Mão na massa – Procedimentos
Plano de Aula
Plano de aula: Solstício e equinócio
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Rotação e translação da Terra
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que o professor possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula tem como objetivo descrever a relação do movimento de translação da Terra com os fenômenos do solstício e do equinócio.
Para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:
https://www.youtube.com/watch?v=a3YgLJ-ymEM
http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/arquivos/3423.pdf
Material Necessário para a seção mão na massa, por equipe:
- Bola de isopor com 1 ou 2 cm de diâmetro;
- Pedaço quadrado de papelão com 5 cm de lado
- Ambiente que possa ser escurecido;
- Pedaço de arame rígido;
- Lanterna;
- Palito de dente;
- Massa de modelar
- Canetinha.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar questões norteadoras que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:
Sabemos que a superfície terrestre é iluminada de forma desigual ao longo do ano. Quais são as principais consequências de uma iluminação desigual da superfície terrestre? O que marca o início de cada estação do ano?
Apresentar o objetivo da aula: descrever a relação do movimento de translação da Terra com os fenômenos do solstício e do equinócio.
Agradeça a participação da turma.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO