Atividade para impressão - Mão na Massa
Plano de Aula
Plano de aula: Fontes de geração de energia elétrica
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Uso consciente de energia elétrica
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de um jogo de quebra-cabeça para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas na Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática e pode ser contemplada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte este site: <http://images.ig.com.br/infografico/energiasalternativas>. Nesse link há várias informações em infográficos, caracterizando e comparando as diferentes fontes de energia que participam da geração de energia elétrica.
Materiais necessários para a aula: Datashow e cópias das imagens dos quebra-cabeças que podem ser impressas em papel canson ou folha de sulfite, pedaços de cartolina ou papelão para que as imagens sejam coladas e recortadas, impressão do quadro com as informações sobre as usinas geradoras de energia elétrica, cola e tesoura. Prepare o material antecipadamente. O arquivo para imprimir quebra-cabeças está disponível neste link e na aba Materiais e Atividades.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos e comente que eles irão discutir, questionar, levantar informações e serem desafiados a brincar com o tema da aula: “De onde vem a energia elétrica que chega à sua casa?”
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para dar início à aula, organize os alunos em 5 grupos. Em seguida, projete o slide ou distribua cópias e leia com a turma. Apresente a reportagem: “Luz para Todos' leva energia elétrica para famílias de comunidade planalto, em Santarém”, Por G1 Santarém, PA, disponível em: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/luz-para-todos-leva-energia-eletrica-para-familias-da-comunidade-perema-em-santarem.ghtml.
Você pode projetar o texto, distribuir cópias para a turma ou ler para os alunos.
Incentive-os a explorarem as informações do texto, levantando questões sobre o tema da aula. Exemplos de perguntas:
- O que mais chamou sua atenção no trecho da reportagem? (Sugestão de resposta: Moradores de áreas rurais que ainda não possuem energia elétrica recebem acesso a energia elétrica por meio do programa “Luz para Todos”.)
- Com base no texto, quem é responsável por trazer a energia elétrica às famílias da comunidade Planalto, em Santarém? (Sugestão de resposta: A obra está sendo executada pela Celpa que leva energia elétrica às zonas rurais dos municípios paraenses por meio do programa “Luz para Todos”.)
- Na sua cidade, você sabe quem é a responsável por trazer a energia elétrica à sua casa? (Sugestão de resposta: É provável que os alunos comentem sobre as companhias que distribuem a energia elétrica no país que vai para as cidades por meio das linhas e torres de transmissão de alta tensão.)
Promova uma discussão inicial sobre o conceito de energia elétrica, de modo que os alunos compreendam sua manifestação no dia a dia. Para ajudá-los a expressar o sentido atribuído, pergunte em quais situações do cotidiano utilizam energia elétrica. É possível que alguns alunos já tenham vivido em regiões destituídas do abastecimento de energia elétrica. Peça que, quem se sentir à vontade, compartilhe a experiência com os demais.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o slide, leia, escreva no quadro ou fale a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Peça a alguém que anote as respostas dadas coletivamente ou registre você mesmo no quadro. A folha de registro pode ser utilizada como o primeiro instrumento avaliativo, pois por meio dela é possível observar se os alunos conseguem levantar hipóteses sobre o conteúdo que será estudado.
Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. É provável que eles falem sobre as fontes de energia que são utilizadas na produção de energia elétrica. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar a respeito. Caso necessite, solicite uma pesquisa sobre as formas de produção de energia elétrica disponível no endereço eletrônico: < http://www.natrilhadaenergia.com.br/> No site “Na trilha da energia”, há vídeos, animações e informações sobre a produção de energia elétrica. Esse site foi produzido pela Eletrobras, órgão público que administra a geração e a distribuição de energia elétrica no país. É um bom material inclusive para que você, professor, possa planejar sua aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Prepare o material antecipadamente. Faça a impressão do quebra-cabeças que está disponível neste link e também na aba Materiais e Atividades. Prefira imprimir em papel canson. Caso não seja possível, imprima em folha sulfite. Cole as imagens em cartolina ou papelão para que as peças fiquem mais firmes ao serem recortadas. Isso facilitará o manuseio.
Imprima também a tabela com as características das usinas geradoras de energia elétrica. Cada quadrado da tabela contém informações sobre os diferentes tipo de usina. Eles deverão ser colados no verso de cada uma das peças do quebra-cabeça. Lembre-se que elas estão inseridas num quadro, também disponível no link descrito acima (e também disponível aqui). Recorte e cole-as no verso de todas as peças do mesmo quebra-cabeça para que os alunos tenham por onde começar a montar. Em cada quebra-cabeça, é preciso ter a informação sobre um único tipo de usina. Os estudantes deverão partir das informações que possuem e das hipóteses deles sobre que tipo de usina está descrita para começar a montar.
Explique a atividade lendo as informações ou projete o slide. Organize os alunos em 5 grupos e distribua os jogos.
No verso das peças há informações que foram coladas por você sobre as fontes que participam da geração de energia elétrica no Brasil: impactos socioambientais, semelhanças e diferenças, vantagens e desvantagens, tecnologias desenvolvidas e produção anual das diferentes usinas geradoras de energia elétrica etc. Com as peças dos quebra-cabeças viradas para baixo, solicite aos alunos que leiam as informações e tente separar pelo mesmo tipo de usina. Em seguida, solicite que virem as peças dos quebra-cabeças deixando-as com a face das imagens viradas para cima e tentem encaixá-las.
É importante que os alunos repensem e reorganizem as ideias para que ocorram os encaixes corretos das peças. Acompanhe o trabalho e procure colaborar com quem tiver dúvidas. Pergunte sobre os critérios utilizados e a justificativa para a organização feita, mas não se preocupe em elaborar qualquer definição nesse momento.
Materiais necessários: datashow e cópias das imagens dos quebra-cabeças impressas em papel canson ou folha sulfite, pedaços de cartolina ou papelão para que as imagens sejam coladas e recortadas, impressão do quadro com as informações sobre as usinas geradoras de energia elétrica, cola e tesoura.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça aos grupos que compartilhem as imagens formadas nos quebra-cabeças e pergunte se o jogo que eles brincaram responde a questão disparadora. Retome e compare as hipóteses levantadas coletivamente no início da aula (slide 4) com as respostas que deram após a atividade. Comente sobre as informações observadas nas imagens dos quebra-cabeças e explique que existem várias fontes de geração de energia elétrica, como mostrou o jogo.
Procure realizar um registro coletivo da aula no caderno e aproveite para verificar se a turma atingiu os objetivos de aprendizagem propostos para essa temática.
Este é considerado o primeiro plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas ao “Uso consciente de Energia Elétrica”. Em aulas subsequentes, as fontes de geração de energia elétrica serão estudadas com mais especificidades.
Problematize o tema e questione sobre a produção de energia elétrica no Brasil, perguntando se as usinas hidrelétricas, termelétricas, nucleares, entre outras são realmente capazes de produzir energia. Deixe claro aos alunos que as usinas (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.) não produzem energia, somente transformam alguns tipos de energia já existentes em energia elétrica. Enfatize que a exploração do ser humano em relação à natureza em busca de recursos para produção de energia elétrica gera prejuízos ao meio ambiente, mesmo as energias ditas como “limpas”. Proponha levantamento de informações, fazendo com que os alunos busquem as respostas. Eles devem relatar que as usinas de geração de energia elétrica apresentam características semelhantes e diferentes, vantagens e desvantagens, impactos socioambientais quando comparadas e, em alguns casos, provocam poluição, desmatamento e extinção de espécies endêmicas, quando implantadas numa determinada região. Esse debate é importante para que os alunos levantem informações e caracterizem as fontes de geração de energia elétrica e percebam a importância da observação no ensino de Ciências.
Conte que a exploração do meio ambiente para geração de energia elétrica é uma questão polêmica e amplamente discutida nos diversos meios de comunicação. Textos complementares (de revistas, jornais, vídeos, programas e séries de TV) podem ampliar a discussão, motivar e envolver os alunos, sobretudo com exemplos e situações da própria cidade. Veja alguns exemplos nestes links:
- Site da Sociedade do Sol (So-Sol): <http://www.sociedadedosol.org.br/> (acesso 15 maio 2018).
- Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio Brito (Cresesb): <http://www.cresesb.cepel.br/> (acesso 15 maio 2018).
- Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2017 (ano base 2016):
<http://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-160/topico-168/Anuario2017vf.pdf> (acesso 15 maio 2018).
- Revista conexão Furnas: <http://www.furnas.com.br/frmPURevistaConexaoFurnas.aspx> (acesso 15 maio 2018).
- Usina Hidrelétrica de Itaipu: <https://www.itaipu.gov.br/> (acesso 15 maio 2018).
Sistematização
Orientações: Mostre aos alunos o quadro com as informações que estavam descritas no verso das peças dos quebra-cabeças. O quadro relaciona corretamente as características evidenciadas em cada usina que participam da geração de energia elétrica no Brasil. Para ajudá-los a expressar o sentido atribuído, exemplifique falando sobre os parques eólicos que utilizam as forças do vento, usinas solares que utilizam os raios de sol, além de outras usinas que queimam o gás natural e o óleo. Cite que, no Brasil, a energia elétrica vem principalmente das usinas hidrelétricas, pois a água no estado líquido tem capacidade de movimentar turbinas e gerar energia elétrica. Como sugestão para ampliar a habilidade desenvolvida, o professor pode motivar os alunos a pesquisarem informações sobre novas tecnologias desenvolvidas para geração de energia elétrica. Alguns exemplos: células combustíveis e bloom box.
Sistematização
Orientações: Mostre aos alunos o quadro com as informações que estavam descritas no verso das peças dos quebra-cabeças. O quadro relaciona corretamente as características evidenciadas em cada usina que participam da geração de energia elétrica no Brasil.
Sistematização
Orientações: Mostre aos alunos o quadro com as informações que estavam descritas no verso das peças dos quebra-cabeças. O quadro relaciona corretamente as características evidenciadas em cada usina que participam da geração de energia elétrica no Brasil.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o slide "Contexto". Proponha que anotem o que sabem sobre o Programa ‘Luz para Todos’. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- De onde vem a energia elétrica que chega à sua casa?
Mão na massa
Divida a turma em grupos de cinco alunos. Envie a atividade via Whatsapp.
Peça para elaborarem um texto expositivo informativo de forma colaborativa sobre as usinas abaixo:
- Usinas Hidrelétricas
- Usinas Nucleares
- Usinas Eólicas
- Usinas Termelétricas
- Usinas solares
- Usinas de Biomassa
- Usinas de Gás Natural
- Usinas Geotérmicas
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque a data para que os representantes dos grupos possam enviar a atividade.
Material de Apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma. Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade.
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.
Fontes de geração de energia elétrica
8º Ano
Objetivos de aprendizagem
Compreender que a energia elétrica que abastece as cidades, comunidades, casas ou escolas é produzida em usinas geradoras de energia e compreender que o fornecimento de energia elétrica é resultante de diferentes tecnologias feitas pelos seres humanos.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciana Francisco
Mentor: Denise Curi
Especialista: Leandro Holanda