Atividade para impressão - Mão na Massa - Geração de energia elétrica
Plano de Aula
Plano de aula: Geração de energia elétrica
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Uso consciente de energia elétrica
Por: Luciana Francisco
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contemplada nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.
Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este é considerado o oitavo plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas ao “Uso consciente de energia elétrica”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte também as aulas CIE8_05ME01, CIE8_05ME02, CIE8_05ME03, CIE8_05ME04, CIE8_05ME05, CIE8_05ME06 e CIE8_05ME07.
Os cinco tipos mais comuns de usinas de geração de energia elétrica (hidrelétrica, eólica, nuclear, solar e termelétrica) usam o mesmo princípio: um gerador é acionado para gerar eletricidade. O que muda em cada usina é a fonte de energia utilizada para acionar o gerador. Nesta aula, os alunos serão motivados a pensar, debater e avaliar prós e contras do processo de produção de energia elétrica, considerando as diferentes fontes de energia, além dos riscos de danos ambientais, e dos fatores sociais e econômicos gerados a partir da instalação de cada tipo de usina em uma determinada área de mata preservada.
Outras informações que complementam o tema dessa aula podem ser obtidas nos links abaixo, caso julgue necessário, acesse antecipadamente.
- Fontes de energias alternativas. Disponível no canal do Youtube: <https://www.youtube.com/watch?v=J184GM_Hq30> (acesso 12 jul. 2018).
- Como a energia nuclear funciona? | Ep. 45. Disponível no canal do Youtube: <https://www.youtube.com/watch?v=T6uOxjQbjEc> (acesso 12 jul. 2018).
- Você sabe como funciona a energia eólica?. Disponível no canal do Youtube: <https://www.youtube.com/watch?v=6Fc3V0-ZA7k> (acesso 12 jul. 2018).
- Eletricidade - 9 Eletricidade e água (Hidroelétrica). Disponível no canal do Youtube: <https://www.youtube.com/watch?v=KIXl5LAiR4E&feature=related> (acesso 12 jul. 2018).
- Eletricidade - 10 Entre o quente e o frio (Termoelétrica). Disponível no canal do Youtube: <https://www.youtube.com/watch?v=UMVp-Xm8lwQ> (acesso 12 jul. 2018).
Materiais necessários: datashow (ou slides impressos), cópias do estudo de caso e da cédula de votação, disponíveis no material complementar, urna e cronômetro.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos e comente que eles irão discutir, questionar, levantar informações, além de serem convidados a exercitar a prática do debate, elaborando argumentos favoráveis e contrários à utilização de cada uma das fontes que podem ser utilizadas no processo de geração de energia elétrica.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO