Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Saúde, o açúcar e o sódio em alimentos - medidas de massa, capacidade e volume
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas envolvendo medições
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo
Mentora: Maria Aparecida Nemet Nascimento
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.
Objetivos específicos
Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de massa e capacidade, presentes em embalagens, medicamentos para tomada de decisão em situações do cotidiano.
.
Conceito-chave
Unidades de massa ( grama e quilograma, litro, mililitro)
Recursos necessários
- Data show
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de massa e capacidade, presentes em embalagens, medicamentos para tomada de decisão em situações do cotidiano.
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Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientação: Apresente a tabela aos alunos, que poderá ser projetada ou impressa. Comente sobre a importância de nos alimentarmos bem, e que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação, informe a eles que de acordo com a organização mundial de saúde (OMS), o sal e o açúcar estão entre as substâncias que devem ser reduzidas na alimentação e o seu consumo está limitado a 5g (1g=400mg de sódio) e 50g diárias respectivamente. Dentre as opções apresentadas, solicite aos alunos que individualmente escolham uma opção de lanche de sua preferência entre dois e três itens e escrevam em seus cadernos, como também estabeleçam a quantidade de cada item que pretendem consumir. Depois solicite que adicione as quantidades de sódio e açúcar correspondentes e compare nesta refeição o quanto de açúcar e sódio é consumido em relação ao recomendado pela organização mundial de saúde. Caso queira um exemplo de resolução impressa desta atividade.
Propósito: Compor uma opção de lanche de acordo com suas preferências e observe a quantidade de açúcar e sódio ingeridos.
Discuta com a turma:
- A sua escolha de lanche está dentro das recomendações diárias de açúcar e sódio ou já ultrapassou? se sim em quanto?
- Se a quantidade de de açúcar ou sódio não foram ultrapassadas quanto ainda se poderia consumir, quais desses itens seria uma outra opção de lanche em outro horário?
- Como poderia reduzir a quantidade de sódio e açúcar ingerido diariamente?
- Quais foram as melhores opções de lanches apresentados?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: concluir o aquecimento, informando que precisamos ser conscientes a respeito do que consumimos e que essas medidas são provenientes de estudos e pesquisas com o intuito de melhorar a saúde das pessoas.
Propósito: Conscientizar os alunos a respeito da importância da quantidade e da qualidade do que nos alimentamos.
Atividade principal.
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Organize os alunos em duplas produtivas e solicite que leiam os diálogos, em seguida, peça que anotem no caderno as informações, termos e palavras desconhecidas para que posteriormente pesquisem seus significados no dicionário. (Essa aula poderá ser trabalhada em conjunto com o professor de ciências, para que explique o processo da pressão do fluxo sanguíneo e como o sal e o açúcar provocam a retenção de líquidos no organismo, exigindo do coração mais esforço em bombear o sangue para o corpo.
Um vídeo explicativo sobre Pressão Arterial pode ser acessado aqui, como também pode ser localizado no material de apoio para explicação do processo.
Esclarecer aos alunos que para crianças e adolescentes os valores da pressão arterial são diferenciados e apresentados em tabelas de acordo com sexo e idade, (disponíveis em consultórios médicos).
Propósito: Estabelecer a relação entre quantidades de pequenas unidades de medidas de massa e capacidade e sua importância na prevenção da saúde.
Discuta com a turma:
- Se eles consomem comidas muito doces ou muito salgada?
- Se algum aluno ou alguém de sua família tem problema de saúde devido a problemas com alimentação?
- A importância das unidades de medidas para a nossa saúde ou seja, para uma vida saudável?
Atividade principal.
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Organize os alunos em duplas produtivas e solicite que leiam os diálogos, em seguida, peça que anotem no caderno as informações, termos e palavras desconhecidas para que posteriormente pesquisem seu significado no dicionário. (Essa aula poderá ser trabalhada em conjunto com o professor de ciências, para que explique o processo da pressão do fluxo sanguíneo e como o sal e o açúcar provocam a retenção de líquidos no organismo, exigindo do coração mais esforço em bombear o sangue para o corpo.- um vídeo explicativo sobre Pressão Arterial pode ser acessado aqui, como também pode ser localizado no material de apoio para explicação do processo. Esclarecer aos alunos que para crianças e adolescentes os valores da pressão arterial são diferenciados e apresentados em tabelas de acordo com sexo e idade, (disponíveis em consultórios médicos).
Propósito: Estabelecer a relação entre quantidades de pequenas unidades de medidas de massa e capacidade e a importância dos mesmo para prevenção da saúde.
Discuta com a turma:
- Se eles consomem comidas muito doces ou muito salgada?
- Se algum aluno ou alguém de sua família tem problema de saúde devido a problemas com alimentação?
- A importância das unidades de medidas para a nossa saúde ou seja, para uma vida saudável?
Atividade principal.
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Organize os alunos em duplas produtivas e solicite que leiam os diálogos, em seguida, peça que anotem no caderno as informações, termos e palavras desconhecidas para que posteriormente pesquisem seu significado no dicionário. (Essa aula poderá ser trabalhada em conjunto com o professor de ciências, para que explique o processo da pressão do fluxo sanguíneo e como o sal e o açúcar provocam a retenção de líquidos no organismo, exigindo do coração mais esforço em bombear o sangue para o corpo.- um vídeo explicativo sobre Pressão Arterial pode ser acessado aqui, como também pode ser localizado no material de apoio para explicação do processo. Esclarecer aos alunos que para crianças e adolescentes os valores da pressão arterial são diferenciados e apresentados em tabelas de acordo com sexo e idade, (disponíveis em consultórios médicos).
Propósito: Estabelecer a relação entre quantidades de pequenas unidades de medidas de massa e capacidade e a importância dos mesmo para prevenção da saúde.
Discuta com a turma:
- Se eles consomem comidas muito doces ou muito salgada?
- Se algum aluno ou alguém de sua família tem problema de saúde devido a problemas com alimentação?
- A importância das unidades de medidas para a nossa saúde ou seja, para uma vida saudável?
Atividade principal.
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá imprimir esta atividade aqui. Solicite que a dupla responda as questões em seus cadernos (5 minutos). Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar como encontraram a solução.
Resolução da Atividade Principal
Intervenção:
Para os alunos que não conseguirem desenvolver a tarefa ou apresentarem dificuldades na resolução, utilize o guia de intervenções que pode ser impresso aqui.
Propósito: Levar o aluno a saber relacionar as unidades de medidas (quantidades ingeridas) de massa e capacidade em situações relacionadas a saúde.
Discuta com a turma:
- Como organizaram a resolução do problema do avô de João?
- Qual etapa foi mais fácil resolver?
- Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.
Atividade principal.
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá imprimir esta atividade aqui. Solicite que a dupla responda as questões em seus cadernos (5 minutos). Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar como encontraram a solução.
Propósito: Levar o aluno a saber relacionar as unidades de medidas (quantidades ingeridas) de massa e capacidade em situações relacionadas a saúde.
Discuta com a turma:
- Como organizaram a resolução do problema do avô de João?
- Qual etapa foi mais fácil resolver?
- Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.
Discussão das Soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Solicite que expliquem como cada dupla pensou para resolver o problema. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas. Solicite que os alunos resolvam as atividades complementares, você poderá imprimi-la aqui, na questão 2 da atividade complementar, solicite que os alunos comparem os resultados com a atividade principal e interpretem as conclusões a respeito dos níveis de elevação da pressão arterial. As resoluções das atividades complementares poderão ser impressas aqui.
Resolução da Atividade Principal
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, que exige etapas de solução.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?
Discussão das Soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 a 14).
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Solicite que expliquem como cada dupla pensou para resolver o problema. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas. Solicite que os alunos resolvam as atividades complementares, você poderá imprimi-la aqui, na questão 2 da atividade complementar, solicite que os alunos comparem os resultados com a atividade principal e interpretem as conclusões a respeito dos níveis de elevação da pressão arterial. As resoluções das atividades complementares poderão ser impressas aqui.
Resolução da Atividade Principal
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, que exige etapas de solução.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?
Discussão das Soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 a 13).
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Solicite que expliquem como cada dupla pensou para resolver o problema. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas. Solicite que os alunos resolvam as atividades complementares, você poderá imprimi-la aqui, na questão 2 da atividade complementar, solicite que os alunos comparem os resultados com a atividade principal e interpretem as conclusões a respeito dos níveis de elevação da pressão arterial. As resoluções das atividades complementares poderão ser impressas aqui.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, que exige etapas de solução.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?
Discussão das Soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 a 14).
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Solicite que expliquem como cada dupla pensou para resolver o problema. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas. Solicite que os alunos resolvam as atividades complementares, você poderá imprimi-la aqui, na questão 2 da atividade complementar, solicite que os alunos comparem os resultados com a atividade principal e interpretem as conclusões a respeito dos níveis de elevação da pressão arterial. As resoluções das atividades complementares poderão ser impressas aqui.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, que exige etapas de solução.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?
Discussão das Soluções.
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 a 14).
Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Solicite que expliquem como cada dupla pensou para resolver o problema. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas. Solicite que os alunos resolvam as atividades complementares, você poderá imprimi-la aqui, na questão 2 da atividade complementar, solicite que os alunos comparem os resultados com a atividade principal e interpretem as conclusões a respeito dos níveis de elevação da pressão arterial. As resoluções das atividades complementares poderão ser impressas aqui.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, que exige etapas de solução.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
- Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de saber relacionar diferentes unidades de medida para resolução de uma situação-problema presente na nossa vida.
Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos e aplicados na resolução de problemas cotidianos relacionados a medidas de massa, capacidade, volume, tempo.
Materiais de apoio e o referencial teórico sobre esta aula você encontra aqui e informações sobre o plano neste link.
Raio - X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem e resolvam problemas relacionados na área da saúde em que são empregadas diferentes unidades de medidas para tomada de decisão.
Orientação: Peça que os alunos leiam a questão, você poderá projetá-la ou imprimi-la, após a leitura promova um rápido debate sobre as informações contidas no texto e as quantidades de unidade de medidas apresentadas. Em seguida oriente que, sozinhos ou em duplas, resolvam a questão e promovam uma reflexão sobre os resultados obtidos. Se julgar oportuno, solicite que alguns alunos demonstrem no quadro como chegaram ao resultado.
Discuta com a turma:
- A importância da utilização de quantidades corretas na aplicação de medicamento.
- Saber interpretar e relacionar unidades de medida de capacidade e tempo na nossa vida.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_21GRM02
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Vídeo : “Você sabe o que é a Hipertensão Arterial?”- disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=v_UyNI0yOnM acesso em 04 de jul 2020.
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal.
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor os questionamentos apresentados no slide usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo) que de maneira colaborativa e síncrona os alunos possam respondê-los, ou ainda usar a função de áudio do Whatsapp para que um a um postem suas respostas ou hipóteses sobre o assunto disparador. Oriente-os que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Professor, para a realização da atividade principal, os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp ou no Google Sala de Aula para que os alunos possam pensar sobre ele. Peça que tentem resolver a atividade em dois momentos. No primeiro momento eles deverão pensar sozinhos sobre a situação proposta e anotar todas as suas estratégias de cálculo no caderno. No segundo momento, você pode sugerir que o aluno compartilhe a resposta com um familiar e juntos discutam as estratégias de resolução. Oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Ao iniciar a aula, organize um espaço de compartilhamento e discussão das resoluções (fórum, mensagens de WhatsApp, ou outra plataforma de interação). Essa é uma etapa importantíssima da aula, pois nela os alunos irão justificar as estratégias e respostas das atividades. Estimule-os a analisar e comparar as respostas compartilhadas pelos colegas. Peça que acionem seus microfones e expliquem como pensaram para atender o que foi solicitado. Valorize as estratégias dos alunos e use-as como ponto de partida para dar continuidade à discussão das soluções. Para isso, compartilhe com os alunos por mensagem de texto apenas o primeiro exercício da atividade complementar.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. A visualização do vídeo "Você sabe o que é a Hipertensão Arterial?" também pode ser interessante para que discutam os malefícios do açúcar no organismo.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo
Mentora: Maria Aparecida Nemet Nascimento
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.
Objetivos específicos
Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de massa e capacidade, presentes em embalagens, medicamentos para tomada de decisão em situações do cotidiano.
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Conceito-chave
Unidades de massa ( grama e quilograma, litro, mililitro)
Recursos necessários
- Data show
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.