Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_19GRMO08
Recursos
- Necessários: Folha sulfite, lápis, caderno
- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp
Introdução ao volume: https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/volume-rect-prism/v/how-we-measure-volume
Inmetro: https://www.youtube.com/watch?v=3ojA2MKMoGA
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Atividade Principal (adaptada)
Professor, você pode fazer uma sala de aula invertida. Nessa aula é importante que os alunos tenham conhecimentos sobre as unidades e transformações de medida. Oriente os alunos para que possam realizar a atividade autonomamente. Encaminhe a atividade principal (arquivo) para os alunos realizarem, solicitando que eles deem um retorno da atividade. Se achar necessário, grave um áudio orientativo das etapas que o aluno irá vivenciar. Sugira que eles façam uma pesquisa sobre reciclagem e obras de artes que usam formas geométricas em suas construções, em especial o cubismo. Comente sobre a densidade de um material explicando o que é, pois será usada no cálculo da atividade. Deixe claro todas as etapas que serão vivenciadas em casa para serem compartilhadas e discutidas no encontro marcado. É importante que mantenha um canal de comunicação para dúvidas e esclarecimentos. Oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Se sua aula fora assíncrona, deixe a tarefa na escola ou envie pelo WhatsApp. Grave um áudio explicando e peçam que enviem para você combinando um retorno de devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar o print com registros dos outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.
Discussão das soluções
Professor, esse é um dos momentos mais importantes da aula, portanto fique atento às respostas dos alunos. O primeiro foco é no volume do cubo, o segundo foco é o cálculo da densidade do material. Aqui eles precisam saber que: a densidade da água é 1g/cm³, assim 1cm³ corresponde a 1g. O problema já disse que a densidade do material é de 8,85g/cm³. Converse com eles sobre esse cálculo que está ligado a resposta anterior. Em seguida, precisam calcular o valor do cobre de cada cubo e o valor total da escultura. Observe as informações nas discussões das soluções desse plano de aula (slides). Faça o “Discuta com a turma”. Ele orienta seu olhar sobre o foco das boas perguntas. Escolha o que você vai discutir de forma síncrona e que pode servir de referência para seu feedback à turma. Considere, sobretudo, as respostas dos alunos para observar erros e estratégias adotadas e assim, poder reorientar o estudo e dar dica a para a realização de novas atividades (Atividades complementares).
Se sua aula for assíncrona, envie as explicações por mensagens de áudio pelo WhatsApp.
Raio X
Use o Raio X e as atividades complementares como forma de revisão para consolidação das aprendizagens. Não esqueça de retomar discussões também dessas atividades e focar nos pontos de aprendizagem mais críticos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.