Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Metro linear, quadrado ou cúbico, qual deles devo utilizar?
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas de medidas envolvendo grandezas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Dariel Barbosa de Melo Jr.
Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
Objetivos específicos
- Explorar metro cúbico e diferenciá-lo de metro quadrado e metro linear por meio de suas utilizações em situações cotidianas.
- Conceituar metro cúbico.
Conceito-chave
Medidas de comprimento, área e volume padronizadas.
Recursos necessários
- Instrumentos de medida, régua, trena, fita métrica.
- Gravuras em formato retangular.
- Caixas em formato paralelepípedo.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Dicionário Língua Portuguesa.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Explorar metro cúbico e diferenciá-lo de metro quadrado e metro linear por meio de suas utilizações em situações cotidianas.
- Conceituar metro cúbico.
Aula
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivos
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO