Plano de Aula

Plano de aula: Dia solar e dia sideral

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Rotação e translação da Terra

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula tem como objetivo diferenciar dia solar e dia sideral e relacioná-los com os movimentos de rotação e translação da terra.

Professor, para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula fica a sugestão de pesquisa:

http://www.sbfisica.org.br/v1/novopion/index.php/links/simulacoes-e-animacoes

http://www.if.ufrgs.br/~fatima/fis2016/aulas/aula3.htm

https://seteirmas.wordpress.com/2012/02/26/o-dia-sideral-e-o-solar/

Material Necessário para a seção Mão na massa:

  • Cartolinas brancas, igual ao número de equipes;
  • Folha de papel A4 com a impressão do desenho, igual ao número de equipes;
  • Canetinha;
  • Régua;
  • Tampas (Duas por equipe);
  • Cola branca.
Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar questões norteadoras que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:

O que define um dia?

Será que os dias são iguais?

Apresentar o objetivo da aula: diferenciar dia solar e dia sideral e relacioná-los com os movimentos de rotação e translação da Terra.

Agradeça a participação da turma.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados