Plano de Aula

Plano de aula: Luz e Som: como os animais aquáticos reagem às nossas ondas

Plano 1 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Fenômenos naturais e impactos ambientais

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre esta aula
Sobre esta aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário garantir acesso dos alunos a algumas informações a serem pesquisadas. É interessante ter acesso à internet, mas caso não seja possível, sugerimos um material para impressão e que deverá estar à disposição dos alunos. Também estará disponível para impressão um modelo de mapa mental (disponível aqui: https://docs.google.com/document/d/1PXi98mR4kg-XVJAd1X7ioc8hQrzR8Jn-L8eTl1YORq8/edit). Recomendamos a leitura dos materiais abaixo antes da aula, enriquecendo o momento das discussões entre os grupos, tanto focando nas questões propostas como nas consequências das poluições sonoras e luminosas no geral.

Materiais de apoio:

http://tamar.org.br/interna.php?cod=106

http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/downloads/artigobotos.pdf

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/fiscalizacoes-em-pontos-com-poluicao-sonora-serao-intensificadas-em-santarem.ghtml

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/11/barulho-em-sao-paulo-faz-sabias-passarem-cantar-de-madrugada.html

https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/iluminacao-das-cidades-impede-visao-de-estrelas-afeta-saude-do-ser-humano-2946949

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o título da aula aos alunos. Esclareça possíveis dúvidas que impeçam a compreensão do título, por exemplo a compreensão de que tanto a luz quanto o som se propagam em ondas pelo espaço.