Plano de Aula

Plano de aula: Mapas do Brasil (Formação cartográfica)

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise comparativa de regiões do Brasil

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07G10) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A mencionada habilidade valoriza a comparação entre diferentes mapas e representações espaciais do território brasileiro, a fim de trazer para os alunos elementos de interpretação de mapas do Brasil, servindo de base conceitual em aulas subsequentes que visem ampliar as discussões de comparações entre regiões e análise de gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas do Brasil.

Materiais necessários:

  • Mapas da formação territorial do Brasil;
  • Caderno dos alunos;
  • Cartolinas ou papel pardo;
  • Quadro;
  • Projetor;

Material complementar:

Link para os mapas - IBGE/1988, Mapa de Cantino/1502, Capitanias Hereditárias/ séc. XVI (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nAMnSedsAqqWtTXsCqCdpMEhhtrwSdgMKnthXH6akJVmrbcJnBNTqS8ffA6F/geo7-10und01-mapas.pdf )

Link para a tabela de análise:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rXT7k7SmyvYufRV3X6ysg7QhfJTfDsqndegRUwnHtvHehCDK52JZNfaxfyDJ/geo7-10und01-acao-propositiva-tabela.pdf

Para você saber mais:

A atual configuração do território brasileiro começou a ser constituída enquanto elemento de Estado, a partir do século XVI, por meio das Capitanias Hereditárias. No entanto, o reconhecimento do território brasileiro, como agente de organização política, social, ambiental e econômica, só começou a ser discutido no decorrer da década de 1940, com a criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que por meio de políticas de integração regional, promovida inicialmente por Getúlio Vargas e posteriormente pelos governos militares, passou por diversas transformações de estados e regiões até chegar na atual configuração do território brasileiro, datado de 1988.

Este plano contempla a interpretação de mapas ao longo da história, abordando os contextos sociais de cada época, tais como as iluminuras do mapa de Cantino, a representação das linhas horizontais no mapa das Capitanias Hereditárias e a divisão política do mapa do IBGE, todos aqui contextualizados. Para isso, serão apresentados aos alunos, caso necessário, alguns elementos do alfabeto cartográfico que os auxiliem na interpretação dos mapas: títulos, convenções cartográficas e legendas; essas têm como objetivo identificar objetos do mapa via representação gráfica, como elementos lineares, zonais e pontuais.

BAGLINI, Rodrigo. GEOGRAFIA /Brasil - Aula 01 (Formação do território brasileiro ).2017. (7m27s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f58EJTpO8vw. Acesso em :16/11/2018

GuiaGeo. Página inicial. Disponível em: https://www.guiageo.com/.

Acesso em: 14/11/2018

IBGE. Como São feitos os mapas?.2015. (13m55s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM. Acesso em :15/11/2018

IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf - acesso em: 15/11/2018

DOIN, Rosângela. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2014

HARLEY – Jhon Brian – A Nova História da Cartografia https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2854966/mod_resource/content/1/HARLEY%2C%20J%20B.%20A%20nova%20historia%20da%20cartografia.pdf – acesso em: 16/11/2018

HARLEY – Jhon Brian – Mapas, Saber e Poder http://www.ufpa.br/pphist/documentos/2%20-%20John%20Brian%20Harley%20-%20Mapas,%20saber%20e%20poder.pdf – acesso em: 15/11/2018

Contextos prévios:

Para uma melhor dinâmica de aula é aconselhável que os alunos já saibam de alguns conceitos cartográficos, como escala, legenda e título. Todavia, caso os alunos não tenham tido esses conceitos, em anos ou períodos anteriores, você pode, durante a explanação dos mapas, construir de maneira colaborativa no decorrer da aula;

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Separe a sala de aula em no mínimo em 3 grupos. É aconselhável que os alunos produzam apenas um material de anotação/diferenciação por grupo a fim de valorizar o desenvolvimento colaborativo e integrar saberes e pontos de vistas diferentes dentro do mesmo grupo.

Imprima os mapas disponíveis nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nAMnSedsAqqWtTXsCqCdpMEhhtrwSdgMKnthXH6akJVmrbcJnBNTqS8ffA6F/geo7-10und01-mapas.pdf

e distribua os mapas para os grupos de alunos. Não é necessário que os mapas sejam impressos de maneira colorida pois as discussões dessa aula terão como objetivo a formação territorial do Brasil ao longo da história.

Para desenvolvimento da atividade é aconselhável utilizar uma tabela que se encontra aqui https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rXT7k7SmyvYufRV3X6ysg7QhfJTfDsqndegRUwnHtvHehCDK52JZNfaxfyDJ/geo7-10und01-acao-propositiva-tabela.pdf ;

Pesquise em materiais disponíveis na sua casa e escola como livros didáticos, atlas, cartilhas e outros materiais que contenham os mapas de formação do Brasil;

Como adequar à sua realidade:

Caso a aula seja realizada nos estados de Tocantins, Roraima, Amapá e Mato Grosso do Sul é necessário discutir com seus alunos a configuração recente desses estados, levantando durante as discussões acerca das apresentações das diferenças elementos que constituíram a tarde criação dos estados citados, como por exemplo, interesses políticos, organização natural e distribuição de verbas federais.

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