Resumo da aula

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Nesta atividade, os alunos deverão determinar o número de caixas que compõem a pilha e depois calcular o volume de cada uma. Lembrando que a densidade da água é 1g/cm³, assim, cada cm³ equivale a 1 grama.
Propósito: Visualizar a quantidade de caixas dispostas em uma pilha, determinar o volume desta pilha.
Discuta com a turma:
- Se densidade da água é 1g/cm³, quais as outras unidades de medida com as respectivas correspondências? 1dm³, 1m³?
Material complementar para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão desenhar a planificação de um paralelepípedo retangular. Com as respectivas medidas devem determinar o volume, a capacidade de litros da caixa e, por último, através do uso do valor da densidade do óleo, determinar o peso líquido da caixa.
Propósito: Desenhar a planificação do sólido e determinar as medidas de volume, capacidade e peso.
Discuta com a turma:
- Que cálculos poderiam ser feitos para determinar o peso da caixa metálica?
- Quais informações seriam necessárias para esse cálculo?
Material complementar para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação: (Introdução)
O professor pode iniciar a aula mostrando aos alunos alguns sites e vídeos sobre cubecraft , que é uma técnica baseada em construção de bonecos de ação utilizando cubos.
Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.
Material complementar para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação:
- A tabela de valores exige interpretação de valores e cálculos que serão efetivamente realizados quando pensados em grupo. O professor deve fazer com que os alunos observe com atenção a 1ª tabela, que é a mais simples, na verdade, envolve cálculos diretos. Caso necessário, podem utilizar calculadora ou celular para auxílio nos cálculos.
Propósito: Preencher os valores de massa e peso da tabela de valores.
Material complementar para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação:
A segunda e a terceira tabelas de valores também exigem interpretação de valores e cálculos que serão efetivamente realizados quando pensados em grupo. Porém, diferentemente da primeira tabela, exigem maior atenção dos alunos, pois devem estar atentos a densidade dos materiais, de forma a obter a massa e consequentemente as medidas das arestas.
Propósito: Preencher os valores de massa e peso da tabela de valores.
Material complementar para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação:
A segunda e a terceira tabelas de valores também exigem interpretação de valores e cálculos que serão efetivamente realizados quando pensados em grupo. Porém, diferentemente da primeira tabela, exigem maior atenção dos alunos, pois devem estar atentos a densidade dos materiais, de forma a obter a massa e consequentemente as medidas das arestas.
Propósito: Preencher os valores de massa e peso da tabela de valores.
Material complementar para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para a determinar dos valores da tabela?
- Qual foi o cálculo mais difícil? Por quê?
- Qual o personagem mais pesado? E o mais leve?
Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Como vocês determinaram os valores da tabela?
Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Como vocês determinaram os valores da tabela?
Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Como vocês determinaram os valores da tabela?
Propósito: Discutir as relações de massa e volume, utilizando densidade para os cálculos.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume, capacidade e peso.
Propósito: Abstrair construções sólidas, e relacionar as grandezas, volume e massa.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação:
- Para realização da atividade os alunos devem inicialmente deduzir através do desenho o número de caixas da pilha. Caso tenham muita dificuldade, o professor pode indicar o caminho inicial, mostrando a quantidade de caixas das fileiras da base.
- Após a dedução da quantidade de caixas, os alunos devem fazer os cálculos de volume dos cubos e as respectivas massas.
Propósito:
Resolver situação que envolve cálculo de volume, conversão de unidade de volume.
Discuta com a turma:
- Qual foi o método utilizado para deduzir a quantidade de caixas?
- Como vocês contabilizaram a quantidade que não era visível?
Material complementar para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Material de Apoio