Mão na massa – Procedimentos
Plano de Aula
Plano de aula: Solstício e equinócio
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Rotação e translação da Terra
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que o professor possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula tem como objetivo descrever a relação do movimento de translação da Terra com os fenômenos do solstício e do equinócio.
Para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:
https://www.youtube.com/watch?v=a3YgLJ-ymEM
http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/arquivos/3423.pdf
Material Necessário para a seção mão na massa, por equipe:
- Bola de isopor com 1 ou 2 cm de diâmetro;
- Pedaço quadrado de papelão com 5 cm de lado
- Ambiente que possa ser escurecido;
- Pedaço de arame rígido;
- Lanterna;
- Palito de dente;
- Massa de modelar
- Canetinha.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar questões norteadoras que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:
Sabemos que a superfície terrestre é iluminada de forma desigual ao longo do ano. Quais são as principais consequências de uma iluminação desigual da superfície terrestre? O que marca o início de cada estação do ano?
Apresentar o objetivo da aula: descrever a relação do movimento de translação da Terra com os fenômenos do solstício e do equinócio.
Agradeça a participação da turma.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO