Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Para acessar documento com sugestões de Referências Bibliográficas, clique aqui.
Aquecimento (slides 3, 4 e 5)
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Inicie a aula questionando a classe a respeito de seus conhecimentos sobre os polígonos. Devem se lembrar pelo menos que todo polígono é uma figura plana fechada e formada exclusivamente por retas.
Discuta com a turma:
- Lembramos as características que definem os polígonos?
- Será que podemos usar essas características para algo mais?
Propósito: Resgatar o conhecimento sobre figuras planas para a introdução ao objetivo principal da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projetar as figuras e questionar os alunos sobre quais representam polígonos. Ou você pode distribuir folhas com as figuras impressas e pedir aos alunos que identifiquem pelos números as figuras planas que não são polígonos.
Aquecimento
Discuta com a turma:
- Podemos usar características diferentes para identificar os polígonos?
- A quantidade de lados de um polígono pode ser diferente da quantidade de vértices desse mesmo polígono?
Propósito: Resgatar o conhecimento sobre as características que definem quando uma figura plana é um polígono. Observar outras características que podem ser usadas para separar os polígonos em grupos de diferentes polígonos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Finalize com os questionamentos do slide.
Propósito: Fazer com que os alunos percebem que a quantidade de lados dos polígonos sempre será igual a quantidade de vértices ou ângulos internos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Forme grupos para a resolução da atividade.
- Forneça para cada grupo pelo menos 2 tesouras para agilizar essa parte da atividade.
- Distribua uma folha (para acessar a figura clique aqui. Temos duas opções: colorida e preto e branco) para cada aluno do grupo e peça para que recortem os polígonos. No caso do professor optar pela figura preto e branco, pedir para colorir.
- Peça para separem as figuras de acordo com a quantidade de lados.
Atividade Principal 1Atividade Principal 1
Converse com os grupos:
- Como é melhor: separar os polígonos contando seus lados, vértices ou ângulos internos?
Propósito: Compreender quais características a serem levadas em consideração na comparação entre os polígonos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Distribua uma cartolina para cada grupo com a descrição dos polígonos já coladas;
- Agora peça para cada grupo colar os polígonos recortados (folha distribuída no início da atividade) abaixo da descrição do polígono.
- Oriente os alunos que: “Se dentre os polígonos recortados ficar faltando algum, pode-se desenhar o polígono de acordo com sua descrição.”
Converse com os grupos:
- Os polígonos recortados tem os lados com o mesmo comprimento?
- Conseguiram completar toda a cartolina?
Propósito: Comparar os polígonos de acordo com sua descrição e completar desenhando o mesmo quando necessário.
Atividade Principal
Guia de intervenção
Analisando as soluções
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Os alunos poderão expor as cartolinas e contar como decidiram separar os polígonos. Distribua para cada grupo uma folha com a nomenclatura dos polígonos da atividade e peça para recortarem. Converse com os alunos sobre os nomes apresentados, veja se conseguem relacionar o nome correto do polígono com o mesmo. Por exemplo:
- Como se chama o polígono com três lados? Esse provavelmente todos saberão que se trata do triângulo.
- Por que triângulo?
- E o polígono com quatro lados como se chama? Quadrilátero combina com quatro lados, pois que, “quadri” significa quatro e “látero” significa lado.
Sobre os outros termos pode auxiliar assim: “penta” quer dizer cinco e “gono” significa ângulo, ou seja, cinco ângulos (que também têm cinco lados). Procure fazer com que as respostas partam dos alunos ao contrário de somente fornecê-las prontas.
No caso dos polígonos desenhados (eneágono e undecágono), pergunte a cada grupo por que os desenharam de tal maneira e não de outra. Neste momento, durante os questionamentos use a nomenclatura feita na atividade e peça para os alunos fazerem o mesmo.
Durante este momento você pode pedir a alguns alunos que desenhem alguns polígonos na lousa. Exemplo: desenhe um pentágono, desenho um heptágono etc.
Resolução da Atividade Principal
Discuta com a turma:
- De onde vem os nomes dos polígonos?
- No passado, em que país viviam os estudiosos da geometria?
Propósito: Compreender as relações da nomenclatura dos polígonos com a característica de cada um.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Converse com os alunos para confirmar que compreenderam que a nomenclatura dos polígonos relaciona-se com seu número de lados, vértices ou ângulos e não com o tamanho dessas características. Exemplifique, por exemplo: qualquer polígono com cinco lados será denominado de pentágono, qualquer polígono de seis lados será denominado hexágono e assim sucessivamente.
Propósito: Depois que os alunos entenderem, a memorização irá ocorrer naturalmente.Compreender facilita memorizar.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Distribuir a tabela com os nomes dos polígonos. Peça para alguns alunos desenharem polígonos nomeados pelo professor. Concluindo assim que entenderam o que foi proposto para a aula.
Converse com os alunos:
- Consigo diferenciar os polígonos e nomeá-los?
Propósito: Confirmar através do diálogo com a classe que realmente conseguem realizar o que se pretendeu no objetivo da aula.