Cartaz: Dia contra o trabalho infantil
Plano de Aula
Plano de aula: Trabalho infantil na Revolução Industrial
Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Revolução Industrial
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI03, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
– Cópias impressas das imagens e textos ou data show para projeção destas fontes.
– Dicionários (caso disponíveis/necessários).
– Folhas para elaboração do cartaz (A4 ou A3 ou cartolina).
– Lápis de cor, canetinha, cola, durex, revistas que possam ser recortadas (ou impressão de imagens para colagem).
Material complementar:
Cartaz do Dia contra o trabalho infantil (2010):
Print da reportagem “No Brasil, o trabalho infantil atinge 2,7 milhões de crianças e adolescentes” (2017):
“A vida e as aventuras de Michael Armstrong, o menino da fábrica” (1876):
Trecho de A situação da classe trabalhadora na Inglaterra (1845), por Friedrich Engels:
Trecho de Oliver Twist (1837), por Charles Dickens:
Para você saber mais:
COSTA, Ângelo Fabiano Farias da. Uma infância roubada pelo trabalho. Correio Braziliense, 12/8/2018. Disponível em: <http://blogs.correiobraziliense.com.br/servidor/uma-infancia-roubada-pelo-trabalho/>. Acesso em: 24 de jan. de 2019.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Combatendo o trabalho infantil: guia para educadores. Brasília: OIT, 2001. Disponível em: >https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---americas/---ro-lima/---ilo-brasilia/documents/publication/wcms_233633.pdf>. Acesso em: 24 de jan. de 2019.
REDE PETECA. Mapa do trabalho infantil. Disponível em: <https://www.chegadetrabalhoinfantil.org.br/mapa-do-trabalho-infantil/>. Acesso em: 24 de jan. de 2019.
EDITORA FTD. O trabalho infantil na Revolução Industrial. 2018. 2m57s. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SMgaQOK68LI>. Acesso em: 24 de jan. de 2019.
KUHLMANN, Moysés. Resenha de “Uma história da infância: da Idade Média à época contemporânea no Ocidente”, por Colin Heywood. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, maio/ago. 2005, p. 239-242. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v35n125/a1435125.pdf>. Acesso em: 24 de jan. de 2019.
SANTOS JUNIOR, José Pacheco dos; MATIAS, Kamilla Dantas; e PEREIRA, Rita de Cássia Mendes. O trabalho infantil nos Estados Unidos pelas lentes de Lewis Hine. Discursos fotográficos, Londrina, v.9, n.14, jan./jun. 2013, p.123-140. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2013v9n14p123>. Acesso em: 26 de jan. de 2019.
EDITORA MELHORAMENTOS. Projeto pedagógico: Oliver Twist. Disponível em: <http://editoramelhoramentos.com.br/v2/wp-content/uploads/2012/07/OLIVER-TWIST.pdf>. Acesso em: 24 de jan. de 2019.
THE SCHOOL OF LIFE. Literature – Charles Dickens. 2016. 10m38s. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=N9dB9BZWDBU>. Acesso em: 24 de jan. de 2019. Vídeo em inglês, mas é possível habilitar legendas em português no próprio YouTube.
LOMBARDI, José Claudinei. Trabalho e educação infantil em Marx e Engels. Revista HISTEDBR Online, Campinas, n. 39, set. 2010, p. 136-152. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/39/art08_39.pdf>. Acesso em: 24 de jan. de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO