Plano de Aula

Plano de aula: Fração: um operador a ser considerado

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre As frações em nosso dia a dia

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Luiz Filipe Trovão

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF07MA06 - Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmo procedimentos.

EF07MA08 - Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.

EF07MA09 - Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.

Objetivos específicos

  1. Efetuar multiplicações envolvendo uma fração e um número natural;
  2. Compreender o comportamento do operador multiplicativo, quando ele é uma fração.

Conceito-chave

Multiplicação de uma fração por um número natural; Fração como operador.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Efetuar multiplicações envolvendo uma fração e um número natural;
  2. Compreender o comportamento do operador multiplicativo, quando ele é uma fração.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Materiais complementares:

Acesse o arquivo sobre o plano aqui.

Leituras:

- Nova ordem numérica: https://novaescola.org.br/conteudo/2657/nova-ordem-numerica

- Introdução aos números racionais: https://novaescola.org.br/conteudo/2722/introducao-aos-numeros-racionais

- Dividir as dúvidas para compreender as frações: https://novaescola.org.br/conteudo/2135/dividir-as-duvidas-para-compreender-as-fracoes

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO