Atividade de Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Cálculos em construções - Medidas de superfície
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas envolvendo medições
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo
Mentora: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.
(EF07MA24) Resolução e elaboração de problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.
Objetivos específicos
- Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações essenciais para nossa vida;
- Compreender e relacionar as unidades de medidas de superfície na resolução de problemas de cálculo de medida de volume de blocos retangulares.
Conceito-chave
Unidades de capacidade (litro), unidades de superfície (metro, centímetro decímetro) cálculo de área ( m²) e volume (m³,dm³).
Recursos necessários
- Data show
- Folha quadriculada
- régua, lápis, borracha
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Internet * (opcional - vídeo disponível no material complementar)
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações essenciais para nossa vida;
- Compreender e relacionar as unidades de medidas de superfície na resolução de problemas de cálculo de medida de volume de blocos retangulares.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar a importância das unidades de medidas em construções.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO