Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Como se mede um ângulo?
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação da noção de ângulo
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Natãna Lima Santos
Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA25) Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
Utilizar o transferidor para fazer a medida de ângulos.
Conceito-chave
Uso do transferidor como instrumento de medida de ângulos.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas.
- Compasso;
- Transferidores;
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Orientações:
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento (início)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Você pode ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa, ou pode apenas dar os comandos à sala. Peça que os alunos desenhem um círculo de raio 7,5 ou diâmetro 15 cm com o uso do compasso, em uma folha de caderno ou papel a parte, e recortem esse círculo para poder dobrar de acordo com as orientações no slide (o diâmetro/raio da circunferência não interfere na atividade, pois independente do comprimento dela os ângulos terão a mesma abertura, então pode-se pedir o tamanho conforme o professor achar mais viável ou mais fácil para o aluno compreender a atividade).
Propósito: Relembrar a noção de ângulos e o uso do grau como unidade de medida.
Discuta com a turma:
Vocês já utilizaram o compasso para construir uma circunferência? Professor, para orientar melhor seus alunos sobre como usar um compasso matemático clique aqui.
Materiais Complementares:
Aquecimento para impressão: Clique aqui
Resolução do aquecimento: Clique aqui
Aquecimento (continuação)
Orientação: Você pode ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa, ou pode apenas dar os comandos a sala. Peça que os alunos desenhem um círculo de raio 7,5 cm ou diâmetro 15 cm com o uso do compasso, em uma folha de papel e recortar os alunos respondam as perguntas e anote as respostas na lousa.
Propósito: Relembrar a noção de ângulos e o uso do grau como unidade de medida.
Discuta com a turma:
- Quantos graus têm uma volta completa?
- Com esse círculo é possível medir quais ângulos?
Materiais Complementares:
Aquecimento (continuação)
Orientação: Você pode ter a atividade impressa, projetá-la, escrevê-la na lousa ou pode apenas dar os comandos à sala. Continue a atividade seguindo a orientação do slide anterior.
Propósito: Relembrar a noção de ângulos e o uso do grau como unidade de medida.
Materiais Complementares:
Aquecimento (término)
Orientação: Continue dando o comando presente no slide.
Propósito: Relembrar a noção de ângulos e o uso do grau como unidade de medida.
Discuta com a turma:
Como podemos medir a abertura desses ângulos?
É possível obter outras medidas de ângulos no círculo de papel? Como?
O círculo de papel graduado pode ser utilizado para medir ângulos? Sua medidas são precisas?
Materiais Complementares:
Atividade Principal (inicio)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor. Peça para que os alunos levem ou tenha transferidores suficientes para que todos da turma possam usar.
Propósito: Propor tarefas para que o aluno conheça e utilize o instrumento de medida para medir ângulos.
Discuta com a turma:
Algum dos ângulos é um ângulo reto?
Qual imagem tem o ângulo de menor abertura?
Qual imagem tem o ângulo de maior abertura?
Materiais Complementares:
Para saber mais sobre a definição de ângulos e uso do transferidor você pode acessar o texto “O Que É Ângulo?” escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva e disponível aqui. (acesso em: 28/11/2017 às 18h).
Para saber mais sobre a história da unidade de medida grau você pode acessar o texto “O Surgimento do Grau na Circunferência” escrito por Kleber Kilhian e disponível aqui. (acesso em 20/11/2017 às 18h).
FERRAMENTAS GEOMÉTRICAS A geometria necessita de instrumentos para medir e desenhar. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e aprender como utilizá-los de maneira correta. O uso de instrumentos é imprescindível para medir e construir figuras com precisão, acesse o material completo clicando aqui.
Sítio eletrônico: Khan Academy. O sítio eletrônico disponibiliza vídeos explicativos e exercícios sobre diversas áreas e conteúdos da matemática, dentre eles ângulos, onde se usa um transferidor eletrônico para medir determinados ângulos. Acesse o material clicando aqui.
Sítio eletrônico: Stefanelli. Possui um transferidor eletrônico para que se possa medir ângulos, acesse o material clicando aqui.
Atividade Principal (continuação)
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.
Propósito: Propor tarefas para que o aluno conheça e utilize o instrumento de medida para medir ângulos.
Discuta com a turma:
Como foi utilizado o círculo de papel?
Qual instrumento foi mais fácil de usar?
Qual instrumento trouxe maior precisão dos resultados?
Materiais Complementares:
Para saber mais sobre a definição de ângulos e uso do transferidor você pode acessar o texto “O Que É Ângulo?” escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva e disponível aqui. (acesso em: 28/11/2017 às 18h).
Para saber mais sobre a história da unidade de medida grau você pode acessar o texto “O Surgimento do Grau na Circunferência” escrito por Kleber Kilhian e disponível aqui. (acesso em 20/11/2017 às 18h).
FERRAMENTAS GEOMÉTRICAS A geometria necessita de instrumentos para medir e desenhar. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e aprender como utilizá-los de maneira correta. O uso de instrumentos é imprescindível para medir e construir figuras com precisão, acesse o material completo clicando aqui.
Sítio eletrônico: Khan Academy. O sítio eletrônico disponibiliza vídeos explicativos e exercícios sobre diversas áreas e conteúdos da matemática, dentre eles ângulos, onde se usa um transferidor eletrônico para medir determinados ângulos. Acesse o material clicando aqui.
Sítio eletrônico: Stefanelli. Possui um transferidor eletrônico para que se possa medir ângulos, acesse o material clicando aqui.
Atividade Principal (continuação)
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.
Propósito: Propor tarefas para que o aluno conheça e utilize o transferidor para medir ângulos.
Discuta com a turma:
O transferidor se assemelha com o círculo de papel feito no aquecimento? Ee pode ser chamado de transferidor?
(Sim, o círculo de papel é um transferidor rústico com menor precisão)
Já utilizaram o transferidor?
Qual unidade de medida tem no transferidor?
(O transferidor tem centímetros, que marcam o seu diâmetro, e graus, na graduação usada para medir os ângulos.)
Materiais Complementares:
Para saber mais sobre a definição de ângulos e uso do transferidor você pode acessar o texto “O Que É Ângulo?” escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva e disponível aqui. (acesso em: 28/11/2017 às 18h).
Para saber mais sobre a história da unidade de medida grau você pode acessar o texto “O Surgimento do Grau na Circunferência” escrito por Kleber Kilhian e disponível aqui. (acesso em 20/11/2017 às 18h).
FERRAMENTAS GEOMÉTRICAS A geometria necessita de instrumentos para medir e desenhar. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e aprender como utilizá-los de maneira correta. O uso de instrumentos é imprescindível para medir e construir figuras com precisão, acesse o material completo clicando aqui.
Sítio eletrônico: Khan Academy. O sítio eletrônico disponibiliza vídeos explicativos e exercícios sobre diversas áreas e conteúdos da matemática, dentre eles ângulos, onde se usa um transferidor eletrônico para medir determinados ângulos. Acesse o material clicando aqui.
Sítio eletrônico: Stefanelli. Possui um transferidor eletrônico para que se possa medir ângulos, acesse o material clicando aqui.
Atividade Principal (continuação)
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.
Propósito: Propor tarefas para que o aluno conheça e utilize o transferidor para medir ângulos.
Discuta com a turma:
- O transferidor se assemelha com o círculo de papel feito no aquecimento? E pode ser chamado de transferidor? (Sim, o círculo de papel é um transferidor rústico com menor precisão)
- Já utilizaram o transferidor?
- Qual unidade de medida tem no transferidor? (O transferidor tem centímetros, que marcam o seu diâmetro, e graus, na graduação usada para medir os ângulos.)
Materiais Complementares:
Para saber mais sobre a definição de ângulos e uso do transferidor você pode acessar o texto “O Que É Ângulo?” escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva e disponível aqui. (acesso em: 28/11/2017 às 18h).
Para saber mais sobre a história da unidade de medida grau você pode acessar o texto “O Surgimento do Grau na Circunferência” escrito por Kleber Kilhian e disponível aqui. (acesso em 20/11/2017 às 18h).
FERRAMENTAS GEOMÉTRICAS A geometria necessita de instrumentos para medir e desenhar. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e aprender como utilizá-los de maneira correta. O uso de instrumentos é imprescindível para medir e construir figuras com precisão, acesse o material completo clicando aqui.
Sítio eletrônico: Khan Academy. O sítio eletrônico disponibiliza vídeos explicativos e exercícios sobre diversas áreas e conteúdos da matemática, dentre eles ângulos, onde se usa um transferidor eletrônico para medir determinados ângulos. Acesse o material clicando aqui.
Sítio eletrônico: Stefanelli. Possui um transferidor eletrônico para que se possa medir ângulos, acesse o material clicando aqui.
Atividade Principal (continuação)
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e, depois, para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.
Propósito: Propor tarefas para que o aluno conheça e utilize o instrumento de medida para medir ângulos.
Discuta com a turma:
Como foi utilizado o círculo de papel?
Qual instrumento foi mais fácil de usar?
Qual instrumento trouxe maior precisão dos resultados?
Materiais Complementares:
Para saber mais sobre a definição de ângulos e uso do transferidor você pode acessar o texto “O Que É Ângulo?” escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva e disponível aqui. (acesso em: 28/11/2017 às 18h).
Para saber mais sobre a história da unidade de medida grau você pode acessar o texto “O Surgimento do Grau na Circunferência” escrito por Kleber Kilhian e disponível aqui. (acesso em 20/11/2017 às 18h).
FERRAMENTAS GEOMÉTRICAS A geometria necessita de instrumentos para medir e desenhar. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e aprender como utilizá-los de maneira correta. O uso de instrumentos é imprescindível para medir e construir figuras com precisão, acesse o material completo clicando aqui.
Sítio eletrônico: Khan Academy. O sítio eletrônico disponibiliza vídeos explicativos e exercícios sobre diversas áreas e conteúdos da matemática, dentre eles ângulos, onde se usa um transferidor eletrônico para medir determinados ângulos. Acesse o material clicando aqui.
Sítio eletrônico: Stefanelli. Possui um transferidor eletrônico para que se possa medir ângulos, acesse o material clicando aqui.
Discussão das Soluções (início)
Tempo sugerido: 11 minutos.
Orientação: Mostre para a turma a solução na lousa ou através do slide.
Propósito: Mostrar o transferidor e seu uso para fazer medidas de ângulos.
Discuta com a turma:
Se o círculo fosse dividido em mais partes teria diferença na medição? (Sim, o círculo dividido em mais partes permite maior precisão de medidas.)
Materiais Complementares:
Discussão das soluções (continuação)
Orientação: Mostre para a turma a solução na lousa ou através do slide.
Use o transferidor para demonstrar para a turma a forma correta para medir os ângulos.
Propósito: Mostrar o transferidor e seu uso para fazer medidas de ângulos.
Discuta com a turma:
Qual o instrumento mais adequado para medir ângulos, o círculo de papel ou o transferidor?
(O círculo de papel é um transferidor rústico e com menor precisão, por isso o transferidor é mais indicado para fazer medidas, pois é mais preciso.)
Discussão da solução (continuação)
Orientação: Mostre para a turma a solução na lousa ou através do slide. Você pode ver essa resolução em documento. Use o transferidor para mostrar a classe como deve ser usado para medir os ângulos.
Propósito: Mostrar o transferidor e seu uso para fazer medidas de ângulos.
Discuta com a turma:
Qual o instrumento mais adequado para medir ângulos, o círculo de papel ou o transferidor?
(O círculo de papel é um transferidor rústico e com menor precisão, por isso o transferidor é mais indicado para fazer medidas, pois é mais preciso.)
Materiais Complementares:
Sistematização do Conteúdo(ínicio)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Tenha o texto escrito, projete-o ou escreva-o na lousa e leia com a turma, exemplificando com uso dos instrumentos.
Propósito: Sintetizar o que é o transferidor e seu uso correto para medir abertura de ângulos.
Sistematização do Conteúdo (continuação)
Orientação: Tenha o texto escrito, ou projete-o ou escreva-o na lousa e leia com a turma, exemplificando o uso dos instrumentos quando possível.
Propósito: Apresentar instrumentos que medem ângulos.
Discuta com a turma:
- Vocês já conheciam esses instrumentos?
Encerramento
Tempo sugerido: 02 minutos.
Orientação: Leia o texto do slide juntamente com os alunos
Propósito: Ler e comentar as frases que resumem os aprendizados da aula.
Atividade de raio X
Tempo sugerido: 05 minutos.
Orientação: Você pode imprimir a tarefa, projetá-la ou escrever na lousa, mas deve ter impresso pelo menos os ângulos para que todos os alunos possam fazer a medição com o transferidor. Os alunos devem responder individualmente.
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a forma correta de manusear o transferidor ao medir os ângulos do problema.
Materiais Complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_20GRM02
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: Google sala de aula, Meet, podcast.
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Sistematização, Encerramento, Raio X.
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize os quatro slides desta etapa com os alunos para que eles possam pensar sobre a atividade. Caso os alunos não possuam compasso, oriente-os a utilizar objetos redondos para fazer o círculo. Explore os questionamentos propostos nos itens “Orientação” e “Discuta com a turma” de cada slide e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou imagem.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar as fotografias das suas construções com os círculos para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como Whatsapp ou Google Sala de Aula, por exemplo. A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Neste momento, incentive os alunos a usar uma ferramenta de áudio ou vídeo para explicar como produziram seus desenhos. Lance as perguntas presentes nos slides de discussão das soluções para guiá-los. Lembre-se que o objetivo dessa aula é a medição de ângulos.
Sistematização e Encerramento
Professor, se sua aula for síncrona, apresente os slides da sistematização e proponha aos alunos um fórum para que eles possam manifestar suas aprendizagens e perguntas sobre os conceitos. Caso contrário, se sua aula for assíncrona, você pode gravar um podcast com os textos que estão nos slides. Compartilhe o slide do encerramento com os alunos.
Raio X
Use a atividade proposta no Raio X como forma de ampliação das aprendizagens. Proponha uma roda de conversa com os alunos, explorando as ideias propostas no item “Orientações”. Se achar necessário, utilize também, como forma de revisão e consolidação das aprendizagens, as atividades complementares.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Natãna Lima Santos
Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA25) Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
Utilizar o transferidor para fazer a medida de ângulos.
Conceito-chave
Uso do transferidor como instrumento de medida de ângulos.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas.
- Compasso;
- Transferidores;