Plano de Aula

Plano de aula: Metro linear, quadrado ou cúbico, qual deles devo utilizar?

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas de medidas envolvendo grandezas

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dariel Barbosa de Melo Jr.

Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento

Especialista de área: Fernando Barnabé





Habilidade da BNCC

(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.




Objetivos específicos

  • Explorar metro cúbico e diferenciá-lo de metro quadrado e metro linear por meio de suas utilizações em situações cotidianas.
  • Conceituar metro cúbico.




Conceito-chave

Medidas de comprimento, área e volume padronizadas.




Recursos necessários

  • Instrumentos de medida, régua, trena, fita métrica.
  • Gravuras em formato retangular.
  • Caixas em formato paralelepípedo.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Dicionário Língua Portuguesa.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Explorar metro cúbico e diferenciá-lo de metro quadrado e metro linear por meio de suas utilizações em situações cotidianas.
  • Conceituar metro cúbico.