Plano de Aula

Plano de aula: Cadernos, aviõezinhos e bolas de papel

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas envolvendo medições

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolver situações - problemas que envolvam medidas de superfície, de massa, e outras medidas presentes em situações do cotidiano .

(EF07MA24)  Resolução e elaboração de  problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.



Objetivos específicos

  • Explorar e compreender  situações relacionadas ao uso do papel envolvendo grandezas e medidas.

  • Empregar adequadamente medidas de superfície e volume.

  • Desenvolver autonomia na resolução de problemas.



Conceito-chave

Unidades massa (grama, quilograma, toneladas), unidades de superfície (metro, centímetro, milímetro), cálculo de área ( m²)  e volume (m³,dm³).



Recursos necessários

  • Data show
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • internet para apresentação de vídeos (opcional).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Explorar e compreender  situações relacionadas ao uso do papel envolvendo grandezas e medidas.

  • Empregar adequadamente medidas de superfície e volume.

  • Desenvolver autonomia na resolução de problemas.



Aula

Unidade de medida de massa - Resolução de problemas
Unidade de medida de massa - Resolução de problemas
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar e explorar informações sobre os diferentes tipos de papéis, suas utilidades e as unidades de medidas relacionadas.

Próximos planos dessa sequência