Atividade para impressão - Mapa mental - CIE7_08VE01
Plano de Aula
Plano de aula: Luz e Som: como os animais aquáticos reagem às nossas ondas
Plano 1 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Fenômenos naturais e impactos ambientais
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário garantir acesso dos alunos a algumas informações a serem pesquisadas. É interessante ter acesso à internet, mas caso não seja possível, sugerimos um material para impressão e que deverá estar à disposição dos alunos. Também estará disponível para impressão um modelo de mapa mental (disponível aqui: https://docs.google.com/document/d/1PXi98mR4kg-XVJAd1X7ioc8hQrzR8Jn-L8eTl1YORq8/edit). Recomendamos a leitura dos materiais abaixo antes da aula, enriquecendo o momento das discussões entre os grupos, tanto focando nas questões propostas como nas consequências das poluições sonoras e luminosas no geral.
Materiais de apoio:
http://tamar.org.br/interna.php?cod=106
http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/downloads/artigobotos.pdf
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o título da aula aos alunos. Esclareça possíveis dúvidas que impeçam a compreensão do título, por exemplo a compreensão de que tanto a luz quanto o som se propagam em ondas pelo espaço.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Provoque os alunos, mostrando-os esse slide, a pensarem sobre os nossos próprios hábitos e como eles sofrem interferência com mudanças no ambiente. Faça perguntas como: “Vocês imaginam que esses ambientes estão silenciosos?”; “Acham que a atividade de um deles seria influenciada se tivesse mais barulho?”; “Acham que a atividade de um deles seria possível caso tivesse mais luz?”; “E se não tivesse luz nenhuma, influenciaria algum desses momentos?”.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a questão disparadora aos alunos. Caso lhe pareça conveniente esclareça a origem das ondas sonoras e luminosas como advindas da atividade humana e não da natureza.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Esta atividade está dividida em dois tempos, sendo o primeiro de 20 minutos e os 10 minutos restantes necessários ao segundo (próximo slide).
Divida a sala em dois grandes grupo, sendo que um trabalhará com a pesquisa sobre o boto-cor-de-rosa e outro com a tartaruga-cabeçuda. Esses dois grandes grupos ainda poderão ser subdivididos em grupos menores, garantindo a participação de todos os alunos, caso haja material e acesso a diferentes dispositivos com internet a todos eles. Nesse primeiro momento os grupos deverão pesquisar sobre os principais hábitos de vida desses animais construindo um mapa mental.
Para facilitar a organização e a otimização do tempo, sugerimos um modelo que poderá ser entregue aos alunos para preenchimento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zbFym3J55WskVSDEkMes9f6FZMjqP3tWnF4Cm58P85jFv4KR67aYdjZq9eBg/atividade-para-impressao-mapa-mental-cie7-08ve01.pdf .
Sobre esse material e as instruções para uso: o hexágono deverá conter o nome ou uma outra representação, como o desenho, do animal ao qual o grupo está pesquisando. As setas pontilhadas dizem respeito, cada uma, a um dos hábitos de vida contidos no slide, a saber: onde vivem, o que comem, como se comunicam e caçam, como se reproduzem, como nascem os filhotes, se há migração ou não. Por fim, as elipses deverão ser preenchidas com o conteúdo que encontrarem a respeito daquele hábito. Oriente os alunos da necessidade de anotarem suas informações de forma clara, para que ao consultarem o mapa, compreendam com facilidade as informações contidas nele.
A pesquisa que os alunos devem realizar poderá ser feita através de dispositivos com internet e nesse caso é necessário orientar os alunos sobre como utilizar de boas palavras-chave para as procuras. Atente-se nesse momento a importância de ao menos duas informações: como nascem os filhotes da tartaruga-cabeçuda e sobre a comunicação e caça (uso do sonar) pelos botos-cor-de-rosa.
Caso não seja possível o acesso à internet pelos alunos na escola, você poderá imprimir materiais que contenham essas informações, conforme disponibilizamos abaixo:
http://www.tamar.org.br/tartaruga.php?cod=18
http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=90
http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=96
https://www.hipercultura.com/boto-cor-de-rosa/
https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/boto-cor-de-rosa
MÃO NA MASSA
Orientações: Nesta segunda parte, apresente esse slide aos alunos falando muito brevemente sobre as poluições sonora e luminosa e apresentando as figuras como situações cotidianas no nosso mundo. Em seguida, peça aos alunos que encontrem no seu mapa mental informações sobre os hábitos de vida do seu animal e pontos de interferência relacionados a esses tipos de poluição.
MÃO NA MASSA
Orientações: Nesta segunda parte, apresente esse slide aos alunos falando muito brevemente sobre as poluições sonora e luminosa e apresentando as figuras como situações cotidianas no nosso mundo. Em seguida, peça aos alunos que encontrem no seu mapa mental informações sobre os hábitos de vida do seu animal e pontos de interferência relacionados a esses tipos de poluição.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Ao final das atividades, peça que os grupos compartilhem seus achados com a turma, de forma que todos conversem sobre as possíveis consequências das poluições sonora e luminosa nos hábitos do boto-cor-de-rosa e da tartaruga-cabeçuda. Oriente a discussão para que toquem os dois pontos importantes mencionados no Mão na Massa: como nas nascem os filhotes da tartaruga-cabeçuda e sobre a comunicação e caça (uso do sonar) pelos botos-cor-de-rosa. Ajude os alunos a responderem de forma conjunta ao final da discussão à questão disparadora, explicitando a influência da luminosidade das praias na desova e nascimento das tartarugas-cabeçudas e nas ondas sonoras dos motores de barcos influenciando a utilização do sonar dos botos para comunicação e caça. Utilize os materiais sugeridos no início da aula para ampliar a discussão.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a refletirem a partir das questões propostas.
Apresente a questão disparadora:
- Como as ondas sonoras e luminosas influenciam a vida na água?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Divida os estudantes em dois grupo, um deverá fazer a pesquisa sobre o boto-cor-de-rosa e o outro sobre a tartaruga-cabeçuda.
Envie a estrutura para o mapa mental, disponível na aba “materiais e atividades”. Peça para pesquisarem sobre o animal e preencherem o mapa mental.
Para orientar a pesquisa, mostre o primeiro slide “mão na massa” e sugira alguns links, como:
Tamar (disponível aqui).
Tamar 2 (disponível aqui).
Tamar 3 (disponível aqui).
Hipercultura - Boto cor-de-rosa (disponível aqui).
Portal São Francisco (disponível aqui).
Faça um vídeo curto explicando o que é poluição sonora e luminosa e envie aos estudantes.
Organize a turma em grupos de até 5 estudantes que pesquisaram sobre o mesmo animal e proporcione um meio de comunicação entre eles (disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens).
Oriente os grupos a compartilharem os mapas mentais, verificarem informações sobre os hábitos de vida do animal e as possíveis interferências causadas pela poluição sonora e luminosa.
Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma e dê espaço para que os grupos compartilhem as conclusões. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a realizarem uma pesquisa sobre o animal definido e na construção de um mapa mental.
Luz e Som: como os animais aquáticos reagem às nossas ondas
7º Ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar o impacto das poluições sonora e luminosa nos hábitos de animais aquáticos.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07CI08) Avaliar como os impactos por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alterações de hábitos, migração etc.
Professor-autor: Elka Waideman Martinez
Mentor: Rossana Ichii Chida
Especialista: Juliane Marques de Souza
Sobre esta aula: Esta aula não faz parte de uma sequência específica.
Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário garantir acesso dos alunos a algumas informações a serem pesquisadas. É interessante ter acesso à internet, mas caso não seja possível, sugerimos um material para impressão e que deverá estar à disposição dos alunos. Também estará disponível para impressão um modelo de mapa mental (disponível aqui: https://docs.google.com/document/d/1PXi98mR4kg-XVJAd1X7ioc8hQrzR8Jn-L8eTl1YORq8/edit). Recomendamos a leitura dos materiais abaixo antes da aula, enriquecendo o momento das discussões entre os grupos, tanto focando nas questões propostas como nas consequências das poluições sonoras e luminosas no geral.
Materiais de apoio:
http://tamar.org.br/interna.php?cod=106
http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/downloads/artigobotos.pdf