Plano de Aula

Plano de aula: Metro linear, quadrado ou cúbico, qual deles devo utilizar?

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas de medidas envolvendo grandezas

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dariel Barbosa de Melo Jr.

Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento

Especialista de área: Fernando Barnabé





Habilidade da BNCC

(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.




Objetivos específicos

  • Explorar metro cúbico e diferenciá-lo de metro quadrado e metro linear por meio de suas utilizações em situações cotidianas.
  • Conceituar metro cúbico.




Conceito-chave

Medidas de comprimento, área e volume padronizadas.




Recursos necessários

  • Instrumentos de medida, régua, trena, fita métrica.
  • Gravuras em formato retangular.
  • Caixas em formato paralelepípedo.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Dicionário Língua Portuguesa.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Explorar metro cúbico e diferenciá-lo de metro quadrado e metro linear por meio de suas utilizações em situações cotidianas.
  • Conceituar metro cúbico.




Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivos
Objetivos

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.