Mão na Massa – Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Como substituir o uso de plástico comum?
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Materiais sintéticos
Por: Luciana Francisco
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este é considerado o terceiro plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas aos “Materiais sintéticos: identificação de materiais sintéticos, origem, produção, impacto ambiental”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas: CIE6_04ME01, CIE6_04ME02, CIE6_04ME04, CIE6_04ME05, CIE7_06ME07 e CIE7_06ME08.
A proposta dessa aula é levar o aluno a avaliar a necessidade de substituir plásticos, considerando o desenvolvimento de novas tecnologias que minimizem o impacto poluidor no ambiente. Substituir o plástico é um dos maiores desafios da vida contemporânea: praticamente tudo vem com uma embalagem plástica, e inúmeros utensílios, dos mais essenciais aos mais desnecessários, são feitos de plásticos. As medidas de redução do uso de plásticos, repensando como consumimos, e a criação de novas tecnologias capazes de produzir materiais com as mesmas qualidades, mas que não sejam nocivas à vida no planeta se fazem urgentes.
Para esta aula, a proposta é a produção de bioplástico de amido da batata. Como é preciso deixar o plástico secando por aproximadamente uma semana, sugerimos que você prepare com antecedência uma amostra do bioplástico para que os alunos possam já nesta aula concluírem o plano. Você pode optar por não antecipar e retomar o plano em aulas subsequentes, quando o plástico produzido em aula estiver pronto. Para otimizar o tempo, propõem-se que o professor faça o plástico junto com os alunos. Se você dispuser mais de 50 minutos de aula, então terá tempo para deixar que os alunos façam a maior parte do trabalho, exceto a etapa onde é preciso aquecer a mistura (veja mais detalhes para esta parte nos slides 5 e 7).
As Instruções detalhadas estão no arquivo da atividade para impressão, disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FmwphmkDqwFqhr3aYmHqX2GhZ5YA9Q2G3kgH8Zq9R8gMSX5cA7f96xzECPnU/cie6-04me03--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf.
ATENÇÃO: A produção do plástico exige aquecimento. Se em sua escola não houver possibilidade de aquecimento (se não houver laboratório ou um espaço adequado para o aquecimento – veja os slides 5 e 7 com todas as informações de segurança necessárias) sugere-se que o professor produza o plástico em casa para levar para a aula e que na aula demonstre como foi produzido.
Outras informações podem ser obtidas nos links abaixo e complementam o tema dessa aula, caso julgue necessário, acesse antecipadamente.
- Acesse a reportagem: “Um desafio do século: o que fazer do plástico”. Por: Herton Escobar, O Estado de S.Paulo. Publicado em: 05 de jun. 2018. Disponível em: <https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,um-desafio-do-seculo-o-que-fazer-do-plastico,70002337713> (acesso 01 set. 2018).
- Acesse a reportagem: “Poluição do plástico é desafio para o Dia Mundial do Meio Ambiente”. Por: Por Marieta Cazarré – Repórter da Agência Brasil. Publicado em: 05 de jun. 2018. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-06/acabar-com-poluicao-do-plastico-e-tema-do-dia-mundial-do-meio-ambiente> (acesso 01 set. 2018).
- Acesse o vídeo “Ponchila: mochila que vira poncho é 100% feita com plástico reutilizado”, do canal Ciclo Vivo, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=3P6_vBPvtmM> (acesso 01 set. 2018).
- Acesse a reportagem: “De onde vem o plástico?”. Por Natália Petrin. Disponível em: <https://www.estudokids.com.br/de-onde-vem-o-plastico/> (acesso em 01 set. 2018).
Materiais necessários para a aula: Data Show (ou slides impressos), cópias da reportagem sugerida no slide 2, cópias da atividade para impressão, disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FmwphmkDqwFqhr3aYmHqX2GhZ5YA9Q2G3kgH8Zq9R8gMSX5cA7f96xzECPnU/cie6-04me03--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf, computadores, liquidificador, recipiente transparente, peneira, água, batatas, glicerina, vinagre, corante, panela, forma retangular, colher, fonte de aquecimento (fogão), caneta permanente, tesoura de ponta arredondada e cronômetro.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Leve para a sala diferentes objetos feitos de plásticos, por exemplo: garrafas PET, embalagens, potes, sacolas, canecas, brinquedos, escovas de dente etc. Deixe que eles manuseiem todos os objetos livremente.
Pergunte-lhes se sabem como é feito o plástico, os objetos que podem ser produzidos a partir dele, tempo de decomposição etc. Questione se eles percebem sobre a quantidade de plástico jogado nas ruas, praças, parques, córregos, rios. Quais as consequências do descarte inadequado do plástico, principalmente em períodos de chuvas? Comente que a poluição causada pelo descarte de objetos de plástico é um dos grandes desafios da nossa sociedade, o acúmulo desse plástico em períodos de chuvas pode contribuir com as enchentes, entupir bueiros, galerias de águas pluviais, pode contribuir para a proliferação de animais transmissores de doenças, além de os plásticos serem carregados pelas águas chegando a locais distantes, contaminando o meio ambiente, e muitas vezes são ingeridos por animais aquáticos, como baleias, tartarugas marinhas e aves que confundem o plástico com alimento. Incentive-os a discutir e deixe que coloquem suas considerações sobre o assunto.
Caso necessite, acesse antecipadamente a reportagem: “Estômago de baleia morta na Tailândia estava cheio de plástico ”. Por: O Globo/Com Agências Internacionais. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/estomago-de-baleia-morta-na-tailandia-estava-cheio-de-plastico-22741975> (acesso em 01 set. 2018).
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO