Plano de Aula

Plano de aula: Relação entre o movimento de rotação da Terra e os fusos horários

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Rotação e translação da Terra

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar. Este plano tem relação com o plano CIE8_11TU01. Sugiro avaliar a possibilidade de articular ambos.

Sobre esta aula: Esta aula tem como objetivo relacionar os fusos horários com o movimento de rotação da Terra. Professor, para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:

Material necessário para a seção mão na massa:

Opção 1: Se a escolha for simular o movimento de rotação manualmente:

- Bola de isopor com 20 cm de diâmetro;
- Pedaço de arame com cerca de 40 cm ou espeto fino com o mesmo tamanho;

  • Fita gomada;
  • Lanterna.

Opção 2: Se a escolha for simular o movimento de rotação com motor de passo:
- Bola de isopor com 20 cm de diâmetro;
- Pedaço de arame com cerca de 40 cm ou espeto fino com o mesmo tamanho;

  • Fita gomada;
  • Lanterna;
  • Motor de passo (Encontrado em toca discos, impressoras e lojas de eletrônicos);
  • Bateria de 9V (Encontrada em supermercados de uma forma geral).
Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o título da aula, diga que esta aula tem como objetivo mostrar a relação dos fusos horários e do ciclo de dias e noites com movimento de rotação da Terra.

Faça perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:

  • O que são fusos horários?
  • Qual relação existe entre os fusos horários e o movimento de rotação da Terra?
  • Quantos fusos horários existem?
  • Em que ponto da Terra se começa a contar os fusos horários?
  • Qual é a importância dos fusos horários?