Atividade para impressão - Mão na Massa - Usina nuclear
Plano de Aula
Plano de aula: Usina nuclear
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Uso consciente de energia elétrica
Por: Luciana Francisco
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este é considerado o quinto plano de aula de um conjunto de aulas relacionadas ao uso consciente de energia elétrica. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas CIE8_05ME01, CIE8_05ME02, CIE8_05ME03 e CIE8_05ME04. Acesse também o site da Nova Escola, pesquise a reportagem: “Radioatividade: como trabalhar o assunto em sala de aula”, disponível no material complementar.
Radioatividade é a capacidade que muitas substâncias (ou elementos químicos) têm de emitir radiação. Radiação, por sua vez, é a emissão de energia por meio de ondas ou partículas. O Sol, por exemplo, emite sua energia por meio de raios de luz ultravioleta (aqueles dos quais nos protegemos com os protetores solares), infravermelho, entre outros. A radioatividade tem diversas aplicações em nosso dia a dia. Para a produção de energia elétrica, são usados o urânio e plutônio como combustíveis em reatores nucleares. Na medicina, com o raio X e radioterapia, a radioatividade é usada para o diagnóstico e o tratamento de doenças. A radioatividade também pode ser usada para a datação de rochas e, infelizmente, também para a construção de bombas nucleares.
Outras informações que complementam o tema dessa aula podem ser obtidas nos links abaixo. Caso julgue necessário, acesse-os antecipadamente.
- Site da Eletronuclear, disponível em: <http://www.eletronuclear.gov.br/hotsites/tourvirtualv2/index.html> realize o tour virtual na usina nuclear de Angra 2 (acesso 07 jun. 2018).
- Empresa de Pesquisa Energética. Disponível em: <http://epe.gov.br/pt/abcdenergia> (acesso 07 jun. 2018).
- Museu de Ciências Nucleares. Departamento de Energia Nuclear, Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: <http://museunuclear.com/> (acesso 16 jun. 2018).
- Na Trilha da Energia - Energia Nuclear. Vídeo e animação disponíveis no canal do youtube no link: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=6wcXBKpnj3Q> (acesso 07 jun. 2018).
Pesquise e descubra a participação das usinas nucleares na produção de energia elétrica no Brasil, acesse:
- Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2017 (ano base 2016):
<http://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-160/topico-168/Anuario2017vf.pdf> (acesso 07 jun. 2018).
- Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica. Energia Nuclear. Disponível em: <http://www2.aneel.gov.br/arquivos/pdf/atlas_par3_cap8.pdf> (acesso 07 jun. 2018).
Materiais necessários para a aula: Data Show (ou slides impressos), cópias das reportagens sugeridas nas instruções (slide 6), computadores (se não for possível, no slide 6 é apresentada uma alternativa), cartolina ou papel kraft (slide 7), post-its, canetas e cronômetro. Se preferir, acesse o link para imprimir a atividade em tamanho A3 ou maior, disponível no material complementar.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos e comente que eles irão levantar informações, discutir e se posicionar ao avaliar uma proposta de construção de uma usina nuclear. Esse fato causa muita desconfiança e medo em muitas pessoas e isso se deve, principalmente, porque pouco sabemos sobre radiação (emissão de energia por meio de ondas ou partículas) e sobre os problemas e as consequências causados por ela quando acontecem acidentes nucleares nos quais há vazamento, como foi no acidente de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, o maior acidente na história das usinas nucleares. O trágico episódio levou ao desenvolvimento de uma série de medidas de segurança, que hoje tornam as usinas muito mais seguras. Comente que na França, por exemplo, 77% da a produção de energia elétrica é proveniente dessas usinas. Na Bélgica, 54%. (dados publicados em 2014 na revista Exame, disponível em: <https://exame.abril.com.br/economia/os-10-paises-no-mundo-mais-dependentes-de-energia-nuclear/> ( (acesso 16 jun. 2018).
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO