Plano de Aula

Plano de aula: Geração de energia elétrica

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Uso consciente de energia elétrica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contemplada nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este é considerado o oitavo plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas ao “Uso consciente de energia elétrica”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte também as aulas CIE8_05ME01, CIE8_05ME02, CIE8_05ME03, CIE8_05ME04, CIE8_05ME05, CIE8_05ME06 e CIE8_05ME07.

Os cinco tipos mais comuns de usinas de geração de energia elétrica (hidrelétrica, eólica, nuclear, solar e termelétrica) usam o mesmo princípio: um gerador é acionado para gerar eletricidade. O que muda em cada usina é a fonte de energia utilizada para acionar o gerador. Nesta aula, os alunos serão motivados a pensar, debater e avaliar prós e contras do processo de produção de energia elétrica, considerando as diferentes fontes de energia, além dos riscos de danos ambientais, e dos fatores sociais e econômicos gerados a partir da instalação de cada tipo de usina em uma determinada área de mata preservada.

Outras informações que complementam o tema dessa aula podem ser obtidas nos links abaixo, caso julgue necessário, acesse antecipadamente.

Materiais necessários: datashow (ou slides impressos), cópias do estudo de caso e da cédula de votação, disponíveis no material complementar, urna e cronômetro.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos e comente que eles irão discutir, questionar, levantar informações, além de serem convidados a exercitar a prática do debate, elaborando argumentos favoráveis e contrários à utilização de cada uma das fontes que podem ser utilizadas no processo de geração de energia elétrica.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados