Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Doutrina Monroe do século XIX e a política internacional atual dos EUA
Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre EUA e América Latina no século XIX
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08HI25) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Organize sua turma em equipes de no máximo quatro pessoas. É interessante que as equipes sejam formadas por integrantes que possam contribuir entre si. Desta forma, a distribuição dos grupos poderá ser de acordo com o seu critério e conhecimento da turma.
Materiais necessários: Para a sistematização desta aula, será necessário a construção de uma tabela. É possível entregar um modelo disponível nos links dos materiais complementares, ou se achar pertinente à sua realidade, construir no quadro, conforme este modelo e pedir para que os alunos reproduzam em seus cadernos ou em folhas A4.
Material complementar: Todas as etapas desta aula está disponível em formato para impressão, abaixo seguem os links para acesso:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n3tTBZJjH9rHUSMnxv6pUjWyCZB7ASefTfh6pjwPsbWGgQ3ZS2SKRFvrKhWc/his8-25und-contexto.pdf
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YaNY66KYdb9WN9UP8GTqn3Y5CKMadHAQNjgybkYgZmmY3ZrUCHfbKNwwQUg2/his8-25und-problematizacao.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tgmtHNY3hNySsHJQfyAE5SKZkgeaDBUbeFEtCgTKgSAUmNS6GH8GcMAEDGb5/his8-25und-sistematizacao.pdf
Mapa político do continente americano. Caso o professor avalie pertinente utilizar em sala, para maiores informações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bQCPjCzQ6pdu7MRdTmYKFDu9ZEBNphMC3NPcvqYnGxgQxbnPBHYem8wc2X4n/his8-25und-mapa-politico-do-continente-americano.pdf
Para você saber mais: Com o objetivo de aprofundamento e esclarecimento acerca da Doutrina Monroe e a política de soberania dos Estados Unidos.
Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v57n2/0034-7329-rbpi-57-02-00115.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
A América vista de Lado. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n13/a15n13.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
EUA e a América Latina: as relações na era Trump. Disponível em: https://www.desarrollando-ideas.com/wp-content/uploads/sites/5/2017/07/170711_UNO_28_BR1.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
Corolário Roosevelt à Doutrina Monroe. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/COROL%C3%81RIO%20ROOSEVELT.pdf Acesso em: 16 de MAr. de 2016.
Matéria completa. Na ONU, Trump defende soberania norte-americana em detrimento de acordos e fóruns globais. Disponível em: https://nacoesunidas.org/na-onu-trump-defende-soberania-norte-americana-em-detrimento-de-acordos-e-foruns-globais/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
Matéria completa. Veja e leia íntegra do discurso de posse de Donald Trump. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/veja-integra-do-discurso-de-posse-de-donald-trump.ghtml Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
Biografia de James Monroe. Disponível em: https://www.ebiografia.com/james_monroe/ Acesso em: 16 de MAr. de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Para você saber mais: Caso queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta etapa, sugerimos que acesse estes materiais:
Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v57n2/0034-7329-rbpi-57-02-00115.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
A América vista de Lado. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n13/a15n13.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
Imperialismo norte americano. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NYIeNtemymk Acesso em: 17 de Mar de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente estes slides aos alunos, ou se achar mais pertinente, entregue a versão impressa desta etapa.
- Escolha um aluno e peça para que este leia para a turma, em voz alta, o texto sobre a Doutrina Monroe e o Big Stick. A seguir faça perguntas (orientadas abaixo). Os alunos deverão anotar suas impressões em seus cadernos. O registro auxiliará no desenvolvimento das demais etapas.
- Pergunte aos alunos o que eles compreenderam sobre o termo Big Stick. É importante que os alunos compreendam que esta ação determinava a ideia de superioridade dos EUA sobre todas as nações e, por meio da força, buscava defender uma ideia de paz para quem estava alinhado, ou seja, de acordo com os fundamentos dos EUA.
- Peça para que os alunos expliquem o que entenderam sobre a frase “América para os americanos”, a partir da Doutrina Monroe. É esperado que os alunos compreendam que a ideia de “América”, perpassa pela definição de superioridade dos EUA que buscava acabar com as interferências da Europa sobre as colônias no continente americano, sobretudo, na América Latina.
- Depois, apresente o slide que mostra uma charge de Theodore Roosevelt, caminhando sobre um mapa, especificamente no Caribe (destaque que o Caribe é um país da América Latina). Se precisar veja o mapa do continente americano, disponível nos materiais complementares. Peça para que os alunos debatam entre si e relacionem o conceito de Big Stick, Doutrina Monroe com a charge. É esperado que os alunos identifique o “porrete”, objeto de madeira carregado por Roosevelt, como símbolo de força e superioridade dos EUA.
Para você saber mais: Caso queira realizar leituras sobre os temas trabalhados nesta etapa, sugerimos que acesse os materiais abaixo:
A Noção de “Superioridade” Estadunidense na política de boa vizinhança. MACEDO. Káritha Bernardo de. Política da Boa Vizinhança. Revista Neiba. Caderno Argentina-Brasil. Volume II, Nº 1 NOVEMBRO 2013. p. 28. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/8378-29617-1-SM.pdf Acesso em 16 de Mar. de 2019.
Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v57n2/0034-7329-rbpi-57-02-00115.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
A América vista de Lado. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n13/a15n13.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
EUA e a América Latina: as relações na era Trump. Disponível em: https://www.desarrollando-ideas.com/wp-content/uploads/sites/5/2017/07/170711_UNO_28_BR1.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
Corolário Roosevelt à Doutrina Monroe. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/COROL%C3%81RIO%20ROOSEVELT.pdf Acesso em: 16 de MAr. de 2016.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente estes slides aos alunos, ou se achar mais pertinente, entregue a versão impressa desta etapa.
- Escolha um aluno e peça para que este leia para a turma, em voz alta, o texto sobre a Doutrina Monroe e o Big Stick. A seguir faça perguntas (orientadas abaixo). Os alunos deverão anotar suas impressões em seus cadernos. O registro auxiliará no desenvolvimento das demais etapas.
- Pergunte aos alunos o que eles compreenderam sobre o termo Big Stick. É importante que os alunos compreendam que esta ação determinava a ideia de superioridade dos EUA sobre todas as nações e, por meio da força, buscava defender uma ideia de paz para quem estava alinhado, ou seja, de acordo com os fundamentos dos EUA.
- Peça para que os alunos expliquem o que entenderam sobre a frase “América para os americanos”, a partir da Doutrina Monroe. É esperado que os alunos compreendam que a ideia de “América”, perpassa pela definição de superioridade dos EUA que buscava acabar com as interferências da Europa sobre as colônias no continente americano, sobretudo, na América Latina.
- Depois, apresente o slide que mostra uma charge de Theodore Roosevelt, caminhando sobre um mapa, especificamente no Caribe (destaque que o Caribe é um país da América Latina). Se precisar veja o mapa do continente americano, disponível nos materiais complementares. Peça para que os alunos debatam entre si e relacionem o conceito de Big Stick, Doutrina Monroe com a charge. É esperado que os alunos identifique o “porrete”, objeto de madeira carregado por Roosevelt, como símbolo de força e superioridade dos EUA.
Para você saber mais: Caso queira realizar leituras sobre os temas trabalhados nesta etapa, sugerimos que acesse os materiais abaixo:
A Noção de “Superioridade” Estadunidense na política de boa vizinhança. MACEDO. Káritha Bernardo de. Política da Boa Vizinhança. Revista Neiba. Caderno Argentina-Brasil. Volume II, Nº 1 NOVEMBRO 2013. p. 28. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/8378-29617-1-SM.pdf Acesso em 16 de Mar. de 2019.
Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v57n2/0034-7329-rbpi-57-02-00115.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
A América vista de Lado. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n13/a15n13.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
EUA e a América Latina: as relações na era Trump. Disponível em: https://www.desarrollando-ideas.com/wp-content/uploads/sites/5/2017/07/170711_UNO_28_BR1.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
Corolário Roosevelt à Doutrina Monroe. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/COROL%C3%81RIO%20ROOSEVELT.pdf Acesso em: 16 de MAr. de 2016.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente estes slides aos alunos, ou se achar mais pertinente, entregue a versão impressa desta etapa.
- Escolha um aluno e peça para que este leia para a turma, em voz alta, o texto sobre a Doutrina Monroe e o Big Stick. A seguir faça perguntas (orientadas abaixo). Os alunos deverão anotar suas impressões em seus cadernos. O registro auxiliará no desenvolvimento das demais etapas.
- Pergunte aos alunos o que eles compreenderam sobre o termo Big Stick. É importante que os alunos compreendam que esta ação determinava a ideia de superioridade dos EUA sobre todas as nações e, por meio da força, buscava defender uma ideia de paz para quem estava alinhado, ou seja, de acordo com os fundamentos dos EUA.
- Peça para que os alunos expliquem o que entenderam sobre a frase “América para os americanos”, a partir da Doutrina Monroe. É esperado que os alunos compreendam que a ideia de “América”, perpassa pela definição de superioridade dos EUA que buscava acabar com as interferências da Europa sobre as colônias no continente americano, sobretudo, na América Latina.
- Depois, apresente o slide que mostra uma charge de Theodore Roosevelt, caminhando sobre um mapa, especificamente no Caribe (destaque que o Caribe é um país da América Latina). Se precisar veja o mapa do continente americano, disponível nos materiais complementares. Peça para que os alunos debatam entre si e relacionem o conceito de Big Stick, Doutrina Monroe com a charge. É esperado que os alunos identifique o “porrete”, objeto de madeira carregado por Roosevelt, como símbolo de força e superioridade dos EUA.
Para você saber mais: Caso queira realizar leituras sobre os temas trabalhados nesta etapa, sugerimos que acesse os materiais abaixo:
A Noção de “Superioridade” Estadunidense na política de boa vizinhança. MACEDO. Káritha Bernardo de. Política da Boa Vizinhança. Revista Neiba. Caderno Argentina-Brasil. Volume II, Nº 1 NOVEMBRO 2013. p. 28. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/8378-29617-1-SM.pdf Acesso em 16 de Mar. de 2019.
Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v57n2/0034-7329-rbpi-57-02-00115.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
A América vista de Lado. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n13/a15n13.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
EUA e a América Latina: as relações na era Trump. Disponível em: https://www.desarrollando-ideas.com/wp-content/uploads/sites/5/2017/07/170711_UNO_28_BR1.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
Corolário Roosevelt à Doutrina Monroe. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/COROL%C3%81RIO%20ROOSEVELT.pdf Acesso em: 16 de MAr. de 2016.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Escolha um aluno e peça que leia a fonte referente ao trecho do discurso de Donald Trump, no dia da posse como presidente dos EUA. Depois, apresente o slide com a charge e a imagem de Trump e o slide referente ao discurso do então presidente na ONU. Se necessário, explique que a ONU (Organização das Nações Unidas), é um órgão internacional que tem como objetivo mediar as relações internacionais entre os países, com o intuito de propagar a paz mundial.
Após as leituras das fontes, apresente o slide com a proposta de problematização. O objetivo é o de relacionar a ideia da Doutrina Monroe com a postura atual dos EUA, sobretudo, em relação ao discurso de soberania. É importante ressaltar que os alunos deverão escrever suas análises em seus cadernos, pois serão importantes para o desenvolvimento da sistematização.
Espera-se que os alunos identifiquem o discurso de soberania tanto na ideia proposta pela Doutrina Monroe, quanto na fala atual de Donald Trump. Dizeres como “Faça a América grande de novo”, remete à ideia de que a América consiste no EUA, bem como abre margem à interpretação de que um dia a América/EUA foi grande, ou seja, superior. Outro ponto que merece destaque é a fala referente ao discurso de Trump na ONU, onde o mesmo defende que a América/EUA deve ser “governada por americanos”, bem como a aversão de uma ideia de globalidade frente ao patriotismo. Esta colocação atribui à concepção de que os EUA deve estar acima de tudo e determinar as regras do jogo no tocante às relações internacionais. Não diferente, esta mesma fala aparece no discurso de posse de Donald Trump, quando assumiu o cargo de presidente dos EUA.
Desta forma, é possível identificar temas como; superioridade dos EUA, América definida como os EUA, aversão às políticas divergentes aos EUA, patriotismo extremo e política de hegemonia nacional estadunidense.
Para você saber mais: Sugerimos a leitura completa das reportagens sobre a política internacional dos EUA e o posicionamento do presidente Donald Trump.
Matéria completa. Na ONU, Trump defende soberania norte-americana em detrimento de acordos e fóruns globais. Disponível em: https://nacoesunidas.org/na-onu-trump-defende-soberania-norte-americana-em-detrimento-de-acordos-e-foruns-globais/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
Matéria completa. Veja e leia íntegra do discurso de posse de Donald Trump. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/veja-integra-do-discurso-de-posse-de-donald-trump.ghtml Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
Biografia de James Monroe. Disponível em: https://www.ebiografia.com/james_monroe/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Escolha um aluno e peça que leia a fonte referente ao trecho do discurso de Donald Trump, no dia da posse como presidente dos EUA. Depois, apresente o slide com a charge e a imagem de Trump e o slide referente ao discurso do então presidente na ONU. Se necessário, explique que a ONU (Organização das Nações Unidas), é um órgão internacional que tem como objetivo mediar as relações internacionais entre os países, com o intuito de propagar a paz mundial.
Após as leituras das fontes, apresente o slide com a proposta de problematização. O objetivo é o de relacionar a ideia da Doutrina Monroe com a postura atual dos EUA, sobretudo, em relação ao discurso de soberania. É importante ressaltar que os alunos deverão escrever suas análises em seus cadernos, pois serão importantes para o desenvolvimento da sistematização.
Espera-se que os alunos identifiquem o discurso de soberania tanto na ideia proposta pela Doutrina Monroe, quanto na fala atual de Donald Trump. Dizeres como “Faça a América grande de novo”, remete à ideia de que a América consiste no EUA, bem como abre margem à interpretação de que um dia a América/EUA foi grande, ou seja, superior. Outro ponto que merece destaque é a fala referente ao discurso de Trump na ONU, onde o mesmo defende que a América/EUA deve ser “governada por americanos”, bem como a aversão de uma ideia de globalidade frente ao patriotismo. Esta colocação atribui à concepção de que os EUA deve estar acima de tudo e determinar as regras do jogo no tocante às relações internacionais. Não diferente, esta mesma fala aparece no discurso de posse de Donald Trump, quando assumiu o cargo de presidente dos EUA.
Desta forma, é possível identificar temas como; superioridade dos EUA, América definida como os EUA, aversão às políticas divergentes aos EUA, patriotismo extremo e política de hegemonia nacional estadunidense.
Para você saber mais: Sugerimos a leitura completa das reportagens sobre a política internacional dos EUA e o posicionamento do presidente Donald Trump.
Matéria completa. Na ONU, Trump defende soberania norte-americana em detrimento de acordos e fóruns globais. Disponível em: https://nacoesunidas.org/na-onu-trump-defende-soberania-norte-americana-em-detrimento-de-acordos-e-foruns-globais/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
Matéria completa. Veja e leia íntegra do discurso de posse de Donald Trump. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/veja-integra-do-discurso-de-posse-de-donald-trump.ghtml Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
Biografia de James Monroe. Disponível em: https://www.ebiografia.com/james_monroe/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Escolha um aluno e peça que leia a fonte referente ao trecho do discurso de Donald Trump, no dia da posse como presidente dos EUA. Depois, apresente o slide com a charge e a imagem de Trump e o slide referente ao discurso do então presidente na ONU. Se necessário, explique que a ONU (Organização das Nações Unidas), é um órgão internacional que tem como objetivo mediar as relações internacionais entre os países, com o intuito de propagar a paz mundial.
Após as leituras das fontes, apresente o slide com a proposta de problematização. O objetivo é o de relacionar a ideia da Doutrina Monroe com a postura atual dos EUA, sobretudo, em relação ao discurso de soberania. É importante ressaltar que os alunos deverão escrever suas análises em seus cadernos, pois serão importantes para o desenvolvimento da sistematização.
Espera-se que os alunos identifiquem o discurso de soberania tanto na ideia proposta pela Doutrina Monroe, quanto na fala atual de Donald Trump. Dizeres como “Faça a América grande de novo”, remete à ideia de que a América consiste no EUA, bem como abre margem à interpretação de que um dia a América/EUA foi grande, ou seja, superior. Outro ponto que merece destaque é a fala referente ao discurso de Trump na ONU, onde o mesmo defende que a América/EUA deve ser “governada por americanos”, bem como a aversão de uma ideia de globalidade frente ao patriotismo. Esta colocação atribui à concepção de que os EUA deve estar acima de tudo e determinar as regras do jogo no tocante às relações internacionais. Não diferente, esta mesma fala aparece no discurso de posse de Donald Trump, quando assumiu o cargo de presidente dos EUA.
Desta forma, é possível identificar temas como; superioridade dos EUA, América definida como os EUA, aversão às políticas divergentes aos EUA, patriotismo extremo e política de hegemonia nacional estadunidense.
Para você saber mais: Sugerimos a leitura completa das reportagens sobre a política internacional dos EUA e o posicionamento do presidente Donald Trump.
Matéria completa. Na ONU, Trump defende soberania norte-americana em detrimento de acordos e fóruns globais. Disponível em: https://nacoesunidas.org/na-onu-trump-defende-soberania-norte-americana-em-detrimento-de-acordos-e-foruns-globais/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
Matéria completa. Veja e leia íntegra do discurso de posse de Donald Trump. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/veja-integra-do-discurso-de-posse-de-donald-trump.ghtml Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
Biografia de James Monroe. Disponível em: https://www.ebiografia.com/james_monroe/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Apresente o slide aos alunos ou entregue a proposta desta sistematização de forma impressa, disponível no link abaixo.
O objetivo desta sistematização é fazer com que os alunos identifiquem os principais pontos defendidos na Doutrina Monroe, no discurso de Theodore Roosevelt (Big Stick) relacionando-os com o posicionamento atual dos EUA, de acordo com os discursos do presidente Donald Trump.
É possível identificar temas como:
- discurso de superioridade dos EUA;
- O termo América reduzida como sendo apenas os EUA;
- Aversão às políticas divergentes dos interesses dos EUA;
- Culto ao patriotismo extremo;
- Política de intervencionismo dos EUA em outras nações.
Para você saber mais:
Com o objetivo de aprofundamento e esclarecimento acerca da Doutrina Monroe e a política de soberania dos Estados Unidos.
Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v57n2/0034-7329-rbpi-57-02-00115.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
A América vista de Lado. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n13/a15n13.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
EUA e a América Latina: as relações na era Trump. Disponível em: https://www.desarrollando-ideas.com/wp-content/uploads/sites/5/2017/07/170711_UNO_28_BR1.pdf Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
Corolário Roosevelt à Doutrina Monroe. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/COROL%C3%81RIO%20ROOSEVELT.pdf Acesso em: 16 de MAr. de 2016.
Matéria completa. Na ONU, Trump defende soberania norte-americana em detrimento de acordos e fóruns globais. Disponível em: https://nacoesunidas.org/na-onu-trump-defende-soberania-norte-americana-em-detrimento-de-acordos-e-foruns-globais/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
Matéria completa. Veja e leia íntegra do discurso de posse de Donald Trump. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/veja-integra-do-discurso-de-posse-de-donald-trump.ghtml Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
Biografia de James Monroe. Disponível em: https://www.ebiografia.com/james_monroe/ Acesso em: 16 de Mar. de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o documento do contexto com os trechos propostos e alguns questionamentos. Você pode encaminhar junto o mapa político do continente americano, que você encontra na aba Materiais e Atividades do plano, propor que eles busquem no Google Maps, enviar o link, como no exemplo a seguir, ou a captura (print) da página, para que os alunos possam observar a diferença no tamanho dos países e a distância entre o Caribe e os EUA (disponível aqui). Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para que os alunos consigam entender melhor a charge de Roosevelt, caso não conheçam a história das Viagens de Gulliver, você pode encaminhar junto a ilustração a seguir, de uma das edições do livro, para que entendam a referência que faz à história (disponível aqui).
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Com base no trecho do 1º texto “devemos considerar qualquer tentativa da parte deles [europeus] de estender seu sistema para qualquer parte deste hemisfério como um perigo para a nossa paz e segurança”, responda:
- Que sistema os europeus poderiam estender à América e por que isso seria considerado, segundo o presidente Monroe, um perigo para a paz e segurança dos EUA e do restante do continente americano?
Segundo o 2º texto, o termo Big Stick (Grande Bastão ou Porrete) é usado em relação às políticas dos EUA, direcionadas à América Latina e associadas à ideia de que este país está acima do restante dos países da América no sentido político, cultural, econômico, entre outros.
- De que forma os EUA utilizavam essa ideia de superioridade para justificar a interferência em outros países, segundo o texto?
O título da charge diz “Theodore Roosevelt e o seu Grande Bastão no Caribe, 1904”. Observe a charge e a tradução do texto abaixo dela e responda.
- Sobre qual região o ex-presidente dos EUA, Roosevelt, está caminhando na charge? O que isso pode significar?
- O que ele carrega nas mãos?
- Sabendo que o território dos EUA é tão maior do que os dos pequenos países caribenhos, que relação é possível estabelecer entre a charge e a história das Viagens de Gulliver, quando ele encontra uma civilização de pessoas minúsculas?
- De que maneira é possível relacionar a Doutrina Monroe e o conceito de Big Stick com a charge?
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe o documento da problematização com as fontes propostas e alguns questionamentos.
- O que o presidente dos EUA, Trump, pode querer dizer com “mundo civilizado”? Quem será que ele considera civilizado? E quem será que ele considera incivilizado?
- O que a frase “torne a América grande novamente” pode significar? O que a palavra grande pode significar neste contexto?
- A charge apresenta o Big Stick como a ferramenta de diplomacia dos EUA. Você sabe o que é diplomacia? Qual a ironia da charge ao apresentar um bastão como ferramenta diplomática de um país?
Aqui você pode propor que os alunos pesquisem o significado da palavra diplomacia, enviar o link para o site ou a captura da página com o verbete conforme o Dicionário Michaelis Online e pedir para que os alunos se atentem, especialmente, às definições 7 e 9 (disponível aqui).
- Que relação é possível estabelecer entre a Doutrina Monroe e o discurso do presidente dos EUA, Donald Trump?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam debater e responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que possam não ter percebido e acrescentando outras sobre o contexto.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem escrever os pontos em comum entre a Doutrina Monroe e a política externa atual dos EUA nos cadernos e enviar fotos. Você também pode propor que escrevam textos ou produzam mini-cartazes com os pontos em comum, e ilustrações com imagens da internet ou desenhos feitos pelos alunos.
Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos postem as produções, ou eles podem enviá-las por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula. De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com os colegas e comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
O livro As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, escrito em 1726, com tradução para o português em versão PDF está disponibilizado para download gratuito no site do Domínio Público no link (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Daniela de Moraes
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Configurações do mundo no século XIX
Objeto (s) de conhecimento: Os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX
Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI25) Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
Palavras-Chave: Doutrina Monroe; Soberania nacional; nacionalismo; imperialismo; América.