Plano de Aula

Plano de aula: Aplicando frações como operador em diferentes contextos

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre As frações em nosso dia a dia

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Luiz Filipe Trovão

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas




Habilidade da BNCC

EF07MA06 - Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmo procedimentos.

EF07MA08 - Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.

EF07MA09 - Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.




Objetivos específicos

  1. Efetuar multiplicações envolvendo uma fração e um número natural;
  2. Realizar uma análise de várias situações problema envolvendo o uso de frações como operador.




Conceito-chave

Multiplicação de uma fração por um número natural; Fração como operador.




Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Efetuar multiplicações envolvendo uma fração e um número natural;
  2. Realizar uma análise de várias situações problema envolvendo o uso de frações como operador.




Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Materiais complementares:

Acesse o arquivo sobre o plano aqui.

Leituras:

- Nova ordem numérica: https://novaescola.org.br/conteudo/2657/nova-ordem-numerica

- Introdução aos números racionais: https://novaescola.org.br/conteudo/2722/introducao-aos-numeros-racionais

- Dividir as dúvidas para compreender as frações: https://novaescola.org.br/conteudo/2135/dividir-as-duvidas-para-compreender-as-fracoes

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO