Unidade de medida de massa - Resolução de problemas
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar e explorar informações sobre os diferentes tipos de papéis, suas utilidades e as unidades de medidas relacionadas.
TÍTULO
Aquecimento.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Inicie a aula falando um pouco sobre a origem do papel, suas diferentes formas de utilização e o quanto o desperdiçamos no nosso dia a dia, clique aqui ou aqui para melhor orientar seus alunos.
Fale também, sobre algumas unidades de medidas que estão bem relacionadas com o uso do papel, tais como : gramatura, espessura, resma, fardo, maiores informações sobre o papel, reciclagem e o impacto no meio ambiente podem ser acessadas aqui e no material complementar aqui .
Apresente a questão aos alunos e solicite que respondam individualmente, após a resolução solicite que comparem suas respostas. Promova uma discussão para saber se as respostas estão corretas. Caso alguém não concorde com a resolução, peça que justifique.
Propósito: Utilizar unidades de medidas para entender a importância do uso responsável do papel.
Discuta com a turma:
- Que a unidade de medida de tempo envolvida pode mudar dependendo do contexto, que no caso deles o mais apropriado é o calendário letivo.
- Que as medidas de comprimento podem ser referidas a altura ou largura ou ainda espessura.
- Que o consumo consciente do papel pode poupar o corte de árvores.
Material complementar:
- Informações sobre o papel e seu impacto no ambiente, clique aqui.
- Quantidade de Árvores para a produção de papel, aqui.
- Tamanhos, espessuras e tipos de papel, aqui.
- Dúvidas e orientações aos alunos acesse o Guia de Intervenção aqui.
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade principal.

Atividade principal.
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo no material complementar. Solicite aos alunos que, individualmente, respondam as questões em seus cadernos, nessa atividade eles podem usar a calculadora para auxiliá-los na elaboração dos cálculos e na verificação dos resultados obtidos. Caso necessário auxilie na reflexão sobre os conceitos, incentive-os a utilizarem diferentes estratégias de resolução. Após os alunos resolverem a atividade sugira que formem pequenos grupos para compararem suas respostas.
Propósito: Levar o aluno a compreender o conceito de otimização no processo de confecção de convites associados ao tamanho, forma e custo de produção.
Discuta com a turma:
- As dimensões do convite são múltiplas do papel A4?
- Em que outras situações é importante ou necessário calcular a área de uma figura ou objeto?
- Como organizaram a resolução da atividade e quais foram as principais dificuldades.
Material complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente as etapas da solução 1 . Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Nessa discussão da resolução com o uso da calculadora é possível abordar temas como aproximação e arredondamento de valores e a diferença entre o cálculo manual e o resultado que aparece no visor, como também a interpretação dos resultados.
Propósito: Incentivar os alunos a utilizarem diferentes estratégias de resolução, entender os resultados apresentados na calculadora, valores aproximados e arredondamento.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- Arredondamento, aproximação e interpretação dos cálculos e resultados.
- Dúvidas e orientações aos alunos acesse o Guia de Intervenção aqui.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente as etapas da solução 1 . Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Nessa discussão da resolução com o uso da calculadora é possível abordar temas como aproximação e arredondamento de valores e a diferença entre o cálculo manual e o resultado que aparece no visor, como também a interpretação dos resultados.
Propósito: Incentivar os alunos a utilizarem diferentes estratégias de resolução, entender os resultados apresentados na calculadora, valores aproximados e arredondamento.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- Arredondamento, aproximação e interpretação dos cálculos e resultados.
- Dúvidas e orientações aos alunos acesse o Guia de Intervenção aqui.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente as etapas da solução 2 . Você pode projetá-la ou reproduzi-la no quadro. Discuta com os alunos o processo de resolução . Faça uma comparação entre as duas resoluções e a importância da representação geométrica. Caso algum aluno tenha uma resolução diferente , solicite que compartilhe com a turma.
Propósito: Incentivar os alunos a utilizarem a representação geométrica como uma estratégia de resolução.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira de resolução?
Material complementar:
- Dúvidas e orientações aos alunos acesse o Guia de Intervenção aqui.
- A resolução impressa desta atividade pode ser obtida aqui.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as diversas formas de utilização do papel na nossa rotina, a importância do conhecimento matemático para um consumo responsável do papel e o impacto que o uso indevido gera na sociedade e no nosso planeta.
Propósito: Desenvolver a habilidade de observar situações diárias com o uso do papel, calcular e estimar medidas que contribuem para elaboração de estratégias pessoais diante de problemas e sua formação como cidadãos conscientes.
Atividade Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Solicite que, individualmente, os alunos leiam e resolvam a atividade, ela possibilita aos alunos estabelecerem relações entre massa , medidas de comprimento e cálculo de área. Reserve um tempo para discutir as estratégias de resolução com a classe.
Propósito: Retomada de conteúdo e verificação de aprendizagem.
Material Complementar:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar