eles postem as histórias nas redes sociais e criem uma hashtag para encontrá-las e divulgá-las.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem conhecer um pouco mais sobre a Revolução Chinesa com a matéria da revista Aventuras na História (disponível aqui) e o vídeo do canal do Nexo Jornal no Youtube (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Isis Ferrari
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A História recente.
Objeto(s) de conhecimento: “A Guerra Fria: confrontos de dois modelos políticos”.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI28 Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
Palavras-chave: Revolução Chinesa, China, EUA, Guerra Fria.