Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática e pode ser contemplada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta habilidade, consulte o site disponível em: <https://www.cpfl.com.br/energias-sustentaveis/eficiencia-energetica/Documents/cartilha-ee-2017.pdf>. Neste link há uma cartilha de eficiência energética e um infográfico na página 12, com informações de como a energia elétrica chega na sua casa.
Materiais necessários para a aula: Datashow, cópias da atividade disponíveis no link:
<https://docs.google.com/document/d/17tHKvYwyMsevVetBbbxmsJPWgOy-fHW1puAnKpoceMo/edit>, canetas/lápis coloridos e cronômetro.
https://docs.google.com/document/d/16HsK-FCdu5SINhMIGOtNB__Y01NuN-JAitj7gcx8Guk/edit
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos e comente que eles irão discutir, questionar, levantar informações, além de ser convidados a realizar um desenho sobre o caminho que a energia elétrica percorre até chegar às residências.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Para dar início à aula, organize os alunos em grupos de até cinco. Em seguida projete ou distribua cópias do slide e leia-o com a turma. Caso julgue necessário acesse a reportagem: “Suspeitos furtam fios de alta tensão e deixam escola municipal sem eletricidade, em Ponta Grossa”, disponível em: <https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/suspeitos-furtam-fios-de-alta-tensao-e-deixam-escola-municipal-sem-eletricidade-em-ponta-grossa.ghtml>.
Promova uma discussão inicial e procure levantar informações de como essa energia elétrica chega até a nossa casa, de modo que os alunos fiquem mobilizados em busca de respostas.
Para ajudá-los a expressar o sentido atribuído, incentive-os a explorar as informações da manchete, pergunte sobre:
- O que mais chamou sua atenção no trecho da reportagem?
Sugestão de resposta: Os fios elétricos são feitos de materiais que permitem a passagem da corrente elétrica, chamados condutores elétricos. O cobre é um metal condutor elétrico, que é furtado dos fios elétricos e vendido de maneira ilegal.
- Com base no trecho da reportagem, que relação tem entre a falta de luz na escola municipal e as condições de distribuição de energia elétrica?
Sugestão de resposta: A energia elétrica é distribuída por uma rede de energia conectada a fios elétricos que transportam a energia elétrica da tomada aos equipamentos, como as lâmpadas e outros aparelhos elétricos e eletrônicos, com o furto os equipamentos ficam impedidos de funcionar.
No plano de aula CIE8_05ME01, vimos que a energia elétrica que utilizamos diariamente provém de usinas de geração de energia elétrica, caso seja necessário, acesse e utilize como atividade complementar.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Peça a algum aluno que anote as respostas dadas coletivamente. A folha de registro pode ser utilizada como o primeiro instrumento avaliativo, pois, por meio da mesma, é possível observar se os alunos conseguem levantar hipóteses sobre o conteúdo que será estudado.
Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema, é provável que eles falem sobre postes de energia, corrente elétrica, fios elétricos etc.
Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Caso necessite acesse a reportagem: “Como a energia elétrica chega a nossas casas?”, disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/69/como-a-energia-eletrica-chega-a-nossas-casas>.
Solicite aos alunos a leitura da reportagem e utilize-a como atividade complementar.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Prepare antecipadamente cópias da atividade, disponíveis no link: <https://docs.google.com/document/d/17tHKvYwyMsevVetBbbxmsJPWgOy-fHW1puAnKpoceMo/edit>.
Explique a atividade lendo as informações ou projete o slide. Organize grupos de até cinco alunos e distribua uma cópia da atividade para cada grupo, canetas e lápis coloridos. Providencie um cronômetro para a marcação do tempo e solicite que cada aluno, “na sua vez”, desenhe o caminho que a energia elétrica percorre até chegar às residências. Passados 2 minutos, a folha de papel deve ser entregue ao colega da direita, que deve continuar o desenho. O procedimento deve ser repetido até que a folha retorne ao aluno que iniciou o desenho.
É importante que no fim deste procedimento os alunos conversem entre si, repensem e reorganizem as ideias e, se faltar algo, peça para que eles acrescentem novas informações ao desenho coletivo. Para fechar, faça uma roda de conversa e compartilhe os desenhos de cada grupo com a turma toda e compare os caminhos representados. Não se preocupe em elaborar alguma definição neste momento.
Materiais necessários: Datashow, cópias da atividade, canetas/lápis coloridos e cronômetro.
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações: Nesta aula faça o diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos sobre o caminho que a energia elétrica percorre até as residências.
Observe se eles conseguem traçar o caminho, a partir das usinas geradoras de energia elétrica que utilizam diferentes fontes de energia para transformar em energia elétrica, conduzida por meio de cabos e fios elétricos, chegando a aparelhos eletrônicos, lâmpadas e eletrodomésticos que usam a energia elétrica em seu funcionamento. Questione-os sobre o papel das estações de energia elétrica, das redes de transmissão, das principais formas de otimizar o uso da energia elétrica e de formas de evitar o desperdício.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia as informações ou projete o slide. Proponha uma roda de conversa para que os alunos compartilhem o que aprenderam durante a atividade e apresentem os desenhos, realize alguns questionamentos, conforme sugerido no slide. Aproveite e retome as hipóteses levantadas coletivamente no início da aula (slide 4) e compare-as com as respostas dadas após a atividade.
Use as informações deste parágrafo para auxiliá-lo nas respostas das perguntas 4 e 5. Espera-se que os alunos respondam:
A corrente elétrica produzida pelos geradores das usinas de energia elétrica percorre fios que conduzem eletricidade. Este percurso é denominado de circuito elétrico, que apresenta os condutores que permitem a passagem da corrente elétrica com grande facilidade, como os fios elétricos, que partem das usinas de geração de energia elétrica até as residências. Os receptores são dispositivos que utilizam a energia elétrica transformando-a em outros tipos de energia, como a luz de uma lanterna, movimento de um liquidificador, o calor do ferro de passar roupa, entre outros. Na parte interna dos equipamentos elétricos que usamos em nosso dia a dia há circuitos elétricos. Suas pilhas e baterias são pequenos geradores que contêm elementos como o cobre e o zinco, que sofrem reações químicas, essas convertem a energia química em energia elétrica, que faz os aparelhos elétricos e eletrônicos funcionarem.