Plano de Aula

Plano de aula: Consumo de água - medidas de volume

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas envolvendo medições

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé




Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.

(EF07MA24)  Resolução e elaboração de  problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.



Objetivos específicos

  • Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações essenciais para nossa vida;

  • Compreender e relacionar as unidades de medidas de capacidade na resolução de problemas de cálculo de medida de volume de blocos retangulares.



Conceito-chave

Unidades de capacidade (litro), unidades de comprimento (metro, centímetro decímetro), unidade de tempo (hora, minuto), cálculo de área ( m²)  e volume (m³,dm³).



Recursos necessários

  • Data show
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • internet para apresentação de vídeos (opcional).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações essenciais para nossa vida;

  • Compreender e relacionar as unidades de medidas de capacidade na resolução de problemas de cálculo de medida de volume de blocos retangulares.



Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar um consumo consciente da água por meio de unidade de medidas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência