Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Ângulo de visão
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação da noção de ângulo
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA23) - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
(EF06MA24) - Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
(EF06MA25) - Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo de visão.
Conceito-chave
Ângulo de visão
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.
- Transferidor.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo de visão.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).
Orientações: Neste momento é importante retomar o conceito de ângulo e como realizar sua medida utilizando o transferidor.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).
Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão, destaque também o que significa campo de visão ou campo visual.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem está no seu campo visual agora? Feche um olho, você está enxergando o mesmo que com os dos olhos?
- Verifique se eles conseguem perceber o que significa este conceito.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).
Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão, destaque também o que significa campo de visão ou campo visual.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem está no seu campo visual agora? Feche um olho, você está enxergando o mesmo que com os dos olhos?
- Verifique se eles conseguem perceber o que significa este conceito.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).
Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão, destaque também o que significa campo de visão ou campo visual.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem está no seu campo visual agora? Feche um olho, você está enxergando o mesmo que com os dos olhos?
- Verifique se eles conseguem perceber o que significa este conceito.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).
Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão, destaque também o que significa campo de visão ou campo visual.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem está no seu campo visual agora? Feche um olho, você está enxergando o mesmo que com os dos olhos?
- Verifique se eles conseguem perceber o que significa este conceito.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).
Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão aplicada a fotografia..
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Você sabe o que é a lente de uma câmera?
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).
Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão aplicada a fotografia..
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Você sabe o que é a lente de uma câmera?
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 12).
Orientações: Neste momento é importante introduzir o conceito de ângulo visão aplicada a fotografia..
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Você sabe o que é a lente de uma câmera?
Atividade Principal.
Tempo previsto: 15 minutos (slide 13 ao 17).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá do aluno a escolha de uma determinada lente para que o fotógrafo possa, de acordo com a distância apresentada, fotografar cada uma das cenas contratadas. Isso demandará do aluno o conhecimento do uso do transferidor e de capacidade de escolha, com base na tabela fornecida . Deixe que os alunos se organizem em duplas, distribua as folhas impressas com a atividade e oriente para que busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .
A folha de atividades pode ser impressa Aqui!
A resolução do problemas pode ser visto Aqui!
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Materiais complementares:
Atividade Principal.
Tempo previsto: 15 minutos (slide 13 ao 17).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá do aluno a escolha de uma determinada lente para que o fotógrafo possa, de acordo com a distância apresentada, fotografar cada uma das cenas contratadas, isso demandará do aluno o conhecimento do uso do transferidor e de capacidade de escolha, com base na tabela fornecida . Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .
A folha de atividades pode ser impressa Aqui!
A resolução do problemas pode ser visto Aqui!
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Atividade Principal.
Tempo previsto: 15 minutos (slide 13 ao 17).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá do aluno a escolha de uma determinada lente para que o fotógrafo possa, de acordo com a distância apresentada, fotografar cada uma das cenas contratadas, isso demandará do aluno o conhecimento do uso do transferidor e de capacidade de escolha, com base na tabela fornecida . Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .
A folha de atividades pode ser impressa Aqui!
A resolução do problemas pode ser visto Aqui!
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Atividade Principal.
Tempo previsto: 15 minutos (slide 13 ao 17).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá do aluno a escolha de uma determinada lente para que o fotógrafo possa, de acordo com a distância apresentada, fotografar cada uma das cenas contratadas, isso demandará do aluno o conhecimento do uso do transferidor e de capacidade de escolha, com base na tabela fornecida . Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .
A folha de atividades pode ser impressa Aqui!
A resolução do problemas pode ser visto Aqui!
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Atividade Principal.
Tempo previsto: 15 minutos (slide 13 ao 17).
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá do aluno a escolha de uma determinada lente para que o fotógrafo possa, de acordo com a distância apresentada, fotografar cada uma das cenas contratadas, isso demandará do aluno o conhecimento do uso do transferidor e de capacidade de escolha, com base na tabela fornecida . Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto.Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem seus caminhos ,isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo, o uso do transferidor pode ser uma dificuldade para alguns alunos, incentive que os colegas ajudem uns aos outros quanto ao uso correto tomando cuidado para que o colega que sabe utilizar não acabe resolvendo a atividade daquele que não sabe .
A folha de atividades pode ser impressa Aqui!
A resolução do problemas pode ser visto Aqui!
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discussão da solução.
Tempo previsto: 10 minutos (slide 18 ao slide 22).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução.
Tempo previsto: 10 minutos (slide 18 ao slide 22).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução.
Tempo previsto: 10 minutos (slide 18 ao slide 22).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução.
Tempo previsto: 10 minutos (slide 18 ao slide 22).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão da solução.
Tempo previsto: 10 minutos (slide 18 ao slide 22).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que o professor apresente a solução apresentada como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Possíveis situações e dúvidas podem ser vistas no guia de intervenção Aqui!
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Encerramento.
Tempo previsto: 3 minutos.
Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir os passos das atividades e o conceito aprofundado na aula.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Atividade de raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo ângulo de visão.
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_20GRM07
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: Google Classroom, Meet, podcast
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Encerramento, Raio X
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe os slides dessa etapa com os alunos e organize um chat para que você explorar com eles os questionamentos propostos nos itens “Orientação” e “Discuta com a turma” de cada slide e solicite que os alunos façam vídeos ou mostrem durante a aula o que entenderam por ângulo de visão.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto no Aquecimento. Solicite aos alunos que reproduzam em desenho as imagens dos slides das câmeras fotográficas. Os alunos devem postar os vídeos dos movimentos para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Neste momento, incentive os alunos a usar uma ferramenta de áudio ou vídeo para explicar como confeccionaram seus desenhos. Lance as perguntas presentes nos slides do Aquecimento para guiá-los. Lembre-se que o objetivo dessa aula é a compreensão do conceito de ângulo de inclinação e a resolução de problemas que envolvem a análise da inclinação de objetos.
Encerramento
Professor, se sua aula for síncrona, apresente o slide do Encerramento como sistematização e proponha aos alunos um fórum para que eles possam manifestar suas aprendizagens e dúvidas sobre o que foi trabalhado nessa aula. Caso contrário, se sua aula for assíncrona, você pode gravar um podcast com o texto que está no slide.
Raio X
Use a atividade proposta no Raio X como forma de ampliação das aprendizagens. Proponha uma roda de conversa com os alunos, explorando as ideias propostas no item “Orientações”. Solicite aos alunos que desenhem a imagem do slide dessa etapa e realizem a atividade proposta. Você pode organizar um novo fórum para que eles possam compartilhar e justificar os desenhos ou tirar possíveis dúvidas. Se achar necessário, utilize também como forma de revisão e consolidação das aprendizagens, as atividades complementares.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA23) - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
(EF06MA24) - Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
(EF06MA25) - Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo de visão.
Conceito-chave
Ângulo de visão
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.
- Transferidor.